Correio B

TEATRO

Caco Monteiro estreia a peça "Godó, o Mensageiro do Vale"

Com 45 anos de carreira no teatro, no cinema e na televisão, o ator baiano Caco Monteiro estreará na Capital "Godó, o Mensageiro do Vale", seu primeiro espetáculo solo, com texto próprio e direção do inglês John Mowat

Continue lendo...

Um menino brinca com dois amigos em um riacho, vê uma revoada de vaga-lumes e leva um de presente para a mãe. Essa é a premissa de “Godó, o Mensageiro do Vale”, peça escrita, interpretada e produzida por Caco Monteiro.

Sete anos após a estreia – e um roteiro de apresentações que inclui Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Portugal, Angola e, na semana passada, Bonito – o impressionante espetáculo do ator baiano, com direção do inglês John Mowat, aporta finalmente em Campo Grande.

Serão duas sessões com entrada franca, amanhã e sexta-feira, sempre às 20h, no Teatro Aracy Balabanian. Caco tem 63 anos e começou no palco aos 18 anos.

Seu personagem mais conhecido deve ser o Gervásio da telenovela “Laços de Família” (2000/2001), que tinha Vera Fischer, Tony Ramos, Carolina Dieckmann, Reynaldo Gianecchini e Marieta Severo entre os protagonistas. Seu portfólio no cinema tem dezenas de produções dirigidas, por exemplo, pelo chileno Miguel Littín e os brasileiros Geraldo Sarno e Vicente Amorim. 

Mas parece que “Godó” é mesmo o grande xodó de Caco. O nome do personagem vem de um prato típico – um purê de banana-verde – da Chapada Diamantina, onde Caco aprofundou sua pesquisa sobre um fato real – a proibição do cultivo do café na região, em 1967, que provocou o êxodo de quase todas as famílias que ali viviam – para dar vida à sua ficção.

“Lá encontrei a pureza da alma humana ainda intacta, e tentei mostrar no meu espetáculo essa pureza”, diz o ator, que vive cinco personagens em cena, na entrevista a seguir.

Sete anos depois da estreia, quem é Godó pra você? E o que esse personagem eventualmente vem te ensinando?

Godó me ensina desde a sua concepção, quando fui para o Vale do Pati , na Chapada Diamantina, na Bahia, fazer as entrevistas com os patizeiros para a minha pesquisa teatral. Foi através deles que vi que o ser humano ainda é possível.

Foram os patizeiros que me ensinaram que a vida é muito mais simples, que o conhecimento da vida está na natureza, nos rios, na terra onde eles vivem e tiram o seu sustento.

Quando entrei pela primeira vez, em 2002, no Vale do Pati, um lugar de difícil acesso [só é possível entrar no vale a pé ou a cavalo], praticamente sem comunicação com o mundo exterior, aprendi que é possível ver e viver o mundo sem a loucura do consumismo capitalista.

Lá, encontrei a pureza da alma humana ainda intacta na sua essência e tentei mostrar no meu espetáculo essa pureza através do meu personagem Godó.

Com mais de quatro décadas de carreira, e experimentando o trabalho de ator em diferentes suportes, quais seriam os desafios do espetáculo no que diz respeito à interpretação e ao jogo de cena consigo mesmo?

Eu tenho 45 anos de estrada profissional como ator, e desde sempre busquei me desafiar. “Godó, o Mensageiro do Vale” é meu primeiro texto para teatro e também o meu primeiro espetáculo solo. O desafio foi estar só em cena. Construí uma narrativa para cinco personagens vividos por mim, onde eles dialogassem entre si.

Trouxe o diretor inglês John Mowat, que tem um método chamado Teatro Físico Visual, onde o corpo do ator é dividido em cinco partes: o andar, o gestual, a postura, a voz e o olhar. Isso facilitou poder contracenar comigo mesmo. Eu mudo de personagens sem trocar de roupa em cena, apenas com a voz, o andar e o olhar.

