Correio B

Correio B+

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves

Espionagem está em alta com Black Doves, uma série original e emocionante sobre traição.

Continue lendo...

Se o gênero de espionagem tivesse “sumido”, até diria que há um “retorno”, mas, de alguma forma no mundo de desinformação, os espiões andam em alta. Ainda mais que segundo a “ficção”, há diversas agências independentes agindo ao redor do mundo, mas com pés bem fincados em Londres, na maior parte.

Assim como hoje em dia toda plataforma tem um espião para chamar de seu, chega a ser difícil eleger a melhor das séries, mas, sem dúvida os espiões de Black Doves já estão entre os meus favoritos, em especial porque sou fã de Ben Whishaw e Keira Knightley.

Quando Keira Knightley viveu Domino Harvey, no filme Domino eu achei que estava ótima nas cenas de luta e com armas de fogo. Porém, como uma atriz “séria”, ela passou os outros 21 anos em filmes de época ou dramáticos (excluindo a trilogia dos Piratas do Caribe), portanto estou adorando seu ‘retorno’ ao gênero de ação, até porque Black Doves já tem segunda temporada garantida.

E Ben Whishaw, que para as duas últimas gerações é o Q da franquia 007, é um ator britânico renomado, conhecido por sua versatilidade no cinema, televisão e teatro, e famoso por sua habilidade de interpretar personagens complexos e introspectivos.

Em 2018, ganhou um Emmy por sua atuação como Norman Scott na minissérie A Very English Scandal, ao lado de Hugh Grant. Dito tudo isso, para quem não ouve a versão dublada, talvez seu papel mais popular seja o adorável urso Paddington, dos filmes da franquia homônima.

Imaginem aquela voz doce como um espião implacável? Mesmo que seja mais lembrado por suas performances emocionais e vulneráveis, que exploram temas humanos profundos, é especial quando Ben entra no universo de tiros e pancadaria.

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves - Divulgação

Black Doves tem sido comparado à The Agency por colocar a vida pessoal dos espiões em igual plano à ação, mas estou achando ainda mais interessante: mescla humor, aventura, bons diálogos e uma história que, embora complexa, direta. E Londres nunca esteve tão linda!

Sabe o que faz de Black Doves uma das melhores séries de espionagem no momento? ORIGINALIDADE. Não vem de livros, jogos ou refilmagens. Que alívio! Portanto, aqui conhecemos Helen Webb (Knightley), uma espiã que por anos tem revelado os segredos de seu marido político para uma organização secreta chamada Black Doves.

A história ganha força quando seu amante, Jason, é assassinado. Isso leva Helen a uma investigação perigosa ao lado de Sam (Ben Whishaw), um amigo de longa data, envolvendo o submundo de Londres e uma crise geopolítica iminente.

Todos os crimes acabam se conectando e não é fácil identificar exatamente quem é o antagonista, mas é uma viagem interessante, porque traz uma Londres natalina em uma história emocionante e cheia de ação sobre amizade e sacrifício. São apenas episódios, mas toda cara de uma continuação. Eu quero mais!

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves - Divulgação

 

Correio B+

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer

Médico veterinário cita alguns exemplos de alimentos típicos das festas de fim de ano que colocam em risco a saúde dos animais.

21/12/2024 15h00

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com a proximidade das festas de final de ano, nosso paladar fica aguçado ao pensarmos nas delícias típicas da época, especialmente das ceias de Natal e Réveillon.

Para muitos tutores de pets, esse também pode ser o momento de agradá-los com petiscos que fazem parte da alimentação dos humanos, e até mesmo oferecer as sobras das ceias. Mas ainda que seja “só um pedacinho” para matar a vontade daquele olhar pidão, esses alimentos podem ser altamente prejudiciais aos animais.   

