Correio B

CARA DE PAISAGEM

Troca de mísseis nas redes sociais marca reta final da campanha eleitoral

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quarta-feira, 2 de outubro de 2024 - Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

MIA COUTO - ESCRITOR MOÇAMBICANO

Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer”.

FELPUDA

Nesta reta final de campanha, o eleitorado de Campo Grande está tendo de ter muita paciência para aturar os ataques entre adversários nas redes sociais. Uns e outros se fazem de vítimas nessa troca de mísseis, e ao mesmo tempo posam com cara de paisagem. Muito cômodo, aliás, para aqueles que são os donos dos arsenais. Que ninguém se iluda: no campo político minado, a centopeia mais ingênua anda de perna de pau. Imaginem as outras...

Cenário

A prefeita Rhaiza Matos, de Naviraí, que disputa a reeleição, vive um cenário diferente de quando foi vitoriosa em 2020. Ela entrou no páreo um dia antes do pleito, com o falecimento do seu pai, o então deputado estadual Onevan de Matos.

Mais

O deputado Onevan era considerado o candidato preferido do embate. Assim, sem nunca ter disputado uma eleição e, é claro, não ter feito campanha, Rhaiza assumiu o lugar e conquistou a cadeira mais cobiçada da administração municipal.

Jessica Buainain de Castro e Dra. Lizabel Gemperli

 

Paulo Borges

Adivinhões

Nesta semana que antecede as eleições para prefeitos e vereadores, o que mais se ouve são as “previsões dos oráculos das esquinas”. Em cada uma delas há alguém falando, com autoridade, quem vai para o segundo turno e os vereadores a serem 
eleitos em Campo Grande. Assim como neste calor abrasador há um sol para cada pessoa, o mesmo parece ocorrer com as tais bolas de cristal. 

Mas...

O interessante, para não dizer outra coisa, é que, pelo tanto que se ouve, haverá “mais candidatos” do que vagas na nova fase 
da disputa pela prefeitura. Isso sem contar os que falam em vitória no primeiro turno. Por essas previsões amalucadas, teriam de haver mais do que 29 cadeiras na Câmara Municipal de Campo Grande.

Pelo contrário

Pesquisa do DataSenado, realizada neste ano, vem confirmar o que alguns poucos políticos já sabem há muito tempo e que pode ser aplicado em Campo Grande: a maior parte da população brasileira com direito ao voto não se considera politicamente nem mais à direita nem mais à esquerda nem mais ao centro. 

Cá por essas bandas, o que falam é que o cidadão quer saber quem tem propostas para resolver os problemas mais simples da cidade, mas que incomodam muito. O resto é “encheção de linguiça”, arrematam.

