Correio B

LUTO

Morre em Florianópolis, aos 84 anos, o pianista Arthur Moreira Lima

Velório ocorre hoje (31) no Jardim da Paz, na capital catarinense

Continue lendo...

O pianista Arthur Moreira Lima morreu na noite dessa quarta-feira (30), aos 84 anos, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Ele tratava um câncer no intestino que havia descoberto no ano passado. O velório está previsto para hoje (31), no Jardim da Paz, na capital catarinense.

Alguns dos destaques de sua carreira foram as interpretações de grandes compositores como Liszt, Chopin, Prokofiev e Villa-Lobos, além de popularizar a música brasileira com gravações de Ernesto Nazareth e clássicos do choro e do samba.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, lamentou, pelas redes sociais, a morte do pianista. “O Brasil perde Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do seu tempo e que adotou Santa Catarina como seu lar. Um artista que viajou o mundo e dedicou a vida a levar a música clássica a todos os cantos do país, encantando corações e mentes com seu talento único”, escreveu na rede social X.

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, iniciou seus estudos ainda criança e teve o primeiro recital profissional em 1949, no Theatro da Paz, em Belém (PA). Na época, venceu importantes concursos no Brasil, como o Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira, nas edições de 1949 e 1952.

O pianista de projeção internacional participou de importantes orquestras fora do país. Segundo informações do Instituto Piano Brasileiro, entre as orquestras e regentes com quem se apresentou, destacam-se as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França.

No Brasil, entre os artistas e grupos com quem trabalhou, um dos destaques é o conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim, o cantor e violeiro Elomar Figueira Mello, e os maestros e multi-instrumentistas Paulo Moura e Heraldo do Monte.

A partir da década de 1990, Lima passou a se apresentar com maior frequência em espaços públicos para a população sem acesso às salas de concertos e espetáculos. Tocou em eventos no Morro da Mangueira e na Favela da Rocinha, além de percorrer o país a bordo do caminhão-teatro, a partir de 2003, realizando concertos gratuitos. O projeto chamado “Um Piano pela Estrada” levava música a locais onde o acesso à cultura era precário, com mais de 500 concertos realizados.

*Com informações da Agência Brasil

Correio B

Rochedo recebe primeira exposição com shows e leilões

O evento promete movimentar a cidade, com shows, praça de alimentação, parque de diversões, arena de drones, palestras técnicas e leilões.

31/10/2024 16h00

1° ExpoRochedo acontecerá de 20 a 22 de novembro

1° ExpoRochedo acontecerá de 20 a 22 de novembro Divulgação

Continue Lendo...

Vai ter exposição em Rochedo também! A primeira ExpoRochedo acontecerá este ano entre os dias 20 a 24 de novembro. O evento promete movimentar a cidade, com atrações regionais, praça de alimentação, parque de diversões, arena de drones, palestras técnicas e leilões.

Um dos destaques desta primeira edição, será a Exposição Ranqueada Nacionalmente da Raça Girolando, que deverá atrair criadores e entusiastas de todo o país. Além do entretenimento, os organizadores pretendem oferecer ao público uma experiência que vai além do entretenimento, trazendo conhecimento técnico para o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio da região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, a cidade de Rochedo possui um grande potencial produtivo que precisa ser desenvolvido e explorado. 

 "Rochedo tem um potencial produtivo muito positivo que precisa ser explorado, e o evento tem essa finalidade de trazer o agro para dentro da cidade, promovendo interações entre os produtores locais e grandes nomes do setor agropecuário", destaca.

Coelho ainda complementa que, por meio das palestras técnicas e da troca de experiências proporcionada pela feira, os produtores da região poderão adquirir novas informações e técnicas para modernizar suas práticas e aumentar a eficiência de suas propriedades.Tendo um papel importante também na disseminação de informações sobre as raças bovinas e a importância da pecuária de corte e leiteira para a economia local.

 “Este evento marca um novo capítulo para o nosso município, colocando Rochedo no mapa dos grandes encontros do agronegócio regional. A feira não fortalece só nossa economia local, mas oferece oportunidades para produtores, comerciantes e toda a nossa comunidade. Rochedo merece um evento desse porte, que promove o desenvolvimento, gera conhecimento e valoriza as tradições do campo”, afirma o prefeito de Rochedo, Francisco de Paulo Ribeiro Junior (Juninho).