Além das sobras das ceias, há uma série de comidas típicas desta época do ano que apresentam riscos ocultos para nossos amigos de quatro patas: “É importante alertar os tutores para não oferecerem esses alimentos aos seus animais, pois podem causar intoxicação, ocasionando diarreia, vômitos e danos ao sistema digestivo”, orienta Gustavo Quirino, médico-veterinário que atua na equipe de treinamento técnico da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil.

O veterinário cita alguns exemplos de alimentos típicos das festas de fim de ano que colocam em risco a saúde dos animais de companhia:

 - o primeiro item da lista de alimentos proibidos é o chocolate, presente nas sobremesas e nos chocotones, pois contém duas substâncias tóxicas para cães e gatos: cafeína e teobromina, que podem provocar vômitos, diarreia, convulsões e problemas cardíacos. Para animais mais sensíveis, podem até levar à morte. Vale destacar que o tutor que pensar em oferecer um chocolate mais amargo, acreditando ser menos prejudicial, estará colocando o animal em risco, pois o teor de teobromina é maior;

- a uva fresca ou passa, tão comum nesta época, é uma das frutas mais perigosas para os cães, pois contém uma substância tóxica aos animais que pode provocar alterações como o aumento da frequência urinária e da ingestão de água, ocasionando lesão nos rins;

- temperos como o alho e a cebola, usados nas preparações e considerados saudáveis na dieta humana, podem atacar as células do sangue dos animais, podendo causar anemia.

O médico-veterinário pode dar mais informações sobre o assunto e alertar os tutores para os riscos de oferecer esses alimentos, orientando-os sobre a importância de manter a rotina alimentar do pet neste período de festas.

 

Gastronomia

Conheça sete tipos de assados e as técnicas de preparo para deixar a ceia harmoniosa

Na sugestão de receita, aprenda o passo a passo para fazer um delicioso pernil que certamente será o melhor presente para todos os convidados

21/12/2024 10h00

Pernil assado: no forno ou na churrasqueira, alho e especiarias são fundamentais para o bom preparo do clássico natalino

Pernil assado: no forno ou na churrasqueira, alho e especiarias são fundamentais para o bom preparo do clássico natalino Divulgação

Continue Lendo...

Uma técnica culinária muito apreciada, principalmente nas festas de fim de ano, são os assados. Eles permitem que o alimento fique com uma aparência dourada e crocante por fora, mas, ao mesmo tempo, macio e suculento por dentro, além de realçar o sabor natural dos ingredientes. Com uma variedade maior do que se pode imaginar, a nutricionista Jéssica Benazzi comenta, a seguir, sobre as diferentes maneiras de assar e deixar cada receita saborosa.

TÉCNICAS

As técnicas que serão utilizadas dependem de cada ingrediente e do resultado que desejar. Para carnes menores, por exemplo, é mais adequada a técnica do assado direto, em que o alimento é preparado diretamente na brasa. Já para cortes maiores é indicado o assado indireto, que permite que o calor circule pela proteína e cada ingrediente.

CARNE

Muito presente nos pratos dos brasileiros, carnes como pernil, costela, lombo e picanha podem ser assadas no forno ou na churrasqueira. Para isso, é importante temperar antes com alho, sal e especiarias.

VEGETARIANO

Pratos que incluem tofu ou vegetais são verdadeiros aliados de quem prefere evitar carne nas refeições. O tofu, por exemplo, pode ser marinado até ficar crocante por fora e macio por dentro. No caso dos vegetais, eles podem ser temperados e recheados com queijo, quinoa e até mesmo outros vegetais para aumentar a saciedade.

AVES

Peru, frango e pato são as opções clássicas das festas de fim de ano. O peru e o frango podem ser temperados com cebola, alho e ervas. Já o pato pode ser assado com laranja, ervas e mel, para criar uma crosta caramelizada e uma textura macia por dentro.

