Por Flávia Viana
Rebeca Priscila Milano Hella Pelegio (poucos sabem o verdadeiro nome dela), a Beca Milano, tem 33 anos, é de Curitiba no PR e chef confeiteira.
Ela é casada desde 2018 com o diretor do SBT Fernando Pelégio.
Inclusive, no canal do Youtube dela, vocês podem conferir inúmeros vídeos super divertidos dos dois, eu super recomendo!
Beca é apaixonada por sua família que atualmente mora na cidade de São José dos Pinhais também no estado do PR.
Chocólatra assumida, ela prefere o doce ao salgado (comer e cozinhar), mas seu verdadeiro prazer é de fato estar na cozinha aonde realiza os sonhos de muitas pessoas, inclusive o dela, que confeccionou o bolo do seu casamento, e claro, se tornou uma das maiores chefs confeiteiras do país.
Sua história com a confeitaria começou com a Farmácia Bioquímica. Entre os sonhos que ainda não realizou estão: abrir uma escola de gastronomia e conhecer o Egito.
Beca faz parte do time que apresenta os programas: Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil, ambos no SBT, mas que também são transmitidos no Brasil pelo canal fechado Discovery H&H.
Beca diz que já errou muito, e que é errando que se aprende. Ela adora saber que inspira as pessoas com o seu trabalho e nunca pensou em desistir da confeitaria.
“Acredito que uma das maiores recompensas do meu trabalho é saber que através de um bolo consigo realizar um sonho”, finaliza.
A chef conversou exclusivamente com o Correio B+ sobre sonhos, TV, escolhas, pandemia, novos projetos e finaliza com uma receita deliciosa de bolo de chocolate da Beca, claro!
Beca de Farmácia Bioquímica para confeitaria, como foram essas escolhas e transições?
Por incrível que pareça, ambas profissões têm algumas semelhanças.
Quando eu estava no fim do colegial e precisava definir que rumo seguir, optei por cursar Farmácia, pois queria trabalhar na indústria de alimentos no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
Na época o curso de gastronomia não era tão forte como é hoje, quase não existiam faculdades sobre o tema.
Posteriormente me formei em Confeitaria e Panificação.
Meu início não foi fácil, mas agarrei todas as oportunidades e sempre me dediquei ao máximo para realizar meu sonho de viver da confeitaria.
No começo da carreira, além da faculdade, eu mantinha dois empregos: um na área de confeitaria, que era minha paixão e outro na área de Farmácia, que me garantia financeiramente.
Fiquei muito tempo dormindo quatro horas por noite, sem finais de semana ou feriados, por conta da carga horário dos dois trabalhos.
Me arrisquei, optei por sair do outro emprego estável, bem remunerado e escolhi me dedicar integralmente aos bolos e doces.
Continuei me especializando através de diversos cursos até abrir meu próprio negócio e empreender nesse segmento porque era o lugar que eu me via feliz.
Como funciona essa “aplicação” da Bioquímica na confeitaria?
A graduação em Farmácia me ajuda muito no dia a dia, já que cozinhar está ligado diretamente a química.
Com a base que tenho em Bioquímica consigo entender os processos químicos que ocorrem na preparação de uma receita, isso me ajuda na hora de executar ou criar novos doces.
Onde você estudou e se formou em confeitaria e quais as suas especialidades?
Eu me formei em Confeitaria e Panificação pelo Centro Europeu e fiz diversos cursos de Pâtisserie e Boulangerie para me especializar em técnicas de decoração em açúcar e chocolate.
Você é uma mulher empreendedora, gostaria que você aconselhasse outras mulheres...
O primeiro ponto para quem quer seguir na profissão é buscar entender o dia a dia do profissional da área.
Entender a realidade da profissão para ter certeza se é mesmo o que busca (acredito que esta pesquisa de campo ajuda em qualquer área que se deseja seguir).
Eu sempre tive certeza que gostaria de trabalhar com confeitaria, sou apaixonada pela área desde criança, não me vejo em qualquer outra profissão.
Eu sempre falo para as pessoas se imaginarem daqui a 20 anos.
Se você começou a cursar confeitaria, mas não se vê daqui a 20 anos fazendo bolos e doces, talvez seja necessário repensar a profissão.
Mas, se você não consegue se imaginar fazendo outra coisa, invista no seu potencial e corra atrás dos seus sonhos.
Como a TV surgiu na sua vida? Você pensava em trabalhar na televisão?
Quando morava no Paraná, tinha meu atelier e já participava de alguns programas locais.
Fui convidada para fazer um teste do piloto do programa Fábrica de Casamentos junto com outros profissionais, não sabíamos se o projeto iria para a frente.
Quando recebi a confirmação que havia passado no teste e que estaria no elenco, foi uma emoção e alegria muito grande.
Quais as maiores dificuldades que você enfrentou quando começou na TV?
A dinâmica do trabalho na TV é muito diferente.
Quem vê uma receita passando não imagina que para cada preparo precisamos deixar vários passos prontos anteriormente, porque a cada movimento a câmera precisa acompanhar o desenvolvimento.
O tempo e a pressão da gravação são também desafiadores porque nada pode sair errado.
Como é trabalhar com casamentos e sonhos?
É sempre um desafio, pois sempre que falamos em sonhos estamos nos referindo a algo que ficará marcado na vida do casal.
Quando os noivos buscam meu trabalho, sempre procuro fazer o melhor a cada bolo, pois sei a importância que cada entrega possui.
