Correio B

Correio B+

Renata Castro: Ela completa 50 anos e 40 de carreira e conta tudo com exclusividade ao Correio B+

"Acho que estamos no meio de uma mudança importante na forma de se fazer e consumir arte".

Continue lendo...

Festejando 50 anos e 40 de carreira, Renata Castro Barbosa está no elenco do longa “Ninguém é de ninguém”, baseada em obra homônima, com direção de Wagner de Assis, que estreia no dia 20 de abril.

Recentemente, fez participação em Travessia como a mãe de uma adolescente assediada na internet por um pedófilo e está rodando a série "Matches", da Warner. Em breve, ela também poderá ser vista na série “A Magia de Aruna”, da Disney+.

Durante seis anos, Renata Castro Barbosa fez parte do elenco do extinto “Zorra”, na Globo, onde chegou a estrelar ao lado de seu namorado, o ator Léo Castro, o primeiro quadro fixo do humorístico chamado "Bia e Maurício", onde retratavam divertidas situações de um casal na quarentena provocada pela pandemia de Covid19. As esquetes - que também eram exibidas numa versão maior no Gshow -  foram gravadas na casa da atriz

Seu primeiro trabalho foi na novela “Vale tudo”, mas a atriz ganhou destaque ao viver a doce Letícia no sucesso internacional, a novela “Tieta” também na TV Globo.

Depois disso, durante dois anos, a carioca participou da aclamada série infantil “Caça talentos” (que está sendo reprisado no Viva) e depois passou mais dois anos como a divertida Gislene, a bigoduda rival de Marinete, na série ”A Diarista”.

Renata Castro também estrelou as séries “Cilada” e “Alucinadas”, do Multishow, e fez parte do elenco de novelas como “O Profeta”, “Sete Pecados”, “Caras e Bocas” e “Amor à Vida”.

No cinema, atuou em 10 filmes , sendo o último lançado em 2017. Nos palcos, ela esteve em mais de uma dezenas de peças, como os sucessos “Os Famosos Quem” e “Toalete”.

Renata conversou com o Correio B+ esta semana com exclusividade e fala sobre seus 40 anos de carreira, família, TV, projetos e beleza aos 50.

Renata Castro é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Sérgio Santoian - Diagramação Denis Felipe/Denise Neves

CE - Renata, como você analisa esses seus 40 anos de carreira?
RC -
Suados ! (risos). Quando olho para trás, vejo o quanto eu já caminhei. Não foi fácil. Muitas vezes pensei em desistir, mas sou apaixonada pelo que faço!

Sou muito orgulhosa de tudo que conquistei, das menores coisinhas, cada detalhe bobo, até as grandes conquistas. Ao longo desses anos conheci pessoas incríveis, trabalhei com ídolos, aprendi com eles… Tenho muito respeito pelo meu trabalho. Me sinto realizada, mas com muito a realizar ainda! Que venham mais 40!

CE - O que ainda não realizou na carreira e qual seu momento mais marcante?
RC -
 Ih, ainda não realizei muita coisa! Ainda não fiz uma grande vilã, por exemplo. Adoraria! Acho que seria um desafio e tanto! Tenho tantos momentos marcantes na minha trajetória, mas acho que minha cena com Bete Mendes em “Tieta” (em que vivíamos mãe e filha), onde nossas personagens conversam sobre a descoberta da traição do pai, foi um momento muito marcante pra mim.

Eu era muito nova e a Bete estava voltando a fazer novela.  Foi lindo e ficou no meu coração nossa troca e nossa emoção. Outro momento bem marcante para mim foi a cena em que minha personagem apanha do namorado em “Amor à vida”. O Walcyr abordou esse tema de violência doméstica com primazia e foi uma cena difícil de fazer!

CE - Você estreou na TV em Vale Tudo e, em breve, vai poder ser vista no streaming da Disney Plus na série “A Magia de Aruna”. Como você observa o mercado do audiovisual desde seus primeiros trabalhos?
RC -
 Muita coisa mudou. Desde a tecnologia, com o 4K, por exemplo, até a forma como as pessoas assistem. No final de “Vale tudo”, por exemplo, colocaram TVs nos saguões dos teatros para ninguém perder. As pessoas pararam para assistir.

Hoje, elas poderiam ver depois, nos streamings, ou pelo celular sentados até dentro do ônibus. A chegada dos streamings é super importante para que se abra o mercado para mais gente trabalhar e para que o público tenha mais possibilidades de ver vários tipos de história. Quando comecei, as oportunidades eram menores para todos (público e equipes). Mas uma coisa não muda. A nossa vontade de contar uma boa história!

