Por Denise Neves - Edição Flávia Viana
Dani Faria Lima é uma healthy chef, que, em suas palavras, nada mais é do que “uma chefe de cozinha que elabora pratos 100% naturais e balanceados, com ingredientes integrais e sem a presença de aditivos químicos”.
Através da sua especialização, Dani Faria Lima tem como objetivo o de despertar a consciência alimentar das pessoas ensinando receitas que proporcionem uma vida mais saudável sem que precisem abrir mão do prazer de comer.
Esse seu propósito, inclusive, deu o nome ao seu aplicativo lançado recentemente chamado Você Mais Saudável, que ajuda os usuários a conseguirem o “corpo dos sonhos”.
Além da healthy chef, o app também é formado por uma equipe de profissionais de educadores físicos e nutricionistas.
O aplicativo possui mais de 125 receitas saudáveis, módulos de treinos para fazer em casa e programa nutricional com planejamento alimentar.
Paulista radicada em Cuiabá (MT), Dani Faria Lima deixou a sua carreira em Administração para trabalhar com o que gosta verdadeiramente: a culinária saudável.
Em seu currículo, possui especialização pelo Natural Gourmet Institute (NY), além de já ter sido aluna do renomado internacional chef Jamie Oliver, muito conhecido também pelos seus programas na TV e livros lançados.
A especialista em alimentação saudável Dani Faria Lima conversou com exclusividade com o Caderno B+ e falou sobre a importância de uma melhor qualidade de vida com uma rotina alimentar mais saudável e ativa através da prática de exercícios físicos.
Além disso, indicou uma receita deliciosa de bolo de laranja low carb e superfácil de fazer.
Confira abaixo na íntegra a entrevista com a healthy Chef Dani Faria Lima e a sua receita saborosa de bolo de laranja com baixo teor calórico para você reproduzir aí na sua casa...
CE: Como é a sua rotina alimentar?
DFL: “Muito simples, com comida de verdade. Na maioria das vezes não tomo café da manhã, quando tomo, eu gosto de comer ovos mexidos com espinafre e tomates grelhados ou ovos mexidos e uma porção de frutas com tahine por cima. Fica uma delícia. No almoço, priorizo uma proteína de qualidade, como frango orgânico ou peixe, com legumes e uma farta porção de salada. No jantar, muitas vezes opto por proteínas vegetarianas e legumes variados. Também gosto de tomar um chá antes de dormir.”
CE: Como é a sua rotina de exercícios?
DFL: “Eu treino em média quatro a cinco vezes por semana, com duração entre 30 e 50 minutos, não passa disso... Tenho feito os meus treinos em casa pelo app Você Mais Saudável.”
CE: Como começou o seu relacionamento com uma rotina de alimentação mais saudável?
DFL: “Quando eu tinha uns 15 anos, por me achar meio gordinha. Nesta fase, as meninas geralmente despertam para uma preocupação estética e desejam ter um corpo legal para usar certas roupas, arranjar namorado etc. Comecei a fazer dieta por conta própria, com ingredientes totalmente inadequados, como bolacha de água e sal e presunto. Percebi que estava afetando a minha saúde e fui em uma nutricionista, que me abriu um leque de opções saudáveis para o cardápio. Desde então, passei a pesquisar muito sobre alimentação e nutrição, coloquei em prática e conquistei o corpo e a saúde que desejava. E desde então, não parei. Fui estudando cada vez mais, lendo muitos livros, participando de workshops, treinamentos e cursos.”
CE: O que motivou você a deixar a Administração para seguir carreira em uma área completamente diferente?
DFL: “Percebi que as pessoas entravam em contato comigo durante meu expediente muito mais para saber sobre ‘aquela receita’ do que para tratar de assuntos pertinentes ao meu trabalho. Foi aí que entendi que tinha essa missão, de ensinar a cozinhar de maneira saudável, e que deveria abraçá-la, para fazer um bem a mim mesma e para transformar vidas.”
CE: Resumidamente, o que é uma “healthy chef”?
DFL: “É uma chefe de cozinha que elabora pratos 100% naturais e balanceados, com ingredientes integrais e sem a presença de aditivos químicos. Comida de verdade, que não gera processos inflamatórios no organismo e outros tipos de doenças.”
CE: Você iniciou como personal chef, certo? Qual a diferença de uma healthy chef para uma personal chef?
DFL: “Como healthy chef, eu executo a culinária saudável para ensinar a minha audiência. Já como personal chef, eu prestava um serviço personalizado, indo à casa do(a) cliente e ensinando a executar um cardápio saudável dentro das preferências e restrições desse(a) cliente.”
CE: Como foi a experiência de ser aluna do Chef Jamie Oliver, uma das maiores referências gastronômicas do mundo?
DFL: “Nossa, foi incrível. Pena que foi por pouco tempo, sendo um workshop de um dia. Tenho planos de voltar e fazer um intensivo com ele.”
