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DIÁLOGO

Depois de colecionarem sucessivas derrotas nas urnas, ex-donos da bola... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna de hoje (15/06)

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José Saramago - Escritor Português
Nada é para sempre, dizemos, mas há momentos 
que parecem ficar suspensos, 
pairando sobre o fluir inexorável do tempo”.

FELPUDA

Depois de colecionarem sucessivas derrotas nas urnas, ex-donos da bola nos campos eleitorais de tempos 
não tão idos estão curtindo solidão política que só. Dizem que uns olham o celular a todo momento para ver se tem alguma mensagem, e muitos configuraram o aparelho para que as pessoas saibam que eles visualizaram, coisa que era um milagre nos tempos das “vacas gordas”. Tem gente dizendo, ironicamente, que, se tocarem a campainha, levantam-se e gritam: “Questão de ordem, senhor presidente!” Como dizia vovó: “Arrogância precede a queda”. Só!

Novo nome

O município de Rio Verde de Mato Grosso poderá passar a se chamar Rio Verde do Pantanal. O primeiro passo foi dado com a aprovação, pela Câmara Municipal, de uma solicitação do prefeito Réus Fornari.

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O projeto será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e, se aprovado, ocorrerá um plebiscito para consulta popular, sob a coordenação da Justiça Eleitoral.

Miriam Saad - FOTO: Arquivo Pessoal

 

Quitéria Chagas - FOTO: Divulgação

Pergunta

Alguns integrantes do PP estão pensando sobre os reflexos no longo prazo da possível filiação do governador ao partido. Se isto acontecer e ele for reeleito governador, vai encerrar o segundo mandato em 2030 e terá como projeto a eleição para o Senado, o que coincidirá com o término dos oito anos naquela Casa da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. A pergunta que fazem: como haverá apenas uma vaga, quem vai disputá-la? Ou a parlamentar sairá ao governo?

É disputa

Sobre o fato de o meio político considerar que a primeira vaga ao Senado seria dele, o ex-governador Azambuja disse que eleição é disputa. Afirmou que “já vi esse filme”, quando certo candidato em eleições passadas era considerado eleito e, apuradas as urnas, saiu derrotado. Não descarta, porém, que possa vir a ser candidato dentro dessa proposta de ser criado um cenário que envolva articulações com outros partidos, fechando as vagas majoritárias e proporcionais que cheguem na ponta com bons resultados.

Sem promessa

Quanto à sua provável filiação ao PL, Azambuja disse que houve um convite do ex-presidente Bolsonaro, mas que não foi feita “promessa” de que iria. Disse que explicou ao comando dos liberais a necessidade de se aguardar dos rumos do PSDB, que discutia a questão de incorporação com o Podemos, e que, a partir daí, sentariam para novas discussões a respeito. “Não temos pressa”, afirmou durante entrevista ao podcast Política de Primeira.

Aniversariantes

  • Manuela Simões Rodrigues
  • Alexandre de Arruda Namour
  • Luiza Yoshie Nakaya Kinoshita
  • Luís Fernando de Souza Gameiro
  • Dr. Zaloar Murat Martins de Souza
  • Antonio Sacchi
  • Victor Hugo Rodrigues Barboza
  • Reginaldo de Souza Braga
  • Henrique Nomura
  • Inez Pires de Almeida
  • Patrícia Fabiana Miranda Centurião
  • João Hideo Akamine
  • João Nakasa
  • Silvio Guizelini
  • Kerma Dias Rezende
  • Cláudia Helena Molina Teodoro
  • Aureliano José da Silva
  • Ozita Alves do Amaral
  • Carlos Antonio da Silva
  • Salvador Zeferino da Silva
  • Ricardo Henrique Dannemann
  • Adinaldo Amadeu
  • Aurelia Delgado Martins
  • Olguita Souza Soares
  • Dr. Manoel Cunha Lacerda
  • Patrícia Aparecida Soares 
  • Gabriela Isla Villar Martins
  • Naerte Lemos do Amaral
  • Kátia Oliveira Ricardo da Silva
  • Flávio de Souza Maravieski
  • Bruno Maddalena
  • Kelly Cristina Gonçalves Rodrigues
  • Gilmar Neri de Souza
  • Odmilson Ruiz
  • Débora Almeida Ota
  • Isabela Torres Correa
  • Dr. José Aparecido Barcellos de Lima,
  • Joaquim Carlos Lara Pereira Pinto Neto
  • Aparecido Martins Veloso
  • Teresinha Maria da Conceição
  • Daniel Carlos Cruz de Carvalho
  • Angela Siqueira
  • Dayane Amorim de Oliveira
  • Carlos Roberto Mancilla
  • Eva Aparecida Saravy Pinto
  • Antônio Cláudio Barsotti
  • Maria Ivone Mascarenhas Robaldo
  • Manoel Gomes Cabral Junior
  • Hildebrand de Faria
  • Agenor Vargas Rodrigues
  • Ivan Claro Correa
  • Jackeline Morel Franco
  • Sandra Aparecida Barbosa
  • Valdir Paredes da Silva
  • Júlia Gusmão de Paula
  • Virginia Takayassu
  • João Francisco Cáceres
  • Ari Azevedo Perez
  • Manoel Eduardo Gomes da Silva
  • Ayrton Alfredo Lourenço
  • Edom Carlos Gonzales
  • Antônio de Oliveira Costa
  • Neuza Izabel Scatena
  • Kousei Yonamine
  • Alice Marcondes Sansalone
  • Dilma Guedes
  • Ana Flávia Casavechia Nuner
  • Maria Cristina Orsi Casali do Amaral
  • Cleonice Goulart Quirino
  • Eulinda de Souza e Almeida
  • Honório da Silva Cordeiro
  • Milena Melo da Silva
  • José Paulo Almeida Nunes
  • Fátima Aparecida da Silva
  • Arabela Abdo Reis
  • Caridade Oliveira da Silva
  • Anelise Godoy
  • Carlos Alberto Duarte
  • Adeon Machado Couto
  • Albele da Silva Azevedo
  • Ivan Junior Marckezan da Cunha
  • Irondina Suzuki Serpa Elias
  • Odiles Pires de Souza
  • Silvia Maria Martins
  • Ricardo Favaro Neto
  • Antonio Lisboa de Souza Junior
  • Franciele da Silva Carlos
  • José Carlos de Campos Melo
  • Igo Cipriano Rocha
  • Janaína Adriana Lisbinski
  • Olmira Boeira Zatorre 
  • Renata Gradela
  • Carlos Alberto Reggiani
  • Lucélia Corssatto Dias
  • Nelson Hacon Machado
  • Luiz Antônio Stopa
  • Aline Santin
  • Jader Evaristo Tonelli Peixer
  • Alexandro Lopes
  • Michela Melissa Duarte Seixas Sostena
  • Marize de Castro Rondon
  • Aurelina de Fátima Silva
  • Cristiani Massilon Bezerra
  • Pollyanna Kassia de Oliveira Borges
  • Antonio da Costa Neto
  • Halison da Silva Araujo
  • Thaisa Maria Ferreira Botelho
  • Jeane Alves de Oliveira

