Correio B

Correio B+

Destaque B+: Maior podcast de notícias do Brasil, 'O Assunto' celebra cinco anos

O título com mais de 150 milhões de plays vai ganhar uma edição especial comemorativa, transmitida ao vivo no dia 02 de setembro na GloboNews.

Continue lendo...

Referência no mercado de podcasts brasileiro, ‘O Assunto’ celebra cinco anos de sucesso neste mês com o marco de 150 milhões de plays, entre downloads e videoviews, em seu histórico. Apresentado pela jornalista Natuza Nery e produzido pelo g1, se consolidou como um dos formatos de áudio mais ouvidos na categoria de notícias da América Latina, listado no 3º lugar do ranking da Triton Digital divulgado em junho de 2024.

Destacando seu pioneirismo, a comemoração é acompanhada por uma campanha com distribuição na TV e em plataformas digitais. Outra novidade será um episódio ao vivo e em vídeo na GloboNews, encerrando o ‘Em Ponto’ do dia 02 de setembro, às 09h.    

O Assunto reúne mais de 1.300 episódios publicados e um consumo médio de 2.5 milhões de acessos por mês. "Em maio de 2019, recebi a missão de criar um podcast diário de notícias no g1. O nome surgiu pela importância de trazer diariamente o principal assunto do momento.

E hoje é muito gratificante ver que o projeto é um dos podcasts mais importantes do país, com um público grande e fiel”, revela Claudia Croitor, editora-chefe do g1.  

Entre os conteúdos de maior sucesso, estão os atrelados à política e ao público feminino. Falando nas mulheres, a audiência feminina cresce de forma progressiva, com um aumento de 8% desde a chegada da Natuza. A apresentadora divide a rotina de decisões editoriais com Mônica Mariotti, coordenadora de podcasts do g1. “Nesses cinco anos, trouxemos uma variedade de temas e formatos.

Mais recentemente, dois episódios marcantes foram: um ao final da convenção republicana, quando gravamos já na madrugada, após o primeiro discurso de Donald Trump depois de ser alvo de um tiro. E, outro, quando prestamos uma belíssima homenagem à Rita Lee, em uma entrevista com o cantor Ney Matogrosso”, relembra Mônica.  

Como reflexo do espírito inovador, o programa repercute também entre os jovens: 51.4% do público tem entre 18 e 34 anos. Com grande aderência entre os ouvintes que se preparam para o vestibular, traz temas importantes do dia a dia. O episódio mais ouvido de 2023, intitulado ‘Economia do Cuidado: o trabalho invisível’, reforça essa penetração orgânica. O conteúdo teve mais de 84 mil plays, foi tema da redação do Enem no mesmo ano e registrou picos de audiência no dia do lançamento e após a prova.   

“O podcast é uma voz poderosa para falar com as pessoas, de um jeito profundo, porque vai além do óbvio e da superfície. Eu brinco que o nosso slogan é que quem ouve 'O Assunto' vai bem no Enem. Desde que foi lançado, todos os temas que pautaram as redações do exame nacional tinham sido abordados em nossos episódios. E nesse sobre a economia do cuidado, em especial, gabaritamos. Recebi depoimentos que relataram que ele ajudou e foi disruptivo para ampliar a reflexão. Tudo é repertório, do vestibular à vaga de emprego. E cabe a nós estarmos atentos e transformarmos esses interesses em conteúdos de qualidade”, afirma Natuza.   

O Assunto integra o portfólio de jornalismo da Globo e tem edições diárias de segunda a sexta. O programa traz o tema mais discutido do momento no Brasil e no mundo de maneira descomplicada. Com uma comunidade altamente engajada, é distribuído no g1, no YouTube, nas plataformas de áudio e tem recortes para as redes sociais. Além disso, apresenta uma oferta em videocast para séries temáticas como, por exemplo, a cobertura eleitoral. 

Veja a entrevista com a apresentadora e jornalista Natuza Nery:   

CE - Como é para você fazer parte desse marco de cinco anos de um projeto que é pioneiro na podosfera?   
Natuza Nery 
- Natuza Nery: É uma alegria imensa! Tenho a honra de dividir com minha amiga querida e companheira de jornalismo Renata Lo Prete, que estreou ‘O Assunto’, esse marco de cinco anos.   

CE - Como avalia a influência dos temas abordados no 'O Assunto’ no dia a dia da sociedade?   
Natuza Nery - 
'O Assunto’ tem esse nome e não é por acaso. Embora o podcast invista em contar uma boa história de um jeito sóbrio e informativo, o nosso forte é e sempre será o factual. Tudo o que é relevante para a sociedade está presente no ‘O Assunto’.     