CE: Como surgiu a ideia de criar o aplicativo Você Mais Saudável?
DFL: “Eu já tinha criado a maior Comunidade Saudável do Brasil e gostaria de melhorar a experiência e também os resultados. Eu tinha a certeza de que um aplicativo iria facilitar muito o acesso das mulheres, podendo abrir o app na cozinha enquanto está fazendo o seu almoço ou jantar sem ter que abrir um computador. Era isso o que eu queria, além de incluir treinos para fazer em casa. E, assim, fechar os pilares necessários para uma vida mais saudável com alimentação, treinos e nutrição.”
CE: Como funciona o projeto?
DFL: “Atualmente, dentro do app Vida Mais Saudável, há mais de 125 receitas saudáveis, mais três módulos de treinos para fazer em casa e programa nutricional com planejamento alimentar. Vários profissionais fazem parte do aplicativo além de mim, como nutricionistas e personal trainer. A assinatura é anual com um valor acessível de R$ 29,90 por mês.”
CE: O que é necessário para se ter “o corpo dos sonhos”?
DFL: “Primeiro, tem que se ter o entendimento de que o termo que utilizo sobre ‘corpo dos seus sonhos’, é para propor uma reflexão sobre qual é o corpo dos seus sonhos. Não é o da modelo da revista ou da fisiculturista. Para muitas mulheres, significa estar 5 ou 10kg abaixo do seu peso atual.”
CE: Uma alimentação saudável pode refletir em melhorias à saúde mental?
DFL: “Pode aumentar os níveis dos ‘hormônios da felicidade’ como serotonina, endorfina e dopamina. E os nutrientes não são os únicos responsáveis, mas também estão ligados diretamente à sensação de vivacidade, ânimo e disposição. Sem falar que há estudos científicos que relacionam o excesso de açúcar refinado, adoçantes artificiais, gorduras trans, álcool, sódio, glutamato monossódico e cafeína a crises de depressão, ansiedade, e até Alzheimer e Doença de Parkinson, no caso do glutamato. O que significa que devemos evitar esses tipos de alimentos ou consumir com muita moderação.”
CE: Quais são os mitos e as verdades da culinária saudável?
DFL: “O mito é de que ela é cara e difícil de executar. Pensam que a culinária saudável de qualidade é alta gastronomia, apenas para quem tem muito dinheiro e auxiliares em casa, e que comer saudável de forma acessível significa um cardápio sem graça, sem sabor e sem variação, como aquela ideia do frango grelhado com salada todo dia. Mas eu desmistifico isso apresentando receitas práticas que cabem no bolso e que são saborosas, criativas e variadas.”
CE: É comum ouvir uma pessoa dizer que um dos fatores que a impede de ter uma alimentação mais saudável é a falta de dinheiro. Quais dicas você pode dar para que alguém queira se alimentar melhor sem que isso pese no seu bolso?
DFL: “Explore todo o potencial que os ingredientes da feira oferecem. Dá para fazer muita coisa com hortaliças, ovos, proteínas baratas e proteínas vegetais, com a ajuda de gorduras boas e especiarias.”
CE: Você é uma digital influencer com mais de 1 milhão de seguidores só no Instagram. Como é o seu relacionamento com os seus seguidores no dia a dia?
DFL: “Eu adoro interagir com os meus seguidores. Não é fácil, pois, eu recebo em média 600 directs por dia e não consigo responder todas, mas busco sempre interagir com uma parcela dessas pessoas, entender as suas necessidades e trazer conteúdos que as ajudem em sua jornada de mudança de hábitos por uma vida mais saudável.”
Receita do bolo de laranja low carb:
Tempo de execução: 60 minutos.
Ingredientes:
- 3 ovos peneirados
- 1 xícara de chá de xilitol
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- ½ xícara de chá de suco de laranja
- Raspas da casca de laranja
- 1 colher de café de extrato de baunilha
- 1 xícara e ½ de chá de farinha de amêndoa
- ½ xícara de chá de farinha de linhaça dourada
- ½ xícara de chá de farinha de mandioca (ou de arroz)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Modo de preparo:
- . No liquidificador, bata por 4 minutos os 3 ovos peneirados e o xilitol até formar um creme bem lindo.
- . Em uma tigela, misture suavemente os ovos batidos, o óleo de coco, o suco de laranja, as raspas e o extrato de baunilha. Vá adicionando aos poucos as farinhas e o fermento em pó, misturando devagar até incorporar bem.
- . Despeje em uma assadeira untada com óleo de coco ou manteiga e leve ao forno preaquecido a 180° (no elétrico, a 160°) de 25 a 30 minutos. Mantenha a atenção ao forno. Geralmente, quando cheira o bolo, é porque está pronto!


Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Ryan Keberle, trombonista - Foto: Divulgação / Alexis Prappas