ANIVERSARIANTES

Roneu Moreira Brum, 
Dra. Sandra Georges Sleiman Gomes, 
Dr. Joenildo de Sousa Chaves, 
Eva Maria Cesar Oliva,
Fernando Veríssimo Baruta, 
Gilson José Portes da Silveira,
Dr. Elson Yamasato,
Otávio de Souza Escobar,
Jorge Alberto Caravajal Leite,
Hedil Amado Felicio,
Wanderley Herculano Olive,
Abelardo Teixeira Fraga,
Nelson Benedito Netto Júnior, 
Walter Pereira dos Santos,
José Raphael Fernandes Lins, 
Thiago e Silva Teruya,
Laércio Vendruscolo, 
Ana Paula do Souto de Arruda Alves, 
Samuel de Arruda Farias, 
Dra. Ester dos Anjos Oliveira de Moraes,
Dra. Maria Auxiliadora Loschi, 
Kenia Pereira Ifran,
Henrique Xavier, 
José Ivanir Ribeiro Durães,
Gilberto Fleuri Stefanelo,
Lucas Junot Dutra Morisson,
Alfredo Antunes Soares,
Antenor Balbinot Filho,
Dr. Marcio Vieira Recalde,
Arcendina Oliveira Silveira,
Carlos Eduardo de Souza Xavier,
Cristian Queirolo Jacob,
Durval Nunes da Silva,
Allan Oliveira Gutemberg,
Marta Maria Drumond,
Dalcia Rodrigues da Silva,
Eduardo de Paula de Souza,
Angela de Jesus Santana,
Edward de Figueiredo Cruz,
Mario Pasini,
Nelson Teruya,
Paulo Sergio Fluninhan,
Elias Torres Barbosa,
Dra. Maithê Vendas Galhardo, 
Dr. José Carlos Carrato,
Priscila Papasidero, 
Ely Dias de Souza,
Evaldo Rodrigues Patricio,
Fabiano Espíndola Pissini,
Henrique João Ruas Pereira Coelho,
Jader Roberto de Freitas,
Ana Lúcia de Carvalho,
José Vander Lopes Batista,
Leandro de Souza Godoy,
Marcel Marques Santos,
Patrícia Senedes,
Marcelo Fernandes de Carvalho,
Mateus Bortolás,
Orlando Cesar Costa,
Pedro Ricardo da Silva,
Rafael Cavazzoni Lima,
Enio Villanova Torres,
Renato Chagas Corrêa da Silva,
Leontina Barbosa Alegre,
Angela da Silva Dias, 
Camila Corrêa de Souza,
Dr. Aguinaldo Pereira de Nadai,
Henry Harfuch, 
Elias de Araujo Alencar,
Francisco de Paula Ribeiro,
Munir Jorge,
Vânia Maria Brum,
Antonio Rodrigues Neto,
Marisa Júlia Coutinho,
Angela Maria Perez Donega,
Carmélio José dos Santos Filho,
Moysés Almeida Victório,
José Vieira Lopes,
Claudionor Teixeira,
Angela Regina Bobadilha,
Marco Aurélio Cardoso,
Marilene Machado da Silva,
Rosana Alves Correia, 
Angela Glória da Silva,
Luciene Aparecida Ferreira,
Andréia de Oliveira,
Jonas Pereira de Souza Neto,
Raimunda Rosa de Lima,
Milton Rodrigues Pereira,
Dr. Edvardes Carmona Gomes,
Maria Yolanda de Castelo Branco,
Raul Pertuzzatti, 
Valdir Martinelli,
Ana Lucia Laburu,
Alcindo Ribeiro Vilela,
Rondinelio Corrêa de Gouveia,
Werner Hugo Dreyer,
Jeanete Bittencourt Maia,
Adair Martins Torres,
Jamil Rossetto Schelela, 
Marlene Oliveira Cunha Gregol,
Solange Pereira Queiroz Nantes,
Odair Serrano de Oliveira,
Paulo César de Arruda,
Welder Souza Mongelli,
Alexandre Alves Herculano,
Valdelice Sueli dos Santos,
Carolina Bergo Domingues,
Lucila Menezes Nunes.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer

Médico veterinário cita alguns exemplos de alimentos típicos das festas de fim de ano que colocam em risco a saúde dos animais.

21/12/2024 15h00

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com a proximidade das festas de final de ano, nosso paladar fica aguçado ao pensarmos nas delícias típicas da época, especialmente das ceias de Natal e Réveillon.

Para muitos tutores de pets, esse também pode ser o momento de agradá-los com petiscos que fazem parte da alimentação dos humanos, e até mesmo oferecer as sobras das ceias. Mas ainda que seja “só um pedacinho” para matar a vontade daquele olhar pidão, esses alimentos podem ser altamente prejudiciais aos animais.   

Além das sobras das ceias, há uma série de comidas típicas desta época do ano que apresentam riscos ocultos para nossos amigos de quatro patas: “É importante alertar os tutores para não oferecerem esses alimentos aos seus animais, pois podem causar intoxicação, ocasionando diarreia, vômitos e danos ao sistema digestivo”, orienta Gustavo Quirino, médico-veterinário que atua na equipe de treinamento técnico da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil.

