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Informe publicitário

Mercado de Luxo: O que está acontecendo com ele?

Forçados a aventurar-se em territórios que até há pouco lhes eram totalmente desconhecidos, reinventam-se hoje para tentar existir amanhã

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Obrigados a se reinventar por um público cada vez menos fidelizado e cada dia mais preocupado com as questões ambientais, o mercado de  luxo tradicional está sendo conduzido a reconsiderar uma série de ativos supostamente inalienáveis. 

Forçados a aventurar-se em territórios que até há pouco lhes eram totalmente desconhecidos, reinventam-se hoje para tentar existir amanhã.

A onda das “Startups de luxo”

Elas estão em alta, quebrando os códigos no mundo da joalheria, moda, tecnologia e esportes.

Nativamente digitais, lideradas por jovens designers muito inspirados, elas estão agitando o mundo. Dizem até que estão moldando o futuro do luxo. Mas, quem são elas?

São as marcas jovens, pequenas e ainda confidenciais, mas que a cada ano conquistam uma fatia maior do mercado de artigos de luxo.

Antes vistos com desdém, depois com ironia, os pequenos designers da moda agora são espionados e copiados pelos tradicionais players da indústria do luxo, que não hesitam em buscar colaborações para tirar proveito de sua vitalidade.

Mais conservadoras do que revolucionárias, as grandes marcas estão sendo forçadas a sair do confortável casulo que teceram para abraçar uma nova etapa de sua história.

Mudanças Lógicas

Em todos os setores da economia, novas marcas e modelos de negócios estão movimentando o que era considerado sólido e exclusivo: Airbnb, Uber, Alibaba, Netflix…

Leilane Sabatini, CEO do brechó de luxo Cansei Vendi, discorre um pouco sobre um dos  novos movimentos do mercado voltado ao público de alto poder aquisitivo: “O movimento do Second Hand, por exemplo, é um caminho sem volta. Mesmo pessoas de alto poder aquisitivo têm buscado comprar itens de luxo de segunda mão”.

Considerando as questões ecológicas, trabalhistas e sociais envolvidas na produção de bens de consumo, não é difícil entender porque a tendência das compras em brechós tem se tornado cada vez mais relevante nos altos círculos da sociedade.

Menos é Mais

Inovações também mostram que o que era luxuoso há alguns anos atrás, pode não representar grande status hoje em dia.

Ter um carro próprio, por exemplo, era um sinal de poder e liberdade.

Hoje, muitas pessoas que têm poder aquisitivo para comprar um carro de luxo, escolhem se locomover através de aplicativos.

Os motivos são diversos, e para algumas pessoas nem envolvem economia. 

Trata-se de não precisar se preocupar com vagas para estacionar, não correr tantos riscos em relação à violência no trânsito, causar menores danos ao meio ambiente, e até mesmo poder fazer outras coisas durante um trajeto, ao invés de estar dirigindo.

Ter uma  scooter elétrica, por exemplo, pode parecer mais elitista e sofisticado do que ter um carro importado para ir ao trabalho.

Os motivos são similares aos que fazem algumas pessoas escolherem Uber ao invés de carro próprio, mas se somam à questão ambiental e social, também.

Ser, ou passar a impressão de que é, um alguém ambientalmente responsável e preocupado com a sociedade, tem sido considerado muito mais “chique” do que demonstrar um poder aquisitivo exacerbado, mas com pouco comprometimento com as questões globais.

Mercado de Luxo não é só moda

Como visto acima, o mercado de luxo não engloba só a moda, como, algumas vezes, pode parecer.
Trata-se de inúmeros tipos de produtos e serviços relacionados ao estilo de vida de pessoas dispostas a pagar o preço necessário para ter o que desejam.

O impacto das mudanças no mercado de luxo é global e envolve os setores têxtil, joalheiro, automotivo, imobiliário, tecnológico e ambiental, entre diversos outros.

