Correio B

HISTÓRIA

Entre maiores naufrágios do país, 'Titanic brasileiro' completa 100 anos

Entre maiores naufrágios do país, 'Titanic brasileiro' completa 100 anos

G1

05/03/2016 - 21h30
Continue lendo...

Uma das maiores tragédias da história marítima brasileira completa 100 anos neste sábado (5). Em 1916, o navio Príncipe das Astúrias naufragou em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, e deixou 477 mortos. O naufrágio é comparado ao do Titanic, que afundou quatro anos antes. Um cerimonial em homenagem às vítimas aconteceu na manhã deste sábado na cidade. 

O navio a vapor Príncipe das Astúrias foi construído na Escócia em 1913 e era considerado de médio porte. O navio a vapor tinha 150 metros de comprimento, mais de 16 mil toneladas e era considerado o transatlântico mais luxuoso da Espanha. Sua sexta e última viagem começou em Barcelona atravessando o Atlântico em direção a Santos (SP).

De acordo com o mergulhador e pesquisador grego, que tem um acervo sobre o assunto, Jeannis Michail Platon, de 68 anos, a bordo estavam registrados oficialmente entre passageiros e tripulantes 578 pessoas. Ele acredita que esta seja a tragédia com maior número de vítimas da costa brasileira.

"O naufrágio aconteceu durante a primeira Guerra Mundial, então além dos 578 passageiros havia cerca de mil imigrantes que viajavam ilegalmente para fugir da guerra. Eles não tinham dinheiro para pagar a passagem e vinham amontoados no porão. Eles não foram registrados, era um costume da época, eles não estão no número oficial de mortos, mas estima-se que mais de 1,5 mil pessoas morreram ao todo", afirmou.

Ainda segundo o escritor, a bordo do navio era transportada grande quantidade de metais. Além de 12 estátuas de bronze, componentes de um monumento e supostamente um valor de 40.000 libras-ouro.

"Ele era um transatlântico bem luxuoso, com tapetes persas, de luxo mesmo. Mas na época não era como hoje, passageiros e carga separados. Eram mistos: carga e passageiro. Só de carga, na sua última viagem havia 10 toneladas", disse Jeannis.

Durante o carnaval de 1916, no dia 5 de março, o navio se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul. Chovia forte e a visibilidade era baixa, o que pode ter causado a batida única laje submersa da Ponta da Pirabura, o que provocou em um rasgo no carsco do transatlântico.
“O navio se partiu em três partes e em pouco tempo ficou submerso. Os corpos se espalharam pelo litoral norte e quando encontrados, foram enterrados nas praias. Cerca de 600 pessoas foram enterradas na praia da Serraria em Ilhabela e 300 em Castelhanos”, disse.

Destroços

Segundo Jeannis, o local onde se encontram os destroços é exposto a fortes correntes. A visibilidade é pouca devido à movimentação das águas, que as tornam turvas por areias e suspensão ferruginosa oriunda das ferragens do navio. Durante 17 anos ele fez diversas expedições para encontrar as relíquias do navio.

"Por causa deste vai e vem das correntes, não existe vida marinha nos destroços. Os destroços estão espalhados por uma extensa região ao redor do navio, o que exige redobrada atenção para mergulhar. Muitas companhias trabalharam durante anos, tiraram muito material. Agora, 100 anos embaixo de água o navio está detonado", contou.
No Museu Náutico localizado no Parque da Usina “Prefeito Geraldo Junqueira”, no bairro Água Branca, encontram-se várias peças recuperadas do Príncipe de Astúrias, além de uma réplica do navio.

Centenário

Para marcar o 1º centenário do naufrágio do navio Príncipe de Astúrias, a Prefeitura de Ilhabela e a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, órgão da Marinha do Brasil faz neste sábado (5) um cerimonial no mar em homenagem às vítimas.

A solenidade será realizada a bordo de um navio da Marinha próximo à Ponta da Pirabura. Além do lançamento da coroa de flores, outras embarcações acompanharão o navio da Marinha até a Ponta da Pirabura, que fica a extremo leste de Ilhabela. O navio e os barcos sairão às 10h de São Sebastião e da Vila, em Ilhabela.

Livro
Jeannis mora 57 anos no litoral norte de São Paulo e é um estudioso dos naufrágos da costa brasileira. Ainda como parte dos eventos que marcarão o centenário,e ele lançará seu quarto livro: 'Ilhabela – Príncipe de Astúrias – Um Mistério entre Dois Continentes', baseado em investigações e no depoimento de Isidor Prenafeta, neto de um tripulante sobrevivente.

Correio B

Com Mc Hariel e Tz da Coronel, o "Rap Brasil Festival" chega a Campo Grande

Além dos grandes nomes, o festival contará com batalha de rima, hip hop, grafite e pista para toda galera andar de skate; menores de idade também poderão participar do evento; confira

25/10/2024 14h46

Com Mc Hariel e Tz da Coronel, o

Com Mc Hariel e Tz da Coronel, o "Rap Brasil Festival" chega a Campo Grande Divulgação

Continue Lendo...

