Correio B

Correio B+

Capa B+: Entrevista exclusiva com a jornalista Leda Nagle, ícone da televisão brasileira

Celebrando 50 anos no jornalismo, Leda Nagle comanda o podcast "Os Nagle" ao lado do filho Duda Nagle na plataforma do Youtube.

Continue lendo...

Celebrando 50 anos no jornalismo, Leda Nagle, um ícone da televisão brasileira comanda agora o podcast "Os Nagle" ao lado do filho Duda Nagle na plataforma do YouTube.

No projeto, a dupla faz entrevistas através do olhar de suas gerações. Em paralelo, a mineira de Juiz de Fora segue com o canal que leva o seu nome, desde 2017, também no Youtube. Lá ela conversa com grandes nomes da música, das artes, do esporte, da política e da medicina. 

Com passagens por jornais e revistas nacionalmente conhecidas por seus trabalhos na TV, Leda lançou o "Bom Dia Rio", e foi também entrevistadora e apresentadora do Jornal Hoje durante 13 anos, sendo todos na Rede Globo.

Ela ainda apresentou o Jornal da Manchete, na extinta emissora, fez o programa "Agenda" no SBT/Rio e comandou o "Leda Nagle com certeza", na Tv Educativa. Além disso, por 21 anos, foi editora-chefe e apresentadora do badalado "Sem Censura", na hoje TV Brasil. 

Em sua trajetória, Leda Nagle também lançou dois livros de entrevistas: "Leda Nagle Com Certeza Melhores Momentos", e "Leda Nagle de Minas para o Mundo." Empresária, ela ainda assina collabs com grandes marcas de roupas e de óculos.

Em entrevista exclusiva ao Correio B+ desta semana, a jornalista Leda Nagle fala sobre seu sucesso na TV, carreira no jornalismo, atuação nas redes sociais, seu novo podcast ao lado do filho Duda Nagle que foi nossa Capa da semana passada no Correio e novos projetos. Para nós do Correio B+ é uma honra ter Leda Nagle como Capa no ano em que o jornal Correio do Estado completa 70 anos.

A jornalista Leda Nagle é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Marco Máximo - Diagramação Denis Felipe e Denise Neves 

CE - Leda, impossível falar com você e não lembrar de tantos anos como estrela do jornalismo nacional na TV. Fale de momentos marcantes dessa sua grande trajetória pra gente?
LN -
 Vou destacar dois tempos. O "Jornal Hoje" nos anos 80 e o "Sem Censura" durante quase 21 anos,. O "Hoje" porque foi onde descobri a Tv, o jornalismo ao vivo e porque adorava o programa e principalmente a ´possibilidade de ser das primeiras jornalistas de televisão a fazer entrevistas mais longas (as do "Hoje" de sábado) que não eram comuns naquela época, quando entrevistas de cinco, seis, sete minutos causavam espanto. Foi uma experiência muito importante na minha vida porque sempre gostei de fazer entrevistas, ouvir histórias e compartilhar elas.

Por isso, também O "Sem Censura" foi tão importante porque reuniu cinco, seis pessoas por dia, durante quase 21 anos, todos os dias para conversar, trocar ideias, dar opiniões livres sobre os mais diferentes assuntos, credos, histórias sem preconceito.

CE - Na sua trajetória tem uma passagem até pela Revista Capricho. Como você avalia sua carreira nessas cinco décadas de profissão?
LN - 
Eu gosto da minha carreira, me orgulho dela. Eu sempre quis ser jornalista. Desde muito nova, adolescente ainda, enfrentei uma oposição forte do meu pai, mas consegui realizar meu projeto e no fim ele ficou orgulhoso do meu trabalho. Gosto da minha profissão, da minha história. Comecei no jornalismo escrito em Juiz de Fora onde nasci e me formei na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhei na Revista Capricho, escrevi artigos e entrevistas para a então moderna Revista Nova, trabalhei durante um bom tempo no Segundo Caderno do Jornal O Globo onde me fortaleci como entrevistadora e depois descobri a Tv, e me apaixonei por ela como jornalista, editando reportagem, depois sendo repórter e apresentadora. Enfim, acho que estou seguindo meu sonho e o Youtube, hoje, é parte dele.