Conectividade

No mercado imobiliário, por exemplo, nota-se o quanto as novas tecnologias de inteligência artificial e as integrações com assistentes por voz, se tornaram relevantes.

As casas conectadas estão sendo cada vez mais valorizadas, e muitas das pessoas que têm poder aquisitivo para escolher onde morar, sem precisar se preocupar com o preço do imóvel, não podem imaginar viver em uma casa sem tecnologia.

Entre as casas à venda em Campo Grande, por exemplo, pode-se notar o quanto a inteligência aplicada tem aumentado a relevância do imóvel frente aos menos conectados.

Energia solar, lâmpadas inteligentes, acessibilidade para limpeza com robôs, climatização programável, alarmes e sensores comandados à distância e diversas outras funcionalidades integradas fazem o imóvel seduzir muito mais ao público que busca luxo e sofisticação. E o mercado imobiliário sabe disso.
Influência

Atores, cantores e modelos sempre foram ícones do universo do poder e da riqueza. 
Hoje, os influenciadores não são apenas aqueles que construíram histórias em Hollywood ou nos grandes palcos do mundo.

Pessoas comuns, com pautas diversas, conseguem, por um motivo ou outro, se tornar influências sobre outras pessoas, e a partir disso, surge uma mudança épica em direção a formas mais variadas, complexas, individualizadas e significativas de consumo de luxo.

A Bain & Co, empresa americana de consultoria de gestão com sede em Boston, Massachusetts, apontou, em seu relatório "Luxury Study 2017 Spring Update": As marcas devem repensar suas estratégias e se adaptar a uma mentalidade da geração do milênio". 
Atrair um público mais jovem também requer reexaminar a própria marca sob o microscópio e fazer mudanças severas.

Em um cenário competitivo redesenhado, onde a qualidade e o artesanato são dados como garantidos e, portanto, não são mais os principais elementos de escolha, as marcas tradicionais buscam uma nova vida. E elas estão encontrando isso na colaboração com artistas, celebridades e influenciadores.

O objetivo: destacar sua originalidade, sua liberdade de espírito e sua abertura à novidade.

Sem Limitações

A questão da exploração da liberdade pelas marcas de luxo não está apenas no universo das ideias.
Hermès, Versace e Gucci são apenas algumas das marcas que já romperam as barreiras das passarelas e deram seus nomes a itens de cozinha e jantar, por exemplo.

De xícara de chá feita em fina porcelana à frigideira de ferro, as grandes assinaturas já se desprenderam dos tecidos e se agarraram ao que entendem que se trata de um estilo de vida.

Se uma pessoa usa Prada para complementar sua imagem pessoal, não seria uma surpresa se ela quisesse ter itens da Prada decorando sua casa.

Digitais

As gerações Y e Z estão na origem da maioria das vendas de produtos de luxo em todo o mundo.

Esses consumidores recém-afluentes, mais jovens, mas não menos exigentes, reescrevem as regras da indústria do luxo há 10 anos, trazendo novas necessidades e comportamentos, bem como estilos de vida digitalmente infundidos.

Eles agora representam o maior segmento de compradores de luxo e estão constantemente envolvidos com conteúdo online, esperando experiências digitais altamente sofisticadas.

Portanto, as marcas de luxo devem aprender a falar sua língua para oferecer experiências virtuais superiores a elas.

A dinâmica, geralmente, acontece de fora para dentro.

Ainda muito “engessadas” no que tange o universo da produção de conteúdo para a internet, é contando com o suporte de uma boa agência de marketing digital que as grandes grifes e marcas estão tentando se achegar ao público mais jovem e virtual.

Na era digital, quando a maioria dos consumidores de luxo tem 35 anos ou menos, as preferências tendem a mudar constantemente. Portanto, marcas sem uma infraestrutura digital de ponta estão operando no escuro.

Olhar para o Futuro

Durante muito tempo, a história e o patrimônio das marcas de luxo foram considerados ativos que poderiam capitalizar sem questionar. 

