Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quarta-feira, 12 de junho de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

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Carlos Hilsdorf escritor brasileiro

Sucesso e prosperidade são consequências,
prêmios pelo esforço e pela atitude
sincera e verdadeira de caminhar.

 

FELPUDA

Só faltou a musiquinha para o imponente salão se transformar em um arraiá verdadeiro, pois tinha de tudo por lá: gente com chapéu de palha desfiada solenemente na mesa, outros dando gargalhadas, talvez pensando se pediria emprestada a gravata mais exuberante do colega para compor a fantasia para a dança, e outros perguntando se na festa haveria barraca de pescaria. Um mais empolgado, equilibrando o saquinho de paçoquinha, cantava, feliz que só, trecho da composição de Ary Toledo: “Aaai... mataram meu carneiro, aaai e cortaram os quatro pés..’’. Pois é!...

Menor

O Dia dos Namorados em Campo Grande será no estilo “escorpião no bolso’’, pela pesquisa divulgada pela CDL CG. A data vai ser, digamos, mais econômica. A média de gasto por presente será em torno de R$ 213,61.

Mais

Já no ano passado, a média ficou em R$ 229,43. Dentre os mimos mais procurados estão roupas (38%), perfumes (22%) e flores (18%). Para a data, a entidade prevê vendas no total de R$ 87,14 milhões na Capital.

Bruno Wendling, Marcelo Freixo e Theresa Hilcar
Alvaro Landi, Sofia Wagner e Suada Rrahmani

Elas

Nas análises de experientes políticos, no segundo turno há grande chance de que a disputa pela Prefeitura de Campo Grande seja entre duas mulheres e com possibilidades de se aumentar o número da bancada feminina na Câmara Municipal. Isso acontecendo, dizem que o eleitorado feminino, que é o maior em MS, estará avançando nas lides políticas, o que poderá se repetir em 2025.

Índices

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o eleitorado em Campo Grande é de 646.555 pessoas. O universo feminino desbanca os homens nos números: são 349.409 mulheres, enquanto os homens somam 297.146, o que equivale a dizer que representam 45,958% dos que têm direito a voto, enquanto o índice delas é de 54,042%. É esperar para ver o futuro desempenho.

Na lista

Com a possibilidade cada vez maior do PL fazer aliança com o PP, ocupando a vice na chapa,
na disputa pela Prefeitura de Campo Grande, a vaga seria para indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na bolsa de apostas políticas, o nome que desponta com maiores chances é de Ana Cláudia Portela, filha de Aparecido Andrade Portela, o Tenente Portela, suplente da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, do Progressistas. Ana Cláudia é presidente municipal da legenda. A conferir.

