Correio B

FRALDAS ECOLÓGICAS

Deixadas para trás há alguns anos, as fraldas feitas de tecido voltam à moda com mais praticidade

O principal problema da fralda descartável é o tempo que ela demora para se decompor no meio ambiente

Continue lendo...

Uma fralda descartável comum pode demorar 450 anos para se decompor totalmente no meio ambiente. A informação fica ainda mais complexa ao se precisar que, em média, os bebês usam até 10 fraldas por dia para absorver o xixi e o cocô.  

Em uma realidade em que a sociedade busca meios de ser cada vez mais sustentável, as fraldas descartáveis, da forma como são feitas em 2020, ainda geram um grande impacto ambiental. Alguns países já têm empresários interessados em lidar com o problema, como uma empresa britânica que transforma as fraldas em materiais para construção.  

Mas o projeto ainda está distante da realidade brasileira, em que as fraldas acabam em lixões, aterros sanitários e, infelizmente, muitas vezes nas margens dos rios.

Apesar da urgência, ainda há poucas alternativas para quem deseja romper o ciclo de lixo produzido na primeira infância do ser humano.  

Uma das opções disponíveis no mercado brasileiro é a velha e boa fralda de tecido, agora chamada de fralda ecológica, mas, claro, remodelada para a praticidade da vida moderna. Sem alfinetes ou lavagem nas mãos, as fabricantes garantem conforto e o uso da máquina de lavar sem o risco de estragar a peça.  

“Eu revendo fralda ecológica há três anos e meio em Campo Grande, não fui a primeira pessoa a revender. Eu comecei a revender porque para minha filha e para a minha vida foi legal e eu achei que para facilitar o acesso das mães eu deveria começar a revender também, porque eu participo de vários grupos de mulheres e várias mães vinham me perguntar”, afirma a professora e doula Laís Camargo.  

Ela conta que começou a vender uma marca chinesa e, posteriormente, uma brasileira. Agora, ela acaba de lançar a marca própria, a Encanto Artigos Ecológicos. “Eu tenho há algum tempo a minha lojinha virtual no Instagram, que é a Fantástica Loja de Encantos, onde eu revendo as fraldas e outros artigos sustentáveis. Mas tem uma hora que você sente vontade de ter algo seu. Então eu peguei as melhores características das fraldas que eu conhecia e uni para criar a minha própria”, conta.  

As fraldas são feitas de capa e absorvente. No exterior, são confeccionadas com poliuretano laminado, mais conhecido como Pul, um tecido impermeável, mas que permite a transpiração da pele. Já o interior é feito em dry fit e as abas em lycra, para auxiliar no ajuste ao corpo da criança. “Como essas são as chamadas fraldas de bolso, o absorvente pode ser colocado dentro do bolso ou fora. Dessa forma, se a criança fazer xixi, é só trocar o absorvente, mantendo a mesma capa”, explica Laís.  

O absorvente que vem dentro da fralda ecológica pode ser de moletom ou outro material. “Há vários disponíveis no mercado, eu faço com moletom”, ressalta.  

Conforto e estética

Uma das dúvidas que mais surgem na internet é quanto ao modelo das fraldas ecológicas nas crianças, já que à primeira vista elas podem parecer maiores.

“Elas são extremamente anatômicas e respiráveis. Com relação ao peso, elas não são mais pesadas do que uma fralda descartável porque elas vão ficar volumosas quando o bebê fazer xixi, porque ele aumenta o volume naturalmente. A posição fisiológica do bebê é a posição de sapinho, de deixar a perninha abertinha. Isso não prejudica anatomicamente”, aponta Laís.  

O preço pode assustar em um primeiro momento. A fralda sai a partir de R$ 45,00, mas quem compra garante que vale a pena investir na fralda de pano do que comprar todos os meses vários pacotes de fralda.  

“Eu uso fralda de pano há 5 anos, desde meu primeiro filho, eu tenho três. Desde a gestação já sabia que queria usar, eu conhecia e comprei várias fraldas. Montei um kit, acredito que com umas 20 fraldas, não me restringia a usar somente em casa, usava quando ia em casamento, formatura, shopping, nunca tive problemas”, explica Beatrice Ferreira, 34 anos, mãe de Benjamin, 4 anos, Bento, 2 anos, e Benício, que em setembro completa 1 ano.

