Correio B

Varinhas para cima

Morte de Maggie Smith, da saga Harry Potter, emociona professora da Capital

A educadora, assim como a personagem do filme, contou como o universo literário criado por J. K. Rowling continua encantando e influenciando seu trabalho

Continue lendo...

A atriz Maggie Smith, conhecida por ter interpretado a professora Minerva McGonagall na saga Harry Potter, morreu aos 89 anos, nesta sexta-feira (27), em Londres. Em Campo Grande, a professora e também Potterhead, Patrícia Pirota, soube da notícia por um aluno.

Segundo a divulgação feita por meio das redes sociais, a atriz britânica, conhecida por dar vida à professora Minerva, assim como pela série Downton Abbey, faleceu no Westminster Hospital, em Chelsea, na presença de amigos e familiares.

"É com muita tristeza que anunciamos a morte de Maggie Smith. Ela morreu em paz no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro", diz o comunicado da família.

A atriz deixa os filhos Toby Stephens e Chris Larkin, além de cinco netos.

Professora Patrícia e sua coleção de Harry Potter / Arquivo Correio do Estado

Potterhead

A professora Patrícia Pirota, de 41 anos, fã dos livros e dos filmes, contou à reportagem do Correio do Estado que soube da notícia da morte da atriz britânica por meio de um aluno.

A educadora comentou que Maggie Smith conseguiu colocar a intensidade na interpretação necessária para “dar vida” à personagem Minerva McGonagall.

“Ela é a grande personagem mulher do filme todo e, pensando na minha vertente filosófica que trabalha com as questões do feminino, ela é o grande pilar feminino de Hogwarts. Além disso, ela carrega consigo as qualidades de força e de afeto ao mesmo tempo em que é dura; ela é afetuosa com as crianças.”

Outras despedidas

A professora Patrícia não deixou de lamentar a perda de outras figuras importantes, como:

  • Alan Rickman - Severo Snape (21/02/1946 a 14/01/2016)
  • Richard Harris - Dumbledore  (01/10/1930 a 25/10/2002)
  • Michael Gambon - Alvo Dumbledore (19/10/1940 a 28/09/2023)
  • Robbie Coltrane - Rúbeo Hagrid (30/03/1950 a 14/10/2022)


“É muito louco assim, quando o Dumbledore e o Snape, os atores, morreram; e o Hagrid também. É esse sentimento. É doido porque parece que é alguém que você conhece que morreu, porque eles incorporaram essas personagens de tal forma. A Maggie Smith, principalmente, é muito difícil pensar em Harry Potter e não pensar nela.”

Universo lúdico

Imagem Divulgação

Para se ter ideia, o lançamento do último livro da saga no Brasil, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último volume, foi no dia 8 de novembro de 2007.

Muito embora exista o questionamento e até uma “rusga”, como define a professora, acerca do universo mágico seguir com vida anos após o lançamento do livro, a educadora consegue aliar a paixão ao trabalho.

Patrícia, que é Corvinal de coração, destacou a possibilidade, a partir da literatura, de atravessar gerações. Além disso, houve identificação com a personagem.

 

“Principalmente eu, que sou professora e trabalho com literatura, sou professora de Letras. Eu percebo que foi a partir dali que tivemos um crescimento muito absurdo no número de leitores e de pessoas que passaram a produzir, inclusive, literatura”, disse Patrícia e completou:

“Hoje nós erguemos nossas varinhas em homenagem a ela. Deu vida a essa professora. E eu, como professora, tenho um carinho especial, porque sou uma professora muito parecida com ela. É um dia triste, mas é um mundo feliz em que a gente pode carregar para sempre, enquanto vivermos, essa imagem.”

Dumbledore para  Harry Potter
As pessoas que amamos nunca nos deixam de verdade.