Busquei também trazer o Vale do Pati para dentro do teatro através do som. O espetáculo não tem música, apenas sons da natureza, e isso ajuda muito na narrativa da história. Busquei trazer a interpretação do ator para o centro da trama, sem muito cenário, tenho apenas folhas secas no chão e os personagens da história impressos em uma lona de caminhão como uma pintura rupestre pendurada no fundo do palco.

Além da pesquisa in loco na Chapada Diamantina, poderia falar sobre possíveis referências e inspirações na concepção artística da montagem?

Eu sou apaixonado pelo realismo fantástico. Antes de escrever o texto, li muitos autores desse gênero literário: Gabriel García Márquez, Juan Rulfo, Guimarães Rosa, Manoel de Barros e tantos outros.

Histórias da minha infância ouvidas através da minha babá também me valeram como referência, além de espetáculos teatrais que vi ao longo da minha estrada artística, de diretores como Antunes Filho, Sérgio Brito, Nehle Franke, Rubens Correa, Kazuo Ono, Tadeus Kantor, etc.

E como tem sido a experiência de trazer a “mensagem do Vale” para Mato Grosso do Sul?

Maravilhosa. Nossa apresentação no Festival de Inverno de Bonito foi sensacional. Meu desafio desde a estreia do espetáculo era saber se o meu texto era universal, se era muito localizado apenas na região da Chapada Diamantina. Para nossa grata surpresa, não.

Felizmente, vimos que ele toca no coração das pessoas, seja em Luanda [Angola], Setúbal [Portugal], Comunidade Quilombola de Jatimane [no Baixo Sul da Bahia] e tantos outros lugares em que já passamos. Godó representa o amor pela sua terra, e isso é universal.

Desde o início do projeto, Godó, o teatro e a arte brasileira viram, de Lula a Lula, a passagem da Dilma, de Temer e de Bolsonaro pelo poder. É um outro Brasil. Poderia comentar sobre como é o fazer teatral diante de tantos solavancos na sociedade, no mercado e na política cultural? E por que continuar fazendo?

Eu produzi meu espetáculo com recursos próprios. Fazia um filme, pegava meu cachê e pagava o diretor. Gravava um comercial de TV e pagava o iluminador. Gravava uma locução e pagava o cenógrafo.

Assim foi feita a minha produção. Levei dois anos ensaiando e levantando a grana para pagar as pessoas. Nos governos Lula e Dilma existem mais incentivos para as produções através de editais que ajudam muito as produções. Nos governos Temer e Bolsonaro, esses incentivos não existem.

Não é fácil produzir teatro sem esses incentivos, mesmo tento as leis como a Rouanet e algumas estaduais. O empresário brasileiro não tem a prática de investir na cultura, mesmo com essas leis de renúncia fiscal. É uma pena, mas graças a Deus eu nunca esperei, sempre fui à luta para realizar meus projetos.

Meus próximos projetos serão o lançamento do meu documentário de média-metragem chamado “As Águas do Rio de Yá Nitinha D’Oxum”, sobre uma das yalorixás mais importantes do Brasil, Aeronithe da Conceição Chagas (Mãe Nitinha), da Casa Branca de Salvador, agora, neste segundo semestre.

E estou no processo de pesquisa do documentário “Caiu um Circo no Olho da Cidade – A História do Gran Circo Troca de Segredos”, um circo que tive na década de 1980 em Salvador, que foi um espaço cultural que lançou muitos músicos, como Margareth Menezes, por exemplo.

Fomos contemplados com a Lei Paulo Gustavo na Bahia. Também, levar o Godó para o Nordeste, que ainda não fomos. E acabei de gravar uma série para TV chamada “Pensão Ludovico”, com direção da Ceci Alves.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (21/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

21/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A energia astral está em movimento! Este é um bom momento para expandir ideias e dar passos importantes. Descubra o que o universo reserva para você e tome as melhores decisões.

Áries

Áries, agora é o momento de explorar coisas novas, já que hoje o sol ingressa no signo de sagitário! Seja estudando, viajando ou apenas se abrindo para novas experiências, ariano. Essa energia pede expansão e crescimento na sua vida pelos próximos dias. Se tem algo que você queria aprender ou ir a um lugar para conhecer, é hora de seguir esses impulsos e abrir seus horizontes. Não tenha medo de sair da rotina!