CE - Você está há alguns anos com um canal de entrevistas no Youtube. Como foi fazer essa transição? Teve receio de desbravar a internet, já que você foi das grandes jornalistas pioneiras a fazer essa migração, como tem sido o resultado?
LN - 
Na verdade, esta transição foi um pouco forçada pela não renovação do meu contrato no Sem Censura. Meu filho Duda, que já vinha me dizendo que precisava ter um canal no Youtube, foi o grande responsável por esta virada. Ele me sugeriu fazer o canal, foi meu primeiro entrevistado em 2017 e de lá pra cá, entre erros iniciais (diziam do Youtube como nos primeiros tempos da TV que as entrevistas deveriam ser curtas) e muitos acertos fui construindo este canal de comunicação, sem o qual eu não saberia viver hoje.

Gosto imensamente da possibilidade que o Youtube dá de ouvir as mais variadas pessoas com com mais  liberdade  ainda que a tv  permitia, com tempo absolutamente livre, com ideologias variadas e ampliadas. Gosto muito desta liberdade, hoje sou minha própria chefe, compartilho ideias com o Duda sempre, mas me sinto mais livre do que jamais me senti profissionalmente e gosto muito do resultado. Acho até que trabalho mais do que noutros veículos mas como gosto muito de trabalhar me sinto feliz.

Leda comamnda o Podcast 'Os Nagle' - Divulgação

CE - No auge da sua experiência, o que teria feito de diferente? E do que mais se orgulha?
LN - 
Me orgulho da minha história, da minha transição do jornalismo impresso pro jornalismo da tv, e da transição da tv para o Youtube. Esta transição me orgulha muito porque eu estava naquele ano de 2017 com 66 anos e mudar de formato, assumir uma coisa tão nova (para mim naquela época a internet era outro mundo) tão diferente de tudo que eu já tinha experimentado foi uma passo que acho corajoso e me deixa feliz que esteja sendo bem sucedido e me realize profissionalmente.

CE - Atualmente, além do canal do Youtube, você tem um podcast ao lado de seu filho Duda Nagle chamado 'Os Nagle'. E como tem sido trabalhar em família, fazer essa troca de informações e experiências entre gerações?
LN -
 Essa experiência de entrevistar junto com o Duda, nesta nova parceira agora frente às câmeras era um sonho antigo que estamos viabilizando e está muito prazeroso. São dois olhares: mãe, filho, pai e avó, homem e mulher, duas visões diferentes de gerações diferentes (Duda com 41 anos, eu com 73 anos) sobre uma mesma pessoa, pensando no legado e na história de cada entrevistado, pensando e repensando valores e experiências. Está sendo divertido e rico ao mesmo tempo, concordamos e discordamos numa relação muito saudável e muito agradável.

CE - E fale um pouco mais sobre Os Nagle: Como surgiu a ideia? Como tem sido o retorno de seus expectadores? Em tempo de tantos podcasts, qual o diferencial de vocês?
LN -
 O nosso diferencial são as nossas diferenças e nossa cumplicidade. O retorno dos nosso expectadores tem sido muito bom e os entrevistados também têm demonstrado gostar do formato e da nossa proposta.

CE - Em pleno ano de 2024, estamos cada vez mais conectados e necessitados de tecnologia. Como é sua adaptação para essa nova em que a informação chega muito mais rápida e com maior alcance? Como é dar conta de estar sempre atualizada nesse novo mundo?
LN -
 Quando eu troquei o jornalismo impresso pela TV foi exatamente essa rapidez com que a informação poderia chegar até as pessoas que me fascinaram e até hoje me fascinam. Essas tecnologias permitem isso cada dia mais.

Estou cada vez mais conectada e isso não só me atualiza como me dá prazer. Gosto muito da tecnologia, mas nem sempre dou conta dela totalmente e gostaria de saber mais e mais como aproveitar as possibilidades que ela oferece. Afinal minha geração tem que se esforçar muito pra se atualizar mas poder descobrir, avançar, achar novos caminhos sempre foi das mais atividades preferidas.

Ao lado do filho Duda Nagle e da neta Zoe - Divulgação

CE - Nas redes sociais, você sempre se mostra muito caseira e participativa na convivência com sua neta Zoe. Como é a Leda Nagle avó? 
LN -
 Eu adoro ser avó da Zoe. Na verdade, nunca imaginei que fosse tão bom ser avó. É um amor extraordinário (ok, sei que é lugar comum) mas, é um amor novo, diferente, que me deixa mais plena. É muito bom acompanhar as descobertas, as conclusões e opiniões da Zoe. Me atualizam, me renovam e me fortalecem como pessoa.  É muito estimulante poder ajudar a Zoe a descobrir caminhos, valores e compor com ela e com o Duda a minha vida. Tenho realmente um amor profundo pelos dois e nosso caminhar juntos é muito alegre, feliz e rico como experiência de vida.