Assine o Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Programação do fim de semana tem filme clássico do terror brasileiro, música, teatro e mais

Oitavo filme da franquia inspirada nos robôs de brinquedo e clássico do terror brasileiro estão entre os destaques no cinema; banda da Capital faz releitura do blues; e, no Sesc Prosa, tem teatro do Rio Grande do Norte

27/09/2024 10h00

O oitavo longa-metragem com os robôs que se transformam em carros e naves vem sendo considerado um dos melhores filmes desde o início da franquia

O oitavo longa-metragem com os robôs que se transformam em carros e naves vem sendo considerado um dos melhores filmes desde o início da franquia Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O cineasta José Mojica Marins (1936-2020), o mais destacado diretor brasileiro de filmes de terror, já estava consagrado também fora do País quando morreu.

Especialmente por meio de Zé do Caixão, mas não apenas pelo personagem alter ego que ele mesmo encarnou em várias produções, Mojica é reconhecido como um realizador singular, tanto pelo público quanto pela crítica e por grandes nomes do chamado cinema autoral.

A distinção vem da inventividade e do despojamento com que abrasileirou os filmes de terror.

Uma das provas do gênio criativo do diretor, famoso ainda por suas unhas bem grandes, pode ser conferida hoje, em uma sessão gratuita do longa “À Meia-Noite Levarei sua Alma” (classificação indicativa: 16 anos), marcada apropriadamente para as 23h59, na Casa de Ensaio (Rua Visconde de Taunay, nº 203, Amambai).

Trata-se da primeira aparição nas telas de Zé do Caixão, um coveiro de uma cidade interiorana obcecado pela possibilidade de gerar um filho perfeito.

Na trama, o personagem procura e violenta mulheres na tentativa sádica de conseguir deixar seu legado no mundo. A sessão é organizada pelo coletivo A Boca Filmes, com direito a pipoca e refrigerante de graça, e integra a mostra “Filmes do 3º Mundo”, que conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, via governo do Estado. 

Antes de as luzes se apagarem, o mediador do cineclube apresenta a obra e, após o fim da exibição, reserva-se um momento para debater o filme. Apesar do argumento grotesco, o filme garante boas risadas.
 

TRANSFORMERS

Misturando ação e ficção científica, “Transformers – O Início”, oitavo longa da franquia de filmes baseados nos robôs de brinquedo que viram carros, é um dos destaques no circuito comercial. Scarlett Johansson, Steve Buscemi e Laurence Fishburne fazem parte do elenco de vozes.

A história é ambientada inteiramente no planeta Cybertron, focada na relação entre Optimus Prime e Megatron, que passam de “irmãos de armas” a arqui-inimigos. A animação digital vem sendo saudada como o feliz recomeço da franquia, reorganizando a saga.

FUNKABLUES

Marcando a despedida da vocalista Iris Isis, que em breve parte para São Paulo, a banda Funkablues – com Sal dos Santos na bateria, Gabriel Penajo no contrabaixo e Maestro Lang na guitarra – comanda o som na noite desta sexta-feira, a partir das 22h, no Boteco do Miau (Av. José Nogueira Vieira, nº 1.303, Tiradentes), recebendo convidados para mostrar versões turbinadas de 
clássicos do blues em sua pegada “funky style”. Entrada a R$ 10.

CIA PÃO DOCE

A Cia Pão Doce apresenta dois espetáculos no Sesc Teatro Prosa neste fim de semana. Hoje, às 19h, o grupo do Rio Grande do Norte encena “O Torto Andar do Outro” (classificação livre), que discute a “pluralidade humana através dos tempos” a partir do enredo baseado no cordel “Um Conto Bem Contado”, de Antônio Francisco. “Precisamos falar sobre respeito” foi a premissa da trupe para a criação do espetáculo.

Amanhã, às 16h, será a vez da peça “A Casatória c’a Defunta” (classificação livre), em que cinco atores, literalmente, com “pés de banco”, contam a história do medroso Afrânio. O personagem está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente se casa com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo.

TRÊS LAGOAS

Após percorrer o interior do estado de São Paulo e de Goiás, o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG Brasil” encerra seu ciclo de apresentações neste sábado, em Três Lagoas, com duas sessões gratuitas, às 19h30min e às 21h, no auditório do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (unidade 2, bloco 8) na cidade. O objetivo é levar a música clássica para cidades e espaços em que não há salas de concerto e teatros.

Liderada pelo maestro e solista (violino) Francis David Vidal, uma orquestra de 13 músicos apresenta composições de Mozart e Vivaldi, dois nomes consagrados da música de concerto. “Essa turnê foi uma experiência incrível.