Touro

A partir de hoje, você vai sentir a necessidade de olhar mais a fundo para as suas emoções e também para as suas finanças, touro. Talvez seja o momento de rever dívidas, acordos ou até se desapegar de algo que não te serve mais. No lado emocional, pode pintar a vontade de transformar algo importante. Se joga nessa busca por mudanças profundas e libertadoras. 

Gêmeos

As parcerias e relações mais íntimas estarão em foco pelos próximos dias, gêmeos. Talvez você sinta a necessidade de fortalecer seus laços ou até resolver pendências com alguém importante. O diálogo sincero vai ser seu melhor aliado nessas situações. É um bom momento para olhar para o outro com mais empatia e buscar equilíbrio nas suas conexões.

Câncer

Esse é o momento perfeito para reorganizar sua rotina e dar mais atenção à sua saúde, canceriano. Se as coisas andaram meio desorganizadas, agora é a hora de ajustar o que for necessário para garantir mais equilíbrio no seu dia a dia. Não esqueça de cuidar de si mesmo, isso é importantíssimo para o seu signo, seja com novos hábitos ou tirando um tempo pra relaxar.

Leão

Hoje a partir de agora, a energia pede mais diversão e criatividade para você, leão! Aproveite para se jogar em algo que te faça sentir mais vivo e conectado com o que você ama. Isso é quem você é! Se permita explorar hobbies, flertar ou até se conectar mais com seu lado artístico. O momento pede leveza e alegria, então se solte e deixe a vida fluir com mais espontaneidade.

Virgem

O foco a partir de agora está em casa e na família, virgem. Talvez seja o momento de resolver questões pendentes no lar ou simplesmente passar mais tempo com quem você ama. Aproveite para criar um ambiente mais acolhedor e harmônico. Se tiver algo para ajustar com alguém próximo, o momento é ideal para conversas sinceras e reconciliações.  

Libra

Sua comunicação estará em alta hoje e pelos próximos dias, e você também vai sentir vontade de conversar mais, trocar ideias e aprender coisas novas. Esse é o momento perfeito para resolver mal entendidos ou aprofundar em algo que te interessa. Aproveite para se expressar com clareza e abrir espaço para diálogos construtivos com quem é importante, libriano.

Escorpião

Escorpião, pode ser que você perceba uma maior atenção às suas finanças e ao seu senso de valor pessoal. Esse é o momento de reavaliar seus gastos, pensar no que realmente vale a pena e, quem sabe, planejar novos investimentos. Valorize suas habilidades e busque estabilidade sem abrir mão do que te dá prazer. Use sua intuição também! Confie nela. 

Sagitário

Hoje você vai sentir um impulso de se redescobrir e investir mais em si mesmo, sagitário. Pode ser a hora de fazer mudanças na forma como você se apresenta para o mundo e se conectar mais com seus desejos. O momento é perfeito para iniciar novos projetos e deixar sua marca. Confie na sua autenticidade e se jogue nas oportunidades, sagitariano.

Capricórnio

Capricórnio, o momento pede uma pausa e mais reflexão a partir de agora. Talvez você sinta a necessidade de olhar mais pra dentro e revisar algumas questões emocionais ou espirituais. Aproveite para descansar e se reconectar com sua intuição. Pode ser o momento ideal também para curar algo do passado e se preparar para novas fases que virão. Confie e pratique sua fé!

Aquário

Aquariano, a energia agora te leva a se conectar mais com amigos e grupos que compartilham dos mesmos ideais que você. Esse é o momento de fortalecer suas redes e se envolver em projetos coletivos. Aproveite para trocar experiências e se abrir para novas ideias. O contato com outras pessoas pode trazer insights valiosos para o seu futuro também.

