A carne moída é um trunfo da culinária mundial, com resultados muito satisfatórios nos mais diversos usos que as tradições da mesa estabeleceram nos cinco continentes.
Está presente no italiano molho à bolonhesa, na kafta árabe, nos sofisticados canapés de carne crua, que são comuns em alguns países europeus e, campeãs de audiência, nas almôndegas, que funcionam bem como item do prato principal ou sozinhas, como tira-gosto.
É com esse espírito de satisfação universal e bastante facilidade no preparo que você está convocado para a aventura do sabor de hoje. O ponto de partida para a sua performance com o avental, simbolizado no título desta página, é lúdico: quantas vezes, durante a infância, não nos perguntamos a diferença entre uma torta e um bolo?
Pois é, na tenra idade dificilmente alguém se faria a questão relacionado-a a pratos salgados, já que são os doces que costumam comandar o paladar das crianças. O que muda todo o vetor, na sugestão de hoje, é a ausência do açúcar.
Mas a alegria e o dilema permanecem, sem contar a fartura de aromas: você prefere bolo ou torta de carne moída? Para ambos os casos, o patinho é um corte bem suculento, mas vários outros são igualmente eficientes.
O BOLO
No GPS das receitas indicadas, o bolo de carne fica pronto em menos tempo. Com tempo total de uma hora de preparo, a receita leva a assinatura da dupla de chefs Cami e Rafa, do site www.naminhapanela.com. São 20 minutos para, literalmente, fazer o bolo e mais 40 minutos de forno preaquecido a 200ºC.
Os itens de recheio mencionados são apenas uma sugestão de uma paleta bem diversificada de opções. Essa abertura para uma maior liberdade nos experimentos é um dos aspectos favoráveis da carne moída, diferentemente, por exemplo, de peixes e frutos do mar, que costumam exigir mais rigor na condução dos preparos em decorrência dos sabores e das características das iguarias de água salgada.
Variando muito ou pouco no recheio, o importante é deixar tempo para a carne absorver os sabores. Um descanso de, pelo menos, 15 minutos vai deixar seu bolo de carne com um gostinho a mais. Apenas tenha cuidado com as quantidades de sal. Quanto mais tempo de descanso, mais apurado (e mais salgado) ficará o sabor.
Se não tiver o hábito de consumir a sopa de cebola em pacote, recorra a um plano B. Nesse caso, a mistura seria: 1 colher (sopa) de cebola em pó, 1/2 colher (sopa) de salsa desidratada e 1/2 colher (chá) de sal.
Não esqueça de pincelar o bolo com manteiga, é esse procedimento que vai garantir um bolo de carne bem dourado e suculento. Evite recheios muito líquidos. Uma dica é aproveitar recheios cozidos previamente, que liberam menos água durante o cozimento do bolo de carne. Ah, e o queijo não precisa ser cozido antes.
A TORTA
Já a torta de carne moída pode ser feita com a proteína animal já misturada na massa ou com o acréscimo do recheio, em separado, posteriormente. A segunda opção acaba sendo mais apreciada.
Essa receita também é bem fácil de ser dominada e, do mesmo modo que o bolo, sai bem em conta na hora de puxar a carteira para pagar os itens.
Mas ela precisa de 90 minutos para ficar pronta, meia hora a mais que o bolo. Além do recheio, um bom molho – pode ser branco ou de tomates – deixará a torta ainda mais atrativa.
A menos que você pretenda servi-la como um prato frio. Aí, nada de molhos quentes. Substitua, se for o caso, por um pouco de molho de inglês ou de mostarda na hora de degustar.
Se quiser um pouco mais de aventura, na etapa de preparo, coloque metade da massa na forma, recheie com bacon ou com ovos cozidos – inteiros ou cortados ao meio – e cubra com o restante da massa em seguida. Gostou? Agora, ao trabalho e bom apetite!
Bolo de carne moída
Ingredientes
> 500 gramas de carne moída;
> ½ pacote de sopa de cebola;
> 1 colher (chá) de alho picado;
> Pimenta moída na hora;
> Manteiga para pincelar o bolo de carne.
Para o recheio
> 1 cebola grande;
> 1 tomate médio;
> 1 pimentão pequeno (de qualquer cor);
> 100 gramas de queijo coalho.
Modo de Preparo:
Misture bem a carne moída com a sopa de cebola, o alho e a pimenta. Em seguida, deixe pegando sabor por 15 minutos. Para o recheio: pique a cebola, o tomate e o pimentão e misture-os em seguida. Acrescente o queijo coalho e misture mais um pouco.
Logo depois, abra a carne em um círculo, deixando uma camada de aproximadamente um dedo de espessura. Adicione então o recheio no meio e, puxando as laterais para o centro, vá fechando cuidadosamente. Disponha o bolo em um tabuleiro untado e pincele manteiga por todo a peça. Asse em forno preaquecido (200°C) por aproximadamente meia hora ou até que crie uma crosta bem dourada por fora.
Torta de carne moída
Ingredientes
> 250 gramas de carne moída;
> 50 gramas de polpa de tomate;
> 150 gramas de pão moído ou farinha de rosca;
> 100 ml de leite;
> 1 ovo;
> 50 gramas de bacon;
> 50 gramas de queijo ralado;
> 1 cebola grande;
> 1 cenoura média;
> ½ colher (café) de pimenta-do-reino;
> ½ colher (chá) de tomilho;
> 2 colheres (chá) de sal.
Modo de Preparo:
Frite o bacon, cortado em tiras, e coloque para escorrer sobre um papel absorvente. Corte a cebola e rale a cenoura.
Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande e misture até a massa adquirir uma consistência uniforme. Unte uma forma de bolo (de preferência das que possuem formato redondo com um furo no meio) e asse por 1 hora e 30 minutos. Desenforme e sirva quente ou fria.