Tocamos para casas cheias em todas as cidades, o que mostra que há espaço para a música clássica, mesmo entre aqueles que não têm o hábito de ouvir esse estilo. Foi gratificante ver como conseguimos criar um novo público”, comenta o maestro. O patrocínio é da CTG Brasil por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A orquestra é formada pelo maestro e solista (violino) Francis David Vidal, e pelos músicos: Rene de Freitas, Carlos Eduardo, Emanuel dos Anjos, Luis Macedo, Wallacce Rodrigues e Lucas Melo (violinos), Irliane Pessoa e Thiago Ponce (violas), João Pedro Queiroz e Alexandre Souza (violoncelos), Giovana Contador (contrabaixo acústico) e Wellington de Lamare (piano).

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

27/09/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Augusto Branco escritor brasileiro

"O mundo é o que você enxerga,
mas principalmente o que você quer enxergar e o que você quer fazer dele”.

FELPUDA

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul está parecendo um caldeirão fervendo que só. Enquanto tem gente colocando temperos em forma de denúncias contra candidatos a prefeitos e vereadores, há também quem esteja alimentando o fogo, colocando mais lenha com queixas contra partidos. Até agora, foram contabilizadas mais de 500 denúncias, partidas de vários municípios. Campo Grande é o “chef”, pois está comandando o cardápio das reclamações. Vai vendo...

Diálogo

Pela culatra

Na intenção de criar frase de efeito e agradar candidato, parlamentar cometeu ato falho, classificando município do interior de MS, vizinho à sua base eleitoral, como “favela”. Isso bastou para que houvesse reação da população, que não gostou nadica de nada do tratamento recebido.

Mais

Aí, foi gravado um vídeo tentando justificar que havia usado “figura de expressão”, pois se referia às pessoas que, assim como a figura, são de origem humilde e venceram na vida. Vale lembrar da acusação de que usou verba indenizatória para bancar aluguel de apartamento de luxo na Capital.

DiálogoDanilo Berto e Vinicius Almeida - Nicolas Calligaro
DiálogoCarol Pettengill

Plateia

Vereadores adversários da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, candidata à reeleição, deverão comparecer em peso no dia 30 de setembro, às 9h, na Câmara Municipal. Tudo porque haverá audiência pública para prestação de contas referente ao 2º quadrimestre da administração municipal. Há quem afirme que o prédio na Avenida Ricardo Brandão poderá tremer diante dos questionamentos mais contundentes. Campanha eleitoral tem dessas coisas...

Na medida

Exonerações já vêm ocorrendo no segundo escalão da administração estadual, ali, lá e acolá. Com o fim das eleições deste ano, mudanças deverão chegar ao secretariado, e aí serão dois coelhos atingidos por uma cajadada: tucanos mais chegados que não tiveram sucesso nas urnas poderão ocupar os cargos, em todos os níveis, e, dizem, o trabalho para a reeleição do governador Eduardo Riedel terá início.

Fôlego

Nessa campanha eleitoral, o PT vem se esforçando para tentar eleger o maior número de vereadores para a Câmara Municipal de Campo Grande, uma vez que atualmente ocupa apenas duas das 29 cadeiras. As lideranças do partido sabem que é uma questão de sobrevivência da sigla na Capital, que nos últimos anos perdeu muito espaço. E isso depois de ter ocupado a administração de MS.

