Punta del Este é considerado por muitos como o “melhor réveillon ao sul do Rio de Janeiro”. Claro que os fogos na beira da praia estarão lá, mas o momento da virada acontece mesmo em casa ou em restaurantes e só bem mais tarde as pessoas vão para as festas, que se estendem até o sol raiar. É possível assistir à queima de dezenas de fogos de artifício explodindo em várias partes da cidade.
A dica é estar em algum lugar alto perto da meia-noite – pense neste detalhe na hora de escolher a hospedagem ou o restaurante para a noite. A ponta da península, na Praia do Emir, está entre os melhores lugares para assistir ao espetáculo dos fogos de artifício do réveillon em Punta del Este.
As baladas e festas fervem na virada do ano, tanto que é preciso comprar com antecedência. Vai gente do mundo inteiro aproveitar – e ainda tem a queima de fogos, um espetáculo à parte. Você pode comer a famosa parrillada uruguaia ou então outros pratos típicos do país, além de experimentar o vinho Medio y Medio. Essa bebida é bastante tradicional na hora dos brindes na virada do ano e é feita com vinho branco seco e espumante.
Valparaíso (Foto: Cristina Medeiros / Correio do Estado)Com poucas horas de voo, o Chile é boa opção. E Valparaíso, cidade litorânea a uma hora e meia de Santiago, pode perfeitamente se encaixar como um destino barato para o réveillon de 2019. A dica é: escolha um hostel econômico em Santiago e vá para Valparaíso só para curtir a virada. Lá, tem fogos na rua a noite inteira, festas espalhadas pela cidade em meio às casinhas coloridas e ruas históricas. A queima de fogos pode ser vista de qualquer ponto da cidade. E quem quer assistir à queima no mar é só subir a bordo nos barcos e curtir o espetáculo!
Cartagena (Foto: Cristina Medeiros / Correio do Estado)As festas de Cartagena, esse paraíso caribenho em plena Colômbia, será inesquecível. A festa é animada por onde você anda. E, na hora da virada, você vai estar em um dos vários restaurantes que oferecem um pacote com jantar, bebida à vontade e uma garrafa de champagne. Depois, é hora de escolher a festa nas boates da cidade, regadas a cumbia, salsa e reggaeton, além de muita bebida local. Tudo isso a preços generosos, quando comparados a muitos lugares no Brasil.
Chuva (Foto: Cristina Medeiros / Correio do Estado)Cuba no fim do ano, sim! Pois é um destino barato para o réveillon 2019. O país caribenho sempre foi muito charmoso e, nos últimos meses, passou a receber mais turistas ainda, à medida que os Estados Unidos ampliam a abertura econômica. A tendência é de o preço do turismo no país subir e de a essência cubana do país se perder em meio à invasão de ícones capitalistas. Por isso, vale a pena conhecer a cultura e os costumes ainda com preços mais baixos. A recomendação para a celebração fica por conta da Playa Pilar, considerada a melhor praia de toda Cuba.
Portugal (Foto: Cristina Medeiros / Correio do Estado)Visitar Portugal e falar português é um bom motivo para escolher passar a virada lá. Mas o país tem outra vantagem: é um destino barato para o réveillon de 2019. O show de fogos no Rio Tejo, em Lisboa, é um espetáculo lindo, que pode ser visto da Praça do Comércio e na Torre de Belém. É econômico, pois a festa é aberta, não é preciso gastar nada. Depois da meia-noite, vá ao Bairro Alto, o mais boêmio da cidade, para completar a comemoração em alguma boate. Não será novamente de graça, mas não será algo caro a ponto de pensar “Meu Deus, eu não deveria estar fazendo isso”.

Cristianne e Rinaldo Modesto de Oliveira
Isabella Suplicy