Peixes

Peixes, o foco agora está no seu caminho profissional e nos seus objetivos de longo prazo. Pode ser que você sinta uma vontade maior de se destacar ou reavaliar suas metas. Então, aproveite essa fase para mostrar seu valor no trabalho e alinhar seus esforços com o que realmente deseja. Planejamento e visão clara vão te ajudar a chegar mais longe.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Grande dia hoje para os sagitarianos, pois o Sol está entrando em Sagitário, então a vibe está leve, otimista e cheia de vontade de explorar o mundo! Sagitário traz essa energia expansiva, de aventura e busca por novas experiências. Se você estava sentindo as coisas mais intensas, agora é hora de abrir a mente, se jogar em novos projetos e pensar grande. Aproveite para fazer planos de viagem, aprender algo novo ou até sair da rotina. Além disso, o Sol está em sextil com Plutão em Aquário, o que dá uma força extra para transformar o que está precisando de mudança. Esse sextil traz oportunidades de renovação de um jeito mais suave, mais profundo. Então, bora alinhar a vontade de explorar com a coragem de transformar! Feliz aniversário aos sagitarianos!

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Licitação em município do interior de MS foi suspensa por determinação do Tribunal de Contas

Por Ester Figueiredo ([email protected])

21/11/2024 00h01

Continue Lendo...

 

Gabriel García Márquez escritor colombiano
Todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada”.


FELPUDA


Licitação em município do interior de MS foi suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Estado. 
Aquisição de órteses e próteses e valores para pagamento de aparelho ortopédico, mediante comodato, 
apresentaram diferença de preços entre 40% a 70%, constatado pela Divisão de Fiscalização de Saúde. 

O valor, que estaria “inflado”, é de R$ 3,43 milhões. Secretário de Saúde e demais servidores terão 
também que dar explicações àquela Corte. Como se vê...

Prazo


Até o dia 19 de dezembro deve ocorrer a diplomação dos que conquistaram mandatos de prefeito, 
vice-prefeito e vereadores, conforme determinação da Justiça Eleitoral. 

Mais


Mas esse ato acontecerá somente para quem estiver com o registro da candidatura aprovado. Esse é um requisito essencial para que seja realizada a diplomação. 

Nesta sexta-feira, às 20h, o Teatro Aracy Balabanian será palco da celebração da obra do cantor e compositor Paulo Simões na voz da cantora Maria Alice, com a participação especial de Simões.

O repertório que será apresentado no show traz canções de autoria do homenageado e seus parceiros. A entrada é franca e haverá arrecadação de brinquedos novos ou usados para o Natal Solidário do Projeto Asas do Futuro, que presta assistência para crianças e adolescentes do Bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. 

Os ingressos para assistir “Maria Alice Canta Paulo Simões” devem ser adquiridos gratuitamente na plataforma Sympla.

Eu quero

Depois que o Diálogo publicou que Gerson Claro, presidente da Assembleia de MS, poderia ser candidato ao Senado em 2026 pelo PP, os meios políticos ficaram agitados que só. Até parlamentar com menos, como diria vovó, “estofo” vem sonhando em ser o ungido. Porém, pode-se dizer que uns e outros começarão 
a atuar já como pré-candidatos às vagas que serão abertas. 

Requisitos


A história política ensina que, com raríssimas exceções, para disputar o Senado há necessidade de importantes requisitos, como ter forte base eleitoral no Estado, apoio total do partido e, obviamente, estrutura material e financeira para a campanha. 


A partir daí, é gastar muitas solas de sapatos percorrendo todos os municípios, do menor ao maior, para tentar convencer o distinto eleitorado.

Com gás


Parlamentares do PT ganharam “gás novo” depois de andarem cabisbaixos diante da sova que o partido levou nas urnas, nas eleições de outubro. Falando sobre suposto plano de golpe, pós-eleição nacional 
de 2022, desancaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegando a pedir sua prisão, e mesmo sem citarem provas, afirmaram que ele seria o mentor. Para quem conhece os arroubos dessa galera, espera-se apenas as cenas do próximo capítulo. Essa gente...

