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Diálogo

Gestores das áreas do Executivo e do Legislativo em várias cidades de MS... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta segunda-feira (12)

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Ana Paula Padrão - jornalista brasileira

Ser otimista é uma escolha de coragem. O entusiasmo não nasce de uma vida perfeita, mas de uma mente disposta a enxergar possibilidades onde muitos só veem limites”.

FELPUDA

Gestores das áreas do Executivo e do Legislativo em várias cidades de MS vêm sofrendo reveses nas suas artimanhas de nepotismo. Tem gente dizendo com ironia que vai faltar panela air fryer atirada contra marido que não conseguiu segurar o cunhado no cargo. Somam-se a isso a ida do cônjuge para o sofá da varanda, expulso do quarto por não ter mantido o contrato do sogrão como fornecedor, e ainda a proibição do uso de roupa de grife, por não ter impedido a pimpolha de ser exonerada do cargo de diretora. Como com determinação judicial não se brinca, o porco sabe o pau em que se coça…

Risco

O TRE-MS voltou a alertar que o prazo para quem não votou nos três últimos turnos das eleições, não justificou a respectiva ausência ou não pagou a multa devida termina no dia 19. No Estado, mais de 
90 mil eleitores correm o risco de ter o documento cancelado.

Mais

A devida regularização poderá ser realizada de maneira bem rápida, tanto pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto pelo aplicativo e-Título disponível para o celular, seja presencialmente, seja nos cartórios eleitorais.

Umarla Menezes Ishii e Renato Ishii

 

Deborah Secco

“Espólio”

Uma senadora, um deputado e dois vereadores da Capital. Esse é o quadro do Podemos, que deverá ser incorporado pelo PSDB. Em conversas políticas, fala-se que o “espólio” é um tanto irrisório, não com relação aos que têm mandatos, mas sobre a representatividade e o potencial eleitoral. Lembram que o partido conquistou uma cadeira no Senado na onda bolsonarista – o parlamentar estadual foi o último entre os 24 eleitos e os vereadores foram o 24º e o 27º de 29 vagas. Como se vê…

Nas redes

Prefeito de Dourados, Marçal Filho vem enfrentando problemas por registrar, em suas redes sociais, todas as ações fora do gabinete. Aliás, adversários políticos com base eleitoral naquela cidade estão pedindo para que ele “saia da internet”, a fim de cuidar dos interesses dos cidadãos. O deputado estadual Neno Razuk foi um deles, apontou problemas – como a falta de medicamentos nos postos – e pediu para que o prefeito pare de ficar no TikTok.

Crachá

“O crime aqui não foi cometido nos becos da ilegalidade, mas na sala de máquinas da legalidade, com contratos assinados, login de servidor público e autorização eletrônica. Roubaram idosos da forma mais covarde e eficiente possível. Roubaram com crachá e carimbo. Roubaram a população mais vulnerável, os aposentados e os pensionistas. Isso é grotesco, é infame, é perverso. Chocou o País”, disse o senador Izalci Lucas (PL-DF), em pronunciamento sobre a roubalheira no INSS.

