Viralizado nas redes sociais, o poke tem ganhado cada vez mais visibilidade no mercado. Com sua origem havaiana e influência japonesa, é um prato bastante nutritivo, que consiste - na receita original, em uma combinação de peixe cru cortado em cubos, com arroz e pode incluir frutas, algas, hortaliças, sementes, crocantes e outros acompanhamentos
A criação do poke aconteceu por volta de 1970, quando pescadores havaianos costumavam preparar aperitivos de peixe temperados com condimentos típicos. Em 2012, o poke ressurgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, associado à cultura dos surfistas locais, tornando-se uma opção alimentar mais saudável e permitindo que o prato conquistasse fama mundial.
Já o nome poke significa “cortar” ou “fatiar”, fazendo referência ao corte do peixe servido em tigelas.
O mais novo queridinho da galera, além de ser extremamente saboroso, é uma excelente opção para quem busca manter o peso, já que se trata de uma refeição equilibrada, rica em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, carboidratos e nutrientes essenciais.
Tipos de poke
Por ser um prato versátil, é possível fazer diversas combinações de poke, incluindo diferentes proteínas, e não só peixe, verduras e acompanhamentos. Confira algumas das opções:
- Poke de Atum: Preparado com atum em cubos, acompanhado de pepino, manga e cenoura fatiados.
- Poke de Frango: Contém frango grelhado, servido com molho teriyaki.
- Poke de Salmão: Feito com salmão, edamame, abacate, pepino, cebola roxa, molho de soja, molho de gergelim e gergelim torrado.
- Poke Vegano: Inclui tofu, pepino, cenoura, manga, molho de soja, limão e molho de gengibre.
- Poke de Camarão: Preparado com camarões frescos e abacate.
- Poke He’e (ou Tako Poke): Tradicionalmente feito com polvo, peixe e uma combinação de outros ingredientes.
Poke na Capital
Em Campo Grande já são mais de 10 lugares que oferecem o poke, entre restaurantes especializados apenas neste prato e outras casas de sushi.
Letícia Rocha é fundadora do Maré Poke e conta que o maior diferencial do poke é justamente a liberdade que ele proporciona, diferente do sushi, além de ser “um prato saudável, equilibrado e repleto de sabor, mas sem cair na monotonia”.
“O poke permite uma personalização completa, tornando cada refeição única para o cliente. É prático, moderno e combina perfeitamente com o clima de Campo Grande. Enquanto o sushi carrega uma proposta mais tradicional, o poke é leve, descontraído e ao mesmo tempo equilibrado e criativo”, afirma.
Já em relação a trazer uma novidade para o mercado campo-grandense, ela explicou que o maior desafio foi o processo de apresentar o poke a um público que, em grande parte, não conhecia o prato.
“Muitas pessoas não sabiam o que esperar ou como funcionava a personalização. Aos poucos, fomos conquistando a confiança do público, mostrando que o poke é uma opção fresca, saudável e completamente personalizável. A receptividade foi excelente, e hoje temos um público fiel que valoriza a experiência de montar o poke do seu jeito”.
O Maré Poke está localizado na Rua Pernambuco, 2193 e por enquanto só oferece o serviço de “take away”. Onde o cliente pode vivenciar a experiência de escolher os ingredientes na bancada e acompanhar a montagem do seu poke, mas sem a opção de consumo no local.
Por fim, também é oferecido mais de 30 itens no cardápio, alguns até exclusivos, como o melão e o broto de feijão (moyashi), além das proteínas que vão desde peixes até frango crispy - especialidade da casa.
-
Mana Poke
A franquia Mana Poke iniciou as atividades em 2018 com a instalação da primeira loja no Cambuí, em Campinas (SP). Após o sucesso da primeira unidade e de outra instalada em Barão Geraldo, decidiram tornar-se uma holding de alimentação, que atualmente conta com 57 unidades, em 10 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraíba e Mato Grosso do Sul.
No restaurante são 3 tipos de tamanho, podendo consumir em espaço físico ou pedir pelo delivery. Além da opção 'monte seu poke' também são oferecidas 7 sugestões da casa.
O Mana poke está localizado na rua Euclides da Cunha, 655 - Jardim dos Estados, Campo Grande.
- Gokei Poke e Bowls
O Gokei Poke funciona apenas pelo iFood, o cardápio conta com sugestões da casa e o 'monte seu poke', além do diferencial que são os hot poke e a opção de pedir 1/2 de um prato.
- Chez Rejala
Localizado no Jardim Central na Rua Paraíba, 574 o restaurante especializado em sushi e frutos do mar, oferece o famoso poke em 3 diferentes opções, indo do tradicional salmão até o arroz negro com camarão salteado. O restaurante também oferece serviço delivery e presencial.