Aniversariantes


Dra. Isabela de Brito Duarte Domingos,
Piter Hans Elias Rodrigues,
Dra. Carolina Miranda Duailibi 
de Almeida,
Dr. Gregory Silva Ribeiro Sandoval,
Sara Grubert, 
Eliane Simabuco,
Eulogio Perez Balbuena,
Juvenal Alves Lorentz,
Mauro Celso Grande,
Sinval Furtado da Silva,
Elisa Orsi Casali,
Fábio de Paula Eduardo,
Fabio LIma Orue,
Carlos Alberto Cavalheiro 
de Alcantara,
Alexandre Lotfi Furquim, 
Nidia Oliveira dos Santos,
Paulo Affonso de Souza Couto,
Larissa Manvailer Zainko, 
Gisele Ribeiro Faverão,
Marcel Naste Shirado,
Márcio Campos Monteiro, 
Diego Camillo,
Dr. Douglas Britez Godoy, 
Heloisa Kasper,
Wellington Luis Camargos Cenze,
Vânia Regina Campos Monteiro,
Andréa de Arruda Manvailler,
Vivaldo Evangelista de Melo,
Laura Marchini,
Sidnei Rodrigues da Silva,
Dr. Ramão Sovierzoski,
Carlos Henrique da Silva,
Aikel Abdalla,
Ana Maria Laranjeira Silva,
Ana Beatriz Lima Rocha,
Antônio Vieira Júnior, 
Ester Timler,
Adriano Corbalan Gusman,
Silvia Jacques Costa,
Luiz Fernando de Salles,
Bruno de Almeida Jabrayan,
Leila Menegat,
Milene Barbosa da Fonseca,
Carlos Eduardo Xavier Marun, 
Rosa Maria Vilanova Oliveira,
Déa Mongelli Rodrigues,
Wagner Souza Santos,
Luiz Carlos Montagner,
Elizio Sinthilo Kuniyosi,
Massoki Yano,
Maria de Lourdes Ribeiro,
Aparecido da Silva Porto,
Aline Almeida de Alcântara,
Rivalmir Fonseca de Souza,
Marcelo Louis Ramos,
Edith Barbosa Novaes,
Paulo Renato Menezes,
Mercedez Ramirez de Alves,
Itamar da Silva Dutra,
Fabio Moraes da Silva,
Juarez Alves Roza,
Iolanda Lemos Cardoso,
Eliane Nedochetko,
João Conceição Ferreira Alves,
Marco Antônio de Miranda Nascimento,
Adriane Naglis Ferzeli, 
Neuza Galvão Bacchi, 
Victor Jorge Matos,
Dalmy Colman Gimenez,
Wilson Viegas dos Santos,
Guiomar Santos Cunha,
Arlinda Ferreira Soletti,
Alfeu Prandel,
César Augusto Rabello Borges,
Nelson Gaiott Tamaoki, 
Rosely Mansano Alves Esperandio,
Gabriella Guinancio Pedrosa,
Juliana Mackert Duarte,
Sandra Amarilia,
Mariângela Favaretto,
Ana Paula de Moraes,
Zenaide Cecília Prado da Silva,
Sandra Mara Gomes Garcia, 
Carlos Alberto Machado,
Senilde Aparecida Padovani Toffoli,
Marinês Honda,
Gustavo de Saboya,
Silvana Cação Cesco,
Humberto Sávio Abussafi Figueiró, Vanessa Cristina Marracini,
Singara Leticia Gauto Kraievski,
Marilia Aparecida Bravo Branquinho,
Emilia da Conceição Corado Gabriel,
Welinton Câmara Figueiredo, Fernanda Grattão Polis,
Daniela Marques Barros Marinho,
William Neves Pinheiro,
Francisco de Barros Por Deus,
Estela Maris de Campos,
Antonio Daniel Valério Abdala,
Mauro Cesar Cristofani,
Nelson Fraide Nunes,
Glauciene Santi,
Marlene Catarina Uzeika,
Kurt Schunemann Junior,
Hastimphilo Roxo.

Colaborou Tatyane Gameiro

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).