Segundo Beatrice, as fraldas do primeiro ainda serviram no restante da prole. “Comprei faz 5 anos e ainda uso no meu terceiro bebê, que tem 10 meses e vai usar até quase 3 anos. Elas têm regulagem de altura e cintura, então uso desde recém-nascido até o desfralde e, mesmo tendo que lavar, ainda assim elas são econômicas. 

Porque entram dentro do gasto mensal da água e dos produtos de limpeza. O que seria bem diferente se eu tivesse que ficar comprando descartável”, frisa.  

Beatrice explica que nunca teve problema com assaduras e alergias nas crianças, o que ela acredita ser um benefício da fralda de pano. “A lavagem eu faço a cada três dias, deixo elas no balde, sem água mesmo, já [as que têm] cocô eu lavo na hora e coloco no balde também, aí bato com detergente de coco, às vezes bicarbonato e vinagre, quando está muito forte o cheiro do xixi, mas na maioria das vezes é só o detergente. Ciclo normal de lavagem, sem amaciante, para não impermeabilizar, e pronto, vai para o sol e aí é só usar de novo”, explica.  

AGENDA CULTURAL

Estreia de "Wicked", shows, teatro, lançamento de livro e muito mais na programação

Além de grupo vencedor do Grammy, tributo a Paulo Simões e festa com DJ paraguaia, fim de semana tem peça de Gianfrancesco Guarnieri, lançamento de livro de Gilberto Luiz Alves e, nos cinemas, a estreia de "Wicked"

22/11/2024 10h00

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa fotos: DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Eles estão com tudo, lançaram um disco bacana, ganharam o Grammy e, sim, estão entre nós: Os Garotin, grupo do Rio de Janeiro, formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, que se apresenta hoje e amanhã no Sesc Teatro Prosa, a partir das 19h. Com sua vibrante mistura de samba rock, pop e MPB, o trio é uma das sensações da recente cena musical brasileira.

Com o álbum "Os Garotin de SG", uma referência à cidade de origem do grupo, São Gonçalo (RJ), eles abocanharam duas estatuetas Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Artista Revelação no Grammy Latino, cuja premiação foi realizada na semana passada (14). A pegada dos garotos recupera o balanço e a atmosfera dos bailes black em uma chave contemporânea que não despreza o passado e, ao mesmo tempo, abre-se para outras influências. Uma química certeira que vem inspirando multidões.

As apresentações são gratuitas, e, embora os ingressos, via Sympla, estejam esgotados, a dica do Sesc é que, quem estiver muito a fim de conferir o show, compareça ao teatro com uma hora de antecedência e entre na lista de espera, pois costumam sobrar alguns assentos. Ou seja, normalmente, nem todas as pessoas que reservam as entradas pela internet de fato marcam presença nos eventos da casa. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200, Centro.

MARIA ALICE

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Hoje também tem o show "Maria Alice Canta Paulo Simões", às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, com uma das mais destacadas intérpretes de MS revisitando o cancioneiro do grande compositor carioca e sul-mato-grossense "de vivência, alma e coração". O público que comparecer poderá colaborar com o Natal Solidário do projeto Asas do Futuro, doando voluntariamente brinquedos novos ou usados.

O show apresentará canções selecionadas "a dedo" por Maria Alice, todas de autoria de Paulo Simões e seus parceiros. "Homenagear Paulo Simões é reconhecer o seu lugar como um dos maiores compositores do País. Parceiro de Almir Sater em tantas canções de sucesso, ele tem em sua obra parcerias com outros importantes compositores do Estado, como Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Antônio Porto, entre outros", afirma a cantora.

"Maria Alice Canta Paulo Simões" é também o nome do terceiro álbum solo de Alice, que pode ser acessado em todas as plataformas musicais. Gabriel de Andrade (arranjos, violão e direção musical), Pedro Ortale (violão), Gabriel Basso (baixo), Renan Nonato (acordeon), Gilson Espíndola (vocais) e João Pedro Ortale (bateria) formam a banda que se apresenta com a cantora. O show tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, por meio Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e da TV Morena. Grátis.

