Canjica, bolo, pamonha, cachorro-quente, caldos, curau. Depois de tanto desejo represado com as festas juninas virtuais de 2020 e 2021, você manda ver nos banquetes erguidos sob a devoção dos santos da época, que, na prática, estende-se até julho.
Enquanto isso, a balança e o nutricionista – para não dizer parentes, amigos e colegas de trabalho – seguem de olho na performance da sua versão “boca nervosa”.
Você para e não sabe o que fazer? Quer curtir a comilança da temporada “numa boa” até o fim. Quilinhos a mais pronunciam uma dobra na barriga, sem falar no colesterol e outras taxas do organismo avançando do sinal amarelo para o vermelho.
E você de olho naquele bolo de milho ou nos pudins de paçoca e doce de leite, que, aliás, o Correio do Estado ensinou a fazer em edições recentes (21/05 e 04/06).
O QUE FAZER? COMER
O que fazer? Você não para de se perguntar. A resposta é coma. Ou melhor, continue comendo, sem culpa. Não precisa encarar nenhuma dieta low carb rigorosa, orgânicos ou veganices, se não for a sua praia.
Assim, na pressão, o glutão acaba se divertindo, e comendo, menos e sucumbe cheio de culpa ao primeiro grão de açúcar fora do script.
Para ser feliz antes, durante e depois de se deliciar com tanta coisa gostosa, basta diversificar – pelo menos um pouco – os ingredientes dos quitutes preferidos.
Neste fim de semana, você tem a oportunidade de aprender três gostosuras totalmente do bem, à base de açúcar mascavo, aveia ou arroz integral: bolo de amendoim com doce de leite, arroz-doce com coco queimado e uma paçoquinha para arrematar.
SEM CULPA
Pela tendência do momento, o “caminho da roça” vai levar mais gente de volta aos lares do que para arraiás fora do ambiente doméstico.
A Meta Foresight – segmento de pesquisas da holding proprietária das plataformas Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger – divulgou recentemente que 59% dos brasileiros pretendem celebrar o período dentro de casa.
“Com o uso de alimentos integrais e produtos que substituem o açúcar, é possível preparar receitas deliciosas e celebrar a festa junina sem culpa ou exageros”, estimula a nutricionista Adriana Zanardo. Fique tranquilo, você não será totalmente afastado dos prazeres proibidos.
SABOR E SAÚDE
O açúcar mascavo em combinação com o branco vai bem na receita do bolo de amendoim. E, não se esqueça, ele, o amendoim, tem por característica, além do sabor estimulante e longevo no paladar, altos índices calóricos. Fora o doce de leite, o coco ralado e a manteiga empregada no preparo das receitas tentadoras. Haja pecado.
Para o bolo, com o qual você deve gastar uma hora para fazer, as colheradas de manteiga devem ser bem generosas. Ou seja, bem cheias. E a porção de doce de leite indicada – duas xícaras – só vale se cobrir o bolo, com sobra, depois de pronto. Para o arroz-doce, não tema a variação integral do cereal.
Além de tão gostoso quanto branquinho, o arroz integral é mais rico em fibras, vitaminas do grupo B e minerais como fósforo e magnésio.
A aveia, que será utilizada na paçoca, também é um cereal prodigioso. Assim como o arroz, ela é rica em fibras e atua como um excelente antioxidante, com propriedades para prevenir diabetes, aterosclerose, pressão alta e outros males; e ainda reduz o colesterol “ruim”, favorece o controle da glicose, fortalece os ossos, equilibra a flora intestinal e – eureca! – ajuda a emagrecer. Duvida? Então, mãos à obra e bom apetite.
Bolo de amendoim com doce de leite
Ingredientes:
Massa:
> 4 xícaras de farinha de trigo;
> 1 xícara de amendoim torrado e moído;
> 4 ovos (gemas e claras separadas);
> ½ xícara de açúcar refinado;
> 1 ½ xícara de açúcar mascavo;
> 1 ½ xícara de leite;
> 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
> 1 colher (sopa) de fermento químico.
Recheio:
> 1 lata de leite condensado;
> 1 colher (sopa) de manteiga;
> 1 xícara de amendoim torrado e moído;
> 4 colheres (sopa) de leite.
Cobertura:
> 2 xícaras de doce de leite cremoso;
> 2 xícaras de amendoim torrado.
Modo de Preparo da Massa:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata o restante dos ingredientes, exceto o fermento, até ficar uma massa homogênea.
Acrescente as claras em neve e o fermento, mexendo delicadamente. Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito no bolo, ele saia limpo.
Depois de assado e frio, desenforme o bolo e divida-o na metade com uma faca ou linha de costura.
Coloque o recheio e depois cubra o bolo com doce de leite e decore com amendoim torrado e moído.
Modo de Preparo do Recheio:
Leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Caso fique muito grosso, acrescente leite morno aos poucos e vá misturando, até dar o ponto de recheio.
Arroz-doce com coco queimado
ingredientes:
>1 xícara de arroz agulhinha;
>2 xícaras de água;
>3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
>500 ml de leite de coco;
>2 unidades de canela em pau;
>2 cravos-da-índia;
>100 g de coco ralado;
>Canela em pó.
Modo de Preparo:
Torre o coco na frigideira e reserve.
Cozinhe o arroz com água, canela em pau e cravo-da-índia por 30 minutos em fogo baixo.
Acrescente o açúcar, o leite de coco e o coco ralado.
Ferva por mais 10 minutos e sirva em seguida em porções individuais.
Polvilhe canela em pó.
Paçoca com aveia
Ingredientes:
>2 xícaras de amendoim torrado;
>1/4 xícara de farelo de aveia;
>3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
>1/2 colher (café) de sal;
>1 colher (sopa) de óleo de coco.
Modo de Preparo:
Triture e misture todos os ingredientes em um processador até obter uma mistura homogênea.
Amasse a massa com a mão, para dar mais unidade aos ingredientes.
Molde em formato de paçoquinhas ou como preferir.





