Correio B

Alimentação e Saúde

Plantas alimentícias não convencionais rendem boas refeições, fazem bem à saúde e custam pouco

Elas estão mais perto do que você imagina, rendem boas refeições, fazem bem à saúde, custam pouco e podem até ser facilmente cultivadas em casa; conheça as Pancs, tema de um projeto que o Sesc Mais lança hoje, em parceria com o Recanto das Ervas

Continue lendo...

Elas estão mais perto do que você imagina, rendem boas refeições, fazem bem à saúde, custam pouco e podem até ser facilmente cultivadas em casa. São as Pancs, sigla que representa as plantas alimentícias não convencionais, uma opção mais saudável e mais barata para o cardápio do dia a dia, ou para dietas especiais, do que boa parte da lista de produtos que você encontra com maior facilidade no supermercado.

A cactácea ora-pro-nóbis, por exemplo, é uma dessas plantas. Trata-se da espécie vegetal classificada como Panc mais disponível em Campo Grande e em todo o Brasil. É daquelas que, no dizer popular, você encontra “no mato”, em qualquer tipo de solo, na sombra ou no sol, muito utilizada como cerca viva e para outras finalidades, inclusive na alimentação. A nutricionista Paula Saldanha Tschinkel faz uma lista com várias outras Pancs e compartilha diversas informações sobre essas plantas tão ricas para o organismo e, sim, para o paladar também.

“A mais consumida é sem dúvida a ora-pro-nóbis. Outras mais fáceis de se encontrar [na Capital ou em MS] são: bertalha, beldroega, urtiga, dente-de-leão, capuchinha, carqueja, azedinha, malva e taioba. Elas oferecem uma série de benefícios para os hábitos alimentares e à saúde em razão de sua diversidade nutricional e propriedades medicinais, têm baixo teor calórico e proporcionam uma boa variedade na dieta”, diz Paula.

“São ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Por exemplo, a beldroega é rica em ômega-3, enquanto a urtiga é uma excelente fonte de ferro e vitamina C. Para a saúde, contam muito as propriedades antioxidantes. As Pancs ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas”, prossegue a nutricionista.

“A carqueja é conhecida por suas propriedades digestivas e hepáticas, e a urtiga é usada para tratar anemia e problemas urinários. Temos melhora na digestão com a malva: ela é rica em mucilagem, uma substância que ajuda na digestão e no tratamento de problemas gástricos e também no fortalecimento do sistema imunológico”, afirma.

Paula destaca ainda o potencial ecológico das Pancs, assim como seu papel na segurança alimentar.

“Além de benefícios ambientais e de sustentabilidade no cultivo sustentável e fácil, são importantes na preservação da biodiversidade, pois ajudam a preservar a biodiversidade local, incentivando o uso de plantas que muitas vezes são negligenciadas pela agricultura moderna, reduzindo o desperdício alimentar”, argumenta a nutricionista.

“Cultivar Pancs em casas e apartamentos é uma ótima maneira de ter acesso a alimentos frescos e nutritivos, mesmo em espaços limitados”, recomenda Paula Tschinkel.

FUTURO NA MESA

Hoje e amanhã, o Sesc MS, por meio do Sesc Mais, em parceria com o Recanto das Ervas, lança o projeto Panc – Futuro na Mesa, com a proposta de incentivar a inserção das Pancs e frutos do Cerrado na alimentação diária de escolas e instituições sociais.

Michelle Koltermann, nutricionista do Sesc MS, reforça que as Pancs são ricas em sais, vitaminas e minerais, além de terem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

“Nós podemos inserir as Pancs no nosso consumo diário de várias formas: in natura, refogadas, em processos de produção de doces e diversas outras maneiras de preparo”, diz Michelle.

Quanto às partes que são comestíveis, ela informa que são folhas, frutos, raízes e sementes, mas é importante conhecer as características de cada um desses alimentos e seus valores nutricionais para entender como utilizar e qual o modo de preparo indicado.

Segundo a nutricionista, a ora-pro-nóbis pode ser consumida in natura, e o mangará, conhecido como flor de banana, rico em fibra solúvel e insolúvel, pode ser utilizado em diversas receitas, como a caponata. Já a taioba, rica em vitaminas A e C, não pode ser consumida crua, pela presença de oxalato de cálcio.

A jornalista Márcia Chiad, criadora do Recanto das Ervas, considera que inserir as Pancs e os frutos nativos na alimentação do dia a dia de escolas, comunidades e população em geral é resgatar parte da nutrição perdida ao longo dos tempos. “Podemos ser mais independentes e reconectados com a natureza. Este é o verdadeiro futuro na mesa”, aposta Márcia.

Ela observa que as Pancs são resistentes e abundantes e ainda respondem às demandas de soberania e segurança alimentar, conservação e uso do solo e podem melhorar a saúde coletiva e garantir geração de renda.

