Correio B

Diálogo

Certo ex-prefeito de cidade do interior de Mato Grosso do Sul foi condenad... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

Continue lendo...

Carlos Hilsdorf - escritor brasileiro

Escreva a sua própria história ou terá 
que se contentar com a história que os 
outros escreverão por você e para você”.

FELPUDA

Certo ex-prefeito de cidade do interior de Mato Grosso do Sul foi condenado pela Justiça a pagar multa salgada que só. Isso porque o seu coração teria falado mais do que a razão: é que ele nomeou a namorada para um cargo na administração com salário acima da média dos demais servidores. O juiz considerou que houve nepotismo e determinou que o ex-gestor devolva, com juros e correção monetária, o valor que saiu do cofre público. Como bem escreveu o escritor francês Henry de Montherlant: “Não há poder. Há um abuso do poder, nada mais”.

Chef

Quem arregaçou as mangas para preparar a festa de fim de ano para familiares e funcionários de sua fazenda foi o ex-governador Reinaldo Azambuja. Para isso, ele resolveu fazer um “mimo” para sua equipe – como não poderia deixar de ser: o preparo da legítima e tradicional linguiça de Maracaju, esmerando no tempero da carne.

Maria Luiza Kruki Ferraz e Rubião Silva Ferraz

 

Tatiana Terra

Ainda, nada

Até o momento, a prefeita Adriane Lopes não mostrou interesse em convidar nenhum dos vereadores eleitos pelo seu partido para compor o secretariado e, assim, abrir espaço para que algum suplente assuma o cargo. Agora, espera-se que seus olhos se voltem para os não reeleitos e chame pelo menos um deles para ocupar cargo. Como a esperança é a última que morre…

Plantão

Até o dia 31, a Câmara Municipal de Campo Grande será representada por uma comissão formada por cinco vereadores. São eles: Papy (PSDB), Coringa (MDB), Beto Avelar (PP), Clodoilson Pires (Podemos) e Ronilço Guerreiro (Podemos). Já no dia 1º de janeiro de 2025, quando da posse e da eleição da Mesa Diretora, uma nova comissão representativa deverá ser formada.

Crescendo

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de alimentação apresentou crescimento significativo em outubro. O segmento se beneficiou do aumento no fluxo de consumidores em bares 
e restaurantes, impulsionado por eventos e pela maior movimentação nas cidades. Segundo os dados, esse setor registrou crescimento de 1,1% no mês em relação a setembro, alcançando um novo recorde desde o início da série histórica, em 2011. A informação foi divulgada pela Abrasel.

