Correio B

DIÁLOGO

Recente "rebelião" acendeu o sinal vermelho e deixou muita gente...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo deste sábado (22/02)

Continue lendo...

Emannuel Marinho - Poeta de MS

"Fico fazendo brincadeiras com a minha cabeça até que apareças. E apareces ! (É bão à beça). O coração de tão besta fica fazendo festa”.

FELPUDA

Recente “rebelião” acendeu o sinal vermelho e deixou muita gente tal qual barata tonta, batendo cabeça sem saber o que fazer. Não foram poucos os que tiveram que deixar, às pressas, a zona de conforto, a fim de tentar encontrar solução e apagar o incêndio. Nos bastidores, foi possível ouvir que ficou a impressão de que a galerinha que se acha “águia” na verdade não passa de “pardal”. A falta de habilidade fez com que o problema caísse no colo de chefia – e as consequências se tornaram batata quente em suas mãos.

Reprodução

A pesquisadora Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paul (USP), é a primeira brasileira a conquistar o prêmio da Universal Scientific Education and Research Network (Usern) – Rede Universal de Educação Científica e Pesquisa, em tradução literal –, que premia anualmente cientistas em início de carreira que se destacam por suas contribuições científicas e humanitárias.

Fabiana foi premiada pela profundidade e pela inovação de seus estudos sobre os mecanismos imunológicos nas psicoses, que apresentam potencial como alvo terapêutico para intervenções personalizadas. Ela realizou suas pesquisas pelo programa de Neurociências da faculdade, sob a orientação da professora Cristina Marta Del-Ben, e seu estudo integra um consórcio europeu multicêntrico que investiga interações entre genes e ambiente na esquizofrenia e em outros transtornos psicóticos. No Brasil, o projeto temático foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP.

Vilma gonçalves braga, comemorando 80 anos neste domingo (23) - Foto: Arquivo pessoal
Stuart Winecoff, Henrique de Castro e Nell Rebowe - Foto: Jason Crowley/BFA
Stuart Winecoff, Henrique de Castro e Nell Rebowe - Foto: Jason Crowley/BFA

Proibição

Prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery sancionou uma lei aprovada pela Câmara Municipal que veda na escolha de novos nomes para logradouros, bens e espaços públicos o batismo de pessoas que tenham sido condenadas por crime de violência contra criança ou mulher. A mesma lei determina que sejam revistos os nomes desses locais.

Inovando

A Embrapa Meio Ambiente (SP) apresentou uma inovação brasileira que procura reduzir as perdas na pós-colheita de frutas, que chegam a alarmantes 80% em algumas espécies. Trata-se de um dispositivo que permite acompanhar, em tempo real, como o calor se distribui dentro das frutas durante o tratamento hidrotérmico. Essa técnica é essencial para garantir a eficiência no controle de doenças após a colheita e preservar a qualidade das frutas.

Seleção

Um novo concurso público para o recrutamento e a seleção de mil agentes federais foi anunciado pela Polícia Federal (PF). As vagas estão assim distribuídas: 120 para delegados, 69 para peritos, 630 para agentes, 169 para escrivães e 21 para papiloscopistas. O edital será divulgado em breve, segundo a PF.

Aniversariantes

SÁBADO (22)