CE - Quais momentos tiveram maior destaque no podcast e como é participar dessa história e evolução?   
Natuza Nery:
Incluímos o vídeo no histórico de sucesso do ‘O Assunto’ e foi muito bacana ver o impacto disso na audiência. Destaco dois episódios historicamente importantes na trajetória do ‘O Assunto’, pois eles serão lembrados e revisitados por estudantes, curiosos, historiadores e escritores. Um deles é o episódio com a jornalista Miriam Leitão, enquanto os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 ainda aconteciam (clique aqui para ouvir o episódio). Outro destaque foi a entrevista com o Presidente Lula depois do atentado, um documento histórico. 

CE - Como é o processo de preparação e construção de diferentes narrativas para atuar na TV, como colunista do g1 e como âncora do podcast?    
Natuza Nery:
Na TV, o poder de síntese precisa ser muito alto, é preciso dar o recado em dois ou três minutos. Com o texto, dá para escrever bastante. No podcast, a coisa muda. A quantidade de informação que eu preciso abordar numa conversa de 30 minutos é muito maior. O que é comum aos três casos? O dever de falar fácil, cumprindo o papel de comunicar bem o fato. É bom ressaltar que não estou sozinha. Muita gente não aparece no texto do blog, no comentário da GloboNews e no episódio do podcast, mas há uma equipe competente que está fazendo tudo isso acontecer.   

Música

Talento do The Voice Kids, Wellinton Pedro visita Mato Grosso do Sul

Com apenas 16 anos, jovem cantor já conquistou mais 400 mil pelo Brasil

23/11/2024 15h30

Wellinton Pedro

Wellinton Pedro Alexandra Cavalcanti / Correio do Estado

Continue Lendo...

Wellinton Pedro, o jovem cantor de Mafra, Santa Catarina, que conquistou o coração do público brasileiro com sua participação no The Voice Kids, esteve em Mato Grosso do Sul na última semana.

Acompanhado de sua família - seu pai João Marcos, sua mãe Cleide e seu irmão Nathan - o artista cumpriu agenda de shows no Pesqueiro Santa Maria, em Naviraí.

Wellinton PedroDa esquerda para a direita, João Marcos, Wellinton Pedro, Cleide e Nathan

Base musical

Criado em um lar onde a música sempre esteve presente, Wellinton teve como principal incentivador seu pai, João Marcos. "Desde pequeno, quando eu tinha uns três, quatro anos, o meu pai sempre ligava o rádio em casa", conta o jovem cantor.

Foi aos seis anos, durante uma romaria para Aparecida do Sul, que Wellinton se encantou por um pequeno acordeão de oito baixos, marcando o início de sua jornada musical.

Wellinton destaca a diversidade musical em sua formação, que contribuiu para a versatilidade do jovem que apesar de focar no sertanejo, já gravou até cover de "Sweet Child O' Mine", da banda de hard-rock estadunidense Guns N' Roses. "A gente sempre ouviu de todos os estilos de música. A gente sempre gosta muito de música gauchesca, MPB e até rock internacional". 

The Voice Kids

A participação de Wellinton no The Voice Kids 2023 foi um marco em sua carreira. "Foi bem diferente, né? Uma coisa muito emocionante", relembra o artista. Apesar de ter sido a última edição do programa, a experiência gerou um impacto significativo em sua trajetória, alavancando sua carreira de forma surpreendente.

Após o The Voice Kids, Wellinton viu sua base de seguidores nas redes sociais crescer exponencialmente, passando de cerca de 600 para mais de 400 mil. O cantor já lançou seu primeiro CD em 2021, contendo 8 músicas, sendo 4 autorais - escritas pelo pai João Marcos. 

Para o futuro, o adolescente de apenas 16 anos planeja lançar novas músicas e almeja alcançar reconhecimento nacional e internacional. "Já tem até algumas músicas em fase de gravação", adianta Wellinton.

Passagem por MS

Em sua primeira visita ao estado, Wellinton se mostrou encantado com a receptividade do público. "O pessoal aqui é bem acolhedor, e muito bacana", afirma o cantor.

Além do show realizado no Pesqueiro Santa Maria, em Naviraí, o cantor visitou o Instituto Aciesp, que atende cerca de 3 mil famílias carentes em Campo Grande. 

Na ocasião, houve um reencontro com a dupla sul-mato-grossense Eros e Lorenzo, irmãos de 12 e 14 anos que também participaram da última edição do The Voice Kids.

Assine o Correio do Estado

Correio B+

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação

Zootecnista explica a importância de oferecer o alimento específico para esta fase e por que ela é a mais duradoura na vida do bichano.

23/11/2024 14h30

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Ter um gatinho é contar com um companheiro tão carinhoso quanto independente. Quem convive com os felinos sabe que estas são duas características muito marcantes, entre tantas outras que fazem com que eles ganhem cada vez mais espaço nos lares e nos corações dos brasileiros.

