Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGENDÃO

Fim de semana tem festival virtual e lançamento de livro em drive-thru

Festival de música independente, tributo a Moraes Moreira e celebração do Dia dos Pais marcam lives do fim de semana
07/08/2020 07:45 - Marcos Pierry


Música, poesia, cinema, um tributo do Novos Baianos a Moraes Moreira e ainda um show para celebrar o Dia dos Pais. O mundo da telinha – via YouTube, redes sociais, canais de streaming e outras plataformas de conteúdo – oferece um cardápio bem variado de opções para movimentar o fim de semana sem sair de casa.  

Domingo é Dia dos Pais. Mas a turma do Club do Som antecipa para hoje a sua homenagem aos papais de Mato Grosso do Sul. No show, programado para as 19 horas, ao vivo, com acesso pela página no Facebook, o Club apresenta um embalo pop e eclético para animar toda a família.

Às 20h30min, chega a vez da poesia. O escritor Raimundo Silva, das ficções “Inventário Sentimental de Salvatore” e “O Ausente Está na Sala”, convida a todos para um mergulho filosófico no conceito de tempo, em seu perfil no Instagram (@nuvem_poesia). 

O encontro começa com uma fala do autor, com duração programada de 30 minutos, que promete um minimanual filosófico sobre o tema. Esses são os tópicos no banner do evento: tempo objetivo e subjetivo, posteridade e eternidade, o ser e o tempo; o ser-poeta, a obra poética, a poesia do tempo. O público pode participar com perguntas, comentários e leituras poéticas.

E ainda hoje começa o Formemus 2020, que reúne uma série de atividades voltadas para a circulação de conteúdos musicais e o fortalecimento do mercado e da produção independente. 

São três dias de programação, já no ar, de hoje a domingo, com acesso on-line mediante inscrição gratuita pelo site do festival

Entre os destaques, o videoclipe da canção “À Flor da Pele”, uma parceria da jovem cantora SoulRA (pronuncia-se sou rá), de Dourados, e Wilyam Nicolay, diretor da produção, que concorreu com quase 500 outras de todos os estados e foi selecionada para a lista de 39 trabalhos que integram a mostra de videoclipe do Foremus.

 
 

MÚSICA

Amanhã, na agenda de debates do festival, o painel “Identidade Musical: A Essência da Diversidade da Música Brasileira” contará com a presença da cantora Paula Lima, do produtor Pena Schmidt e outros experts da chamada cena indie da produção cultural. 

Representando a União Brasileira de Compositores (UBC), Paula Lima é formada em Direito e piano erudito. Desde os anos 1990 em atividade, a artista paulistana esteve à frente da banda Funk Como Le Gusta e lançou cinco álbuns solo, com uma carreira de destaque na black music verde e amarela.

Pena Schmidt está na ativa desde a década de 1970, quando produziu um disco dos Mutantes (Ao Vivo, de 1976) e começou a organizar festivais. 

Figura carimbada do rock brasileiro, foi protagonista nos bastidores da explosão de bandas nos anos 1980, produzindo discos dos Titãs, Ira!, Magazine, Ultraje a Rigor e Camisa de Vênus. Schmidt tem ainda na bagagem a experiência como organizador de todas as edições do Free Jazz, que marcou a cena com shows antológicos, no Rio e em São Paulo, durante as décadas de 1980 e 1990.

MORAES MOREIRA

Os remanescentes do grupo musical Novos Baianos reúnem-se para a live Tropical, da Devassa, amanhã, a partir das 16h30min, com acesso pelo canal da cervejaria no YouTube

Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Jorginho Gomes e Galvão, da formação original, que criou o grupo em 1969 com Moraes Moreira, comandam o tributo ao parceiro Moraes, falecido em abril deste ano. 

Não vão faltar no repertório “Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro” e “Mistério do Planeta”, do álbum “Acabou Chorare”, considerado o melhor disco de música brasileira pelo ranking da revista Rolling Stone (2007).

 
 

CINEMA

Durante o todo o mês de agosto, o público poderá conferir, pelo canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube, o média-metragem “Mãezinha”, terceira parte da Trilogia do Afeto, criada por Jean Mendonça. 

Em tempos de pandemia e isolamento, o cineasta põe em cena a rotina de sua mãe, dona Hulda, na cidade mineira de Pirapora. Prestes a completar 72 anos, ela vive sozinha e enfrenta a distância e a saudade dos cinco filhos e do marido se dedicando a pequenos afazeres domésticos, como passar um café e molhar as plantas, ou simplesmente cantarolando e relembrando o passado.

As conversas por telefone com os familiares e a web ajudam a superar a solidão. Mas acompanhar uma missa on-line ainda parece um desafio e um teste de resiliência para dona Hulda. 

“Como os outros dois filmes da trilogia, busco mostrar que as relações familiares podem ser fortalecidas por novos mecanismos como a Internet”, afirma o realizador, que também dirigiu os outros dois filmes da série – “Aos Meus Filhos” e “Sem Horas de Mim”.

Para assinantes, no Amazon Prime Video, a pedida é o longa-metragem “Astaroth”, produção de terror realizada em Campo Grande, com roteiro de Ramiro Giroldo e direção de Larissa Anzoategui. 

Na Netflix, entre inúmeras opções, o cinéfilo tem a chance de conferir trabalhos de diferentes momentos da carreira do diretor Spike Lee. 

O recém-lançado “Destacamento Blood” mostra a volta de quatro veteranos de guerra afro-americanos ao Vietnã, em busca de um tesouro e do corpo de seu comandante. 

Primeiro longa-metragem de Lee, “Ela Quer Tudo”, de 1986, mostra, em linguagem bem-humorada e despojada, as dúvidas e os amores de Nola Darling (Tracy Camilla Johns), uma jovem inquieta e bem-sucedida que vive no bairro do Brooklyn, em Nova York.

 
 

Cinema e literatura no carro

Para quem prefere arriscar sair de casa, o Autocine, no campus da UFMS, promove mais uma sessão neste domingo, às 18h. Em cartaz “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” (2009), dirigido pela dupla Walbercy e Rafael Ribas. 

O desenho animado em longa-metragem é uma continuação de “O Grilo Feliz” (2001) e mostra o bichinho, que apareceu pela primeira vez nos anos 1980, em comerciais de tevê da marca de eletrônicos Sharp, na batalha para gravar um CD.

O local tem capacidade para 70 carros, com lotação máxima de cinco pessoas por veículo, posicionados a dois metros de distância um do outro. Os ingressos poderão ser retirados, gratuitamente, somente hoje, das 8h às 13h30min, na Praça dos Imigrantes (esquina da Rua Rui Barbosa com a Joaquim Murtinho). 

Mais informações: (67) 4042-1313, ramal: 4307. A sessão é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Sesc Mato Grosso do Sul, UFMS e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Um drive-thru literário, hoje, das 17h30min às 20h, no estacionamento da OAB (Avenida Mato Grosso, 4.700), marca o lançamento de “Todas as Marias” (Life Editora), primeiro livro de poesias da advogada Maria Caroline Nantes. Em foco, estão as histórias vividas pela própria autora e personagens que ela encontrou ou criou. 

 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!