ANIVERSARIANTES

Tânia Helena Meldau Varela,
Bruno Wendling,
Noêmia Ana Frazão, 
Lindolfo Leopoldo Martin Filho,
Marluce Borges Craveiro,
Fábio Anache Hage,
Jair Buchara Justiniano,
José Lima Pereira,
Laerte Pinto Rodrigues,
João Izidoro Villalba,
Thiago Gomes da Silva,
Vivian Anny Cafure,
Valdir Flores Acosta,
Daniela Xavier,
Jacy Abreu Cardoso de Sá,
Terezinha Maria da Costa Santos,
Wilson Amorim de Paula,
Karla Mariana Vieira, 
Adriana Lúcia Escobar 
Chaves de Barros,
Patterson Shinzato Molicawa,
Celio Moreira de Andrade Junior,
Edson Costa Chastel,
Tereza Cristina Pedrossian Cortada Amorim, 
Ilma Monteiro Ayres,
Dr. Giuliano Rodrigo Paiva de Santa Rosa, 
Dra. Arlethe Maria de Souza,
Silvia Raquel Bambokian, 
Camila Martins,
Nicolle Miranda Teodoro, 
Roberval Maurício 
Cardoso Rodrigues, 
José Nina Ferreira,
Carlita Estevam de Souza,
Karoline Medeiros de Moura,
Juarez Carneiro Gonçalves,
Laerte Solimon,
Agleison Alves da Silva,
Liliane Galeano Salomão,
Cláudio Antonio Cassol,
Mirna Stela Arce Tôrres,
Patrícia Mendonça Tobaru,
Arthur Sanson Cação, 
Roberta Katayama Negrisolli, 
Maria Odeth Leite dos Santos, Dr. Rodrigo Silva de Quadros, Guilhermo Félix Sória,
Dr. Luciano José de Ávila, 
José Maurício Caetano Fonseca,
Laura Helena Godoy,
Antonilda da Cunha 
Rodrigues Diniz,
Janette de Barros,
Elci Leria Amaral da Costa,
Clóvis Rodrigues Barbosa,
Dulce Floripa Casimiro,
João Carlos Kohatsu,
Caetana Salví,
Jorge Francisco Máximo,
Luiz Shigueo Koyanagi,
Marilde Maciel Moreno,
Norma Nascimento Pereira,
Altamir Ferreira de Lima,
Claudeci Vieira da Silva,
Eloy Paulucci,
Maciel Augusto dos Santos,
Antonio Carlos da Cunha Neto,
Abenathar Lopes de Araujo Junior,
Priscilla Kodjaoglanian Cardoso, Cândida Lucia Spolaor,
Paulo Vicente Berti Filho,
Graziela da Silva Queiroz,
Angela Maria Camy de Araujo,
Luiz Carlos Fernandes Domingues,
José Henrique Barroso de Souza,
Júlio César de Oliveira Camargo,
Rubens Amorim de Oliveira,
Maurinice Evaristo Wenceslau,
Cinthya Leal de Castro,
Rodrigo José Perusso,
Jupyra Edna Alves de Oliveira Vendramin Katiuscia Roskosz,
Alexandre Frozino Ribeiro,
Rogério Turella,
Dr. Miguel Anzoategui, 
Alcides Marini Filho,
Luciana Souza Zanardo,
Carlos Anzoategui Neto, 
Diana Regina Meireles Flores,
Patricia Mota Oliveira de Andrade,
Arlene da Silva Martins dos Santos,
Juliana Simoniele Saldanha Tschinkel Correia Santos,
Bárbara de Oliveira Coelho,
Arnaldo Nardon,
Leocyr Lima Paniago,
Evanildo Ramos Souza,
Rogéria Conceição da Cunha,
Carlos Eduardo Pereira,
Christian Gonçalves Mendonça Estadulho,
Fernanda Molinari de Castro Del Pino, 
Dercy Lopes Barbosa,
Elizabeth Correa Salles,
Edenice Fátima Kukiel,
Ivone Proença Gouvêa,
Roberto da Fonseca Malheiros,
Juliane Cristina Colla Bogdanovicz.

*Colaborou Tatyane Gameiro

AGENDA CULTURAL

Só sei que foi assim

Estreia de "O Auto da Compadecida 2" nos cinemas é o grande programa do último fim de semana do ano; Karla Coronel, Nini Dy Castro, Gabriel Chiad, Samba do Caramelo e Dumattu estão entre os destaques dos shows musicais

27/12/2024 10h00

Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) estão de volta aos cinemas em um filme baseado na obra de Ariano Suassuna

Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) estão de volta aos cinemas em um filme baseado na obra de Ariano Suassuna Foto: Divulgação

Continue Lendo...

“Não sei, só sei que foi assim!”. A frase de Chicó (Selton Mello), parceiro de João Grilo (Matheus Nachtergaele) nas andanças tresloucadas da dupla pelo sertão do Nordeste, volta a tomar conta do Brasil neste fim de semana com a estreia de “O Auto da Compadecida 2”. O bordão do personagem criado por Ariano Suassuna (1927-2014), autor da peça teatral dos anos 1950 que virou sucesso nas telas de cinema, arremata os causos sem pé nem cabeça narrados por Chicó.

E as histórias cabeludas que ele conta são apenas uma parte da graça dos filmes, assim como do texto original. Antes da primeira versão do diretor Guel Arraes ir para as telas, em 2000, “O Auto da Compadecida” já tinha virado filme duas vezes. “A Compadecida”, de George Jonas, é de 1969.