  • Simone Nassar Tebet Rocha, 
  • Isabel Busse,
  • Martinha Socorro Vera Gavilan Villanueva,
  • Eduardo dos Reis Vargas,
  • José Felix Filho,
  • Rener Alves Dutra,
  • Elza Garcia da Silva,
  • Roberto Alves Gamarra,
  • Adalberto Ferreira Tenório,
  • Antonio Carlos Marques Galvão,
  • Claudiney Queiroz de Oliveira,
  • Rechia Antonio 
  • Marques Cougo,
  • Nicolau de Nóbrega,
  • Regina Lane Calepso Paludo,
  • Leila Gonçalves Azambuja, 
  • Morgana Mattos Lima,
  • Gilberto Tadeu Vicente,
  • Jane Aracy da Cunha Gualberto, 
  • Dartagnan Zanella Messias,
  • Rosane Pasqualotto Bernardy, 
  • Maria Júlia Oliveira Lima Remonatto,
  • Rafael Nakazone,
  • Maria Vanezia Lemos, 
  • Leila Rezek Tannous Guimarães, 
  • Vera Lúcia Soares Katayama, 
  • Edmur Miglioli Junior, Ezequiel Pena Vieira, 
  • Jose Vicente Martins,
  • Saulo Sandim da Silva,
  • Edvaldo José Bezerra, 
  • Sandra Cristina Mendonça,
  • Heitor Corrêa, 
  • Mário Sérgio de Abreu Filho, 
  • José de Camargo Borba Filho,
  • Maysa Abussafi Figueiró, 
  • Dr. Cleomedes Baís Lage,
  • Romildo Pinto, 
  • Hiroshi Tamai, 
  • Celso Dorta, 
  • Vera Helena Pitthan Freire, 
  • Érica Freire dee Vasconcelos,
  • Waldo Lúcio Loureiro da Costa, 
  • Margarida da Silva Costa, 
  • Cláudio Braz de Oliveira, 
  • Aracy Pinto de Souza,
  • Gilberto Leandro de Souza Rosa, 
  • Severino Ferreira dos Santos,
  • Adriana Rodrigues Moraes,
  • Ana Lúcia Gonzales dos Santos,
  • Júlia Guimarães Falcão Zamboni Freitas, 
  • Ester Nakao Odashiro Miiji,
  • Mara Castro Leite,
  • Alaíde Fernandes Ramires,
  • Joaquim José de Lima,
  • Roney Pereira Perrupato,
  • Marilza Gonçalves de Castro,
  • Sophia Beatriz Ferreira Cardoso da Silva,
  • Elisabeth Miranda de Almeida,
  • Robson Luiz da Paixão,
  • Leda Moreira Lima,
  • Camila Panzetti Alonso,
  • Acir Murad Sobrinho,
  • Zilda Novaes Lima,
  • Angélica Vanessa da Silva,
  • Ricardo Hildebrand Camargo,
  • Luiz Carlos Icety Antunes,
  • José Elias Cafure,
  • Maria Vanir Mayer, 
  • Manoel Eduardo Maciel Corrêa,
  • Talita Guerra,
  • Edivânia Cristina Bolonhin,
  • Cláudia Heloisa Lugnani Gouvêa,
  • Cláudia Regina Baur Arfux,
  • Miriam Noronha 
  • Mota Gimenez.

DOMINGO (23)

  • Vilma Gonçalves Braga, 
  • Kerica Almeida, 
  • Ulysses Azuil De Almeida Serra Neto (Noninho), 
  • Cerize Mendes, 
  • Ana Virgínia Da Motta Rottili, 
  • Dr. Bruno Martins Tokuda, 
  • Washington Sanches, 
  • Sandra Regina Zequini Batista, 
  • Lucienne Reis D’avila, 
  • Amélia Jara Dias Gardin, 
  • Antônio Sidinei Simei, 
  • Marcia Miranda Gaspar, 
  • Rodrigo Sakamoto, 
  • Valdeci Da Silva, 
  • Yolanda Cecilia Da Costa, 
  • Maria Carolina Barbosa, 
  • Reinaldo Almeida, 
  • Etevaldo Pereira Da Cruz,
  • Daniella Garcia Rodrigues, 
  • Maria Terezinha Gregorini Gonçalves, 
  • João Leopoldo Samways Filho, 
  • Juliana Maksoud Gonçalves Mahana, 
  • Adauto Comeschi, 
  • Durvalina Dos Santos Pantoja,
  • Dr. Paulo Tadeu Haendchen, 
  • Ana Rafaela Rebelato, 
  • Marcos Tadeu Enciso Puga, 
  • Dr. Raphael Perez Scapulatempo, 
  • Elenice Vilela Paraguassu, 
  • Zoraia Cunha, 
  • Jonas Garcia Da Silva Junior, 
  • Bruna Ferreira Rodrigues Duarte, 
  • Michelle De Souza Mikuri, 
  • Carolina Valiente Maximovitch, 
  • Ariadne De Fátima Cantú Da Silva, 
  • Jusselen Aquino Rebouças, 
  • Iza Puga De Moraes, 
  • João Garcia Carvalho Filho, 
  • Dra. Walesca Assis De Souza, 
  • Cibele De Toledo Câmara Neder, 
  • Jurandir Capurro, 
  • Jonas Alves Corrêa Neto, 
  • Sônia Fontoura da Silva D’avila, 
  • Hugo Cleon de Melo Coutinho Junior, 
  • Marianne Brandão Vilela, 
  • Lázaro Da Costa Neto, 
  • Nivia Manvailer Dias, 
  • Susane Faria Pael,
  • Ana Luiza D’avila Stuhrk Miglioli,  
  • Joelma Dibo Victoriano, 
  • José Haroldo Fernandes de Lima, 
  • Fábio Alexandre De Almeida, 
  • Armando Da Costa Pinto, 
  • Sérgio Nunes Da Matta, 
  • Dante Santullo Júnior, 
  • Fatmato Ezzahra Schabib Hany, 
  • Fernanda Choueiri, 
  • Marco Aurélio de David, 
  • Jamil Dequech, 
  • Maria Teresa Patussi Skrobot,
  • Vânia Abreu de Mello, 
  • Anete Braga, 
  • Gustavo Moreno de Medeiros Miranda e Figueiró,
  • Rodrigo Abid Salomão, 
  • Lisane Mendes e Silva Knauf, 
  • Caroline Damiani Schutz, 
  • Zinzei Myashiro, Marcos Luiz Rivarola (Marco Viola), 
  • Tatiana Pires Zalla Blanco, 
  • José Carlos De Albuquerque,
  • Paulo Roberto Pacheco Reis.