ROSSIN

No domingo, com entrada franca, a partir das 18h, o Uata Hell? (Rua 15 de Novembro, nº 797, Centro) recebe a sessão de cumbia (ritmo da Colômbia) a ser promovida pela paraguaia Rossin. A DJ promete não deixar ninguém parado com suas afiadas "selecciones" nas picapes, criando um clima para lá de festivo, que é tão característico nos bailes de cumbia. Afinal, trata-se também de um estilo de dança que vem contagiando o planeta.

BLACK-TIE

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Um dos maiores clássicos do teatro brasileiro, escrito por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), "Eles Não Usam Black-Tie" (1958) ganhou uma nova montagem em Campo Grande, criada pela Escola de Teatro Adote. O espetáculo será apresentado amanhã, às 19h, no Teatro Allan Kardec, localizado na Avenida América, nº 653, Vila Planalto. A peça é destinada a maiores de 14 anos.

Sob a direção de Iago Arimura, ator, professor e diretor de várias peças da escola, a nova versão da obra tem a coordenação-geral de Daniel Smidt, também ator e professor. "Eles Não Usam Black-Tie" foi a peça inaugural do lendário Teatro Oficina (SP) e influenciou gerações de artistas. A trama explora as tensões familiares e políticas no contexto de uma greve operária em São Paulo, abordando temas como a luta de classes e o papel dos trabalhadores na sociedade.

Nos anos 1980, também fez história no cinema brasileiro o longa-metragem dirigido por Leon Hirszman (1937-1987) a partir da obra de Guarnieri, que, inclusive, atua no filme. Fundadora da Escola Adote, a atriz Beth Terras, que faleceu em setembro deste ano, tinha uma forte conexão com essa história. Ela trabalhou diretamente com Guarnieri em uma de suas montagens, deixando um legado artístico e social que enriquece ainda mais a proposta da escola.

No elenco desta montagem estão: Maria Macedo, Smaile Almeida, Steph Boldrini, Eliza Montes, Renato Passos, Matheus Lopez, Thiago Medina, Diogo Oliveira, Luci Souza e Yuri Azevedo. A equipe conta também com Zacris (cenografia) e, na produção e contrarregra, Yasmim França, Jean Bastos, Watson Façanha, Matheus Corrêa e Mariany Arguelho. Rafaela Palieraqui é a responsável pelo registro fotográfico. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e podem ser reservados pelo Sympla.

GILBERTO

O pesquisador e professor da UFMS Gilberto Luiz Alves lança hoje, às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping Campo Grande, o livro "As Águas como Caminho Mato Grosso como Destino" (Editora Entrelinhas). Fruto de uma extensa pesquisa, que atravessa décadas da trajetória de seu autor, a obra, fartamente ilustrada, mapeia a presença de quatro viajantes que circularam, de navio, pelo território de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul da segunda metade do século 19 ao início do século 20.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (22/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

22/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana se aproxima do fim, e os planetas apontam para novas perspectivas no amor e na vida social. Fique de olho nas oportunidades e veja o que pode transformar seu dia.

Áries

Áries, esse é o momento de desacelerar um pouco e organizar sua rotina. Talvez seja hora de fazer uma revisão dos seus hábitos diários e eliminar o que não está funcionando. Cuide da sua saúde física e bem-estar, se necessário. Pequenos ajustes agora podem trazer um grande impacto positivo a longo prazo. Menos é mais nesse momento!

Touro

Touro, agora é hora de dar um passo para trás e repensar o que te dá prazer e como você se diverte. Talvez seja necessário mudar o foco, deixando de lado o que não está mais te fazendo tão bem. Seja em relacionamentos ou hobbies, é hora de filtrar o que realmente vale a pena e simplificar, deixando espaço para o que te traz verdadeira alegria.

Gêmeos

As questões familiares ou relacionadas ao lar estarão pedindo sua atenção hoje, gêmeos. Talvez você sinta a necessidade de reorganizar a casa ou resolver pendências com pessoas próximas. Aproveite para simplificar as coisas e criar um ambiente mais harmônico. Tire o excesso e foque no que traz conforto emocional e estabilidade para você.