Para que eles tenham uma vida longa e saudável, é essencial oferecer uma alimentação adequada para cada fase de vida, seja filhote, adulto ou idoso. Afinal, a nutrição é essencial para fornecer tudo o que seu metabolismo necessita para um bom funcionamento. 

Até 1 ano de idade, o gatinho é considerado um filhote. De 1 a 7 anos, é um animal adulto. A partir dos 7 anos de idade, um gato já é considerado sênior. Graças às mudanças no estilo de vida, aos cuidados dos tutores com seus pets, à conscientização com relação aos benefícios da castração, entre outros fatores, a expectativa de vida dos gatos dobrou nos últimos 30 anos: enquanto na década de 80 eles viviam em média 10 anos, hoje vivem 20! E se o gato é considerado idoso a partir dos 7 anos, ele passará a maior parte da vida nesta fase. É estimado, inclusive, que mais de 50% da população pet na América Latina possui mais de 8 anos de idade.

Conforme o pet cresce, o funcionamento do seu organismo e seus hábitos mudam, de modo que a quantidade de nutrientes e energia que ele precisa hoje não será necessariamente a mesma daqui a alguns anos. 

Os gatos idosos precisam de atenção especial com relação à alimentação, pois têm necessidades diferentes de felinos em outras etapas da vida. Principalmente porque a fase idosa, ou sênior, é a mais duradoura na vida de um bichano.

Com o envelhecimento, o corpo vai passando por diversas mudanças que resultam na diminuição da capacidade funcional do organismo como um todo.

Uma delas é o processo de perda de massa muscular, que acontece naturalmente com o passar dos anos, sendo o fornecimento de proteína de alta qualidade em níveis adequados fundamental para contribuir para manutenção da musculatura.

Quanto mais o tempo passa, os felinos vão tendendo a perder peso, devido a algumas mudanças que ocorrem no seu trato gastrointestinal. Por isso, uma dieta balanceada, com níveis adequados de gordura e proteína de fácil aproveitamento, favorece a manutenção corporal do gatinho idoso. 

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentaçãoPet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação - Divulgação Pinterest

Além disso, outras mudanças significativas podem ocorrer em seu organismo, conforme explica Lívea Maria Gomes, zootecnista da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil: 

“Assim como acontece com os humanos, os gatos são suscetíveis às mudanças naturais da velhice, como desgaste natural das articulações, alterações na funcionalidade do trato digestivo, problemas orais (perdas, fraturas e desgastes dentários), diminuição da resposta imunológica e aumento nos níveis de radicais livres no corpo, o que pode predispor o animal a doenças. Além disso, o gato idoso torna-se ainda mais seletivo quanto ao alimento e seu paladar fica mais exigente”.

Para acompanhar estas mudanças e assegurar que o gatinho permaneça saudável, é necessário equilibrar suas necessidades nutricionais, oferecendo um alimento específico. Lívea justifica os benefícios de uma alimentação adequada a esta fase da vida:

“A ração para gatos sênior possui alta palatabilidade e contém proteína de alta qualidade em níveis adequados, para contribuir para a manutenção da massa muscular; fibras associadas à inclusão de prebióticos, que auxiliam no bom funcionamento do intestino; antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres; vitaminas e minerais em níveis adequados, que conferem reforço à resposta imunológica; ingredientes condroprotetores, como condroitina, glicosamina e colágeno, que contribuem para a manutenção das articulações. Este conjunto auxilia para melhorar a qualidade de vida e promover longevidade ao felino”.

Como escolher a ração adequada para gatos idosos?

Na hora de escolher o alimento do gatinho, o tutor deve dar preferência às opções de alta qualidade, que além de oferecer todos os nutrientes, ainda contribuem para que o animal sênior tenha mais saúde, bem-estar e longevidade.

Os alimentos formulados com ingredientes nobres e níveis nutricionais ótimos, como os da categoria Super Premium, têm maior aceitação pelos pets, além de conterem ingredientes que contribuem para sua qualidade de vida. 

Na hora de introduzir um novo alimento, não basta apenas fazer a substituição do atual pelo novo. Um dos erros mais comuns dos tutores, inclusive, é esperar acabar aquele que ele já tem em casa para começar a oferecer o outro novo.

“Além da rejeição pelo pet, a troca repentina de alimento pode provocar vômitos, gases e diarreia no animal. A substituição da ração deve ser feita de forma gradual, conforme recomendado na embalagem, para que o sistema gastrointestinal do pet se adapte ao novo alimento”, aponta Lívea Maria Gomes.   

A zootecnista ainda lembra da importância de consultar periodicamente o médico-veterinário de confiança, para orientar sobre a alimentação mais adequada e fazer check ups regulares, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida do gatinho.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).