Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 10 de junho de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

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Albert Einstein físico alemão

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa 
daqueles que fazem o mal, mas sim por causa 
daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.

FELPUDA

Apesar de estar cercado de especialistas em costuras políticas bordadas para atrair mais gente para o ateliê, a fim de mostrar modelitos que serão distribuídos, em forma de cargos, caso venham a aderir à confraria, partido percebe que o pré-candidato não estaria ainda com bom desempenho na passarela eleitoral. Nas coxias, há modistas pensando lá com seus botões, entre uma alfinetada e outra, que “é muita roupa” para o tamanho do modelo e que poderia ter sido escolhido alguém com medidas mais adequadas. Pode?

Articulando

Hábil articulador político e ocupando ponto-chave do governo de MS, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, está dando andamento ao plano de administração municipalista do governo Riedel.

Mais

Dessa forma, vem atendendo a classe política do interior do Estado, principalmente prefeitos, azeitando 
a engrenagem para resolver as demandas existentes. Tudo isso, dizem, sem tirar os olhos de 2026.

Cristina Marques e seu filho Leandro Marques

 

 Eduardo Petrelli e Stephanie Garcie

Encarando

De cidade do interior partiu aviso do prefeito de que vai apoiar pré-candidato de outra sigla e que já se prepara para vir com tudo em 2026, disputando uma cadeira na Assembleia. Ele tem dito que vai fazer de tudo pela eleição do seu preferido, para mostrar que tem votos e “bala na agulha’’. Mesmo magoado com sua legenda, afirma que não pedirá desfiliação e nem acredita que alguém peça sua expulsão por infidelidade.

Como é?

Vereador de Campo Grande está questionando o que vem ocorrendo. Segundo ele, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), como o nome diz, analisa a constitucionalidade de todos os projetos e, não havendo desrespeito às leis, dá parecer para tramitação e votação em plenário. Até aí, tudo bem. Ocorre que muitas dessas propostas aprovadas que seguem para sanção do Executivo são barradas. Motivo? Por inconstitucionalidade.

Sem lógica

Ocorre, ainda, que projetos vetados pelo Executivo retornam para o Legislativo para que sejam mantidos ou derrubados. Aí surge o fato estranho: alguns dos integrantes da comissão estariam sendo favoráveis à decisão do Executivo, no caso, votando contra eles mesmos, que deram parecer pela constitucionalidade das propostas. Agora, o intrigado vereador quer saber se os colegas não entendem de lei, se a assessoria deles é que não ou se esses dois times não estão entendendo de nada. Em tempo: nos últimos dois anos, foram barrados 131 projetos.

ANIVERSARIANTES

Dr. Hélio Mandetta,
Dra. Vera Lúcia Quelho Benigno dos Santos, 
Dr. Cláudio Albernaz César,
Antônio Nadra Jeha,
Daniel Albuquerque,
Antônio dos Anjos Branco,
Darlene Gomes Arentes,
Johann Zopff Medina Soares,
Geracina Garcia de Lima,
Arlindo Zamigman,
José Admilson Leite da Silva,
Nobuco Sato Amaro,
Paulo Alves de Miranda,
José Narciso de Souza,
Yara Maria Passos Viana,
Edson Francisco de Oliveira,
Jone da Conceição Pereira,
Constantino Silva Santana,
Elisa Nagamine Oshiro,
Dr. Sérgio Luiz Morelli,
Fermiano Yarzon,
José Alcides dos Santos,
Maria Aparecida Stielhler Fachini, 
Dr. Luis Abrahan Taleno Orozco, Hermes Quirino de Souza,
Luiz Claudio Hugueney de Faria,
Artur Silva Maciel,
Ilde Edi Francois do Prado,
Antoliana Acosta,
Nelson Francisco Barbosa,
Ariana Felisberto, 
João Anselmo Antunes Rocha, 
Alda Regina Neves da Cunha Moura,
Maurício Arruda,
Antônio Barbosa Moreno,
Hugo Tamura,
Maria Lúcia Fialho Oliveira,
Marlon Maciel,
Sandra Silvia Oliveira Barboza,
Luiz Antônio Ruiz Savério,
Umbelina Alves Martins,
Dra. Maria da Graça Severo dos Santos,
Margarida Tamashiro de Oliveira,
Maria Helena Vendrame,
Amanda Trad Peron, 
Raquel Medeiros Cândia,
Izaltina Coelho,
Erinaldo Motta,
José Paulo de Souza Bail,
Ruth Vânia Soares,
Hilda Borba de Oliveira,
Paulo Lobo Júnior,
Aparecida de Lurdes Gonçalves de Oliveira,
Bianca Anelli Gianini,
Maria Margarida da Silva,
Alda Garcia de Oliveira,
Eudóxio Ferreira Machado,
Sofia Ledesma Peixoto,
Michelly Lanzarini,
Syrley Mendes Nogueira,
Lúcia Helena Monteiro,
Elias El Daher,
Maria Cândida Barbosa,
Kênia Fátima Bernardes,
Eliliane Ruiz,
Cleide Aparecida de Souza,
Dr. Francisco Yocio Asato,
Odette Badocco Ferraz Pacheco,
Paulo Augusto Gaspareto Ferreira,
Raimunda Ferreira de Freitas Moraes,
Carlos Roberto Mancilla,
Cleuza Clenir Pereira Borges,
Ronaldo Francisco Regis,
Givanildo Spessoto Rondina,
Elias Vargas Nogueira,
Letícia Daltrói,
Alady Souza Nogueira,
Josemar Rodrigues de Oliveira,
Fábio Freitas Corrêa,
Luis Sosa dos Santos,
Renata Enedite Pinto Pereira dos Santos,
Kelly Cristina Alves Soares, 
Antônio Paulo Rossetto,
João Eder Kruger,
Giuliano Ferreira Leal, 
Hélio Albino dos Santos,
Benito Cristaldo, 
Ricardo Kaoru Higa, 
Daniely Heloise Toledo Fraga,
Luciane Vasques Ferreira Taveira,
Adriana Lazari,
Marcos Francisco Perassolo,
Henrique Costa Gasparini,
Rúbia Nazareth Dantas,
Vera Lucy Dias do Espírito Santo, Renea Lucy Guimarães, 
Glenda Gonçalves dos Santos, 
Anne Nascimento Ribeiro, 
Karen Leticia Tarasiuk,
Daniel Rodrigues da Silva,
Luiz Antônio de Figueiredo, 
Sandro Marcio Pereira,
Noemi Mendes Ferrigolo, 
Lúciana Lazarini Teixeira, 
Roberto de Avelar,
Márcia Dias Lessonier Medeiros,
Ademar Ocampos Filho.


