Correio B

Correio B+

Destaque B+: Maior podcast de notícias do Brasil, 'O Assunto' celebra cinco anos

O título com mais de 150 milhões de plays vai ganhar uma edição especial comemorativa, transmitida ao vivo no dia 02 de setembro na GloboNews.

Continue lendo...

Referência no mercado de podcasts brasileiro, ‘O Assunto’ celebra cinco anos de sucesso neste mês com o marco de 150 milhões de plays, entre downloads e videoviews, em seu histórico. Apresentado pela jornalista Natuza Nery e produzido pelo g1, se consolidou como um dos formatos de áudio mais ouvidos na categoria de notícias da América Latina, listado no 3º lugar do ranking da Triton Digital divulgado em junho de 2024.

Destacando seu pioneirismo, a comemoração é acompanhada por uma campanha com distribuição na TV e em plataformas digitais. Outra novidade será um episódio ao vivo e em vídeo na GloboNews, encerrando o ‘Em Ponto’ do dia 02 de setembro, às 09h.    

O Assunto reúne mais de 1.300 episódios publicados e um consumo médio de 2.5 milhões de acessos por mês. "Em maio de 2019, recebi a missão de criar um podcast diário de notícias no g1. O nome surgiu pela importância de trazer diariamente o principal assunto do momento.

E hoje é muito gratificante ver que o projeto é um dos podcasts mais importantes do país, com um público grande e fiel”, revela Claudia Croitor, editora-chefe do g1.  

Entre os conteúdos de maior sucesso, estão os atrelados à política e ao público feminino. Falando nas mulheres, a audiência feminina cresce de forma progressiva, com um aumento de 8% desde a chegada da Natuza. A apresentadora divide a rotina de decisões editoriais com Mônica Mariotti, coordenadora de podcasts do g1. “Nesses cinco anos, trouxemos uma variedade de temas e formatos.

Mais recentemente, dois episódios marcantes foram: um ao final da convenção republicana, quando gravamos já na madrugada, após o primeiro discurso de Donald Trump depois de ser alvo de um tiro. E, outro, quando prestamos uma belíssima homenagem à Rita Lee, em uma entrevista com o cantor Ney Matogrosso”, relembra Mônica.  

Como reflexo do espírito inovador, o programa repercute também entre os jovens: 51.4% do público tem entre 18 e 34 anos. Com grande aderência entre os ouvintes que se preparam para o vestibular, traz temas importantes do dia a dia. O episódio mais ouvido de 2023, intitulado ‘Economia do Cuidado: o trabalho invisível’, reforça essa penetração orgânica. O conteúdo teve mais de 84 mil plays, foi tema da redação do Enem no mesmo ano e registrou picos de audiência no dia do lançamento e após a prova.   

“O podcast é uma voz poderosa para falar com as pessoas, de um jeito profundo, porque vai além do óbvio e da superfície. Eu brinco que o nosso slogan é que quem ouve 'O Assunto' vai bem no Enem. Desde que foi lançado, todos os temas que pautaram as redações do exame nacional tinham sido abordados em nossos episódios. E nesse sobre a economia do cuidado, em especial, gabaritamos. Recebi depoimentos que relataram que ele ajudou e foi disruptivo para ampliar a reflexão. Tudo é repertório, do vestibular à vaga de emprego. E cabe a nós estarmos atentos e transformarmos esses interesses em conteúdos de qualidade”, afirma Natuza.   

O Assunto integra o portfólio de jornalismo da Globo e tem edições diárias de segunda a sexta. O programa traz o tema mais discutido do momento no Brasil e no mundo de maneira descomplicada. Com uma comunidade altamente engajada, é distribuído no g1, no YouTube, nas plataformas de áudio e tem recortes para as redes sociais. Além disso, apresenta uma oferta em videocast para séries temáticas como, por exemplo, a cobertura eleitoral. 