Assine o Correio do Estado

Correio B

Ministra Simone Tebet lança livro em Campo Grande nesta sexta-feira

"O Voo das Borboletas" narra a trajetória pessoal e política da ministra, com foco em inspirar outras pessoas

04/04/2025 16h00

Simone Tebet lança livro nesta sexta em Campo Grande

Simone Tebet lança livro nesta sexta em Campo Grande Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, lança, nesta sexta-feira (4), o livro "O Voo das Borboletas, no qual narra sua trajetória política, em Campo Grande.

O evento será a partir das 19h na Livraria Leitura, localizada no segundo piso do Shopping Campo Grande.

O Voo das Borboletas é uma autobiografia, onde Simone Tebet não apenas compartilha suas experiências, mas oferece um guia de inspiração para as mulheres que sonham em transformar suas próprias realidades.

No livro, a ministra, que é natural de Três Lagoas, narra suas lutas e vitórias, mostrando como seu impacto foi além de sua cidade natal, mas por todo o país.

"O Voo das Borboletas é um convite para você embarcar em uma jornada de transformação e descoberta. Assim como as borboletas, que passam por ciclos de metamorfose, cada mulher enfrenta suas próprias etapas de crescimento e mudança. Este livro, ao narrar a trajetória inspiradora de Simone Tebet, revela como as experiências de vida são essenciais para moldar quem somos e quem podemos nos tornar", diz a apresentação do livro.

A autora

Simone Tebet é advogada e foi professora universitária de Direito. Ela nasceu em Três Lagoas e, em 2002, tornou-se deputada estadual pelo então PMDB. Em 2004, foi eleita prefeita de sua cidade natal, tendo sido reeleita em 2008.

Em 2010, formou chapa com André Puccinelli (MDB) e tornou-se vice-governadora de Mato Grosso do Sul. Na gestão estadual, ocupou a Secretaria de Governo.

Em 2014, venceu a corrida para o Senado. Em 2019, ela tentou ser a indicada de seu partido para disputar a presidência do Senado, mas foi derrotada por Renan Calheiros (MDB-AL), que acabou perdendo a eleição para Davi Alcolumbre (União-AP).

Ela foi candidata à Presidência da República pelo MDB em 2022 e, no fim do mesmo ano, foi confirmada como ministra do Planejamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva – que venceu o pleito.

 

Correio B

Expogrande e Campão Cultural deixam o fim de semana repleto de atrações musicais

Chitãozinho & Xororó, Jota Quest, Os Garotin, Marina Peralta e Bojo Malê são apenas algumas das dezenas de atrações musicais que movimentam o fim de semana na Capital; lançamento do livro "O Voo das Borboletas", da senadora Simone Tebet

04/04/2025 11h30

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20 Divulgação / Studio Brammer

Continue Lendo...

Hoje tem Matuê, Teto, Will e Brandão (30PRAUM); amanhã, Chitãozinho & Xororó; e domingo, com show gratuito, Jota Quest na Expogrande. A 85ª edição da feira agropecuária começou ontem, com show de Matogrosso & Mathias, e segue animando a Capital até o próximo fim de semana, com o tema Unindo a História do Agro com a Sua. Serão 18 leilões, ranqueamentos das raças nelore e girolando e praça de alimentação com diversas opções e menus especiais. Os ingressos custam R$ 20 (sexta-feira e sábado).

Para a criançada, duas opções: parquinho infantil com direito a roda gigante, que há tempos não era montada no Parque Laucídio, e o Projeto Fazendinha Acrissul, que no ano passado contabilizou a visita de 10 mil crianças durante os 11 dias da feira. Minianimais, biblioteca, brinquedos e atrações educativas esperam as visitas programadas de escolas da Capital.

CAMPÃO CULTURAL

A Praça do Rádio volta a receber diversas atrações musicais do Campão Cultural no segundo fim de semana de shows do festival promovido pelo governo do Estado. Hoje, às 17h, com o Bojo Malê; às 18h30min, o hip hop do Cotidiano Difícil; às 20h, Jacqueline Costa com o show “Desenho em Aquarela”; e às 21h30min, Mental Abstrato, do jazz ao hip hop.

Amanhã, às 16h, tem uma apresentação de Mestre Liminha e Grupo Conterrâneo Capoeira; às 17h será a vez do Cordão da Valu; às 18h, entra em cena o hip hop do Revivarte; às 20h, tem DJ Magão e às 21h30min, Os Garotin.

O Campão Cultural se encerra neste domingo com, às 16h30min, a Escola de Capoeira Grupo Memória Formada Pindorama e Puxada de Rede e a Consciência Ambiental; às 17h30min, desfile de moda das marcas autorais de MS; às 18h30min, performance de hip hop Ecos da Periferia; às 20h, show com Codinome Winchester; e finalizando as apresentações, às 21h30min, Marina Peralta convida Brisa Flow. Confira mais detalhes sobre as atrações.

