Em outros tempos, dizer que Hollywood estava pegando fogo seria uma expressão positiva, mas, na primeira semana de 2025 é uma notícia literal e devastadora.
A temporada de incêndios florestais – pois é, é tão usual que tem “temporada” – começou forte, rápido e ainda sem controle, destruindo casas e vidas de famosos e desconhecidos, alterando a temporada de premiação (obvio!) em um ano já estranho. A cada ano, tudo fica ainda mais esquisito.
Ainda é incerto como os incêndios começaram – foram três simultâneos – mas aparentemente foram causas naturais e uma falta de sorte. O que seria isolado e pontual, por conta da combinação de baixa umidade e combustíveis secos, ganhou velocidade e amplitude com fortes ventos impulsionando seu rápido crescimento e expansão.
O alerta máximo dado pelo Serviço Nacional de Meteorologia para condições extremas de incêndio para grande parte de Los Angeles foi dado na segunda-feira, avisando que rajadas de vento poderiam atingir 100 mph em algumas áreas esta semana, o que aumentava o risco.
Incêndios florestais são descontrolados e ocorrem em terrenos abertos com vegetação, o que praticamente descreve todo o estado e em especial, Los Angeles. Milhares de acres entre Santa Monica e Malibu queimaram e não há sinais de estar sobre controle, avançando ainda mais pela grande Los Angeles.
O anúncio do SAG Awards foi antecipado e feito online, outras cerimônias foram adiadas e o Oscar, cuja votação começa essa semana, já anunciou que dará mais dois dias para votos, mesmo que ainda esteja mantendo a data da festa para o início de março. Clima zero para qualquer festa de glamour nesse momento.
Historicamente, a temporada de incêndios florestais na Califórnia vão de julho ao início de dezembro, mas as mudanças climáticas do planeta causaram uma seca maior e por mais tempo, perfeita para inflamar e queimar a vegetação. Mas, em geral o estado mantém um assustador histórico de incêndios florestais mortais e destrutivos.
O primeiro registrado foi o de 1889 que se manteve como o maior até 2018. Infelizmente, os incêndios de 2025, ainda descontrolados e lambendo Los Angeles, já são os maiores da História.
Em Palisades já queimou mais de 15.800 acres e inúmeras casas e estabelecimentos comerciais, cobrindo a costa e trechos como Pacific Palisades e Malibu.
O Eaton já queimou mais de 10.000 acres e muitas estruturas em Altadena e Pasadena, sendo que o incêndio em Sunset – na Sunset Boulevard – começou no final da tarde e está perto de Hollywood.
Há milhares sem luz e com péssimas condições respiratórias por causa do fogo. Acompanharemos o drama, torcendo para que seja controlado e que vidas sejam salvas. O ano já abriu intenso!