CE - O que move a jornalista Leda Nagle?
LN -
 A vontade de viver, o prazer de trabalhar, o amor pelo Duda e pela Zoe, o carinho das pessoas que me abordam nos lugares e demonstram gostar do meu trabalho. Enfim, a realização do meu sonho de adolescente de ser jornalista, tudo somado me faz feliz e me faz querer fazer mais.

CE - Quais os próximos projetos?
LN -
 Ampliar o leque das entrevistas do Youtube, fazer séries especiais de entrevistas com empreendedores, com sertanejos, com gente que faz o bem sem olhar a quem. Enfim, mais do mesmo, sempre projetos voltados para entrevistas .

Leda no Sem Sensura - TV Cultura - Divulgação

 

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (25/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

25/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana começa e os astros trazem novas energias para você enfrentar os desafios e recomeçar com foco renovado. Veja como seu signo pode aproveitar este dia para organizar as metas e plantar boas intenções.

Áries

Áries, esse Mercúrio Retrógrado que inicia hoje irá mexer com sua fé, estudos superiores e viagens. Use esse momento para refletir sobre crenças antigas e revisar projetos acadêmicos. Mas não é o momento de comprar passagens ou decidir grandes mudanças de vida, ok? Reorganize suas ideias e prepare-se para ajustar planos mais adiante.

Touro

Assuntos ligados a dinheiro compartilhado, dívidas e emoções profundas vêm à tona a partir de agora, touro. Evite fazer grandes investimentos ou mexer com heranças. Esse Mercúrio retrógrado quer que você resolva pendências emocionais ou financeiras antigas. Vale também revisar segredos e contratos antes de qualquer passo.

Gêmeos

Hoje você pode sentir uma tensão entre o que você precisa emocionalmente em casa e as demandas dos seus relacionamentos, gêmeos. Enquanto o lar pede atenção, suas relações exigem que você esteja presente. A dica é encontrar equilíbrio entre cuidar do seu espaço pessoal e manter a harmonia com o outro. Não se sobrecarregue tentando agradar ambos os lados.

Câncer

No trabalho, esse Mercúrio Retrógrado vai pedir atenção extra, canceriano. Refaça tarefas e revise detalhes, porque falhas podem passar despercebidas. Cuide também da sua saúde, retomando hábitos que abandonou. Além disso, evite iniciar novos projetos. Concentre-se em melhorar rotinas e ajustar o que não está funcionando.

Leão

Leão, Mercúrio retrógrado impacta sua criatividade e romances a partir de hoje. Pode surgir nostalgia de amores antigos, o famoso “oi, sumido(a)” ou projetos criativos parados. Revise o que você ama fazer, mas sem tomar grandes decisões afetivas ou artísticas agora. É um bom momento para explorar o prazer com leveza e reflexão.

Virgem

Em casa, esse período pede revisões no ambiente familiar, virgem. Pode haver confusões ou desentendimentos com parentes. Aproveite para reavaliar antigos problemas de família e arrumar o que está desorganizado. Evite mudanças drásticas em casa ou nas relações com entes queridos. Reflita com carinho.

Libra

Cuidado com a comunicação nos próximos dias, libra! Mercúrio retrógrado pode gerar desentendimentos, atrasos em viagens curtas e problemas tecnológicos. Revise mensagens antes de enviar e seja paciente com imprevistos. Aproveite para rever cursos e retomar leituras deixadas de lado também. E cuidado com mágoas passadas com irmãos. 

Escorpião

Seus valores e finanças estarão em revisão a partir de agora, escorpião. Mercúrio retrógrado pede cautela em gastos e contratos financeiros, ok? Evite compras impulsivas e reorganize seu orçamento. Pode ser um bom momento para revisitar fontes de renda antigas ou refletir sobre como valorizar seus talentos de forma mais prática.

Sagitário

Esse mercúrio retrógrado mexe diretamente com você, sagitariano, afinal ele acontece no seu signo! Questões pessoais e de identidade podem parecer confusas agora. Evite mudanças radicais de visual ou iniciar novos projetos pessoais. Reflita sobre sua imagem e o que deseja ajustar em si mesmo. Autoconhecimento é a chave agora.