*Colaborou Tatyane Gameiro

"REI DO BOLERO"

Voz de 'Você é doida demais', Lindomar Castilho morre aos 85 anos

História de sucesso mudou após um dos feminicídios de maior repercussão no País, quando em 30 de março de 81 matou sua mulher, a também cantora Eliane de Grammont, com cinco tiros

20/12/2025 13h30

Lili De Grammont e seu pai, Lindomar, em foto compartilhada nas redes sociais.

Lili De Grammont e seu pai, Lindomar, em foto compartilhada nas redes sociais. Reprodução/Redes Sociais

Continue Lendo...

Conhecido como "Rei do Bolero", Lindomar Castilho morreu neste sábado, 20, aos 85 anos. A nota de falecimento foi postada pela filha do artista, a coreógrafa Lili De Grammont, em suas redes sociais.

A causa da morte não foi informada e o velório está marcado para esta tarde no Cemitério Santana, em Goiânia.

"Me despeço com a certeza de que essa vida é uma passagem e o tempo é curto para não sermos verdadeiramente felizes, e ser feliz é olhar pra dentro e aceitar nossa finitude e fazer de cada dia um pequeno milagre. Pai, descanse e que Deus te receba, com amor… E que a gente tenha a sorte de uma segunda chance", escreveu Lili.

Nascido em Rio Verde, Goiás, Lindomar foi um dos artistas mais populares dos anos 1970. Brega, romântico, exagerado. Um dos recordistas de vendas de discos no Brasil. Um de seus maiores sucessos, "Você é doida demais", foi tema de abertura do seriado Os Normais nos anos 2000.

Seu disco "Eu vou rifar meu coração", de 1973, lançado pela RCA, bateu 500 mil cópias vendidas.

Crime e castigo

A história de sucesso, porém, mudou após um dos feminicídios de maior repercussão no País. Em 30 de março de 1981, Lindomar matou a mulher, a também cantora Eliane de Grammont, com cinco tiros. Ela tinha 26 anos.

Os dois foram casados por dois anos, período em que a cantora se afastou temporariamente da carreira para cuidar da filha Lili. Depois de sustentar o relacionamento abusivo, Eliane pediu o divórcio.

Eliane foi morta pelo ex-marido no palco, durante uma apresentação na boate Belle Époque, em São Paulo. Ela cantava "João e Maria", de Chico Buarque, no momento em que foi alvejada

Lindomar foi preso em flagrante e condenado a 12 anos de prisão. Ele foi liberado da pena por ser réu primário e aguardou o julgamento em liberdade. O cantor cumpriu quase sete anos da pena em regime fechado e o restante em regime semi-aberto. Em 1996, já era um cidadão livre.

O caso tornou-se um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil, impulsionando o movimento feminista com o slogan "Quem ama não mata".

 

Assine o Correio do Estado

GASTRONOMIA

Confira 10 sugestões, entre pratos principais e sobremesas, para o fim do ano

Apesar da comoção religiosa e da expectativa dos presentes, a ceia permanece como o grande momento do Natal para a maioria das pessoas; confira 10 sugestões, entre pratos principais e sobremesas, que podem abrilhantar o seu banquet

20/12/2025 10h00

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta Divulgação

Continue Lendo...

Tem as orações, tem as cantatas, tem os presentes, tem os figurinos. Mas, para a maioria das pessoas, o que importa mesmo na celebração do Natal é a comilanç…, quer dizer, a ceia.

O cardápio vem repleto de itens tradicionais, que muitas vezes degustamos somente nesta época, fazendo do encontro à mesa um momento bastante singular, pois, além de saborearmos um monte de delícias, a ideia é que se faça isso ao lado de quem se gosta.

Preparar cada receita para a celebração pode ser mais prático do que parece. O importante é planejar, para evitar o corre-corre de última hora, gastar menos e não ser apanhado por imprevistos, como a falta de gás, alguma especiaria ou mesmo de um item básico como o sal.

