Se no fim de outubro o clima já estava mais fresco – ou seja, menos quente – que o de costume para essa época do ano, novembro chegou derrubando para valer o marcador dos termômetros.
A temperatura recuou para abaixo dos 10°C, atingindo recordes históricos em várias regiões do Estado, inclusive em Campo Grande.
Surpreenda-se com um cardápio, digamos, fora de época que pode estar mais à mão do que parece. Não há tempo melhor para degustar uma sopinha do que esse. Mesmo com a previsão de que o frio deve ceder nos próximos dias, o paladar certamente agradece quando porventura surgem as chamadas surpresas de estação.
Você não vai se arrepender de retomar – ou de conhecer – as três receitas de sopa na aventura do sabor deste fim de semana. São bem práticas, de baixo custo e de preparo descomplicado: sopa de legumes com macarrão, sopa de milho com palmito e sopa creme de abóbora com gorgonzola. Não serão necessários muito mais que 30 minutos para qualquer uma das receitas ficar pronta.
CLÁSSICA
A sopa de legumes com macarrão, se tiver um pouco de carne bovina como complemento, ganha a patente do tradicional sopão brasileiro. Para as medidas da receita desta página, o indicado é pelo menos 250 gramas de qualquer corte (quase todas as partes do boi vão bem na combinação).
Músculo e costela são sempre boas pedidas e, portanto, bastante utilizadas. Mas há quem prefira, por exemplo, o patinho. Com carne de boi, trata-se de uma das receitas mais clássicas no leque da culinária brasileira.
Caso opte pela carne, corte a porção reservada em cubos, jogue na panela já na primeira refogada, antes da cebola, e deixe dourar. O caldo de legumes caseiro, embora mais saudável e saboroso, é um obstáculo para muita gente, pois precisa de muita paciência – e de horas e horas para ficar pronto.
Se não contar com o insumo previamente preparado para a sua receita, recorra a um tablete dos industrializados e seja feliz. Vai precisar, somente, redobrar a atenção na hora de corrigir, para menos, o sal. E dobrar a quantidade de água – de um litro para dois – se substituir o caldo caseiro pelo tablete.
SOPA OU CREME?
Quanto ao tipo de macarrão, com todo o respeito, qualquer um estará valendo. Além do ave-maria, também se recorre, por exemplo, ao argolinha, ao conchinha ou ao cabelo de anjo. O importante, aqui, é ficar de olho no tempo de cozimento da massa para adicioná-la na panela na hora certa.
A ponderação sobre os caldos – caseiros ou em tablete? – continua a valer nas duas outras sugestões de hoje. Fique atento para aumentar a quantidade de água se tiver de utilizar os tabletes industrializados. Mas, da próxima vez, arrisque-se com os caldos – de carne, de frango ou de legumes – preparados artesanalmente, em casa. Sua saúde vai agradecer, e muito.
As sopas de milho com palmito e de abóbora com gorgonzola ficam a meio caminho entre a forma mais líquida ou cremosa, vai depender do gosto do freguês. Para obter a textura de creme, bata metade da quantidade de milho no liquidificador, no caso da primeira, ou, na segunda, acrescente um pouco mais de abóbora. Agora, ao trabalho e bom apetite!
Sopa creme de abóbora com gorgonzola
Ingredientes
> 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
> 3 xícaras (chá) de abóbora madura em cubos;
> 1 cebola grande em cubos;
> 2 xícaras (chá) de água morna;
> 1 xícara (chá) de leite;
> Sal e pimenta-do-reino a gosto;
> 1 ½ litro de caldo de legumes;
> 1/3 de xícara (chá) de queijo gorgonzola esmigalhado.
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela com o azeite em fogo médio e refogue a cebola por dois minutos. Adicione a abóbora, o leite, o caldo de legumes, o sal e a pimenta-do-reino e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando ou até amaciar. Espere amornar e bata a mistura no liquidificador até obter um creme liso. Volte à panela e aqueça. Misture o queijo gorgonzola e sirva ainda quente.
Sopa de legumes e macarrão
Ingredientes
> 1 cenoura em rodelas;
> 3 colheres (sopa) de azeite
de oliva;
> 1 batata em cubos;
> ½ cebola picada;
> 1 mandioquinha em cubos;
> 2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
> 1 xícara (chá) de vagem picada;
> 1 litro de água;
> 1 litro de caldo de legumes;
> 250 gramas de macarrão tipo ave-maria;
> Sal e pimenta-do-reino a gosto;
> Queijo parmesão e cebolinha para polvilhar.
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela com o azeite e frite a cebola e o extrato por dois minutos. Adicione os legumes, a água e o caldo de legumes e cozinhe por 15 minutos. Acrescente o macarrão; se preciso, coloque mais água até cobrir. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até o macarrão e os legumes ficarem macios. Transfira para uma sopeira. Polvilhe com parmesão e cebolinha e sirva.
Sopa de milho com palmito
Ingredientes
> 250 gramas de palmito;
> 2 espigas de milho;
> 4 gemas;
> 1 ½ litro de caldo de frango;
> 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca;
> 1 colher (sopa) de salsa picada;
> 1 pitada de noz-moscada;
> Sal.
Modo de Preparo:
Ferva o caldo de frango. Acrescente o milho debulhado e o sal. Diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar durante 15 minutos (ou até o milho ficar tenro). Retire do fogo.
Desmanche as gemas em meio copo de água fria e acrescente a farinha de mandioca. Dissolva a farinha e, então, acrescente a mistura à panela, pouco a pouco, sem deixar de mexer. Leve de novo para ferver, em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que engrosse. Acrescente o palmito cortado em rodelas finas, a salsa picada e a noz-moscada. Cozinhe durante dois minutos. Corrija o sal e sirva.