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HISTÓRIA

Livro conta como foi a participação de negros, mulheres e indígenas na Guerra do Paraguai

A UCDB recebe o público hoje para o lançamento de "A participação de negros, mulheres e índios na Guerra do Paraguai e os monumentos históricos culturais da Retirada da Laguna", de Adilso de Campos Garcia, e "Cultura e religiosidade: aspectos da tradici

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Serão lançados hoje, a partir das 18h30min, dois livros da Life Editora com temáticas regionais e com objetos de estudo ligados à história de Mato Grosso do Sul: a Guerra do Paraguai e a Festa de Nossa Senhora da Abadia. O evento será realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde também foram desenvolvidas as pesquisas.

“Um livro abre mais possibilidades para que as pessoas da sociedade possam conhecer o que foi pesquisado e desenvolver na juventude aquele sentimento de pertença do lugar em que se vive, que temos que valorizar, porque se não valorizarmos, quem vai valorizar?”, resume a professora doutora Maria Augusta de Castilho, orientadora e coautora das obras.

Nos repositórios das bibliotecas repousam ótimas pesquisas sobre os mais variados temas, mas muitas delas nunca serão conhecidas fora da comunidade acadêmica. É justamente tendo em mente a importância da divulgação científica que Maria Augusta incentiva seus orientandos a publicar os resultados dos trabalhos em forma de livros.

“A participação de negros, mulheres e índios na Guerra do Paraguai e os monumentos históricos culturais da Retirada da Laguna”, trabalho conduzido por Adilso de Campos Garcia, e “Cultura e religiosidade: 
aspectos da tradicional festa da fazenda em louvor à N. S. da Abadia no município de Figueirão – MS sob a perspectiva do desenvolvimento local”, do pesquisador Valdery Ferreira Zotelli, serão as obras lançadas nesta segunda-feira.

OUTRO OLHAR

“Apesar de a Guerra do Paraguai ser um tema muito debatido na academia, optamos por fazer uma tese abordando indígenas, negros e mulheres que tiveram participação fundamental, mas pouco estudada e pouco difundida”, explica Adilso.

Os indígenas tiveram importante papel de suporte ao Exército, enquanto os negros eram a maioria dos soldados e responsáveis pelo trabalho pesado, apesar do pouco reconhecimento, o que inclusive abriu caminho, posteriormente, para o movimento abolicionista.

Já as mulheres que foram para a guerra – conhecidas como vivandeiras – praticavam comércio, trabalhavam nos hospitais, davam suporte aos soldados e, inclusive, chegaram a pegar em armas, mas poucas tiveram seus nomes registrados na história oficial.

“Com relação às mulheres, há na realidade poucos livros que abordam a participação delas na Guerra do Paraguai, a historiografia memorialista e tradicional não enfoca muito essa participação, mas foi de fundamental importância. Várias vezes [elas] pegaram em armas, davam suporte com alimentação e água, trabalhavam como enfermeiras, inclusive montando a cavalo para resgate dos soldados”, detalha Adilso.

Foram cinco anos de pesquisa sobre o tema, e o autor passou por Bela Vista, Jardim, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Anastácio e Cuiabá.

“Há um destaque nesse livro que você não encontra em nenhum outro, que são os monumentos deixados ou feitos sobre a guerra e seus heróis”, complementa Maria Augusta.

CANHÃO

Em Jardim, por exemplo, há um museu sobre a Guerra do Paraguai, com visitações on-line e presenciais, e em Nioaque há em um canhão que retrata o simbolismo da guerra, além de vários outros espalhados por onde a guerra passou, mas a maioria das pessoas desconhece.

Adilso realizou uma pesquisa de campo e verificou que o sentimento de pertença da população das cidades onde estão situados esses monumentos é ínfimo e que o tema não é tão abordado nem mesmo sequer nas escolas.

“Valorizar a história e os personagens históricos faz com que você conheça o passado para ter uma valorização do presente, porque história é isso, quem não conhece sua história não sabe para onde vai”, afirma Maria Augusta.

RESISTÊNCIA

O outro livro que será lançado hoje aborda as festividades anuais em homenagem à Nossa Senhora da Abadia, realizadas na cidade de Figueirão. O autor, Valdery Zotelli, é morador do município e quis registrar um fenômeno cujas origens poderiam se perder no tempo.

“Este estudo se torna importante uma vez que os festeiros mais antigos estão com idade avançada e que seus depoimentos foram de grande valia ao se enfatizar a vida em comunidades rurais e o empenho de todos na organização e na participação na festa. O resgate das lembranças e da memória dos sujeitos que participaram e participam dos festejos nos espaços rurais deixa para as gerações futuras um registro da religiosidade dos habitantes do município e da região”, defende.

