Correio B

Correio B+

Cinema B+: The Instigators: Uma Celebração de Amizade e Golpes

Um filme sobre camaradagem e um grande golpe que só serve mesmo para reunir os amigos Matt Damon e Casey Affleck

Continue lendo...

Há um gênero em Hollywood para filmes estrelados por homens e, em especial, na meia idade: “heist movies”, ou filmes sobre assaltos e grandes golpes. Eles seguem um grupo de golpistas (de bom coração), cada um exímio no que faz e que se reúnem para um grande golpe, em geral, contra um babaca corrupto e arrogante. Conseguem mil reviravoltas e sempre que parecem que se dão mal, uau, vem o final “feliz”. Invariavelmente com os bandidos soltos, ricos e vingados.

Dá para perceber que em muitos casos se trata de projetos onde astros que são amigos e querem trabalhar juntos querem também se divertir. Férias pagas e com bônus. Frank Sinatra liderava o rat pack que foi atualizado por George Clooney quando ele abraçou a franquia Ocean’s 11, refilmando a versão de Sinatra e cia com um elenco que incluía Brad Pitt, Casey Affleck e Matt Damon, entre outros.

Mas há outros que fazem fama e fortuna com a mesma escola: Vin Diesel, Dwayne Johnson, e Ben Stiller são apenas alguns deles, há vários.

Um “heist movie” perfeito é, por exemplo, o original de Crown, o Magnífico, com Steve McQueen, ou todos que juntavam Paul Newman e Robert Redford. E, agora temos Matt Damon de Casey Affleck, não o usual Ben Affleck, para sua nova incursão no gênero com The Instigators, disponível na Apple TV Plus.

A premissa aqui tem poucos elementos de diferença: os dois golpistas são homens de meia-idade, sem experiência ou rivalidade em particular para participar do golpe.

Só precisam mesmo do dinheiro e nem querem milhões, pouco mais de 30 mil dólares é o suficiente. Essa falta de energia deles, supostamente a parte cômica da história, carrega excessivamente a trama, infelizmente, porque tem horas que parece ser um filme sem energia, sem objetivo e quase no automático.

Claro que tem momentos de risos e de surpresas, mas em geral é muito cheio de piadas internas entre os dois amigos de infância (Damon e Casey), e bastante também sobre a cidade natal dos dois: Boston. Os trocadilhos sobre sotaque da cidade, as brincadeiras de implicância com outros estados, não viaja para fora dos Estados Unidos com a mesma eficiência e com isso perde bastante das brincadeiras.

Cinema B+: The Instigators: Uma Celebração de Amizade e Golpes - Divulgação

Outro que já tem parceria de longa data com Damon é o diretor, Doug Liman, que fez do ator dramático um astro de ação com a franquia Bourne. Portanto podemos esperar – e temos – perseguições, lutas e tiroteios. Mas Liman anda em inferno astral bem difícil: depois de se irritar com o tratamento de sua refilmagem de Matador de Aluguel (The Road House), que foi direto para a plataforma sem muito tempo nos cinemas, fez The Instigators que também chegou ao streaming mais rápido do que o vento. Dessa vez, ele alega, propositalmente.

Nessa celebração de amor à Boston e às parcerias masculinas, The Instigators não faz jus ao nome de nos instigar muito, mas dá perfeitamente para assistir e se distrair. Sem compromisso.

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

12/09/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fernando Pessoa - escritor português

Nada sabemos da alma senão da nossa; 
as dos outros são olhares, são gestos, são palavras, 
com a suposição de qualquer semelhança no fundo”.

FELPUDA

Sem ficar nem um pouquinho vermelho, vereador que é candidato à reeleição postou em sua propaganda eleitoral vídeo de visita a um condomínio popular, e espertamente usou o verbo “concluímos” para falar do ano da inauguração daquele núcleo. Em seguida, especificou a estrutura urbana (obrigatória) do local, e só ao final informou ter sido uma ação conjunta da prefeitura e do governo do Estado. Não custa lembrar que vereador não executa obra nenhuma e, portanto, não conclui nada também. Tem cada uma!