Como o casal conhece o bolo somente na hora da festa, sempre fico ansiosa para ver a reação dos noivos, se gostaram da decoração, do sabor, é uma responsabilidade grande.
Como você formula os seus bolos e aconselha seus clientes?
Eu sempre gosto de entender a história do casal e buscar elementos que façam parte da vida deles para conseguir inserir, seja na decoração ou nos sabores, a identidade dos noivos, para que esse momento fique eternizado na memória.
Qual o maior desafio na confeitaria hoje?
A quarentena tem sido o maior desafio tanto para confeiteiros como para outros profissionais.
Na pandemia toda fomos obrigados a nos reinventar.
No meu atelier, as principais encomendas sempre foram de grandes comemorações, principalmente casamentos e aniversários.
Com a pausa destes eventos começamos a concentrar a produção para o desenvolvimento de linhas comemorativas, como Natal e Páscoa.
A resposta do público foi muito positiva e com certeza estas linhas vieram para ficar. Algo que está sendo mais procurado agora são bolos menores para pequenas comemorações.
É preciso conseguir enxergar oportunidades em períodos de adversidades.
Quais as suas inspirações?
Eu gosto de pesquisar muito, acompanho diversos profissionais do Brasil e do mundo e sempre busco ter um diferencial do meu trabalho.
Uma chef que sempre fui fã é a Pegg Porschen, que tem uma confeitaria linda em Londres.
E o seu casamento? Como foi fazer o bolo?
Foi um momento único e inesquecível.
Eu fiz questão de fazer o bolo porque era algo que sempre sonhei.
Meu marido fez apenas dois pedidos: o primeiro para que eu o surpreendesse e o segundo que nosso bolo fosse único e não pudesse ser copiado.
Como não existe nada mais único que nossas memórias, escolhi representar lugares especiais que fazem parte da nossa história e em meio a tantos retratos especiais, tinha também um nosso que estava escondido e só foi revelado na hora de cortar o bolo.
O sorriso do marido foi meu maior presente.
Conta pra gente um fato engraçado que tenha acontecido nos programas que faz com convidados e noivos?
Tenho vários momentos, minha calça já rasgou durante uma das entregas, já precisei retirar uma porta do meu atelier para conseguir retirar um bolo por conta da grandiosidade, situações engraçadas e inusitadas não faltam.
Dizem que trabalhar com comida e trabalhar com amor e inspiração. Como é para a Beca?
Eu sempre amei cozinhar, desde criança. Eu comecei fazendo bolachas com minha mãe para vender entre os vizinhos.
Sempre me encantou a transformação do alimento e o elo que ele possui com nossas histórias, sentimentos e lembranças.
Acredito que uma das maiores recompensas do meu trabalho é saber que através de um bolo consigo realizar um sonho.
Como foi e está sendo o processo da pandemia pra você? Na sua vida. Programas. Casamentos.
No começo da pandemia todo mundo ficou muito assustado sem saber o que aconteceria.
As gravações foram adiadas, todos os pedidos do atelier cancelados. Acabei usando esse tempo para pesquisar e tirar do papel alguns projetos antigos, como minha linha de dólmãs, meu canal do Youtube e meu curso de confeitaria, que sempre foi um sonho, mas nunca tive tempo para parar, estruturar o conteúdo e gravar.
O curso está quase pronto e fico muito feliz em ter esse projeto saindo do forno.
Beca você é tão jovem realizando tantos sonhos, o que aconselha para quem quer seguir essa profissão?
Não desista dos seus sonhos, acredite no seu potencial, busque formas de viabilizar seu negócio, se programe financeiramente, estude sobre o segmento, identifique um diferencial para fazer seu produto destacar na concorrência e priorize sempre o cliente.
Alguma novidade pra contar pra gente?
Sim, estou finalizando um curso de confeitaria que será lançado em breve e será destinado a todos que gostam de cozinhar e também a quem empreende na cozinha.
Nesse curso ensino várias técnicas de confeitaria, que vão desde o preparo de massas até finalização, todo passo a passo detalhado.
O curso conta com fichas técnicas e material de apoio para que o aproveitamento e experiência de quem assiste seja completo.
Sei que você trabalha com uma linha incrível da confeitaria, mas você poderia dar pra gente uma receita de bolo rápido e fácil para os leitores tentarem fazer?
BOLO DE CHOCOLATE CREMOSO DA CHEF BECA MILANO
Receita fica apenas 8 minutos no forno
Ingredientes:
- 225g de manteiga sem sal;
- 200g de chocolate meio amargo;
- 120g de açúcar;
- 100g de farinha de trigo;
- 7 ovos ou 360g;
Modo de Preparo:
- Derreta a manteiga e o chocolate, em seguida misture os dois. Reserve a mistura;
- Em um bowl misture o açúcar e a farinha de trigo peneirados;
- Em seguida acrescente os ovos;
- Por último, adicione a mistura reservada até formar uma massa homogênea.
- Unte a forma apenas com manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 6 a 8 minutos a 190 graus.
- Para desenformar, espere esfriar.
Sugestão: decore com chantilly e morango.
DICA: o chocolate pode ser derretido no microondas, basta picar e levar ao microondas de 30 em 30 segundos, mexendo entre os intervalos para não queimar. Repita esse processo até notar que está totalmente derretido.



As pinturas de Isabê também estarão na Casa-Quintal 109 de Manoel de Barros, museu na antiga residência do poeta, no Jardim dos Estados - Foto: Divulgação


Filme lança hoje - Foto: Divulgação

Patricia Maiolino e Isa Maiolino
Ana Paula Carneiro, Luciana Junqueira, Beto Silva e Cynthia Cosini