ANIVERSARIANTE

Maysa Maria Benedetti Faracco Bandeira,
Dr. Cerilo Casanta Calegaro Neto,
Juliana Tavares Manzione,
Átilla Eugênio Rocha Rosa,
Maria Helena Segatto,
Ruberlei Bulgarelli,
Adriana das Dores Ferreira,
Maura de Morais Pires,
Oscar Montiel Ferreira,
Silas de Sousa Resende,
Almir de Carvalho,
Joana Neris Vera Carvalho,
Mateus Chaves,
Nuzete Borges,
Juvêncio Masahide Teruya,
José Polidoro Rosa Cabral,
Ivone Tege Alves,
Luiza Tibana,
Vanuza Maria dos Santos,
Polyanne Anderson de Souza,
Luiz Alberto Siliano,
Larissa Rodrigues,
Mariana Sáfadi Alves Nogueira Scardini,
Darcy Terra Fernandes,
Dra. Bruna Duarte Moron de Andrade,
Ana Paula Pereira Arantes dos Santos,
Ana Cristina Mandu Maluf,
Gabriel de Deus Filho,
Juliany da Costa Melo,
Arley Nogueira Boeira,
Bruno de Oliveira Menezes,
Manoel Cícero da Silva,
Rodrigo Melquíades Bento Rios,
Priscila Guimarães,
Gabriela Moura Chicrala,
Cicero Martins de Vargas,
Iracy Rocha de Oliveira,
Enio Lopes Pinheiro Júnior,
Alfre Cristiano,
Rui Barbosa dos Santos,
Dr. Arnaldo Ferreira de Souza,
Ana Amélia Barbosa,
Paulo Jacques Monteiro Leite,
Márcio César Maluf,
Livia Maria Lopes,
Darcy da Costa Filho,
Maria Luiza Furuguen,
Márcio Oliveira e Silva,
Ciro Araujo França Júnior,
Andiara Holsback Rocha,
Nair Kalil Pinheiro,
Silvia Hvala,
Zulena Almeida Loureiro,
Terezinha Pereira Jucá,
Marlene Pria Balejo,
Fernando Tarsitano Neto,
Charles Bokor,
Airê Ribeiro Neto,
Bruno de Vasconcellos Reis,
Valdomiro Garcia Barbosa,
Geraldo Garcia Antero da Silva,
Dulce Mara Rezende,
Maria Inês Lopes da Motta,
Terezinha Teixeira dos Santos Pereira,
David Rosa Barbosa Júnior,
Márcia Kaooru Murata,
Antônio Pires de Oliveira Filho,
Maria Aparecida Brás,
Joycelene Neves Motta,
Paola Ellys Martins Régis,
Germano Mathias da Silva,
Hercília Mendes Barbosa,
Vilma Lúcia Garcia,
Rodrigo Felke Lajes,
Francisco Naércio de Souza,
Regiane de Fátima Martinez Ladislau Machareth,
Mônica Figueira,
Renato Silveira Brasil,
Fabiane Maria Ventorini Ferraz,
Eliane de Arruda Mendes,
Braulio Barbosa Oliver Junior,
Dionisio da Silva Andrade,
Manoel Erico Barreto,
Antonio Angelo Bottaro,
Sebastião Parente Teles Neris Gonçalves dos Santos,
João Roberto Chicol do Carmo,
Alexandre Barreto Dettmer,
Renata Gondo,
André Lange Neto,
Lêda de Moraes Ozuna Higa,
Ivete Saes Zana,
Nelson Coelho Pina,
Ives Quirino Diniz,
Sirlei Vieira Rech,
Gilberto Gloor,
Sandra Mara Martines de Godoy,
Michelle Simas Machado Maia,
Beatriz Cesar Sanches,
Carlos Roberto dos Santos Ximenes,
Armando Cézar Pontes Tussi,
Flávio Nelson de Oliveira,
Rosemary Sisti,
Ana Laurinda Mazzini,
Dogeval Ferreira Holanda,
Francisca Antônia Ferreira de Lima.

*Colaborou Tatyane Gameiro

OSCAR 2026

Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

21/12/2025 23h00

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62% Divulgação

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As expectativas brasileiras para o Oscar 2026 crescem antes mesmo do anúncio oficial dos indicados, previsto para 22 de janeiro. Wagner Moura aparece entre os nomes mais fortes da disputa pelo prêmio de melhor ator, segundo um novo levantamento do site especializado Gold Derby.

De acordo com a projeção, o ator brasileiro tem 91,34% de chance de vitória, porcentual que o coloca na terceira posição entre os 15 nomes mais bem colocados na categoria. A lista reúne artistas que já figuram entre os pré-indicados e aqueles acompanhados de perto durante a temporada de premiações.

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%. Wagner aparece logo atrás, à frente de nomes como Michael B. Jordan e Ethan Hawke.

As estimativas do Gold Derby são elaboradas a partir da combinação de previsões de especialistas de grandes veículos internacionais, editores do próprio site que acompanham a temporada de premiações e um grupo de usuários com alto índice de acerto em edições anteriores do Oscar.

O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, com transmissão da TNT e da HBO Max, e terá novamente Conan O’Brien como apresentador. A edição também deve ampliar a presença brasileira na premiação: produções nacionais como O Agente Secreto já figuram em listas de pré-indicados da Academia, em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.

Ranking do Gold Derby para o Oscar 2026 de melhor ator:

1. Leonardo DiCaprio (95,08%)

2. Timothée Chalamet (93,62%)

3. Wagner Moura (91,34%)

4. Michael B. Jordan (83,35%)

5. Ethan Hawke (73,46%)

6. Joel Edgerton (25,24%)

7. Jesse Plemons (7,09%)

8. George Clooney (4,25%)

9. Jeremy Allen White (4,06%)

10. Dwayne Johnson (2,64%)

11. Lee Byung Hun (2,52%)

12. Oscar Isaac (0,83%)

13. Daniel Day-Lewis (0,39%)

14. Brendan Fraser (0,31%)

15. Tonatiuh (0,24%)
 

Correio B+

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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