Oportunidade

Com  salários de até R$ 7,2 mil e 123 vagas em diversas áreas, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) abriu processo seletivo simplificado, que se encerrará às 17h do dia 23 de setembro. 

Mais

Estão sendo oferecidos cargos em 54 municípios de MS, que abrangem funções em diversas áreas, além de vagas para Ensino Médio completo e pesquisadores. Inscrições exclusivamente pelo site oficial de concursos do governo. 

Diálogo

O Brasil passará a exportar para o México aves destinadas à exibição e à reprodução, que são de zoológico e criadas em ambiente controlado. Aquele país é o oitavo maior destino de produtos agrícolas brasileiros, com exportações que totalizaram 1,82 bilhão nos primeiros sete meses deste ano. Essa nova abertura se soma às autorizações obtidas em 2024 para exportações, do Brasil para o México, de material genético asinino e avícola, pepsina suína e óleos de aves e de peixes destinados à alimentação animal.

DiálogoRicardo Salles e Gisela Estella Salles

 

DiálogoAlexandra Benenti

Sem perrengue

A possibilidade da fusão do PSDB com o MDB para formação de um novo partido, para assim entrar de “cara nova” nas eleições gerais de 2026, não está descartada. Caso isso aconteça, em MS não deverão ocorrer impasses, até porque as duas siglas têm histórico de muitas alianças. Vale lembrar que a Casa Civil do governador tucano Eduardo Riedel é comandada por Eduardo Rocha, do MDB. 

Dados

O maior número de eleitores em Campo Grande está na faixa etária de 35 a 44 anos, com 137.422, seguida daqueles que têm de 25 a 34 anos, somando 135.419. Na sequência, são 126.862 com idade de 45 a 55 anos. Os demais números: 119.965 de 56 a 69 anos; 53.191 com 70 anos ou mais; 70.153 de 18 a 24 anos; e 3.204 entre 16 e 17 anos. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), até o dia 31 de agosto.

Discriminação 

“Isso mesmo, imuniza estas pestes que não produz nada... bando de cachaceiro... [sic]”. Essa postagem, feita em 2021, no Facebook, referindo-se aos indígenas guarani-kaiowá de Dourados, levou à condenação de um homem a dois anos de prisão e multa por incitar a discriminação. O comentário referiu-se à vacinação contra a Covid-19 para as pessoas do grupo prioritário.  A decisão foi da Justiça Federal, e ele cumprirá a pena em liberdade, porém tendo de prestar serviços à comunidade, além do pagamento de dois salários mínimos.