Veja a entrevista com a apresentadora e jornalista Natuza Nery:   

CE - Como é para você fazer parte desse marco de cinco anos de um projeto que é pioneiro na podosfera?   
Natuza Nery 
- Natuza Nery: É uma alegria imensa! Tenho a honra de dividir com minha amiga querida e companheira de jornalismo Renata Lo Prete, que estreou ‘O Assunto’, esse marco de cinco anos.   

CE - Como avalia a influência dos temas abordados no 'O Assunto’ no dia a dia da sociedade?   
Natuza Nery - 
'O Assunto’ tem esse nome e não é por acaso. Embora o podcast invista em contar uma boa história de um jeito sóbrio e informativo, o nosso forte é e sempre será o factual. Tudo o que é relevante para a sociedade está presente no ‘O Assunto’.     

CE - Quais momentos tiveram maior destaque no podcast e como é participar dessa história e evolução?   
Natuza Nery:
Incluímos o vídeo no histórico de sucesso do ‘O Assunto’ e foi muito bacana ver o impacto disso na audiência. Destaco dois episódios historicamente importantes na trajetória do ‘O Assunto’, pois eles serão lembrados e revisitados por estudantes, curiosos, historiadores e escritores. Um deles é o episódio com a jornalista Miriam Leitão, enquanto os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 ainda aconteciam (clique aqui para ouvir o episódio). Outro destaque foi a entrevista com o Presidente Lula depois do atentado, um documento histórico. 

CE - Como é o processo de preparação e construção de diferentes narrativas para atuar na TV, como colunista do g1 e como âncora do podcast?    
Natuza Nery:
Na TV, o poder de síntese precisa ser muito alto, é preciso dar o recado em dois ou três minutos. Com o texto, dá para escrever bastante. No podcast, a coisa muda. A quantidade de informação que eu preciso abordar numa conversa de 30 minutos é muito maior. O que é comum aos três casos? O dever de falar fácil, cumprindo o papel de comunicar bem o fato. É bom ressaltar que não estou sozinha. Muita gente não aparece no texto do blog, no comentário da GloboNews e no episódio do podcast, mas há uma equipe competente que está fazendo tudo isso acontecer.   

Correio B+

Saúde B+: Doenças respiratórias e outros males comuns em dias secos e de baixa umidade do ar

Médicos falam sobre cuidados sobretudo com crianças e idosos

14/09/2024 15h00

Saúde B+: Doenças respiratórias e outros males comuns em dias secos e de baixa umidade do ar

Saúde B+: Doenças respiratórias e outros males comuns em dias secos e de baixa umidade do ar Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Poluição, fuligem, seca, variação da umidade do ar e mudança de temperatura. Esses e outros aspectos característicos dos dias atuais em várias cidades brasileiras causam as doenças respiratórias.  

Doenças respiratórias e processos alérgicos podem ser deflagrados ou agravados nesse cenário .  Médicos alertam para a prevenção e cuidados que podem ser tomados. 

Normalmente idosos e crianças são mais acometidos.

Para o público infantil é recomendada especial atenção. “Observamos na pediatria, as doenças comuns como crises de asma, bronquiolite e pneumonia. Elas acontecem devido a umidade relativa do ar diminuir.

Para prevenir essas doenças, é importante manter as vacinações em dia, evitar lugares fechados e aglomerados, higienizar as mãos e lavar as narinas com soro fisiológico regularmente”, afirma Dra. Fernanda Santoro Santos, pediatra do Centro Médico Pastore ( RJ).  

A médica destaca que os responsáveis devem estar atentos aos sintomas. “Quando a criança apresentar algum sintoma respiratório, é importante os pais se comunicarem com o pediatra assistente, para que sejam orientados de forma adequada e ficarem atentos aos sinais de alarme, como febre há mais de 72h, esforço respiratório e sonolência, nesses casos, devem se encaminhar ao serviço de emergência”, reforça Dra. Fernanda. 

