Filmes e Séries

PLATAFORMAS DIGITAIS

Seleção de filmes e séries em plataformas digitais, feita pelo "Via Streaming"

A dica da semana é o filme "Blitz"

Continue lendo...

Dica da Semana: “Blitz”

Dirigido por Steve McQueen, filme da Apple TV retrata a jornada de uma criança negra de 8 anos que quer voltar para casa durante a Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nazista implementou uma tática militar que ficou conhecida como Blitkrieg (traduzida para “guerra relâmpago”) e que contribui para as vitórias alemãs no início do conflito. Tal estratégia consistia em coordenar diversos grupamentos militares (infantaria, marinha, aviação e veículos blindados) em um uma série de ataques, abrindo as linhas de defesa inimigas e cercando as tropas adversárias. O filme da Apple TV tem o título de “Blitz” justamente por conta desse contexto histórico, já que tem como pano de fundo os bombardeios sofridos por Londres na Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1940 e 1941.

A história de “Blitz” gira em torno de George (Elliot Heffernan), um menino de 8 anos que é enviado por sua mãe Rita (Saoirse Ronan) para fora de Londres. Junto com outras crianças, o personagem deveria chegar até um local no interior do país, onde pudesse se proteger melhor dos ataques nazistas. Por ter uma ótima relação com a mãe, George não gosta da ideia de ir embora sozinho e acaba dizendo que a odeia quando os dois estão se despedindo na estação de trem. Arrependido durante a viagem, o protagonista decide saltar do vagão e, sozinho, retornar para Londres para poder pedir desculpas a ela.

Assim começa uma perigosa jornada para ambos os personagens. De um lado, uma criança tentando voltar para casa em meio ao caos da guerra e, do outro, uma mãe desesperada tentando encontrar seu filho perdido, enquanto tenta escapar dos bombardeios nazistas. Dirigido por Steve McQueen (vencedor do Oscar por “12 Anos de Escravidão”), o longa se diferencia de outras produções sobre a Segunda Guerra ao representar uma Inglaterra com uma multiplicidade de questões, incluindo raciais, de gênero, de idade e de classe social. Pelos olhos de uma criança que só quer retornar para sua mãe, “Blitz” expõem os absurdos do conflito armado.

 

Pelas ruas de Esmirna

Novo filme turco de romance chega a Prime Video em 20 de dezembro e conta a história de uma advogada certinha e um músico despreocupado que se unem em uma missão impossível

Amor a 39 Graus“Amor a 39 Graus” é uma produção da Amazon Prime - Foto: Divulgação

Assim como o Brasil, a Turquia também tem como um dos pontos fortes de sua produção audiovisual as telenovelas. Com a chegada dos streamings, essas produções tomaram uma proporção mundial, conquistando fãs ao redor do globo. Por isso, não é exatamente uma surpresa que a Amazon Prime Video anuncie a chegada de um filme turco de romance em seu catálogo. O original, cujo título é “Amor a 39 Graus”, será disponibilizado no dia 20 de dezembro e possui um enredo clássico do gênero: duas pessoas completamente diferentes acabam se apaixonando, depois de um tempo não gostando um do outro.

O filme se passa em Esmirna, uma das maiores e mais antigas cidades da Turquia, localizada na costa do Mar Egeu. A região é muito conhecida por seus sítios arqueológicos e efervescência cultural, sendo um dos destinos turísticos mais populares do país. Apesar de toda essa fama, a ambiciosa e bem-sucedida advogada Kumru (Ayça Aysin Turan) parece não ter uma boa impressão da cidade em que nasceu. Porém, quando um cliente importante tem sua audiência de divórcio marcada para Esmirna, Kumru precisa sair de Istambul e se deslocar até a costa, onde irá encontrar com o músico Faith (Furkan And?ç).

Em troca de usar o carro do pai para ir até sua apresentação à noite, o personagem aceita ser o motorista particular de Kumru e ajudá-la a se deslocar pela cidade. Porém, a personalidade oposta dos personagens vai fazer com que essa não seja uma tarefa nada fácil. À medida em que o caso de divórcio se complica, Kumru e Faith precisam lidar com uma série de desafios, que incluem visitar a excêntrica família da advogada e coletar provas de um cônjuge infiel em apenas oito horas. Essa aventura vai fazer com que a vida dos protagonistas mude para sempre.