PEIXE

Geralmente, pratos com salmão, tilápia e bacalhau são temperados com azeite, mas pimentão, cebola, alho e limão também podem ser acrescentados nas receitas. No caso do bacalhau, uma ótima opção é assar o ingrediente com as batatas, que são tradicionais no prato.

MASSAS

As camadas de massa devem ser intercaladas com muito molho, para evitar que o prato fique seco, e recheadas com carne, presunto e queijo. A receita pode ser assada até borbulhar, fazendo com que o queijo crie uma camada dourada e crocante. Uma dica para quem não quer que a massa fique ressecada é colocar leite na travessa com a receita antes de assá-la.

FRUTOS DO MAR

Os camarões, as lagostas e os mariscos devem ser assados rapidamente para evitar que fiquem borrachudos. Dessa forma, temperos frescos como ervas, limão e alho realçam o sabor natural destas opções. Outra dica é acrescentar azeite ou manteiga para manter a umidade no alimento durante o tempo no forno.

LEGUMES

Ótima opção para incrementar os pratos, os legumes podem ser temperados com alecrim, azeite e mel. Eles podem ser colocados no forno até ficarem caramelizados e crocantes por fora, mas macios por dentro.

PERNIL DE NATAL

Se você seguir as medidas indicadas na receita desta página, o pernil de Natal sugerido tem um rendimento médio de 20 porções. Além do tempo de em que a carne fica marinando antes do preparo (24 horas), a realização do prato leva 6 horas. Mas, segundo especialistas, o nível de dificuldade da receita é médio.

O pernil natalino também vai bem com diversos outros preparos, por exemplo: com abacaxi (que garante um sabor agridoce e ainda reduz a gordura); glaceado com vinho, suco de laranja e melaço; com vinho branco seco e farofa (nesse caso, basta marinar o pernil por apenas 12 horas); e com vinho e ervas aromáticas (nesse caso, o ideal é desossar o pernil e ir reduzindo a temperatura ao longo do tempo de forno, além de ocasionalmente regar a peça com o molho da própria forma, para garantir a suculência).

Pernil de Natal especial

Ingredientes

1 pernil suíno de 6 kg;
200 ml de suco de limão;
100 ml de suco de laranja;
200 ml de água;
200 ml de vinagre de vinho;
100 ml de azeite;
4 colheres (sopa) de sal (ou o quanto preferir);
1 porção de manjericão fresco;
1 pimentão;
8 dentes de alho grande;
1 cebola grande;
2 folhas de louro;
Cheiro-verde a gosto;
Pimenta a gosto;
3 colheres (café) de urucum (colorau);
2 colheres (café) de pimenta-do-reino;
2 colheres (café) de pimenta calabresa seca;
1 colher (café) de noz-moscada;
500 g de torresmo de barriga ou toucinho com bacon picadinho em pedaços quadrados.

Modo de Preparo

Deixe o pernil marinando por 24 horas.

Em um liquidificador, bata por 3 minutos o suco do limão e da laranja, água, vinagre (nesse caso, é usado um de vinho, mas pode ser o de sua preferência), manjericão, pimentão, alho, cheiro verde, cebola, sal e folha de louro.

Acrescente o colorau, a pimenta e a noz-moscada no liquidificador e aperte o botão pulsar até misturar tudo.
Com uma faca, faça furos no pernil e quatro cortes na extensão da carne e a coloque em um recipiente que tenha tampa.

Despeje o líquido batido, massageie a carne para que absorva bem os temperos, tampe e reserve na geladeira. De duas em duas horas, chacoalhe a vasilha para que o tempero se espalhe.

Depois de 24 horas, ligue o forno e deixe aquecendo por 5 minutos a 200ºC.

Coloque o pernil em uma assadeira e pique os toucinhos com bacon. Dentro dos furos da carne, coloque os pedaços do toucinho.

Leve ao forno por 5 horas enrolado no papel-alumínio. Quando der 3 horas, retire o papel e deixe assando por mais 2 horas.

Sirva.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).