A eleição presidencial norte-americana de 2016 foi um dos pleitos eleitorais mais inusitados da história. Numa improvável vitória, o magnata Donald Trump surpreendeu o mundo ao derrotar nas urnas a democrata Hillary Clinton e tornar-se o 45º presidente dos Estados Unidos. Mas, muito antes de estar à frente da maior potência mundial, Trump já era uma das personalidades mais influentes no mundo.
No dia 30 de maio, a Netflix lança a primeira temporada de “Donald Trump: Um Sonho Americano”, um documentário original da plataforma de streaming que se propõe a contar a história do bilionário fanfarrão que escreveu seu nome na galeria de presidentes norte-americanos.
Trump começou a carreira empresarial na década de 1970, quando começou a trabalhar com o pai no ramo imobiliário.
Com o tempo, o jovem empresário partiu para novos empreendimentos. Passou também a administrar cassinos, negócio que levou o magnata à falência. Entretanto, Trump aproveitou-se da legislação norte-americana de falência corporativa e usou-a (seis vezes) como ferramenta para alavancar seus negócios.
Além dessas manobras suspeitas, Trump não é uma figura muito estimada por conta do incontável número de declarações polêmicas, principalmente a respeito de temas controversos como imigração, racismo, porte de armas e ideologia de gênero.
Após ser eleito, continua a falar sem restrições, principalmente por meio de sua conta no Twitter. “Nosso exército tem que estar focado em suas vitórias e não pode ficar arcando com as enormes despesas médicas dos transgêneros e o quão perturbador isso seria”, alfinetou após vetar o ingresso de pessoas trans no exército americano.
Sempre no foco dos holofotes, Trump chegou até a apresentar o reality show “The Apprentice”, no canal NBC, onde executivos competiam por uma posição em uma das empresas do apresentador e produtor do programa.
Ele nunca perdeu uma oportunidade de expressar suas ácidas opiniões na mídia. Essa característica “falastrona” do empresário acarreta em uma quantidade quase infinita de material para o documentário.
“Donald Trump: Um Sonho Americano” promete explorar a faceta mais obscura do atual presidente norte-americano, que divide a opinião pública mundial de uma maneira quase binária. Veja trailer da série neste link.
Ryan Keberle, trombonista - Foto: Divulgação / Alexis Prappas

Marcio Benevides, Maria José falcão e Fabiana Jallad
Andreas Penate e Monica Ramirez