Você pode inovar, sim. Mas manter a tradição – peru assado, arroz à grega, salpicão, farofa – não é nenhum pecado. Sobremesa também não pode faltar. Dê uma olhada nas sugestões do Correio B e confira também a receita de um biscoito natalino maravilhoso.

ARROZ

Um dos pratos para ceia de Natal é o arroz, também conhecido como arroz com passas. Nessa receita está liberado adicionar mais ingredientes para deixar o arroz o mais colorido possível.

Dica: Misture ervilhas, cenoura, cheiro-verde e faça a receita completa para sua ceia nota 10.

FAROFA

Sendo essencial para acompanhar o peru, a farofa está sempre presente em meio às comidas de Natal. Algumas pessoas preferem uma farofa mais leve, com amêndoas e frutas secas.

No entanto, muitos cozinheiros também gostam de incorporar pedaços de bacon ou miúdos do próprio peru (ou de frango) nessa mistura. As duas estão valendo. Ambas ficam deliciosas.

CHESTER

O peru é importante, sim, no Natal, mas o chester é concorrente há tempos. Ele é um tipo de frango que tem o peito e as coxas mais carnudas, não é muito gorduroso e perfeito para alimentar toda a família. As chamadas aves natalinas têm o mesmo sabor.

SALPICÃO

A maionese é a base do salpicão, enquanto vários outros alimentos, como milho, frango desfiado e batata palha, são misturados. Além de ser uma receita muito saborosa, ela pode ser servida fria e dar aquele toque leve e refrescante no paladar.

TENDER

O tender é um tipo de presunto geralmente servido espetado por cravos. Trata-se de uma ótima opção para quem quer comidas da Natal mais práticas, já que é simples de assar e fica ótimo quando acompanhado de pratos básicos, como arroz e farofa. 

RABANADA

Também conhecida como fatia dourada, fatia de ovo ou fatia de parida, a rabanada é um doce feito de pão de trigo em robustas fatias molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar. Aliás, elas também são passadas nos ovos e podem ser fritas ou assadas e finalizadas com açúcar e canela.

PAVÊ

O pavê de chocolate, além de ser uma opção maravilhosa para adoçar a mesa de Natal, ainda é uma opção de fácil preparo. Alterne as camadas do doce entre o creme de chocolate e biscoitos e cubra com pedaços de chocolate ou morangos.

FRUTAS

Além de servirem de acompanhamento nos pratos principais, as frutas são uma ótima pedida como sobremesa na mesa e ainda funcionam como decoração. Uvas, maçãs, melancia, pêssegos e melão estão entre as mais populares para a ceia.

TRONCO

Tipicamente natalino e pouco conhecido no Brasil, o tronco natalino possui formato parecido com um tronco de árvore. Trata-se de um rocambole recheado com creme de nozes e coberto com ganache.

BISCOITOS

Da tradição alemã para o mundo, os biscoitos de Natal com baunilha e cobertura de limão são mais uma tentação imperdível no cardápio deste período. E muitas famílias servem a iguaria ao longo de todo o mês de dezembro, especialmente, nos domingos de advento (que antecedem a noite da ceia).

RECEITA Biscoito de Natal

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta

Ingredientes

500 g de farinha de trigo;
150 g de manteiga em ponto de pasta;
250 g de açúcar;
3 ovos;
1 colher (chá) de fermento químico em pó;
1/2 colher (chá) de essência de baunilha.

Cobertura

1 unidade de clara de ovo;
1 colher (sopa) de suco de limão;
150 g de açúcar de confeiteiro;
Corantes alimentícios.

Modo de Preparo

Misture a farinha de trigo peneirada e o fermento em um recipiente;
Adicione o açúcar e misture;
Acrescente a manteiga, misturando com as mãos até que se forme uma espécie de farofa;
Adicione os ovos, porém, um de cada vez, amassando a mistura até que a massa vá soltando das suas mãos;
Acrescente mais farinha se notar que é necessário;
Acrescente a essência de baunilha, continuando a misturar;
Depois de finalizar a mistura, enfarinhe uma superfície lisa, abrindo a massa com um rolo;
Na hora de recortar a massa, use o formato desejado e pode aproveitar a criatividade para deixá-los nas formas mais natalinas;
Coloque-os no forno, em temperatura média de 180ºC até dourar.

Cobertura

Bata a clara na batedeira até que ela fique firme;
Em seguida, insira o suco de limão, batendo com as claras para misturar;
Siga adicionando o açúcar de confeiteiro e bata bem. Se achar necessário, pode colocar mais açúcar na receita;
Divida a mistura em alguns potes e adicione gotas de corantes para proporcionar cores diferentes;
Por fim, é só colocar a cobertura em um daqueles saquinhos de confeitar e decorar os biscoitos de forma criativa.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).