JACQUELINE

A cantora e compositora Jacqueline Costa traz ao palco o espetáculo “Desenho em Aquarela”, uma mostra de seu trabalho autoral, que transita entre MPB, pop e R&B. Nascida em Corumbá e criada em Campo Grande, Jacqueline começou sua trajetória artística se apresentando em bares e eventos locais. “Suas músicas carregam uma sensibilidade que aborda temas cotidianos e emocionais, conectando-se ao público de forma autêntica”.

MENTAL ABSTRATO

A essência do jazz contemporâneo e do hip hop se encontram em perfeita harmonia com as raridades da música brasileira dentro desse projeto. Formado pelos produtores Omig One, Calmão e Guimas Santos, o Mental Abstrato lançou seu primeiro álbum, “Pure Essence”, em 2010, no Japão, com grande reconhecimento internacional. Agora, eles apresentam o segundo álbum, “UZOMA”, gravado no Red Bull Music Studios São Paulo, representando a música brasileira contemporânea, dos subúrbios de São Paulo para o mundo.

OS GAROTIN

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Os Garotin, trio musical formado por Anchieta, Leo Guima e Cupertino, vem ganhando as redes sociais após ser compartilhado por artistas como Caetano Veloso, Juliette e Rubel. Os músicos, que tocam o projeto em paralelo a suas carreiras solo, decidiram se unir há cerca de dois anos para fazer um “bem bolado” de música boa.

Eles também explicaram o nome do trio, Os Garotin, que foi escolhido pelo jeito de ser dos artistas. “Nós somos crias de São Gonçalo (RJ). Temos uma alma bem de criança, de se divertir com tudo, de rir e de zoar tudo, e isso aflora muito quando nós estamos juntos”, explica Cupertino.

Ainda segundo Cupertino, a ideia do grupo surgiu após um incentivo de Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso, que disse que os amigos, que à época se conheciam há quatro anos, precisavam se juntar. “Foi quando a gente começou a frequentar a casa de Caetano Veloso que Paula olhou para gente e falou: ‘meninos, vocês têm que se juntar agora’. Então ela acelerou muito esse começo”.

WINCHESTER

A banda de rock Codinome Winchester nasceu tocando para amigos e em eventos da UFMS e se assumiu como profissional em 2013. Já tocaram com Cachorro Grande, Vanguart, Supercombo, Scalene e Far From Alaska em festivais sul-mato-grossenses. Também participaram do concurso Temos Vagas, promovido pelo festival Lollapalooza.

MARINA PERALTA

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Nascida em 1993, em Campo Grande, Marina Peralta começou sua relação com a arte na pré-adolescência, cantando no coral da igreja que frequentava. Em 2014, quando completou 21 anos, a artista postou um vídeo interpretando, só com voz e violão, o reggae “Agradece”, de sua autoria, que acabou viralizando nas redes sociais.

Marina conseguiu financiamento coletivo para o primeiro disco solo, lançado em 2016. Três anos depois, veio o segundo álbum, o EP “Leve”, que suavizou um pouco a mistura de reggae, samba, MPB e rap. Entre as várias colaborações está a música “Demarcação”, gravada em 2022, em parceria com os conterrâneos do grupo de rap indígena Brô MCs.

BRISA FLOW

Brisa de la Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é cantora, musicista, compositora, poeta, performer, produtora musical, ativista e uma das principais expoentes do futurismo indígena no Brasil. Filha de um casal de artistas chilenos, nascida em Minas Gerais, iniciou seu processo artístico em Belo Horizonte e mistura a levada latina com rap, música eletrônica e neo soul.

Jota Quest

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Prestes a embarcar para a Europa, onde se apresenta em Lisboa (18/4), Dublin (19/4) e Londres (20/4) o grupo mineiro embala a Expogrande neste domingo com show gratuito.

Bojo Malê

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Maracatu, samba-reggae e outras levadas percussivas ditam o ritmo nas contagiantes performances do grupo percussivo comandado pelo mestre Chico Simão; hoje, às 17h, pelo Campão Cultural, na Praça do Rádio.

“Um Dia Daqueles”

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

A cantora SZA (Alyssa) e Keke Palmer (Dreux) estrelam a comédia de Lawrence Lamont; no enredo, após o namorado de Alyssa sumir com o dinheiro do aluguel, elas correm contra o tempo para arcar com a dúvida e, com isso, a amizade entre as duas passa por um teste e tanto.

Simone Tebet

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

A senadora e ministra do Planejamento recebe o público hoje, a partir das 18h, na Livraria Leitura do Shopping Campo Grande, para uma noite de autógrafos de sua autobiografia “O Voo das Borboletas”.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).