“Os Trapalhões no Auto da Compadecida”, dirigido por Roberto Farias, foi lançado em 1987. O primeiro filme de Arraes, na verdade, é a versão condensada da minissérie em quatro capítulos que a Globo exibiu em 1999.

Elementos de outras peças de Suassuna – “O Santo e a Porca”, “Torturas de um Coração”, “A Pena e a Lei” – entraram na adaptação. E dessa vez, em “O Auto da Compadecida 2”, o diretor, que agora divide a função com Flávia Lacerda, voltou a recorrer a outras obras do autor, como “A Farsa da Boa Preguiça”, para calibrar o universo “suassuniano”, garantindo, assim, a robustez do novo roteiro, assinado por Jorge Furtado, João Falcão, Adriana Falcão e Arraes.

“O Auto da Compadecida 2” se passa 20 anos depois da primeira história e mostra a pacata rotina de Chicó na mítica cidade de Taperoá. Agora, ele vive da venda de santinhos esculpidos em madeira e conta a história da ressurreição de João Grilo. Seu grande amigo não dá notícias há duas décadas, e Chicó acha que ele morreu novamente. Mas eis que João Grilo reaparece vivinho da silva e cheio de planos mirabolantes, que vão virar a cidade de cabeça para baixo.

Tratado como uma celebridade, João Grilo é disputado como cabo eleitoral por dois políticos e tenta se valer do cacife para se dar bem. Só que nada sai como planejado, e ele terá que recorrer novamente à Compadecida, vivida por Taís Araújo.

“O Auto 2” é um filme essencialmente brasileiro e pop ao mesmo tempo, que rompe com os paradigmas do naturalismo sertanejo. É divertido, romântico e mantém uma dimensão espiritual acalentadora”, define a diretora Flávia.

Também no elenco, entre outros nomes: Humberto Martins (Coronel Ernani), Luis Miranda (Antônio do Amor), Eduardo Sterblitch (Arlindo), Fabiula Nascimento (Clarabela), Virginia Cavendish (Rosinha) e Enrique Diaz (Joaquim Brejeiro).

Vale dizer que Selton Mello também é um dos protagonistas do longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva e com direção de Walter Salles, que segue em cartaz em Campo Grande e vem figurando como uma das grandes apostas do Oscar 2025.

CHIAD E CARAMELO

No Quiçá Gastrobar, quem animará a noite de hoje é o sanfoneiro Gabriel Chiad, com o show “Forrózinho do Chiad”, que tem entrada franca, a partir das 19h. Amanhã, quem vai tocar por lá é o DJ TGB. No domingo, a casa receberá o Samba do Caramelo, que sempre lota o Quiçá. As duas atrações também são gratuitas e o bar oferece ainda promoções variadas a cada dia no seu cardápio de bebidas. Rua Euclides da Cunha, nº 488, Jardim dos Estados.

DUMATTU

Hoje, a Cervejaria Canalhas (Rua Oceano Atlântico, nº 99, Chácara Cachoeira) será o palco do show “Dumattu de Virada”, com a banda Dumattu, última apresentação musical deste ano da casa de cervejas artesanais. “A noite vai ter uma mistura explosiva de pop, rock e energia contagiante”, convida a guitarrista e vocalista Leca Harper. Ingressos pelo Sympla a R$ 30 (+ R$ 3 de taxa). Funcionamento a partir das 19h.

KARLA CORONEL

Karla Coronel voltará a ocupar o Ponto Bar hoje, dessa vez com a participação de Gio Resquin, Dovalle e Ruschel, com quem a cantora vai apresentar o show “Made In Brazil”. No repertório, canções de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Seu Jorge, Marina Sena, Duda Beat e Liniker. Aliás, o álbum “Caju”, de Liniker, serviu de combustível para a mais recente – e concorrida –apresentação de Karla no Ponto, em 14/11. Rua Dr. Temistocles, nº 103, Centro. Ingressos via Sympla a R$ 15 (+ R$ 2,50 de taxa). A partir das 19h. 

