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Diálogo

Dupla sertaneja foi contratada pelo prefeito de cidade do interior de MS p... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (13)

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Evan spiegel - empresário americano

Se você está focado 
no que você quer alcançar, 
nada pode te parar”
.

FELPUDA

Dupla sertaneja foi contratada pelo prefeito de cidade do interior de MS pela módica quantia de R$ 300 mil 
para a realização de um show em tradicional festa. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade estaria enfrentando falta de medicamentos básicos e exames nos postos de saúde. O problema chegou a ser motivo 
de críticas na Câmara Municipal. Há quem diga que esse valor seria impactante no erário e, consequentemente, nos serviços essenciais para a população e comentam que já passou da hora do caso ser apurado “por quem de direito”.

Mostra

Participante da 23ª Semana Nacional dos Museus, o Museu de Arqueologia da UFMS fará a exposição intitulada Fragmentos que falam: barro, memória e arte indígena em novos tempos.

Mais

A abertura será hoje, na sede do museu, na Capital, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559,1º andar. As visitas vão até o dia 30, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Após quase 35 anos, a TV Cultura retornou com um dos seriados infantis mais icônicos da televisão brasileira: “Mundo da Lua”. A série terá 24 episódios, que trazem alguns atores protagonistas da versão original, como Antonio Fagundes, e novo elenco com Marcelo Serrado e Pathy Dejesus. A produção é uma parceria da emissora com o Sesi-SP para essa nova versão, produzida pela Mixer Films, com direção geral artística de João Daniel Tikhomiroff. As exibições acontecem na TV aberta e no streaming. 

Gabriela Alves

 

Cassia Avila

Novelo

Em círculos restritos, comentários são que pode ser ainda mais emaranhado o novelo do escândalo da grilagem de terra na região do Pantanal. O esquema investigado pela Polícia Federal envolve alguns servidores de carreira da Agraer, agência do governo estadual, certos empresários e determinados fazendeiros. Dizem que isso pode ser apenas a ponta do iceberg. Resta esperar para ver onde vai parar, né?

No trecho 

A maioria dos deputados estaduais e federais não está querendo dar mole para o azar e já neste primeiro semestre vêm cumprindo intensa agenda de visita às bases, de olhos bem abertos em 2026. Com a internet, políticos que “desapareciam” depois de eleitos e voltavam quatro anos depois para pedir votos novamente
não são mais rejeitados nas urnas, mas sim escorraçados. Portanto...

Pedra

O ex-prefeito de Nioaque Valdir Jr., investigado pelo Ministério Público e acusado de ser useiro e vezeiro da “farra das diárias”, com recursos da prefeitura e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, quando esteve no comando da entidade, não terá início da campanha a deputado estadual muito fácil. As investigações, inclusive, podem atrapalhar seus planos de continuar com seu projeto político. Embora protegido politicamente por tucanos de penas mais lustrosas, esses não vão querer perder o brilho para segurar a bronca de ninguém.