Os amantes do trap e rap, podem comemorar: chegou a vez de Campo Grande sediar um festival exclusivo, para aqueles que curtem um evento novo e ousado. Com uma fusão de estilos, o evento promete ser inédito para a cidade e toda a região.

Durante o Rap Brasil Festival, grandes nomes irão passar pelo palco principal, são eles: Mc Hariel, Yunk Vino, Kyan e Tz da Coronel. O festival também terá shows de artistas locais, batalha de rima, breaking, pista de skate, oficina de grafite, flash tattoo e praça de alimentação. 

O festival acontecerá no dia 30 de novembro, no Shopping Bosque dos Ipês, das 18h às 02h; confira: 

Ambientes

  • Camarote Sabotage

O setor fica em uma área elevada na lateral do evento, ideal para quem busca conforto. Possui espaço 100% coberto e temático. Entrada, banheiro e bares separados dos demais setores, com atendimento exclusivo. Acesso liberado para a área Frontstage.

  • Frontstage

O setor fica localizado em uma área em frente ao palco, perfeito para aqueles que procuram ficar perto do seu artista favorito! O ambiente também conta com bar e banheiro exclusivo, separados dos demais setores.

  • Arena Street

Setor com bar e banheiros exclusivos, localizado atrás do frontstage mas com ampla visão dos artistas, sendo possível curtir todos os shows. 

Com Mc Hariel e Tz da Coronel, o "Rap Brasil Festival" chega a Campo Grande

Menores de idade

A novidade do festival é que apesar de ter classificação +16, será permitida a entrada de menores de idade. No entanto, vale ressaltar algumas regras:

  • 12 e 13 anos será permitida a entrada SOMENTE ACOMPANHADO dos pais;
  • 14 e 15 anos será permitida a entrada SOMENTE ACOMPANHADO dos pais ou deverão apresentar autorização por escrito e com firma reconhecida em cartório;
  • A PARTIR DOS 16 ANOS será permitida a entrada desacompanhado dos pais, mediante apresentação de documento que comprove a idade.

Proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Ingressos

  • INTEIRA 
  • MEIA ENTRADA (Estudantes, Professores, Idosos e PCDS).
  • MEIA SOLIDÁRIA (Mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível no dia do evento).

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ou nos pontos de venda físicos: 

  • Rema Skateshop: Rua Pedro Celestino, 1387
  • Iframe: Av. Duque de Caxias - em frente ao aeroporto
  • Toys Skateboard Shop: Rua Rui Barbosa, 1485

Mc Hariel

Uma das principais atrações do evento, Hariel Denaro nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1997, popularmente conhecido pelo seu nome artístico MC Hariel, é um cantor e compositor de funk paulista, conhecido por cantar funk consciente, com mensagens, criticas sociais e mensagens de superação.

Entre seus diversos títulos famosos estão: Vou Buscar, Ilusão (Cracôlândia), Lei do Retorno e Maçã Verde, além de diversas parcerias com outros MCs. Hariel lançou em 2021 seu DVD Mundão Girou, em comemoração aos 10 anos de carreira, contando com músicas inéditas em uma mistura de funk consciente com mensagens de superação.

Essa turnê contou com a participação de diversos artistas do meio, como Mc Don Juan, Gaab, Mc Neguinho do Kaxeta, Mc Ryan SP, além de apresentações teatrais.

Tz da Coronel

Natural do Morro do Limão, em Cabo Frio, Rio de Janeiro, Matheus Santos ou Tz da Coronel como é conhecido, já soma mais de dois milhões de seguidores no Instagram, quase um bilhão de streams e 2,5 milhões de ouvintes no Spotify. 

O artista fez seu nome na música em 2021, quando obteve sucesso com os sons “Anota a Placa” e “Trajado de Glock” unindo funk e trap está conquistando cada vez mais fãs por onde se apresenta pelo Brasil, dentre eles está Caetano Veloso, que citou o jovem cantor na música “Sem Samba Não Dá”.

Recentemente ele assinou com o selo “Nada Mal”, do artista Filipe Ret, reforçando ainda mais a ascensão do cantor no cenário do trap nacional.

Assine o Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Teatro, exposição de arte e novo filme de Almodóv são destaques para o fim de semana

Teatro, exposição de arte e novo filme de Almodóvar são destaques; evento em homenagem a mulheres sexagenárias, festa à fantasia, competição infantil de bicicleta e festival multicultural também são opções gratuitas

25/10/2024 10h00

Primeiro filme em inglês do espanhol Pedro Almodóvar, com Julianne Moore (à esquerda) e Tilda Swinton vivendo duas jornalistas que mantém uma delicada amizade

Primeiro filme em inglês do espanhol Pedro Almodóvar, com Julianne Moore (à esquerda) e Tilda Swinton vivendo duas jornalistas que mantém uma delicada amizade Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Primeiro filme em inglês do aclamado diretor espanhol Pedro Almodóvar, “O Quarto ao Lado” é a principal estreia da semana no circuito de Campo Grande. O longa-metragem apresenta as jornalistas Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton), que foram muito amigas na juventude, quando trabalharam juntas na mesma revista, mas que passaram longos anos sem manter contato.