Capricórnio

Velhos fantasmas e questões inconscientes podem retornar durante esse Mercúrio retrógrado para você, capricórnio. Aproveite o momento para se recolher e refletir. Reorganize sua vida interna, lide com medos antigos e revise padrões que te prendem. Sonhos podem trazer insights valiosos, fique atento. Trabalhe a sua fé e espiritualidade.

Aquário

Amizades e projetos coletivos entram em revisão a partir de agora, aquário. Podem surgir reencontros inesperados com velhos amigos, mas cuidado com desentendimentos. Evite decisões definitivas em grupos ou projetos sociais. Use esse período para refletir sobre suas conexões e como colaborar de forma mais efetiva.

Peixes

Mercúrio Retrógrado sacode sua vida profissional e objetivos de longo prazo de hoje em diante, peixes. Evite tomar decisões definitivas no trabalho e revise metas de carreira. Reflita sobre seu papel profissional e como quer se posicionar. Velhos contatos podem ressurgir, então mantenha a diplomacia, ok?

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Chegou o temido MR: Mercúrio fica retrógrado no signo de Sagitário, e isso pode deixar as coisas um pouco confusas, né? A gente sabe que Mercúrio retrógrado geralmente traz mal entendidos, problemas de comunicação e até atrasos. Sagitário é bem expansivo, então a vontade de viajar, aprender ou se aventurar pode ser forte, mas cuidado com promessas que você não consegue cumprir. Minha dica é: aproveite essa fase para refletir sobre suas crenças e objetivos. O que realmente faz sentido pra você? Revise seus planos, mas sem pressa de agir. É um bom momento para reavaliar e reorganizar suas ideias. E se surgir algum desentendimento, tente ser flexível e aberto ao diálogo. Mantenha a calma e use essa energia para crescer internamente. Boa sorte para nós!

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O Papai Noel não entrará pela chaminé, mas autoridades deverão entrar pela porta da frente...

Por Ester Figueiredo ([email protected])

25/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

ESCRITOR RUSSO

O homem está sempre pronto para distorcer aquilo que dizem seus sentidos, simplesmente para justificar a sua lógica”.

FELPUDA

No apagar das luzes de 2024, em alguns municípios do interior de Mato Grosso do Sul, o Papai Noel não entrará pela chaminé, mas autoridades deverão entrar pela porta da frente com a finalidade de levar alguns gestores para uma conversa, digamos, mais demorada de esclarecimentos. É que os o ditos-cujos são suspeitos de preferir não deixar os sapatinhos na janela e teriam se “pre$enteado” antecipadamente, antes de ouvirem Jingle Bell. Aí, já viu, né?...

DiálogoEscreva a legenda aqui

Homenagem

Trinta profissionais da área de segurança pública foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no dia 19, com Diploma de Mérito e Medalha Coronel PM Adib Massad.

Mais

Adib foi responsável por atuação firme contra a criminalidade em todo o Estado, destacando-se por suas ações na fronteira. A solenidade foi presidida pelo deputado Coronel David, autor da proposta que instituiu a honraria em 2017.

DiálogoRegina Fagundes e Heitor Fagundes/ Arquivo Pessoal

 

DiálogoVirginia Fonseca/ Imagens- Rafael Cusato

Tentativa

Nesta semana, deverá ocorrer reunião entre os conselheiros Jerson Domingos, Flávio Kayatt e Marcio Monteiro com objetivo de tentar o consenso para eleição do novo comando do Tribunal de Contas de MS para o biênio 2025-2026. O prazo final para a convocação da eleição, 3 de dezembro, aproxima-se, e o impasse continua: Kayatt e Monteiro querem porque querem ser eleitos, enquanto Domingos sonha com a reeleição.

Renúncia

Entre eles, há controvérsias. Tem quem garanta que Domingos não poderia ser reeleito, pois estaria tentando um terceiro mandato. Ele foi eleito quando Iran Coelho das Neves foi afastado por determinação do STJ e renunciou à presidência. Com isso, Domingos tornou-se presidente. Como no TCE-MS o voto é dado à chapa completa, e não ao indivíduo, significa que como vice foi eleito. A interinidade, portanto, teria deixado de existir.

Mas...

Caso não haja consenso, Flávio Kayatt e Marcio Monteiro vão solicitar sessão administrativa para requerer excepcionalidade de apresentação de chapa com dois nomes (os deles). A justificativa seria a de que quatro dos sete conselheiros foram afastados pela Justiça e o quinto (Jerson) não desejaria compor. Sabe-se que o presidente estaria disposto a não acatar o pedido, o que confrontaria o regimento interno, que estabelece que a solicitação pode ser feita por interesse “do presidente ou de conselheiro”. Portanto...