Em apenas duas décadas, as coisas mudaram radicalmente.

Essas mesmas marcas tradicionais agora sofrem com esse posicionamento retrógrado, seja em joias, carros de luxo, moda, relógios finos, varejo ou fabricação de calçados personalizados.

Casas centenárias de repente começaram a perder terreno para novos entrantes com visão de futuro. 

Quando nasceram, destacaram-se por capitalizar uma área de especialização: um método de produção artesanal, um sentido de design inigualável… Tudo centrado no produto.

Um produto desejável que todos sonhavam em possuir.

Por muitos anos, sua hegemonia nunca foi contestada porque poucos players compartilhavam o verdadeiro mercado de luxo.

Hoje, esse modelo chegou ao fim. 

Em primeiro lugar, com o desejo de aproveitar as oportunidades oferecidas pela globalização, as grandes casas de luxo baixaram seu nível de qualidade, diminuindo a distância com outros players. 

Por outro lado, com muito mais concorrentes, o artesanato de alta qualidade é “esperado” e nenhum consumidor pagará mais por isso. Suas preferências estão sendo moldadas cada vez mais cedo e sua atenção é mais competitiva do que nunca. 

Histórias

Para que uma marca seja percebida como luxuosa, ela deve ser capaz de influenciar, inspirar e inovar.

Se estiver muito ancorada em sua herança passada, perde influência, torna-se enfadonha e desinteressante para os consumidores. Se uma marca não oferece valor extremo, ela não é mais considerada luxo, por mais importante que seja seu nome.

Os líderes do mercado de luxo de amanhã não serão necessariamente as maiores empresas de hoje. Serão os que conseguirem entender o que os consumidores desejam em determinado momento. 

Mais mudanças virão e as expectativas dos clientes continuarão a aumentar. O futuro exige que as marcas de luxo evoluam e se adaptem ao cenário social. Elas terão que revisitar os pressupostos básicos e as regras tradicionais do jogo do luxo, aprender novos vocabulários e inovar.

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Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com o ator Bernardo Mesquita

"Hoje meus melhores papéis são como pai, a paternidade mudou a minha forma de agir no mundo, estar em cena executando o dom que Deus me deu, ou no palco cantando, três paixões que são as missões da minha trajetória".

21/12/2025 15h30

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com o ator Bernardo Mesquita

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com o ator Bernardo Mesquita Foto: Divulgação

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O ator Bernanrdo Mesquita está completando 19 anos de carreira, e esta semana estreou como Caio Velanova na primeira novela vertical original do TikTok, gravada em São Paulo.

Bernardo vive a melhor fase de sua carreira, além de ser um pai exemplar que encanta nas redes sociais com tanto amor ao filho, e após passar o ano no ar como Arcanjo Miguel, em A Vida de Jó, na TV Record, ele topou o desafio de gravar sua primeira novela vertical original do TikTok, foram apenas 10 dias de gravação em São Paulo.

Com 80 episódios de 1 minuto, a produção traz uma narrativa ágil e divertida, reunindo Ana Beatriz Tavares, Lucas Moura, Raissa Shaddad, Ariel Moche e Lilian Blanc no elenco. “Esse convite surgiu através do Eduardo Pradela, que é um produtor de elenco bem renomado, junto com a diretora Yana Sardenberg, das maiores diretoras do mercado hoje, da nova geração. Fiquei super feliz, um formato totalmente diferente”, conta Bernardo.

Na trama, ele interpreta Caio Velanova, dono de uma empresa de joias, que precisa de uma esposa de aluguel para enganar o avô e convencê-lo de que vai se casar. “A história se desenrola com Caio pedindo a esposa de aluguel, que é a Isadora Sereno, personagem da Ana Beatriz Tavares. Ela também está precisando de dinheiro para pagar o hospital da avó. É bem divertido, e o público vai ter que acompanhar no TikTok”, explica o ator.