 

De volta ao caldeirão mágico

A continuação do sucesso “Feiticeiros de Waverly Place” chega ao Disney Plus no Brasil no dia 20 de dezembro, com dez episódios

“Os Feiticeiros Além de Waverly Place”, nova série da Disney Plus - Foto: Divulgação

Nos anos 2010, diversas séries de comédia da Disney fizeram um sucesso enorme entre o público infantil. Tais produções contavam com nomes promissores da indústria do entretenimento que, alguns anos depois, vieram a se tornar cantoras e atrizes famosas. Um exemplo disso é “Feiticeiros de Waverly Place”, programa estrelado por Selena Gomez que teve quatro temporadas e ficou no ar de 2007 a 2012. A série contava a história de Alex Russo (Gomez) e seus dois irmãos Justin (David Henrie) e Max (Jake T. Austin) que escondiam do mundo o fato de serem feiticeiros em treinamento, ensinados pelo próprio pai Jerry (David DeLuise).

Devido ao grande sucesso da série original e a crescente onda por “spin-offs”, em 2024, a Disney Plus resolveu produzir o original “Os Feiticeiros Além de Waverly Place”. A continuação já foi lançada nos Estados Unidos, porém, sua data de estreia no Brasil foi marcada para o dia 20 de dezembro, quando todos os 10 episódios estarão disponíveis. A série se passa anos mais tarde, com os irmãos Russo já adultos. Depois de um acidente misterioso na Feitiço Tec, uma escola de feiticeiros na qual trabalhava como diretor, Justin decide abandonar a magia e viver uma vida normal, escondendo o seu passado de sua esposa Giada (Mimi Gianopulos) e de seus filhos Roman (Alkaio Thiele) e Milo (Max Matenko).

Porém, um pedido inesperado de Alex pode colocar todo o segredo de Justin em risco. Isso porque a personagem pede para que o irmão aceite ser o professor de Billie (Janice LeAnn Brown), uma jovem feiticeira que, apesar de ser muito poderosa, possui uma personalidade forte e um espírito rebelde. Isso fez com que todos os professores desistissem da menina. Para complicar ainda mais a situação, Billie é a única feiticeira que pode salvar a Humanidade do fim do mundo, segundo uma profecia. Assim, Justin decide reviver seus poderes mágicos e redescobre sua paixão pelo ensino.

PLATAFORMAS DIGITAIS

Confira as dicas de filmes e séries feitas pelo "Via Streaming"

21/01/2025 14h39

A minissérie

A minissérie "Ripley" é uma adaptação de "O Talentoso Ripley", está disponível na Netflix Divulgação

Continue Lendo...

Dica da Semana: “Ripley”

Um anti-herói clássico da literatura norte-americana ganha mais uma adaptação em envolvente minissérie da Netflix, estrelada por Andrew Scott

Uma das séries da Netflix de grande destaque em 2024, “Ripley” é uma cativante adaptação do livro “O Talentoso Mr. Ripley”. A obra original foi lançada em 1955 pela autora norte-americana Patricia Highsmith e já foi adaptada pelos filmes “O Sol por Testemunha” (1960) e “O Talentoso Ripley” (1999). Protagonizada por Andrew Scott (“Sherlock” e “Fleabag”), a minissérie da Netflix dá um novo tom a uma história já conhecida, se aproveitando dos detalhes e da fotografia em preto e branco para criar uma atmosfera de constante tensão. A produção foi dirigida pelo norte-americano Steven Zaillian (“A Lista de Schindler”) e venceu o Emmy de 2024 na categoria de Melhor Direção em Minissérie.

Ambientada nos anos 1960, a história começa em Nova York, cidade onde vive o jovem Tom Ripley (Scott). Morando em um pequeno apartamento, o pouco dinheiro que o personagem ganha é através de golpes e falsificações. Porém, a sorte parece bater em sua porta quando ele é procurado pelo milionário Herbert Greenleaf (Kenneth Lonergan), que lhe faz uma proposta irrecusável. Acreditando que Tom é um dos amigos de seu filho Richard (Johnny Flynn), um jovem burguês que decidiu viver na Europa para se tornar um artista, Herbert pede sua ajuda para trazer o herdeiro de volta à Nova York.

Sabendo que o filho está morando em Atrani, cidade no sul da Itália, o milionário oferece um salário a Tom, além de bancar sua viagem e estadia. Percebendo a oportunidade de ganhar dinheiro, o protagonista aceita a missão. Apesar de não ter sido uma tarefa fácil no início, Tom consegue ganhar a confiança de Richard, mesmo com a sua amiga/namorada Marge (Dakota Fanning) não gostando dele. Com o passar do tempo, Ripley vai ficando cada vez mais próximo de Dickie (apelido de Richard), até que um crime irá transformar completamente a sua vida.