Renata Castro - Foto: Sérgio Santoian

CE - Hoje, com tanta experiência e reconhecimento, acha que fazer novelas ainda é importante pra carreira de atores no Brasil diante da diversidade de mídias hoje existentes?
RC - 
Que as novelas ainda dão visibilidade, é um fato. O brasileiro ainda é um povo noveleiro! Mas não acho que seja necessário fazer novela para se consolidar uma carreira.

Hoje em dia, tem tanta gente ganhando dinheiro e fazendo fama na internet sem necessidade de grandes esforços. E, ao mesmo tempo, tanta gente talentosa conseguindo mostrar seu trabalho sem depender de ninguém nessa mesma internet…

Acho que estamos no meio de uma mudança importante na forma de se fazer e consumir arte, mas, para mim, amor pelo que se faz, dedicação, estudo e perseverança ainda continuam sendo o fundamental. 

CE - Seus últimos trabalhos foram ligados ao humor. É uma escolha sua? Na vida, como é o seu humor?
RC - 
Sabe que não. Eu nunca me importei se era ou não humor, Eu sempre gostei dos personagens. Se eu queria ou não contar aquela história. Mas a vida e os convites foram me levando mais para o humor, eu adoro! Amo fazer as pessoas rirem! Sou viciada em gargalhadas, tem coisa melhor?!

Mas não foi uma escolha. No filme “Ninguém é de Ninguém", que acabou de estrear nessa semana no cinema, por exemplo, eu não faço humor. Ao contrário. Trata-se de uma história densa, tensa, sobre relações abusivas.

É um filme espírita, dirigido pelo Wagner de Assis. E eu também adorei fazer, gosto de diversificar, gosto de bons personagens, e na vida, acho que sou bem-humorada. Não sou de me levar muito a sério, rio de mim, sem nenhum problema., prefiro levar a vida assim. Mas quando estou de mau humor também, aí sou BEM chata! Meu filho e meu namorado que o digam! (risos)

CE - Seu filho João está fazendo 18 anos... Como é a Renata mãe? Como é criar um filho em tempos de discussão aberta contra homofobia, racismo, feminismo, misoginia…?
RC - 
Eu amo ser mãe! O João é um filho incrível. Desde pequeno sabe que pode falar o que quiser comigo. Sempre conversamos sobre tudo.

Diálogo é fundamental para todo mundo...ainda mais na relação entre pais e filhos. Sempre fiquei atenta para criar em homem bacana, que respeitasse as mulheres, que pudesse ser quem ele quisesse, que respeitasse e admirasse as diferenças…

E quando digo ficar atenta não é só em palavras, é em ação. Acho que filhos aprendem com nosso exemplo, com nossas atitudes no dia a dia. Acho que deu certo.

Renata Castro - Foto: Sérgio Santoian

CE - Como foi se perceber fazendo 50 anos de idade? 
RC - 
Não vou mentir... Quando foi chegando o meu aniversário foi que eu parei para pensar nisso e me assustei. Nos foi dito o tempo todo que mulheres com 50 anos estão em final de carreira, que estão velhas para isso ou para aquilo…

Quando me dei conta que estava me deixando levar por um conceito estúpido, relaxei. O tempo só anda para frente. E que bom!

Não tenho mais o peito tão em pé como nos meus 20 anos, mas posso garantir que sou uma mulher muito melhor! E para mim é o que está valendo. Tenho muita lenha para queimar ainda e hoje sou muito mais ativa e corajosa do que nos meus 20. Acredite, me prefiro muito mais hoje.

CE - Como a Renata Castro cuida da beleza/estética?
RC -
 Nunca fui muito vaidosa, para desespero da minha mãe! (risos) E ainda não sou muito dos cremes e tratamentos estéticos. Me importo mais com a saúde e em me sentir bem.

Nunca gostei de musculação, academia...mas hoje até que estou gostando. Penso que é um tempo que tiro só para mim, que estou cuidando de mim agora para poder ser uma velhinha ativa. Mas confesso que prefiro quando o treino acaba! (risos)

CE - É a favor de plásticas/procedimentos estéticos? Já recorreu a eles?
RC - 
Sou a favor da pessoa fazer o que ela quiser com o corpo dela. Posso até achar que a pessoa exagerou, mas se ela se sente bem, quem sou eu pra falar alguma coisa. Não fiz nada ainda, mas faria se achasse que iria me deixar mais segura, mais feliz. Sou medrosa com coisas muito invasivas, confesso! 

                         Na novela VALE TUDO - TV Globo - Divulgação


CE - Em suas redes sociais vemos bastante registros do seu cotidiano familiar, com seus amigos e namorado. Como você lida com a questão da privacidade?
RC -
 O que vocês acompanham na minha rede social é o que eu não tenho problema em mostrar ou até acho legal compartilhar. Mas não sou o tipo de pessoa que faz stories da vida, que registra tudo o tempo todo… E respeito a vontade do outro que está comigo.