Quanto aos idosos vale alertar que esses também costumam ser acometidos pelas doenças sazonais em razão de seca, poluição e baixa umidade do ar. “Há também o vírus sincicial respiratório do adulto. A melhor medida preventiva é a vacinação anual da gripe, que muda de acordo com as cepas previstas para o ano. Também tem a Vacinação antipneumocócica” , alerta Dra. Karina Azambuja, geriatra do Centro Médico Pastore. 

Seja qual for o público é sempre recomendado estar com check up médico em dia e cuidar também de prevenção, caso já tenha histórico de doenças respiratórias, por exemplo. 

Correio B+

Pet B+: Setembro Lilás: Marca faz live e doações para combate ao câncer animal

Live com Dr. Pet e João Vivas no próximo dia 24 faz parte de campanha que vai reverter lucro com venda de camisetas para o Instituto AMPARA Animal

14/09/2024 13h00

Pet B+: Setembro Lilás: Marca faz live e doações para combate ao câncer animal

Pet B+: Setembro Lilás: Marca faz live e doações para combate ao câncer animal Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em seu oitavo ano consecutivo, a campanha Setembro Lilás, promovida pela Fórmula Animal, retorna com uma série de ações impactantes para conscientizar tutores e profissionais de saúde veterinária sobre a prevenção e o combate ao câncer em animais.

Entre as ações estão uma live especial com a participação do Dr. Pet e do influenciador João Vivas, além da venda de camisetas exclusivas da campanha. Todo o lucro será revertido para o Instituto AMPARA Animal, a maior organização de proteção e defesa do Brasil.

O objetivo da campanha é reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer, que pode ajudar a salvar vidas e proporcionar melhor qualidade de vida para os animais.

Um olhar atento do tutor, idas regulares ao veterinário, exames de rotina, vacinação atualizada, alimentação balanceada e uma rotina saudável, são alguns dos hábitos que contribuem para o bem-estar dos patudos.

A live Amor em ação contra o câncer animal será realizada no dia 24 de setembro, às 20h, nos perfis dos influenciadores @alexandrerossi_oficial, @joaovivas e @formula.animal no Instagram. A conversa abordará as dúvidas mais comuns dos tutores sobre o câncer em animais e oferecerá orientações sobre prevenção através de práticas diárias. Essa iniciativa faz parte do esforço contínuo da empresa em educar e engajar o público na luta contra a doença.

Venda de camisetas

Uma das grandes novidades deste ano é a venda de camisetas exclusivas da campanha, disponíveis através da plataforma Reserva INK. Com 100% do lucro revertido para o Instituto AMPARA Animal, a ação visa arrecadar fundos e aumentar a visibilidade da causa. As unidades da companhia são incentivadas a realizar iniciativas locais para promover a proposta, entre elas presentear veterinários parceiros e clientes e promover premiações entre colaboradores.

Link para a compra da camiseta: https://reserva.ink/setembrolilas

Influenciadores e veterinários

Como parte de uma estratégia de marketing de influência, a Fórmula Animal iniciou o envio de brindes para influenciadores e veterinários, visando aumentar a conscientização sobre a causa. A campanha conta com a colaboração de 15 influenciadores que somam mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais e apresentam alto índice de engajamento. A ação inclui o envio de materiais e camisetas personalizadas, que ajudarão a divulgar ainda mais a importância do combate ao câncer animal.

Distribuição de flyers educativos

Este ano, mais de 40 mil flyers foram produzidos com informações atualizadas e dicas de prevenção ao câncer animal. E ao longo do mês de setembro, será adicionado em todas as sacolas dos clientes, em todas as franquias. Além disso, veterinários e clínicas parceiras receberão um material técnico e visitas informativas sobre o tema. Neste conteúdo também é abordado o uso de nutracêuticos, fitoterápicos e citostáticos como métodos de prevenção e tratamento em animais.

Participe e apoie a causa

A campanha Setembro Lilás deste ano está repleta de atividades que prometem fazer a diferença na vida de muitos animais e seus tutores. A Fórmula Animal convida todos a participar, divulgar e se engajar nessa causa tão nobre e essencial para o bem-estar dos animais de estimação.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).