 

ANIVERSARIANTES 

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert, 
Sálua Omais, 
Alexandre Medeiros da Cunha, 
Suzel de Souza Leal,
Dayane Kelly Mazurkevitz Nunes, 
Alcides Pereira Rezende,
Maria Marlene de Vasconcelos,
Cristiane Marcheti dos Santos,
Flavio Henrique Lourenço Veras,
Valdimir Ayala Castro, 
José Eduardo Cardoso Lopes, 
Nicola Casal Batista,
Marcos Antonio de Assis Aurélio,
Júlio Cesar Miranda Mosciaro,
André Luis Soares da Fonseca,
José Carlos dos Santos,
Shigenobu Aguni,
Lucas Lima de Oliveira,
Maria de Lourdes Teixeira, 
Luiza Mitiko Katsusita,
Ester Schiavi do Nascimento,
Renata Pio Gauber,
Marco Alfredo Coutinho Almeidinha,
Adão Keisaku Matida,
Tatiane Santos Rodrigues,
Roberto Senatore Fedrizzi, 
Magali Brandão,
Marcos Alex Azevedo de Melo, 
Kassia Aparecida Nunes Pinheiro, 
Aldo Vicente Pereira,
Odair Crepaldi de Souza,
Elaine Cristina Pedroso de Lima,
Jesuíno Alves de Souza,
André Luiz de Freitas Ribeiro,
Elton Yamazaki,
José Oliveira Alexandre,
Nilson Campos de Barros,
Antônio José Paniago Neto,
Ana Maria Sobreiro Maciel,
Mery Tamashiro Uehara,
Fernando David Chadud,
Neusa dos Santos Garcia,
Vilma dos Santos Garcia,
Gleice Maria Ferreira Queiroz Silva,
Marinês Bartagnolli, 
Márcia de Pena,
Vicky Lilge Kawski,
Ciríaco Rondon Pereira,
Clélio Arruda Coelho,
Edo de Souza Queiróz,
Rita Lúcia Horácio Gutierrez,
Ivan Tadeu Pires,
Patricia Carolina da Conceição,
Greice da Costa,
João Carlos Medeiros,
Aparecida Tanaka,
Elizabeth Delfina D’Oliveira Vieira,
José Francisco Vieira Azevedo,
Elizabeth de Freitas Coelho,
Matheus Barbosa da Costa,
Miguel Luiz Medeiros,
Mônica Flôres de Lima,
Hilda Alves Nogueira,
Diana Ferreira de Barros,
Irene Antunes de Rezende,
Fernando Nunes Teixeira,
Jair de Almeida Simões,
Olga Kalil Yonamine, 
Carlos Roberto Coelho,
Maria Cristina Martins,
Rosana Prado Miguel Peralta,
Lúcia Célia Ferreira da Silva Perius,
Iracema Lopes Cavalcante,
José Soares de Resende,
Edvanir Aparecida Goldoni Borges,
Elenice Mendes Ramos,
Joaquim Soares,
Helena Arguelho Meldau,
Odete Maria Franco de Lira,
Luiz Catarino da Silva,
Eder Jorge Algarve,
José Marietto Filho,
Arleon Carlos Stelini,
Giovanna de Fátima Thomaz,
Luciana de Medeiros,
Lenice Nomura,
Daniel Ferreira dos Santos Rosa,
Aline Saldanha Strat,
Joaquim Douglas Benites Vaz,
Eugenio Pereira Freire,
Flávia Borges Rosseti Rossi,
Joyci Carvalho Nakamura, Ayrton Alves da Luz,
Carlinda Medeiros Rosa,
Adriano de Camargo,
André Henrique Sato Martins,
Mario Edson Gabinio,
Alan Carlos Avila,
Lucimara Corrêa da Costa,
Leticia Teixeira Morettini,
Marinez Bispo Portilho Ribeiro,
Clarizete Aparecida Pereira Leal,
Walquiria Vicente Cabrocha,
Reinaldo do Amaral Nacanichi,
Flávia Regina Navarro Gazola Saut,
Lina do Nascimento Cavichini Rosseto,
Ricardo Grincevicus Cafure,
Humberto Carlos Ramos Amaducci, 
Taize Andrea Athayde Bonafe.

*COLABOROU TATYANE GAMEIRO 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).