A experiência também foi marcante de ser dirigido por Yana.  “A Yana Sardenberg dirigiu muito bem, toda equipe de câmeras, direção de luz, fotografia, o elenco maravilhoso… foi incrível trabalhar com todos”, destaca.

Carioca e torcedor do Flamengo, Bernardo sempre foi comunicativo, mas a timidez marcou sua infância. Para superá-la, buscou cursos de interpretação e descobriu sua paixão pelo teatro na Casa da Gávea. Aperfeiçoou-se no Tablado e na CAL (Casa de Artes Laranjeiras), enquanto conquistava espaço em campanhas publicitárias, testes para teatro, musicais e novelas.

Seu primeiro grande papel na TV veio em 2007, como Adalberto Rangel na novela Duas Caras (Globo). Desde então, colecionou personagens marcantes, como Fred em Malhação (2011) e Micáias em O Rico e o Lázaro (2017), além de ter sido príncipe do filme Xuxa em O Fantástico Mistério de Feiurinha.

Além da televisão, Bernardo é apaixonado pelo teatro e participou de diversas peças e musicais, relembra com amor do musical  Uma Luz Cor de Luar, que atuou ao lado de Totia Meireles e Claudia Ohana, das maiores atrizes do país com direcao de Thiago Gimenes e Keila Fuke.

A paternidade, diz ele, foi uma transformação ainda maior. Pai de Bento, de 6 anos, Bernardo afirma: “Ser pai mudou a minha vida. Ser pai é acordar todos os dias sabendo que você é responsável por um ser humano. Tento sempre me tornar um ser humano melhor para que meu filho veja isso. Ele realmente transformou minha vida para melhor. Sempre.”

Bernardo é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana, e em entrevista ao Caderno ele fala sobre sua trajetória, estreia e o significado da paternidade.

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com o ator Bernardo Mesquita O ator Bernando Mesquita é a Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Felipe Quintini - Diagramação: Denis Felipe - Por: Flávia Viana

CE - Como surgiu o convite para estrelar a primeira novela vertical original do TikTok e qual foi sua reação inicial ao ser apresentado a esse formato totalmente novo?
BM - 
A diretora , Yana Sademberg, que é a diretora do projeto, junto com o produtor de elenco Eduardo Pradela, me chamaram. Fiquei honrado. Já tínhamos feito alguns trabalhos juntos, e quando eles me chamaram explicando que seria a primeira novela vertical do TikTok. O processo foi intenso (gravamos 80 episódios), mas foi uma experiência linda, muito bacana de viver.

CE - Atuar em um formato tão inovador, com episódios de apenas 1 minuto te desafiou como ator?
BM -
 A correria foi o maior desafio. Gravamos 80 episódios em apenas 10 dias. Mas o segredo está no roteiro - cada minuto tem uma sacada que prende o espectador e faz a história avançar de forma natural. Mesmo com pouco tempo, a narrativa é envolvente, e isso ajuda muito no trabalho do ator.

CE - Você mencionou que acredita que esse formato “é o futuro”. Novelas verticais, filmes e series nos streamings como você vê esse novo mercado?
BM -
 Acho que esse é o futuro. Claro que o streaming e as novelas tradicionais não vão acabar, mas o formato vertical vai ganhar um espaço importante. É algo que traz mais oportunidades pra nós, atores. Acho superinteressante ver essa nova forma de contar histórias se consolidando.

CE - Ao mesmo tempo que estreia nessa semana na novela do TikTok, você estava  no ar como o Arcanjo Miguel em A Vida de Jó na Record como foi esse duplo processo?
BM - 
Foi novo pra mim, nunca tinha feito dois projetos ao mesmo tempo. Então o meu processo é me esvaziar totalmente de um personagem antes de entrar no outro. Tento deixar a composição anterior de lado pra começar do zero. Tem dado super certo, e estou animado pra ver o resultado nas telas.