Colaborou Tatyane Gameiro
 

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B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira!

Médicos alertam sobre riscos da exposição solar e sobre a importância da proteção solar eficaz

21/12/2025 19h00

Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira!

Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira! Foto: Divulgação

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Infelizmente … aquele bronze dourado e saudável não existe! Esse, que é o desejo de muitas pessoas, pode representar um real perigo para a saúde da pele. “Classificamos os tipos de pele de I a VI, de acordo com a capacidade de resposta à radiação ultravioleta (UV), sendo chamado fototipo I aquele que sempre se queima e nunca se bronzeia, até o VI, pele negra, totalmente pigmentada, com grande resistência à radiação UV. A pigmentação constitutiva - cor natural da pele - é definida geneticamente. A cor facultativa - bronzeado - é induzida pela exposição solar e é reversível quando cessa a exposição”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O chamado "bronzeado dourado" é observado nas peles mais claras e para ocorrer, ocasiona danos no DNA das células.  “As  consequências serão vistas anos mais tarde, em forma de fotoenvelhecimento, manchas ou lesões cutâneas malignas.O ideal é respeitar seu tipo de pele e sua sensibilidade ao sol. Nunca queimar a ponto de “descascar”. Importante: evite se expor ao sol entre 10 e 16h”, detalha a dermatologista. 

Dra. Ana Paula alerta ainda sobre os riscos de bronzeamento artificial, através das câmaras de bronzeamento: “esse é ainda mais prejudicial para a pele do que a exposição ao sol. A radiação é entregue de forma concentrada e direta, sem nenhum tipo de filtro ou proteção”.  

A médica ressalta que filtro solar não é uma permissão para a exposição ao sol. “Ele é um grande aliado, desde que sejam seguidas as orientações de horário, evitar exposição exagerada e usar complementos como bonés, óculos etc”, reforça Dra. Ana Paula Fucci.  

- Proteção solar eficaz 

A rotina de proteção solar é muito importante em qualquer época do ano, sobretudo agora no verão.  “Não deixe para aplicar o filtro quando chegar na praia ou piscina, por exemplo. O ideal é aplicá-lo cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol, para dar tempo de ser absorvido e começar a agir. Também devemos reaplicar o filtro solar a cada 2 horas ou após se molhar ou suar muito”, destaca Dr. Franklin Veríssimo, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. 

Dr. Franklin destaca três aspectos importantes para uma proteção solar eficaz:

1- “Use filtro com FPS 30 ou maior;  e para as crianças ou pessoas que possuem pele mais sensível, FPS de no mínimo 50;

2- Use proteção adicional ao filtro solar, como chapéus, viseiras, óculos escuros. Recomendo evitar a exposição solar entre 10 e 16h;

3.  Use roupas leves, claras e chapéu e óculos de proteção UV, principalmente se for praticar caminhadas e atividades físicas ao ar livre.  Quem costuma ficar muito tempo no sol tem que redobrar os cuidados e investir em roupas com proteção ultravioleta”, conclui o médico.  

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