ANIVERSARIANTES

Dr. Fábio Colagrossi Paes Barbosa, 
Nilza Miranda Balbuena,
Reinaldo Azambuja da Silva, 
Maria de Lourdes Jallad Veiga, 
Eduardo Spipe Ferreira Calarge,
Valdete Oliveira,
Humberto Fernandes Pregelli,
Arquimedes Teodoro de Carvalho,
Dr. Beogival Wagner Lucas Santos,
José Dias da Silva,
Setsoko Umeda Yamazato,
Neiva Isabel Guedes,
Carmen Fátima Cortada Fiori Marteli,
José Mandu Neto,
Edmundo Pires,
Nadir Pereira de Oliveira,
José Carlos Renosto,
Lurdes Pereira Nunes,
Maria Gomes da Silva,
José de Moura,
Nivia Alexandre Fernandes da Silva,
Karyna Salles,
Dra. Renata Gasperin Abdul Ahad, Fátima Guenka Monteiro da Silva,
Roberto Katayama, 
Walter Alves da Silva,
Melissa Ouriveis Razuk Serrano, 
Juvêncio Tenório Ribeiro Becker Barbosa,
Leonardo Leite Campos, 
Mirtes Pinto Centurião,
Aparecido Valdomiro de Jesus José,
Odair de Castro Ferreira,
Carlos Alberto Cesar Oliva, 
Rosária de Oliveira Bachim,
Adriano Cesco,
Floriano Suassuna Lacerda Neto,
Amanda Galvão Serra e Jurgielewicz,
Mariana Galvão Cavalcanti,
Murilo Figueiredo Marinho de Sá,
Mirela Corrêa Varela,
Carlos Altino Paiva,
Rodrigo Luiz Dalefi de Santana,
Urias Saturnino, 
Dr. Sérgio Martins Sobrinho,
Mariana do Nascimento Zahran, 
Dr. Honório Benites Junior, 
Geraldino Ayala,
Carlos Lopes Coutinho,
Gislaine Domingues Sartori,
Elvira Teixeira de Barros,
Almir Moraes Ribeiro,
Marlene Ferreira Nascimento,
Alvaro Barros de Almeida,
João Batista Camargo,
Luciane Garcia,
Flávio Marcio Gonçalves,
Christiano Alves,
Fátima Izabel Santos, 
Leia Amador Provenzano,
Alfredo Soares dos Santos,
José Edison Cabral,
Ruy Guimarães,
Carlos Alberto Dias Toledo,
Valdir Reis Megda,
Wilson Bento de Souza,
Alício Alves Chaves,
Alex Fraga, 
Dr. João Eduardo Macedo,
Patrocinio Magno Portocarrero Naveira, 
Swamy Rodrigues Xavier,
Edgar Pereira Alves,
Andreza Venega,
Margarida de Oliveira,
Jeanine de Brito Regaço, 
Osmar Silva Luzio, 
Arthur João Palmeiras,
Carlos Gustavo Vieira de Mello, 
Generoso Souza Pereira,
Isabel Fialho de La Fuente,
Antonio José de Queiroz, 
Josino Leiria Martins,
Márcia Regina Pereira da Silva,
Alvaro de Souza Dutra,
Valdir da Costa Almeida,
Leila Amaral Ribeiro,
José Paulo Loubet Neto,
Liliane Bueno Simon,
Elenir Fábio Miranda,
Elizete Ortiz Coelho, 
Marcos Antonio Fabri,
Renato Zancanelli de Oliveira,
Dr. Rui Malta da Silva Filho,
Silvana Scaquetti,
Daniela Nakamura,
Jutercio Tenório Ribeiro Becker Barbosa,
Sérgio Hiroshi Yamada,
Eunice Pardin,
Antônio Duarte Hay Mussi,
Leonardo Gazal,
Patricia Leite Paludo,
Luciano Bonfim Azambuja,
Fernando César Caurim Zanele,
Greice Aparecida Iaguzeski,
Alisson Abdalla,
Ricardo Eloi Schunemann, 
Maria de Fátima Olmedo Bagnoli,
Gean Carlo Volpato.

*Colaborou Tatyane Gameiro

OSCAR 2026

Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

21/12/2025 23h00

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62% Divulgação

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As expectativas brasileiras para o Oscar 2026 crescem antes mesmo do anúncio oficial dos indicados, previsto para 22 de janeiro. Wagner Moura aparece entre os nomes mais fortes da disputa pelo prêmio de melhor ator, segundo um novo levantamento do site especializado Gold Derby.

De acordo com a projeção, o ator brasileiro tem 91,34% de chance de vitória, porcentual que o coloca na terceira posição entre os 15 nomes mais bem colocados na categoria. A lista reúne artistas que já figuram entre os pré-indicados e aqueles acompanhados de perto durante a temporada de premiações.

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%. Wagner aparece logo atrás, à frente de nomes como Michael B. Jordan e Ethan Hawke.

As estimativas do Gold Derby são elaboradas a partir da combinação de previsões de especialistas de grandes veículos internacionais, editores do próprio site que acompanham a temporada de premiações e um grupo de usuários com alto índice de acerto em edições anteriores do Oscar.

O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, com transmissão da TNT e da HBO Max, e terá novamente Conan O’Brien como apresentador. A edição também deve ampliar a presença brasileira na premiação: produções nacionais como O Agente Secreto já figuram em listas de pré-indicados da Academia, em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.

Ranking do Gold Derby para o Oscar 2026 de melhor ator:

1. Leonardo DiCaprio (95,08%)

2. Timothée Chalamet (93,62%)

3. Wagner Moura (91,34%)

4. Michael B. Jordan (83,35%)

5. Ethan Hawke (73,46%)

6. Joel Edgerton (25,24%)

7. Jesse Plemons (7,09%)

8. George Clooney (4,25%)

9. Jeremy Allen White (4,06%)

10. Dwayne Johnson (2,64%)

11. Lee Byung Hun (2,52%)

12. Oscar Isaac (0,83%)

13. Daniel Day-Lewis (0,39%)

14. Brendan Fraser (0,31%)

15. Tonatiuh (0,24%)
 

Correio B+

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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