CE - Você tem um quadro no seu instagram que você conversa com Deus, que viraliza, país todo republica e bate milhões de views, um galã falando de fé, qual sua relação com Deus?
BM - 
É o meu jeito de falar com Deus sem tocar em religião. Acho importante acordar e rezar, orar do seu jeito, independente da crença. O que importa é alimentar a espiritualidade. Sempre aprendi que, se você não cuida da sua fé, a matéria não funciona. Hoje eu sei disso, na prática. A fé me equilibra, me ancora e me lembra de quem eu sou.”

CE - Como surgiu o teatro na sua vida? Quando  confirmou que a atuação era seu caminho?
BM -
 Ainda adolescente, ja sabia que queria isso.  O teatro só potencializou o que eu já sentia dentro de mim. Eu era super tímido, e ele me ajudou a ficar mais desenvolto em tudo - na vida pessoal, na forma de me comunicar. É onde me sinto completo, meu dom, e uma permissão divina completar 19 anos desse oficio. Me formei na Casa da Gávea, no Tablado e na CAL .

CE - Como você sente que evoluiu como ator ao longo desses 19 anos?
BM
- Eu evoluí muito. A experiência e a maturidade fizeram toda a diferença, tanto profissional quanto pessoalmente. Depois que me tornei pai, senti ainda mais essa transformação. Me trouxe uma nova visão de mundo e acabou refletindo no meu trabalho também.

CE - De galã da Malhação até príncipe da Xuxa, hoje protagonista de uma novela vertical,  existe um tipo de personagem ou gênero que você ainda sonha em explorar?
BM
- Todos meus personagens até hoje foram mocinhos: príncipes, galas, bons moços… Tenho muita vontade de fazer um grande vilão. Uma produção nos streamings, no cinema.

CE - E seus seguidores ficam encantados em sua relação com seu filho, como chegou a paternidade para voce ainda tao jovem?
BM -
Meu filho é a luz da minha vida. Ele veio num momento complicado, mas transformador. Hoje, quero ser uma pessoa melhor a cada dia, para que isso também seja transformador na vida dele. Depois que o Bento nasceu, tudo mudou. A minha forma de ver o trabalho, as relações, a fé… Ele me trouxe uma noção muito forte de propósito.”

CE - Projetos 2026 para nos contar?
BM
- Que venham novos personagens, novos amores, muito trabalho e um sonho de protagonizar um grande musical da Broadway, cantar é um dos meus oficios, concilio com a atuação e no palco me sinto completo.

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com o ator Bernardo Mesquita O ator Bernando Mesquita é a Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Felipe Quintini - Diagramação: Denis Felipe - Por: Flávia Viana

 

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Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 22 e 28 de dezembro. Memórias que aquecem o coração

Sob a regência do Seis de Copas, a semana convida à celebração das memórias, dos afetos e dos reencontros que aquecem o coração. Permita-se viver esse clima de carinho e nostalgia. Boas Festas!

21/12/2025 14h00

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 22 e 28 de dezembro. Memórias que aquecem o coração

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 22 e 28 de dezembro. Memórias que aquecem o coração Foto: Divulgação

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Esta é, sem dúvida, a época perfeita do ano para a energia do Seis de Copas. Vivemos o clima das festas de fim de ano, quando família e amigos se reúnem e as memórias ganham um brilho especial. Ancorada na harmonia e no equilíbrio do número seis e na sensibilidade emocional do naipe de Copas, essa carta é tradicionalmente vista como positiva e acolhedora.

O Seis de Copas fala sobre revisitar o passado com carinho, mergulhar na nostalgia e, sobretudo, estar presente para o outro. Afinal de contas, o que realmente importa na vida são os laços que construímos com amigos e família. Não se trata de bens ou posses, mas de criar boas memórias e ter consciência de como escolhemos viver e compartilhar nosso tempo.

Quando penso em lembranças marcantes das festas de fim de ano, é difícil escolher apenas uma. O que permanece mais vivo na memória não são os presentes, mas a alegria genuína de compartilhar nosso tempo e estarmos todos juntos em família nessas datas tão especiais.