Aniversariantes

  • Dra. Thaísa Smaniotto Marin,
  • Dr. Alexandre Magno Benites Lacerda,
  • Fernanda Salgueiro Zandavalli,
  • Dr. Victor Anache Ferzeli,
  • Dra. Ana Carolina Anderson Nasser Penaforte,
  • Dr. Mauro Cosme Gomes
  • de Andrade,
  • Lorena Ibrahim Barbosa Cunha,
  • Antônio de Moraes Ribeiro Neto,
  • Gerson Penze de Souza,
  • Lindomar Divino de Souza,
  • Thiago Augusto Araujo Ramos,
  • Dr. Naidor João da Silva,
  • Livaldo Costa,
  • Antonio Carlos Neckel,
  • Cleide dos Santos,
  • Joaquim Arnaldo da Silva Neto,
  • Neide Aparecida Bastos Querino,
  • Valter Jeronimo Marques Queiroz,
  • Mônia Michelle Carvalho,
  • Eunice Dib Safatli,
  • Dra. Julita Antunes Miranda Sá,
  • Hugo Haverroth Hilgert,
  • Dra. Rita de Cássia Budib Lourenço,
  • Maristela Nunes Farias Portugal,
  • Viki Dória,
  • Dr. Armando Vieira de Almeida, Sonia Maria de Souza Pinto França,
  • Hudson Marcos da Cunha Gomes,
  • Julieta de Melo Pereira,
  • João Pedro Santana Pereira Júnior,
  • Rafael Tulux Lopes,
  • Marcus Aurélius Stier Serpe,
  • Alisson Lopes da Silva,
  • Jesus Queiroz Baird,
  • Laurinda da Silva Curto,
  • Ademilton Tenório de Albuquerque,
  • Zonir Freitas Tetila,
  • Arabutan Alves Pereira,
  • Elvira Dutra Leão,
  • Cesar Roberto Maksoud Cabral,
  • Sahra Lima Buchara de Alencar,
  • Ivanir Frias Ponchio,
  • Deise Cicalise Bossay Kichel,
  • Dr. Benedito (Benê) Anache, Fernando Alcaraz Caramalac,
  • Newton Cosme Figueiredo Gomes,
  • Glauce Raquel Garcia Oliveira,
  • Maricarmo da Silva,
  • Marilene Souto,
  • Silmara Matheus Alagues,
  • Vanda Lúcia Souza de Oliveira,
  • Flávio dos Santos Magalhães,
  • Joaquim Antônio dos Santos,
  • Luiza Erondina Corrêa,
  • Rodolfo Santiago Santana,
  • João Pelaquim,
  • Elpídio Feliciano Morais,
  • Antônio Garcia Ferreira Filho,
  • Gilberto Santinoni,
  • Solange Maria Carvalho,
  • Dr. José Carlos Lopes,
  • Werlen Arguelho Barbosa
  • de Moraes,
  • Ana Paula Borges Netto,
  • Geraldo Paschoaletto Trindade,
  • Josivaldo Ferreira de Almeida,
  • Dra. Marisa Miyuri Shinzato,
  • Hilda Helena Vieira Castoldi,
  • Patrícia Fabiana Nomura Higashi,
  • Dr. Eustáquio Marques Ferreira, Gerson Garcia da Silva,
  • Carmem Azambuja Garcia,
  • Hudson Cosme de Figueiredo,
  • Joelmir Oliveira de Souza,
  • Maria Lúcia Camilo,
  • Mercedes Rodrigues,
  • Paula Gomes de Almeida,
  • Álvaro Roberto Ferreira,
  • Maria Cecília Fonseca,
  • Viviane Renata Azevedo dos Santos,
  • Eunice Willians,
  • Gislayne Bispo,
  • Uber de Souza Barbosa,
  • Tony Ricardo Saueia Ramos,
  • Márcio de Souza Queiroz,
  • Fabrício Ferreira Valente,
  • Uilson da Silva Favero,
  • Rodrigo Vieira Ormandes,
  • Valter Teodoreto Braga,
  • Munir Mohamad Hassan Hajj,
  • Vanessa Bianchini,
  • Isabela Muzzi Paredes,
  • Cristiane Aparecida Cortez Hespanhol,
  • Luiz Ricardo Brusamolin,
  • Renato Cruz Figueiredo,
  • Carolina Sanson Cação,
  • Fernando Henrique Cofferi,
  • Giselle Rodovalho Palieraqui Gurgel,
  • Paulo José Liberatti,
  • Karina Candelaria Sigrist
  • de Siqueira,
  • Érica Tabata Hirose,
  • Victor José Hackbarth,
  • Clara Mayumi Kuraoka Dadoni,
  • Márcia Toshiko Mori Caldas,
  • Márcio Socorro Pollet,
  • Maria Lúcia Dellazari Bueno.

colaborou tatyane gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).