Apresentado muitas vezes como o vilão da alimentação saudável, o chocolate, se consumido adequadamente, pode auxiliar no alívio dos sintomas da ansiedade. Rico em flavonoides, o doce pode prevenir a depressão, promover bom humor e bem-estar, além de ajudar na concentração e no raciocínio.
"O cacau possui algumas substâncias como a teobromina capaz de realizar vasodilatação melhorando a circulação sanguínea. Além disso, ele também é considerado antioxidante e anti-inflamatório. Ou seja: quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate irá proporcionar”, afirma a nutricionista e professora de nutrição da Estácio de Sá, Camila Ávila.
Como o cacau é o responsável pelos benefícios, o ideal é que os chocolates tenham uma concentração maior do fruto e menos açúcar. “É importante ficarmos de olho na lista de ingredientes, o chocolate com maior concentração de açúcar refinado e gordura hidrogenada será mais prejudicial. Portanto, na hora da compra lembre-se, o primeiro item deve ser cacau, massa de cacau ou manteiga de cacau e o açúcar deve estar mais para o fim da lista de ingredientes", pontua.
A nutricionista ainda frisa que os chocolates brancos devem ser evitados, assim como o consumo excessivo de qualquer doce. “O consumo exagerado do doce pode ocasionar excesso de peso, aumento da glicemia e triglicerídeos a elevação de pressão arterial, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, entre outros problemas".
Mesmo sem um consenso acerca da quantidade de chocolate ideal para uma dieta balanceada, o ministério da saúde recomenda a ingestão máxima de 30g diárias. “O ideal é que consigamos ingerir apenas 30g por dia, o que equivale a um bombom"
Os tipos de chocolate e suas principais diferenças
Chocolate branco - É feito com manteiga de cacau, tem mais açúcar e gordura que o chocolate ao leite.
Chocolate ao leite - é o mais comum e possui cacau, leite e açúcar em sua composição.
Chocolate Ruby ou rosa - é um novo tipo de chocolate que contém 47,3 % de cacau, leite e açúcar. Sua coloração rosa é natural, pois é feita a partir do grão de cacau Ruby, e não possui aromatizantes nem corantes. Além disso, tem um sabor característico de frutos vermelhos.
Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.