O Seis de Copas nos convida a olhar para trás e recordar aquilo que verdadeiramente nos fez felizes. Muitas vezes, ao revisitar o passado, é comum fixarmo-nos apenas nos momentos difíceis... aqueles que, não raro, renderiam longas sessões de terapia. No entanto, quando observamos nossa história como um todo, percebemos que, ao lado dos desafios, também existiram fases de alegria, leveza e esperança no futuro.

O Seis de Copas celebra a bondade, a generosidade e a simplicidade do afeto. Ele nos convida a valorizar o que realmente importa: o amor, a partilha e os gestos gentis que dão sentido à vida. Sua lição é clara: viver com mais delicadeza transforma não só a nós, mas também quem está ao nosso redor.

Em um plano mais profundo, essa carta fala de enraizamento e pertencimento. Evoca família, ancestralidade e a consciência de onde viemos, convidando-nos a refletir sobre como essas raízes moldam quem somos hoje. Seja em um lugar, em uma tradição ou em uma linhagem, o Seis de Copas nos chama a reconhecer e honrar aquilo que nos sustenta.

Na imagem do Seis de Copas, as crianças representam uma memória afetiva feliz. A menina recebe flores, símbolo de beleza, afeto e prazer simples. Jardins e flores evocam para ela sentimentos de acolhimento e contentamento; são a expressão de um sonho de futuro que nasce justamente dessa lembrança: uma casa, um quintal, um jardim onde a vida possa florescer. As crianças brincam em um espaço protegido, cercadas por segurança. Ao fundo, um guarda vigia silenciosamente, assegurando que nada interrompa esse momento de inocência. Um grande escudo reforça essa sensação de proteção.

Tudo nessa cena indica que as necessidades básicas estão plenamente atendidas. Por isso, essas crianças podem ser criativas, rir, crescer e confiar na vida. As flores que brotam dos vasos mostram que tudo prospera em um ambiente de cuidado e segurança. Elas encaram o futuro com otimismo, acreditando que ele pode ser tão feliz quanto o presente.

Quando nossas necessidades essenciais — abrigo, alimentação, segurança — estão supridas, tornamo-nos capazes de prosperar emocionalmente. É nesse espaço que a autoestima se desenvolve e que podemos voltar a olhar para os sonhos e desejos que cultivávamos na juventude. Na vida adulta, nossa principal responsabilidade é garantir essa base. A partir dela, torna-se possível direcionar energia para aquilo que realmente nos traz realização..

Muitas pessoas, porém, se perdem nesse processo. Mesmo depois de atender às próprias necessidades, continuam presas à busca incessante por mais segurança, mais dinheiro, mais controle. Não conseguem se desligar do trabalho, nem encontrar espaço para o prazer simples de uma tarde livre. Aos poucos, passam a se identificar mais com a segurança material do que com a criança que brinca no jardim. A criança interior é esquecida e, com ela, suas esperanças e desejos mais genuínos.

Se hoje você já construiu uma base segura, o Seis de Copas convida a um retorno essencial: revisitar as partes esquecidas de si mesmo. Seus sonhos ainda podem florescer, mas antes é preciso lembrar que eles existem. Revisite os momentos mais felizes da sua vida e observe as pistas que eles oferecem sobre o futuro que você deseja criar.

Conhecida como a carta da nostalgia, ela encontra ressonância perfeita no Natal e nas festas de fim de ano. Não por acaso, rege esta semana. Nesse período, é quase impossível não ser tocado por memórias afetivas evocadas por músicas, aromas, sabores e sensações que permeiam as celebrações entre familiares e amigos.

Essa carta frequentemente fala da nossa ligação com a família, os avós e até com os ancestrais. Ela nos convida a refletir sobre o lugar de onde viemos e sobre a relação que mantemos com essa origem hoje.