*Colaborou Tatyane Gameiro

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B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira!

Médicos alertam sobre riscos da exposição solar e sobre a importância da proteção solar eficaz

21/12/2025 19h00

Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira!

Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira! Foto: Divulgação

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Infelizmente … aquele bronze dourado e saudável não existe! Esse, que é o desejo de muitas pessoas, pode representar um real perigo para a saúde da pele. “Classificamos os tipos de pele de I a VI, de acordo com a capacidade de resposta à radiação ultravioleta (UV), sendo chamado fototipo I aquele que sempre se queima e nunca se bronzeia, até o VI, pele negra, totalmente pigmentada, com grande resistência à radiação UV. A pigmentação constitutiva - cor natural da pele - é definida geneticamente. A cor facultativa - bronzeado - é induzida pela exposição solar e é reversível quando cessa a exposição”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O chamado "bronzeado dourado" é observado nas peles mais claras e para ocorrer, ocasiona danos no DNA das células.  “As  consequências serão vistas anos mais tarde, em forma de fotoenvelhecimento, manchas ou lesões cutâneas malignas.O ideal é respeitar seu tipo de pele e sua sensibilidade ao sol. Nunca queimar a ponto de “descascar”. Importante: evite se expor ao sol entre 10 e 16h”, detalha a dermatologista. 

Dra. Ana Paula alerta ainda sobre os riscos de bronzeamento artificial, através das câmaras de bronzeamento: “esse é ainda mais prejudicial para a pele do que a exposição ao sol. A radiação é entregue de forma concentrada e direta, sem nenhum tipo de filtro ou proteção”.  

A médica ressalta que filtro solar não é uma permissão para a exposição ao sol. “Ele é um grande aliado, desde que sejam seguidas as orientações de horário, evitar exposição exagerada e usar complementos como bonés, óculos etc”, reforça Dra. Ana Paula Fucci.  

- Proteção solar eficaz 

A rotina de proteção solar é muito importante em qualquer época do ano, sobretudo agora no verão.  “Não deixe para aplicar o filtro quando chegar na praia ou piscina, por exemplo. O ideal é aplicá-lo cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol, para dar tempo de ser absorvido e começar a agir. Também devemos reaplicar o filtro solar a cada 2 horas ou após se molhar ou suar muito”, destaca Dr. Franklin Veríssimo, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. 

Dr. Franklin destaca três aspectos importantes para uma proteção solar eficaz:

1- “Use filtro com FPS 30 ou maior;  e para as crianças ou pessoas que possuem pele mais sensível, FPS de no mínimo 50;

2- Use proteção adicional ao filtro solar, como chapéus, viseiras, óculos escuros. Recomendo evitar a exposição solar entre 10 e 16h;

3.  Use roupas leves, claras e chapéu e óculos de proteção UV, principalmente se for praticar caminhadas e atividades físicas ao ar livre.  Quem costuma ficar muito tempo no sol tem que redobrar os cuidados e investir em roupas com proteção ultravioleta”, conclui o médico.  

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