ANIVERSARIANTES

Delasnieve Miranda Daspet de Souza, 
Dr. Milton Garcia Leal Júnior, 
Mariana Massani Romero, 
Thiago Ortiz Doneda, 
Rayssa Garcia Barcaça, 
Alda Aparecida Ferreira Nantes,
Glória Maria Vaz Leal,
Dr. Henoch Cabrita de Santana, 
Maria Aparecida Coutinho Machado,
Terezinha Bezerra de Almeida,
Averaldo Alves Garcia,
Mariana Coli Muzzi, 
Guilherme Ortega Zulim,
Marisa Dias Rolan Loureiro,
Sílvio Lobo Filho, 
Morivaldo Firmino de Oliveira,
Ricardo de Souza Rosa,
Daniela Martins Bertoncelo, 
Maria Antonia Correia Gondim,
Helena Alcara,
Dacir de Souza, 
Mônica Pedrossian Coelho, 
Pedro Henrique Adames, 
Gilzânio (Gil) da Silva Rodrigues, 
Rodrigo Aguirre Menezes, 
Sérgio Fenelon,
Alfredo Dobilas,
Dr. Hérico Monteiro Braga, 
Dayanne de Almeida Ferreira,
Francisco de Paula Junior,
Claudete Regina Modenesi,
Fernanda Oliva,
Rosa Maria Maçães Coutinho,
Dr. Ricardo Verde Selva,
Katiuscia Azambuja,
Aparecida Leke Garcia,
Luiz Eduardo Ferreira Rocha,
Ivanilde Vaz,
Idenir Medina,
Maurício Nakazato,
Antonia Serrou Camy,
Luciano Araújo Júnior,
Rosália Maria Jesus Silva,
Zender Guimarães Sales,
Dr. Lauro Takeshi Myasato, 
Ligia Ribeiro de Andrade,
Fábio Michel Ferzeli Abussafi,
Orlando de Almeida,
Elcy Nogueira de Jesus,
Virgínia Corrêa Merísio,
Celso Cordeiro,
Genê Rosa da Silva,
Jair Emiliano Queiroz,
Almir de Magalhães,
Marlene Silva de Campos,
Renato Moura Braga,
Eli Garcia Nogueira,
Olga Holsback Ramos,
Ademir Godoy,
Maria Elizabeth Durval,
Paulo Nogueira Dantas,
Suely Siqueira Ney,
Maria Glaucia Batista, 
Leda Maria Ribeiro Costa,
Gilson Gomes Silva,
Josevaldo Alves da Silva,
Valdenice de Oliveira,
Luis Panoff Philbois,
Ana Paula Saliba Dias, 
Maria Auta de Oliveira Inagaki,
Eliete Alves de Lima Lauretto,
Gil Messias Fleming,
Alírio Villasanti Romero, 
Mariuza Carlos Oliveira,
Adão Valdez Arteman,
Julian Moreno Roselli,
Sérgio Roberto Sodré,
Ailton Gino de Souza,
Antônio Aparecido de Lima,
Pedro Aiduck,
Valdete Freitas Yokoyama,
Luiz Gustavo Garai da Silva,
Ilda de Oliveira, 
Maria Josefina Zampieri West,
Dr. Alcides dos Santos,
Jorge Buissa Júnior,
Victor Caethano de Santana Victor,
Ronald Tokya Higashi, 
Maria Alzira Trelha Falcão,
André Lopes Beda,
Regina Célia Rojas Gerotti,
Priscila Thronicke Rodrigues Figueiredo, 
Rosa Adriana Tavares Coimbra,
Ângela Maria Veríssimo,
Gilson Domingos de Pietro,
Esmilce Figueiredo Abreu,
Mary Kellen Horita Ricci,
Gooitzen Geert Kruizenga, 
Laurizete Curto Cação Nicolau,  
Salete Petry Coski,  
Bruna de Campos Pavoni,   
Carla Priscila Campos Dobes do Amaral,
Carlos Sussumu Koumegawa, 
Oscar César Ceolin,  
Grazieli Meazza,
João Carlos Baird,
Jussara Aparecida Faccin Bossay,
Sidnei da Silva Rodrigues.

*Colaborou Tatyane Gameiro

LITERATURA

Dois anos e meio após atuar apenas de modo virtual ou itinerante, livraria ganha espaço físico

Dois anos e meio após atuar apenas de modo virtual ou itinerante, Hámor Livraria ganha espaço físico na Rua 13 de Junho; inauguração, neste sábado, terá a presença da escritora gaúcha Mar Becker

11/09/2024 10h00

Quase pronto: reta final dos preparativos para a inauguração da mais nova livraria de Campo Grande, que já nasce com dois anos de trajetória em feiras e em outros eventos da cultura literária,  além do atendimento virtual

Quase pronto: reta final dos preparativos para a inauguração da mais nova livraria de Campo Grande, que já nasce com dois anos de trajetória em feiras e em outros eventos da cultura literária, além do atendimento virtual Fotos: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Continue Lendo...

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”. A frase do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) ganha um sabor especial em Campo Grande a partir deste sábado (14), com a inauguração da Hámor Livraria. 

Desde a sua criação, em 2022, o funcionamento era apenas de modo virtual, pela internet, ou marcando presença em feiras e em eventos literários. Com a estreia do endereço físico, na Rua de 13 de Junho, nº 1.592, na esquina com a Rua das Garças, a Hámor ganha “um cantinho para chamar de seu”.