A festa da fazenda em louvor à Nossa Senhora da Abadia é realizada anualmente entre os dias 14 e 15 de agosto há mais de 93 anos, sendo resultado da união de fazendeiros, chacareiros e demais devotos de Figueirão e cidades vizinhas.

“Essa festa se destaca por se tratar de uma celebração não vinculada a uma instituição religiosa e que se constitui a partir da religiosidade popular. A celebração também se caracteriza como uma manifestação de caráter social e que envolve toda a comunidade rural do município, exercendo a função de manutenção da tradição religiosa, sendo carregada de símbolos e crenças, incorporando tanto características do sagrado quanto do profano”, adiciona Valdery.

SERVIÇO

O lançamento dos livros “A participação de negros, mulheres e índios na Guerra do Paraguai e os monumentos históricos culturais da Retirada da Laguna”, de Adilso de Campos Garcia, e “Cultura e religiosidade: aspectos da tradicional festa da fazenda em louvor à N. S. da Abadia no município de Figueirão – MS sob a perspectiva do desenvolvimento local”, de Valdery Ferreira Zotelli, publicados pela Life Editora, será realizado hoje, a partir das 18h30min, no pátio (mezanino) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), localizada na Av. Tamandaré, nº 6.000, no Jardim Seminário. O evento é gratuito e aberto ao público.

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B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira!

Médicos alertam sobre riscos da exposição solar e sobre a importância da proteção solar eficaz

21/12/2025 19h00

Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira!

Saúde B+: Você sabia que bronzeado saudável não existe? Confira! Foto: Divulgação

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Infelizmente … aquele bronze dourado e saudável não existe! Esse, que é o desejo de muitas pessoas, pode representar um real perigo para a saúde da pele. “Classificamos os tipos de pele de I a VI, de acordo com a capacidade de resposta à radiação ultravioleta (UV), sendo chamado fototipo I aquele que sempre se queima e nunca se bronzeia, até o VI, pele negra, totalmente pigmentada, com grande resistência à radiação UV. A pigmentação constitutiva - cor natural da pele - é definida geneticamente. A cor facultativa - bronzeado - é induzida pela exposição solar e é reversível quando cessa a exposição”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O chamado "bronzeado dourado" é observado nas peles mais claras e para ocorrer, ocasiona danos no DNA das células.  “As  consequências serão vistas anos mais tarde, em forma de fotoenvelhecimento, manchas ou lesões cutâneas malignas.O ideal é respeitar seu tipo de pele e sua sensibilidade ao sol. Nunca queimar a ponto de “descascar”. Importante: evite se expor ao sol entre 10 e 16h”, detalha a dermatologista. 

Dra. Ana Paula alerta ainda sobre os riscos de bronzeamento artificial, através das câmaras de bronzeamento: “esse é ainda mais prejudicial para a pele do que a exposição ao sol. A radiação é entregue de forma concentrada e direta, sem nenhum tipo de filtro ou proteção”.  

A médica ressalta que filtro solar não é uma permissão para a exposição ao sol. “Ele é um grande aliado, desde que sejam seguidas as orientações de horário, evitar exposição exagerada e usar complementos como bonés, óculos etc”, reforça Dra. Ana Paula Fucci.  

- Proteção solar eficaz 

A rotina de proteção solar é muito importante em qualquer época do ano, sobretudo agora no verão.  “Não deixe para aplicar o filtro quando chegar na praia ou piscina, por exemplo. O ideal é aplicá-lo cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol, para dar tempo de ser absorvido e começar a agir. Também devemos reaplicar o filtro solar a cada 2 horas ou após se molhar ou suar muito”, destaca Dr. Franklin Veríssimo, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. 

Dr. Franklin destaca três aspectos importantes para uma proteção solar eficaz:

1- “Use filtro com FPS 30 ou maior;  e para as crianças ou pessoas que possuem pele mais sensível, FPS de no mínimo 50;

2- Use proteção adicional ao filtro solar, como chapéus, viseiras, óculos escuros. Recomendo evitar a exposição solar entre 10 e 16h;

3.  Use roupas leves, claras e chapéu e óculos de proteção UV, principalmente se for praticar caminhadas e atividades físicas ao ar livre.  Quem costuma ficar muito tempo no sol tem que redobrar os cuidados e investir em roupas com proteção ultravioleta”, conclui o médico.  

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