Câncer

Câncer, sua comunicação estará em destaque, e é hora de revisar como você se expressa. Talvez seja interessante pensar em como você vem se comunicando com as pessoas próximas, ajustando a forma de falar para ser mais claro e objetivo. Não tenha medo de repensar suas palavras e ouvir mais. Às vezes, menos palavras trazem mais clareza. 

Leão

Leonino, esse é o momento de reavaliar suas finanças e seus valores, pois a lua está minguante no signo de virgem. Pode ser que você perceba que é hora de cortar gastos desnecessários ou repensar seus investimentos. Aproveite para simplificar e focar no que realmente importa. Não se preocupe com o que você não tem, mas valorize o que já conquistou e planeje com mais cuidado daqui pra frente.

Virgem

Você pode passar por uma fase de autocrítica hoje e amanhã, virgem, pois a lua está minguante no seu signo, por isso, é bom aproveitar para ajustar sua imagem ou revisar suas metas pessoais. Talvez você sinta a necessidade de mudar algo em como você se apresenta ao mundo. Agora é hora de refletir sobre o que ainda faz sentido e o que precisa ser deixado pra trás. Simplifique e foque no essencial.

Libra

A energia hoje pede mais introspecção para você, libriano. Pode ser que você sinta uma necessidade de desacelerar e olhar para dentro ao longo do dia, revisando suas emoções e deixando ir o que não serve mais. Aproveite para descansar, cuidar da sua saúde mental e dar mais atenção a sua espiritualidade e fé. Esse é um bom momento para se preparar para os novos começos. 

Escorpião

Escorpião, hoje é dia das amizades e de grupos sociais, caso você participe. Por isso, é hora de rever essas conexões. Pode ser que você sinta a necessidade de se afastar de algumas pessoas ou ajustar seu círculo social. O que não está mais alinhado com seus ideais pode precisar ser deixado de lado. Valorize as conexões que trazem crescimento e apoio mútuo, ok? 

Sagitário

Sagitariano, sua carreira e seus objetivos de longo prazo estão pedindo uma revisão no dia de hoje. Talvez seja hora de desacelerar um pouco e repensar o caminho que você está seguindo. Se algo no trabalho não está fluindo como você gostaria, esse é o momento de ajustar suas metas e planejar com mais cautela. Dê um passo de cada vez e reavalie suas prioridades. 

Capricórnio

Hoje é dia de reavaliar suas crenças e filosofias de vida, capricórnio. Pode ser que você sinta a necessidade de questionar suas ideias e buscar novos conhecimentos. Desapegue de visões antigas que já não fazem mais sentido para você e abra espaço para novas perspectivas, capricorniano. O que não está alinhado com sua verdade pode ser deixado de lado sem medo, ok? 

Aquário

Esse é um bom momento para se reorganizar em questões financeiras mais complexas, como investimentos ou dívidas, aquário. Talvez seja hora de ajustar algum plano ou rever seus recursos compartilhados com outras pessoas, sócios ou cônjuges. Simplifique e faça escolhas conscientes, pensando no longo prazo. O que não te dá segurança pode ser deixado de lado.

Peixes

Os relacionamentos estão pedindo sua atenção hoje, peixes, e talvez seja hora de ajustar suas expectativas ou dar um passo atrás para avaliar o que realmente importa. Se algo não está funcionando numa parceria, seja amorosa ou profissional, esse é o momento de repensar. Simplifique as relações e foque no que realmente traz equilíbrio e harmonia, ok? Chega de fantasias. 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Hoje, a Lua entra na fase Minguante em Virgem, e é hora de desacelerar e organizar as coisas por aí. A vibe de Virgem é prática e meticulosa, então aproveite para limpar, ajustar detalhes e fechar ciclos. Se algo não está funcionando direito, seja no trabalho ou no pessoal, é o momento perfeito para revisar e ajustar. A Lua Minguante pede introspecção, então não precisa forçar grandes ações hoje. Vai com calma e coloca tudo em ordem. Além disso, ainda tem o sextil de Vênus em Capricórnio com Plutão em Aquário, que traz uma energia de profundidade nas relações e nos valores. É uma boa hora para refletir sobre o que você realmente valoriza, tanto no amor quanto nas suas ambições. Mantenha o que é real e sólido!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).