Maciel, Daniel, Hamurabi. Conta-se nos dedos as poucas livrarias que resistem na Capital, mantendo seus espaços físicos para que o leitor possa desfrutar do hábito de apreciar, à moda antiga, obras literárias. 

Ou seja, tendo a oportunidade de percorrer estantes e prateleiras, passar os olhos em dorsos e capas, manusear exemplares, dar uma folheada e eventualmente ler um trecho, seja do livro procurado ou de algum título que fez o coração bater mais forte durante o rolê por corredores e seções temáticas.

O quadro de escassez, concomitante à generalizada virtualização do consumo, é uma realidade que se verifica em todas as regiões do País. Por isso, o novo ponto da Hámor merece ser saudado, mais que como um negócio, na dimensão maior de uma iniciativa cultural. 

Seguindo a tradição de nomes próprios, e quase sempre bíblicos, que batizam as livrarias da região central de Campo Grande, a Hámor instala-se em um ponto bem charmoso, onde por 11 anos, até o fim de 2023, funcionou o restaurante Recanto das Ervas.

O local passa a abrigar também o Café do Recanto das Ervas e marca ainda a retomada das atividades da Hámor Editora. Durante os dois anos e meio em que a livraria vem atuando, a equipe liderada por Bianca Resende e Felipe Mafra participou de festivais e eventos, organizando lançamentos e rodas de conversa. 

Apesar do desejo constante de abrir um espaço físico, a complexidade burocrática e os desafios econômicos tornaram o processo mais complicado do que o esperado.

No entanto, a perseverança e o apoio de um público fiel, como destaca a dupla, permitiram a concretização desse “sonho”.

O espaço físico, que será inaugurado no sábado, às 16h, promete ser um ponto de encontro para amantes dos livros e das boas conversas, a exemplo do que vem sendo a trajetória virtual e itinerante da casa literária.

“Além de uma livraria onde os visitantes poderão encontrar livros e lançamentos de editoras inovadoras, queremos que nosso espaço seja acolhedor para clubes de leitura, lançamentos e outras atividades literárias. É essencial estreitar a relação com os leitores e construir um ambiente que sustente a continuidade do trabalho das editoras e livrarias”, afirma Bianca.

A novidade vem sendo recebida com muita alegria pelos clientes da Hámor e também pelo cenário cultural sul-mato-grossense. “Após dois anos formando um público fiel em feiras e eventos, vemos a felicidade deles com a inauguração como um reflexo do nosso próprio entusiasmo. Isso significa muito para nós”, pontua Felipe.

MAR BECKER

A inauguração da Hámor Livraria contará com a presença da escritora gaúcha Mar Becker, que lançará dois de seus livros, “Cova Profunda É a Boca das Mulheres Estranhas” (2024) e “Canção Derruída” (2023), e ministrará um workshop no dia seguinte, domingo (15), intitulado “Poesia e Rastro – Um Caminho pela Escrita”. 

O workshop será realizado a partir das 10h, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Hámor Edições (hamoredicoes.com.br). Mais informações no box.

Mar Becker nasceu em Passo Fundo (RS), tem 38 anos e é autora de “A Mulher Submersa” (2020) e “Sal” (2022), que foram reunidos em Portugal no volume “Canção Derruída”. Ela foi finalista do Prêmio Jabuti 2021, na categoria Poesia, com “A Mulher Submersa”, livro pelo qual foi agraciada com os prêmios Minuano e da Associação Gaúcha de Escritores.

RETOMADA

A nova fase da Hámor inclui também a retomada da Hámor Edições. O escritor Febraro de Oliveira, um dos editores, destaca o objetivo de criar uma curadoria que valorize a diversidade literária.

“A Hámor Edições surgiu com a missão de publicar boas histórias que desafiem o real e deem voz a narrativas plurais. Estamos iniciando com cinco publicações previstas para os próximos meses, focadas em autores e autoras inéditos de Mato Grosso do Sul. Estamos animados para contribuir com uma cena literária rica e diversificada”, afirma o autor, que por coincidência faz aniversário no sábado.

A Hámor Livraria funcionará de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. O endereço é Rua de 13 de Junho, nº 1.592.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).