Ingrid se tornou escritora de autoficção e Martha, correspondente de guerra. Ambas trilharam carreiras muito bem-sucedidas. As circunstâncias da vida e o trabalho desafiador de Martha acabaram causando um afastamento natural entre as duas, assim como gerou ressentimentos entre Martha e sua filha: ela nunca perdoou a ausência da mãe, que sempre preferiu se dedicar mais ao trabalho.

Até que a descoberta de uma doença terminal muda completamente a vida da jornalista de guerra e aproxima novamente as amigas. E em meio a uma situação extrema, de vida e morte, Ingrid e Martha também se veem diante de um dilema moral. O filme conquistou o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano e vem arrancando elogios do público e da crítica pelo modo como o cineasta articula as estratégias do melodrama no enredo, além das atuações arrebatadoras de Tilda e Julianne.

Os fãs da franquia “Minha Mãe É Uma Peça” também podem fazer a festa, já que as três produções – de 2016, 2019 e 2013 – estreladas por Paulo Gustavo (1978-2021) também voltaram a entrar em cartaz simultaneamente desde ontem. Uma reestreia desse porte não deixa de ser um marco na cinematografia e no circuito exibidor brasileiro, demonstrando a grande confiança de quem aposta no relançamento no ator e comediante que virou nome de lei federal de incentivo cultural.

E não é para menos. Gustavo sabia fazer rir como ninguém, fosse no palco, na telinha ou na telona. No terceiro filme, por exemplo, Dona Hermínia, interpretada pelo artista sob a inspiração de sua mãe, precisa se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Marcelina está grávida e Juliano vai casar.

 Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca. Para completar as confusões, Carlos Alberto, seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.                                                                                           

CABEÇÃO

O espetáculo “Cabeção pelo Mundo, o Show” é a atração de hoje no Sesc Teatro Prosa (Rua Anhanduí, nº 200, Centro), às 19h, com reserva gratuita de ingressos pelo Sympla. Em cena, o carismático personagem Cabeção, acompanhado do músico dançarino Alissom Lima e da musicista performer Cimara Frois, convida o público a interagir e a contemplar cenas performáticas graciosas e virtuosas embaladas por uma musicalidade animada e delicada.

Amanhã, às 16h, o Prosa abre o palco para a peça infantil “Navegantes”, com o grupo Deslimites (MS).  O espetáculo de rua com linguagem híbrida mistura atores e bonecos para narrar uma viagem do Pantanal até o mar, revelando as belezas e os problemas dos rios brasileiros. A peça conta as aventuras de Douralis, uma peixinha muito curiosa que sonha conhecer o mar. Ela viaja com Jacaléguas, seu melhor amigo, mas ele, inseguro e medroso, desiste da viagem. 

EL TRIO

Formada por Gabriel de Andrade, Gabriel Basso e Adriel Santos, a banda de jazz El Trio dá início neste fim de semana ao projeto MS Tem Jazz, que vai passar por Ponta Porã, Dourados, Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema e Ribas do Rio Pardo com apresentações do show “Improvisando Caminhos” e palestras.

Hoje, em Ponta Porã, a palestra será no Centro Cultural Dona Iracema, às 14h. Já o show será no Horto Florestal, a partir das 17h. Amanhã, será a vez de Dourados receber o projeto, com bate-papo no Espaço de Cultura e Arte Casulo, a partir das 14h, e concerto na Praça Antônio João, às 16h30min, dentro da programação do Festival de Todos os Povos, que movimenta a cidade com diversas outras atrações entre hoje e domingo. O grupo de rap Falange da Rima é um dos destaques e se apresentará amanhã, às 21h10min.

PEDAL KIDS

O Circuito Sesc MTB Brasil – pedal Kids, criado para incentivar o interesse pelo esporte e pelo uso da bicicleta entre crianças, será realizado amanhã no Parque Ayrton Senna, com inscrições gratuitas e sete categorias disponíveis para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos. A pista do circuito, montada na arena da prova adulta, terá aproximadamente 450 metros e será composta por curvas, descidas e pequenos obstáculos para desafiar os participantes. As largadas começam às 9h. Mais informações em (67) 98408-5276.

MULHER 60+

Hoje, a partir das 17h, o Sesc MS realiza a Mostra de Fotografias do projeto Sesc 60+, um evento que celebra a força da mulher por meio de histórias contadas pelas participantes. A exposição será no Sesc Camillo Boni e contará com a apresentação do Coral do Sesc 60+, às 18h, que interpretará duas canções especialmente escolhidas para a ocasião. Amanhã, a mesma unidade do Sesc realizará Festa à Fantasia, das 9h às 15h30min, aberta ao público, com encontro cosplay, jogos, Just Dance recreativo e música ao longo de todo o dia.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).