Preservamos e honramos nossas raízes nos gestos simples que atravessam o tempo: ao repetir a receita de rabanada que passa de geração em geração, ao folhear fotos antigas que guardam histórias de quem veio antes, ao montar a mesma decoração de Natal que sempre ocupou um lugar especial na casa. São rituais aparentemente pequenos, mas carregados de afeto, que mantêm viva a memória, fortalecem o sentimento de pertencimento e nos lembram de quem somos e de onde viemos.

O Seis de Copas também fala de cura por meio da lembrança. Revisitar o passado não significa ficar preso a ele, mas sim resgatar o que houve de verdadeiro, afetuoso e essencial. Sua vibração é gentil e restauradora, lembrando-nos de que conforto, ternura e familiaridade podem ser guias preciosos enquanto seguimos adiante.

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 22 e 28 de dezembro. Memórias que aquecem o coração

Não é de se espantar que, ao vivenciarmos a energia deste arcano, situações e pessoas do passado queiram retornar. Pode ser uma relação antiga, um reencontro inesperado ou a reaproximação de alguém de quem você estava afastado há algum tempo: amigos da escola, da infância ou antigos colegas de trabalho com quem havia afinidade. O Seis de Copas é a carta dos reencontros e das reconciliações, mas também do resgate de atividades, interesses ou até caminhos profissionais que um dia trouxeram alegria.

E você, de que forma a energia do Seis de Copas tem se manifestado na sua vida ultimamente?

Seis de Copas no Amor

Novo relacionamento

Há uma sensação imediata de familiaridade, como se vocês já se conhecessem há muito tempo. A conexão flui com naturalidade, marcada por afinidade emocional, memórias semelhantes ou até uma impressão de laço de outras vidas.

Parceria de longo prazo

Esta carta convida a resgatar momentos felizes do passado. Se o entusiasmo diminuiu, revisitar lugares ou experiências marcantes pode reacender a conexão.

Em busca de romance

Para quem está solteiro, o Seis de Copas alerta para apegos ao passado que podem estar bloqueando o novo. Quando um amor antigo ainda ocupa espaço no coração, torna-se difícil acolher alguém diferente. Talvez seja o momento de liberar esse vínculo e abrir-se ao que vem.

Seis de Copas no trabalho

No trabalho, o Seis de Copas pode indicar o retorno de oportunidades do passado, como um convite para colaborar novamente com antigos colegas, voltar a uma área em que você já foi feliz ou resgatar talentos e habilidades que haviam sido deixados de lado. Também sugere um ambiente profissional mais harmonioso, baseado na confiança, no apoio mútuo e em relações construídas ao longo do tempo. Em alguns casos, aponta para a valorização da experiência adquirida e para a sensação de “estar em casa” no que se faz.

Seis de Copas nas finanças

Nas finanças, o Seis de Copas fala de estabilidade ligada à simplicidade e ao uso consciente dos recursos. Pode representar ajuda financeira vinda de alguém do passado, um investimento que começa a dar retorno ou escolhas baseadas em valores afetivos, e não apenas materiais. Essa carta lembra que segurança também vem do equilíbrio e da gratidão, incentivando uma relação mais saudável e generosa com o dinheiro.

Nosso passado é parte do nosso legado, e a energia do Seis de Copas o envolve como flores que desabrocham na brisa da primavera. A vida se abre agora em oportunidades de crescimento e expansão, convidando você a revisitar capítulos antigos como quem relê um livro querido — não para permanecer ali, mas para compreender o quanto já floresceu. E, às vésperas do Ano Novo, fica a pergunta essencial: que novo capítulo você está pronto para escrever no livro da sua vida?

Há dias em que o coração desperta voltado para o que foi simples, verdadeiro e afetuoso. Talvez seja exatamente isso que Clarice Lispector traduziu tão bem ao dizer: “Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz.” Que essa nostalgia seja um convite para viver, no agora, aquilo que já fez a sua alma sorrir.

Uma ótima semana, boas festas e muita luz!

Ana Cristina Paixão

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