Aniversariantes

  • Artur de Azevedo Perez Filho,
  • Gisele Furquim,
  • Adriana de Araújo Ovelar,
  • Celina Maria de Jesus,
  • Maria Rosa Ortega,
  • Edson Antonini,
  • Eduir Loubet,
  • Junio Hideo Sasaki,
  • Anelza Leite Campos,
  • Aline Tatiana Bachega,
  • Antonio Vieira Martins,
  • Diego Albuquerque Correa,
  • Robson Espíndola Dias,
  • Luciana Mecchi,
  • Celso Higa,
  • Silmara Ferreira,
  • Adonis Guimarães Lima (Dodô),
  • Noemi Karakhanian Bertoni,
  • Odilon Coral Ferreira,
  • Cassia Fatima de Emilio,
  • Eloar Vieira de Lara,
  • Keila Soares Trad,
  • Jéssika Silva Candelário,
  • Laila Casimiro Zahran Silveira,
  • Dr. Alexandre Frizzo,
  • Yasmin Ferzeli Graciuzo,
  • João José Binelo Batista,
  • Guilhermina Valente Lopes,
  • Mariel Marcio Oliveira Vilalba,
  • Roseli do Carmo de Souza,
  • Caroline Xavier Siqueira,
  • José Facundo da Silva Mota,
  • Antonia Cândida Duarte,
  • Fábio Rosemberg de Mattos,
  • Thalyssa Bastos Nogueira,
  • Abadio Marques de Rezende,
  • Iracema Souza Mendonça,
  • Juan Milciades Cazal Pedrozo,
  • Shirlei Aparecida Gibertini,
  • Lorival Antônio Bagio,
  • Antônio Arguelho,
  • Aline Weiller de Medeiros,
  • Antônio Crispin Alves da Cunha,
  • Edson Espíndola Cardoso,
  • Fátima Coelho de Oliveira,
  • Wellington Araujo da Silva,
  • Dr. Leolino Teixeira Junior,
  • Dr. Mauro Garicoi Pedraza,
  • Élio Vasquez Aristimunha,
  • Dr. Antônio Luiz Netto,
  • Maura Marcondes Ribeiro,
  • Antônio Luiz de Souza Mello,
  • Wilma Pinto Ribeiro,
  • Wilson da Vila,
  • Joana Villalba,
  • Reginaldo Martinez,
  • Eunice Silva,
  • Lúcia Camilo Silva,
  • Carlos Ortiz,
  • Valda Barros da Silva,
  • Evaldo Russel Vieira,
  • Cladis Sanches Lopes,
  • Karina de Lima,
  • Carla de Araújo Mello,
  • Maria Antonieta Teixeira Albaneze, Dr. Paulo de Tarso Guerrero Muller, Inês Regina Costa Gaeta,
  • Lorivaldo Antônio de Paula,
  • Aline Paula Horta Marques,
  • Annelise Jardim,
  • Guilherme Oshiro Taira,
  • David Ferreira Nantes,
  • Zilda Rotela de Jesus,
  • Miriam Gonçalves Queiroz,
  • Aníbal Ortiz Ramires,
  • Ketty Susy Paixão,
  • Raissa Amaral Espinola,
  • Helcio Simonato Barbosa,
  • Disney da Costa Rezende,
  • Leonardo Jose da Costa,
  • Augusto Vissoto Filho,
  • Carolyne de Souza Fonseca,
  • Sérgio Felga Junior,
  • Darci Ribeiro dos Santos,
  • Rosângela Falcão de Oliveira,
  • Delaide Maria Smaniotto,
  • Reinaldo Borges de Moraes,
  • Rosa Manara Arakaki,
  • Sandra Regina Martins Ferraz e Lopes,
  • Angela Priscila Junqueira de Lima Silva,
  • Dr. José Benedito Geraldes de Lima, Antonio Adão Manvailler Vendas, Maria Luiza Scaffa Chelotti,
  • Roberta Albertini Gonçalves,
  • Éllen Ribeiro Lacerda Alves,
  • Monique Fioravanti Sansão Bazan,
  • Rodrigo de Oliveira Lusena,
  • Júlio Celestino Ribeiro Fernández,
  • André Costa Ferraz,
  • Fábio de Oliveira Fagundes,
  • Raphaela Silva Modeneis Reis,
  • Filomena Castro Andrade,
  • Hudson Mário Pereira,
  • Antônio Elias Galo,
  • Walberto Laurindo de Oliveira Filho,
  • Selma Francisca Cardena Rocha, Enio Canteiro Arce,
  • Lusimery da Costa Borges,
  • Nelita Antônia de Oliveira,
  • Fabiane Ortiz de Araújo de Lima.

OSCAR 2026

Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

21/12/2025 23h00

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62% Divulgação

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As expectativas brasileiras para o Oscar 2026 crescem antes mesmo do anúncio oficial dos indicados, previsto para 22 de janeiro. Wagner Moura aparece entre os nomes mais fortes da disputa pelo prêmio de melhor ator, segundo um novo levantamento do site especializado Gold Derby.

De acordo com a projeção, o ator brasileiro tem 91,34% de chance de vitória, porcentual que o coloca na terceira posição entre os 15 nomes mais bem colocados na categoria. A lista reúne artistas que já figuram entre os pré-indicados e aqueles acompanhados de perto durante a temporada de premiações.

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%. Wagner aparece logo atrás, à frente de nomes como Michael B. Jordan e Ethan Hawke.

As estimativas do Gold Derby são elaboradas a partir da combinação de previsões de especialistas de grandes veículos internacionais, editores do próprio site que acompanham a temporada de premiações e um grupo de usuários com alto índice de acerto em edições anteriores do Oscar.

O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, com transmissão da TNT e da HBO Max, e terá novamente Conan O’Brien como apresentador. A edição também deve ampliar a presença brasileira na premiação: produções nacionais como O Agente Secreto já figuram em listas de pré-indicados da Academia, em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.

Ranking do Gold Derby para o Oscar 2026 de melhor ator:

1. Leonardo DiCaprio (95,08%)

2. Timothée Chalamet (93,62%)

3. Wagner Moura (91,34%)

4. Michael B. Jordan (83,35%)

5. Ethan Hawke (73,46%)

6. Joel Edgerton (25,24%)

7. Jesse Plemons (7,09%)

8. George Clooney (4,25%)

9. Jeremy Allen White (4,06%)

10. Dwayne Johnson (2,64%)

11. Lee Byung Hun (2,52%)

12. Oscar Isaac (0,83%)

13. Daniel Day-Lewis (0,39%)

14. Brendan Fraser (0,31%)

15. Tonatiuh (0,24%)
 

Correio B+

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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