 

O segredo nos números

Um jovem matemático que tenta achar um padrão nos números primos se torna o centro de uma perigosa conspiração em nova série da Apple TV

Nova série original da Apple TV, “Alvo Primário” chegará na plataforma de streaming no dia 22 de janeiro e tem uma história repleta de suspense, reviravoltas e conspirações. Com oito episódios, o original foi dirigido por Brandy Hood (“Grandes Expectativas”) e concebido por Steve Thompson – conhecido por ter criado o seriado “Sherlock” (2010) –, que também assina como produtor executivo. Além disso, o elenco inclui diversos nomes conhecidos, como Martha Plimpton (“Raising Hope”, de 2010), Stephen Rea (“A Honorável Mulher”, de 2014), David Morrisey (“Sherwood”, de 2022), Quintessa Swindell (“Adão Negro”, de 2022) e Leo Woodall (“Um Dia”, de 2024).

A trama de “Alvo Primário” gira em torno de um do jovem inglês pós-graduado em matemática Edward Brooks (Woodall). Apesar de ser um estudante brilhante da Universidade de Cambridge – local onde figuras como Isaac Newton e Charles Darwin estudaram –, o personagem tem grande dificuldade em manter uma boa relação com seus alunos e professores. Isso porque Edward possui uma personalidade difícil, sempre de cara fechada e com um mau humor constante. Porém, essa questão não preocupa muito o protagonista, já que ele está completamente focado em seu próprio trabalho: encontrar um padrão nos números primos  

Depois de passar noites em claro se dedicando ao seu projeto, Edward está muito perto de uma grande descoberta – quando percebe que está sendo monitorado por alguém. Quando algo horrível acontece com outro matemático, o personagem é abordado por Taylah (Swindell), uma jovem agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) que acredita que Edward seja a próxima vítima. Isso porque, caso o personagem consiga encontrar o padrão nos números primos, ele terá a chave para acessar todos os computadores do mundo. Assim, o protagonista se vê envolvido em uma perigosa conspiração que envolve instituições (legais ou não) do mundo todo.

 

Busca por justiça

A Max irá disponibilizar sua primeira novela brasileira original, “Beleza Fatal”, protagonizada por Camila Pitanga, Camila Queiroz e Giovanna Antonelli, no dia 27 de janeiro

Em 2025, a Max irá disponibilizar a sua primeira novela brasileira original. Com o título de “Beleza Fatal”, a produção estreia no dia 27 de janeiro e é protagonizada pelas atrizes Camila Queiroz, Camila Pitanga e Giovanna Antonelli. Diferentemente de uma novela normal, a versão do serviço de streaming terá apenas 40 capítulos, em uma tentativa de adequar o formato à realidade atual. Isso porque, apesar de muitos jovens não verem mais novelas na televisão aberta, muitos assistem séries com enredos dramáticos e novelescos. Com uma trama escrita pelo autor Raphael Montes (“Dias Perfeitos”), a plataforma pretende cativar novos (e antigos) públicos.

A história de “Beleza Fatal” gira em torno de temas bastante atuais, como a busca pela perfeição e a popularização dos procedimentos estéticos. Na trama, Sofia (Queiroz) teve a sua infância destruída depois de sua mãe ter sido presa injustamente – e, depois, ter morrido na cadeia – devido a uma traição por parte da prima manipuladora Lola (Pitanga), que não mede esforços para conseguir fama, dinheiro e poder. Devastada, Sofia é acolhida pela família Paixão, cuja matriarca é Elvira (Antonelli) e que também está passando por um momento difícil depois da filha Rebeca (Fernanda Marques) ser hospitalizada devido a uma cirurgia plástica mal-sucedida.

Tanto a mãe de Sofia quanto a filha de Elvira foram vítimas do mesmo grupo de pessoas: Lola e os seus aliados. Unidos pelo desejo de reparação e justiça, as personagens irão tramar sua própria vingança – que rapidamente irá se transformar em uma verdadeira obsessão. Porém, o encontro de Sofia com um antigo amor do passado irá lhe fazer questionar suas atitudes e, de certa maneira, balançar a sua determinação por justiça. Conforme o seu plano vai avançando, a personagem percebe que, talvez, a vingança que queria possui um preço muito mais alto do que imaginava.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).