COVER NO GROWLER

Amanhã, a partir das 18h, o Sunset Growler Station (Av. Afonso Pena, nº 5.668, Chácara Cachoeira) encerra a sua agenda de shows com três bandas locais fazendo o repertório de três nomes do rock nacional: Kefla (Charlie Brown Jr.), Redenção (NxZero) e CPM Cover MS (CPM 22). Ingressos a R$ 35 (+ R$ 3,50 de taxa) via Sympla.

14 DE JULHO

No circuito da Rua 14 de Julho, tem discotecagem com Pizza Noise, hoje, e DJ Daileon, amanhã, sempre às 20h, no Copo Bar, que fica no nº 2.530 da via pública. Grátis. Uma quadra antes, no nº 2.459, o Má.Donna Bar receberá o baterista e cantor Nini Dy Castro, hoje, e o grupo Sampri, neste domingo. A partir das 18h, grátis. 

MANOEL DE BARROS

A Casa-Quintal Manoel de Barros, no Jardim dos Estados, receberá o público hoje para uma visita guiada em dois horários – às 10h e às 11h. Trata-se da residência onde o poeta viveu ao lado da esposa, Stella, e escreveu seus livros durante três décadas. Todo o mobiliário permanece no local e a biblioteca do escritor, falecido há 10 anos, é um dos pontos altos do passeio. Rua Piratininga, nº 363. Entrada a R$ 35 (+ R$ 3,50) via Sympla.

Assine o Correio do Estado

Cinema

Cinépolis reexibe documentário "One Direction: This Is Us" em Campo Grande

Obra que conta a história de formação da maior boyband da história teve estreia inicial em 2013

26/12/2024 17h15

Show da banda One Direction

Show da banda One Direction Reprodução

Continue Lendo...

Dois meses após a morte do cantor Liam Payne, ex-integrante da boyband One Direction, a rede Cinépolis está reexibindo o documentário "One Direction: This Is Us".

O filme, que originalmente estreou em 2013, retorna às telonas em uma série limitada de sessões. As exibições estão programadas para acontecer até o próximo domingo (29).

O documentário

"One Direction: This Is Us" oferece um olhar íntimo sobre a vida e a carreira de Niall Horan, Zayn Malik, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson.

O filme mostra os bastidores da ascensão meteórica do grupo, desde sua formação no programa The X Factor até se tornarem um fenômeno global.

Fim da Banda

O primeiro sinal claro de ruptura da banda ocorreu em 25 de março de 2015, quando Zayn Malik anunciou sua saída do grupo. Ele alegou que queria "relaxar e ter um tempo de privacidade fora dos holofotes".

Após a saída de Malik, o One Direction continuou como quarteto e lançou seu quinto e último álbum, "Made in A.M.", em novembro de 2015.

Em agosto de 2015, Niall Horan anunciou nas redes sociais que a banda faria uma "pausa merecida" a partir de 2016. Inicialmente, essa pausa foi apresentada como temporária, com duração prevista de 18 meses.

O último show do One Direction aconteceu em 31 de outubro de 2015, em Sheffield, Inglaterra, durante a turnê "On the Road Again".

Embora o hiato tenha sido inicialmente anunciado como temporário, ele se estendeu indefinidamente. Os membros da banda seguiram carreiras solo e nunca mais se apresentaram juntos desde então.

No entanto, mesmo após quase uma década do fim do grupo, alguns fãs ainda tinham esperança de que houvesse um retorno. Essa expectativa caiu por terra em 16 de outubro deste ano, quando Liam Payne morreu após cair da varanda do hotel em que estava hospedado na Argentina.

Serviço

  • Local: Cinépolis Norte Sul Plaza
  • Endereço: Av. Presidente Ernesto Geisel 2300, Campo Grande, MS
  • Datas: De 19 a 22 de dezembro de 2024
  • Classificação: Livre
  • Ingressos: na bilheteria do cinema ou através do site oficial da Cinépolis

 Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).