Confira a programação completa: 

22/11 (sexta-feira)

  • Grupo Trembão
  • Vitor e Cadu

23/11 (sábado)

  • Fábio Cunha e Batidão
  • Lucca e Biel

Os shows tem início às 20h, mas durante o dia haverá programação técnica, incluindo leilão, palestras e julgamento da raça girolando.

Com uma estrutura preparada especialmente para receber o evento, a ExpoRochedo espera público de todas as partes de Mato Grosso do Sul e outros estados.  Além de fomentar o conhecimento técnico, a feira deverá injetar recursos na economia local, movimentando setores como o comércio, hotelaria e serviços.

Assine o Correio do Estado

Correio B

Maior liga de montarias de touro do mundo tem etapa em Campo Grande

"Professional Bull Riders" realiza etapa no Campo Grande Rodeo Music entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro

31/10/2024 12h20

Divulgação

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (31), a Professional Bull Riders, maior Liga de Montaria em Touros do mundo, volta à capital sul mato-grossense, para a realização de uma etapa no Campo Grande Rodeo Music, que segue até o dia 2 de novembro.

A competição conta com 25 competidores, e corresponde à oitava etapa da nova temporada do Campeonato Brasileiro da PBR, que teve início em agosto e já conta pontos para o ranking de 2025.

O Campo Grande Rodeo Music será realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, como parte da programação da Expogenética 2024, realizado pela Nelore MS.

O evento vai reviver a história da PBR com Campo Grande, que já sediou etapas da Liga no passado, incluindo a Final Nacional que definiu o título da temporada em 2010.

“Estamos felizes e honrados em retornar a Campo Grande, cidade que além de fazer parte da história da PBR, é uma das mais importantes da agropecuária brasileira. Temos a certeza que o Campo Grande Rodeo Music vai ser sucesso total e estamos empenhados para realizar uma competição no mais alto nível, como os sul mato-grossenses merecem,” declarou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes. 

A etapa terá uma premiação total de R$ 80 mil e conta pontos tanto para o ranking nacional, que define o campeão brasileiro de cada temporada, quanto para o ranking internacional, que qualifica os melhores atletas do Brasil para a elite do esporte nos Estados Unidos. Com isto, a etapa do Campo Grande Rodeo Music terá o mesmo peso das etapas realizadas em outros países e contará com a presença de competidores com carreira internacional.

Entre os principais destaques está o sul mato-grossense Leonardo de Castro, representante da cidade de Cassilândia e que compete nos Estados Unidos onde é uma das estrelas do time New York Mavericks, da PBR Team Series. No início desta temporada o atleta de 20 anos foi campeão da etapa de Sacramento no estado da Califórnia, que faz parte do calendário do Campeonato Mundial da PBR e faturou um prêmio de 100 mil dólares pela vitória.

Assim como ele, outros dois atletas que brilharam na atual temporada da Liga de Montaria por Equipes da PBR, que se encerrou fim de semana passado, já confirmaram presença na etapa. Os paulistas Eduardo Mattos, que atuou pelo Oklahoma Wildcatters e Bruno Carvalho, que atuou pelo Arizona Ridge Riders estiveram competindo em arenas norte-americanas pela segunda temporada consecutiva.

Os demais destaques são Riquelme dos Santos, representante de Bom Jesus do Araguaia-MT que campeão da etapa de Extrema-MG no início de outubro e que ocupa a segunda posição no ranking nacional, os sul mato-grossenses Gustavo Luiz da Silva, representante da cidade de Inocência, que está em terceiro lugar no ranking e Jérson dos Santos, de Paranaíba, que está em quarto lugar. Outro destaque do estado é Warley de Oliveira, campeão do Rodeio de Barretos, além de José Alberto de Castro, ambos com experiência nos Estados Unidos e também o jovem talento Tales Xavier, representante de Feijó no Acre.

Para fazer frente aos 25 competidores selecionados para a etapa, foi feita uma verdadeira seleção de atletas de pulos que prometem deixar a competição ainda mais eletrizante a cada noite. Estarão presentes com seus melhores touros as boiadas de Tércio Miranda, Paulo Emílio, Davi Rezende, W.F., Caio Duarte e Douglas Machado.

A etapa será realizada de quinta-feira a sábado, contando com quatro Rounds. Todos os competidores participam dos dois primeiros Rounds, montando um touro por noite e os melhores na somatória de notas avançam para sábado. Na noite decisiva será realizada mais uma Round classificatório e em seguida os oito competidores com as melhores somatórias de notas retornam logo em seguida para o Round Final, que define o título de campeão da etapa.

Divulgação

 Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).