O veterinário cita alguns exemplos de alimentos típicos das festas de fim de ano que colocam em risco a saúde dos animais de companhia:

 - o primeiro item da lista de alimentos proibidos é o chocolate, presente nas sobremesas e nos chocotones, pois contém duas substâncias tóxicas para cães e gatos: cafeína e teobromina, que podem provocar vômitos, diarreia, convulsões e problemas cardíacos. Para animais mais sensíveis, podem até levar à morte. Vale destacar que o tutor que pensar em oferecer um chocolate mais amargo, acreditando ser menos prejudicial, estará colocando o animal em risco, pois o teor de teobromina é maior;

- a uva fresca ou passa, tão comum nesta época, é uma das frutas mais perigosas para os cães, pois contém uma substância tóxica aos animais que pode provocar alterações como o aumento da frequência urinária e da ingestão de água, ocasionando lesão nos rins;

- temperos como o alho e a cebola, usados nas preparações e considerados saudáveis na dieta humana, podem atacar as células do sangue dos animais, podendo causar anemia.

O médico-veterinário pode dar mais informações sobre o assunto e alertar os tutores para os riscos de oferecer esses alimentos, orientando-os sobre a importância de manter a rotina alimentar do pet neste período de festas.

 

Correio B+

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves

Espionagem está em alta com Black Doves, uma série original e emocionante sobre traição.

21/12/2024 13h00

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves Foto: Divulgação Netflix

Continue Lendo...

Se o gênero de espionagem tivesse “sumido”, até diria que há um “retorno”, mas, de alguma forma no mundo de desinformação, os espiões andam em alta. Ainda mais que segundo a “ficção”, há diversas agências independentes agindo ao redor do mundo, mas com pés bem fincados em Londres, na maior parte.

Assim como hoje em dia toda plataforma tem um espião para chamar de seu, chega a ser difícil eleger a melhor das séries, mas, sem dúvida os espiões de Black Doves já estão entre os meus favoritos, em especial porque sou fã de Ben Whishaw e Keira Knightley.

Quando Keira Knightley viveu Domino Harvey, no filme Domino eu achei que estava ótima nas cenas de luta e com armas de fogo. Porém, como uma atriz “séria”, ela passou os outros 21 anos em filmes de época ou dramáticos (excluindo a trilogia dos Piratas do Caribe), portanto estou adorando seu ‘retorno’ ao gênero de ação, até porque Black Doves já tem segunda temporada garantida.

E Ben Whishaw, que para as duas últimas gerações é o Q da franquia 007, é um ator britânico renomado, conhecido por sua versatilidade no cinema, televisão e teatro, e famoso por sua habilidade de interpretar personagens complexos e introspectivos.

Em 2018, ganhou um Emmy por sua atuação como Norman Scott na minissérie A Very English Scandal, ao lado de Hugh Grant. Dito tudo isso, para quem não ouve a versão dublada, talvez seu papel mais popular seja o adorável urso Paddington, dos filmes da franquia homônima.

Imaginem aquela voz doce como um espião implacável? Mesmo que seja mais lembrado por suas performances emocionais e vulneráveis, que exploram temas humanos profundos, é especial quando Ben entra no universo de tiros e pancadaria.

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black DovesCinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves - Divulgação

Black Doves tem sido comparado à The Agency por colocar a vida pessoal dos espiões em igual plano à ação, mas estou achando ainda mais interessante: mescla humor, aventura, bons diálogos e uma história que, embora complexa, direta. E Londres nunca esteve tão linda!

Sabe o que faz de Black Doves uma das melhores séries de espionagem no momento? ORIGINALIDADE. Não vem de livros, jogos ou refilmagens. Que alívio! Portanto, aqui conhecemos Helen Webb (Knightley), uma espiã que por anos tem revelado os segredos de seu marido político para uma organização secreta chamada Black Doves.

A história ganha força quando seu amante, Jason, é assassinado. Isso leva Helen a uma investigação perigosa ao lado de Sam (Ben Whishaw), um amigo de longa data, envolvendo o submundo de Londres e uma crise geopolítica iminente.

Todos os crimes acabam se conectando e não é fácil identificar exatamente quem é o antagonista, mas é uma viagem interessante, porque traz uma Londres natalina em uma história emocionante e cheia de ação sobre amizade e sacrifício. São apenas episódios, mas toda cara de uma continuação. Eu quero mais!

Cinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black DovesCinema B+: Keira Knightley e Ben Whishaw brilham em Black Doves - Divulgação

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).