Por exemplo, o João, meu filho, não gosta que eu poste foto dele sem ele saber. Então, eu não faço. Essa é a privacidade dele. E se seu quero que respeite a minha, tenho que respeitar a dele. Sou daquelas que pergunta se pode postar para quem está na foto ou vídeo comigo. 


CE - E como é a sua relação com os fãs?
RC -
 Adoro! Gosto da troca e respondo todas as mensagens, ouço as histórias, os recados… Tenho muito carinho e respeito por eles. Muitos me mandam vídeos de cenas minhas que eu não tinha arquivado. Às vezes sabem mais do que eu do trabalho que fiz anos atrás.


CE - Você namora Leo Castro, também ator, com quem você já trabalhou no extinto Zorra, da TV Globo. Como é se relacionar com alguém da mesma profissão? 
RC - 
Muito tranquilo. Admiramos o trabalho um do outro e respeitamos nossas escolhas profissionais. A gente entende as ausências, as ansiedades e os medos profissionais um do outro. Acho que isso facilita tudo. Ele é um parceirão de vida!

Com o namorado Léo Castro - Divulgação


CE - Quais os seus próximos projetos?
RC -
 Essa semana foi lançado nos cinemas o filme “Ninguém é de Ninguem” do qual faço parte e, em breve, estreia a série “A Magia de Aruna”, da Disney Plus.

No ano que vem estreiam os longas “A missão de Ulisses” e “Malandro: o errado que deu certo”. No momento, estou rodando a série “Matches”, da Warner, e escrevendo um texto para teatro que pretendo montar ainda em 2023. Ou seja, tenho muitos projetos e quero mais!


CE - O que espera para seus próximos 50 anos?
RC -
 Ter saúde! Quero continuar trabalhando e poder ver um mundo menos individualista, menos raivoso e com mais oportunidades iguais a todos. Parece piegas, eu sei, mas eu realmente acredito que uma sociedade com mais amor e oportunidade de vida para todos fará a gente viver com mais em paz e melhor. 

                                      Na novela AMOR A VIDA - Divulgação

CE - Aliás, em tempos de muita discussão sobre etarismo, o que tem a dizer para as mulheres?
RC -
 Que a gente não acredite que não temos idade para isso ou para aquilo. O tempo é relativo, a vida é nossa e a gente faz o que quiser!  É hora de acabarmos com essa cultura de que depois de certa idade as pessoas perdem seus encantos e precisam ter limites. Também espero ver mais mulheres apoiando umas às outras, sem criticas e julgamentos. Se estamos “envelhecendo” é porque estamos vivas e isso já é um bom motivo de seguir em frente. 

                                          Em Tieta - TV Globo

 

 

 

 

 

Evento Gratuito

Projeto Vizinhança na Praça exibe filme ao ar livre em municípios de MS

A primeira amostra será no dia (19) com a exibição de seis filmes em Jaraguari

15/10/2024 17h20

Divulgação Projeto Vizinhança

Continue Lendo...

A magia do cinema segue encantando por meio do projeto “Vizinhança na Praça”, que promove neste sábado (19) uma sessão de cinema ao ar livre, na Praça Demétria Veiga em Jaraguari.

O projeto colocará o “pé na estrada”, levando exibiçõesao ar livre de produções regionais e totalmente gratuitas para sete municípios de Mato Grosso do Sul.

A primeira parada será em Jaraguari, com direito a experiência completa com pipoca, refrigerante e o compromisso de acessibilidade por meio de um intérprete de libras.

Conforme explicou o jornalista e um dos idealizadores do projeto, Lucas Arruda, muito embora o coletivo tenha feito exibições em outros municípios, nenhuma foi neste porte.

“Agora estamos exibindo 28 filmes por 7 cidades, finalizando na Capital. Isso é muito importante para divulgar o cinema local, formar público e levar a experiência para pessoas que nunca tiveram acesso ao cinema aqui no Estado", disse Lucas.

Divulgação Projeto Vizinhança

Exibições

No dia 19 de outubro, o jaraguariense, a partir das 19h, irá assistir os seguintes filmes:

  • Cinzas do Pantanal, de Mariana Marques (animação);
  • A Mágica do Lambe Lambe, de Marinete Pinheiro e Rachid Waqued (documentário);
  • Sem Paralelo, de Andréa Freire (documentário);
  • Tá Sabendo?, de Lucas Verão (ficção).


A autora e cineasta do filme "Cinzas do Pantanal", que será exibido aos munícipes, reforçou a importância do projeto.

"Mostrar que Mato Grosso do Sul tem produção de cinema é fundamental, mas mais do que isso, o projeto conecta o público à classe artística local. Há cachê para exibição das obras, o que valoriza o trabalho autoral e coloca a cultura no patamar de valor que ela merece, porque é algo essencial à população."

Outros municípios

O coletivo ainda seguirá para Terenos no dia 26 de outubro e, a partir de novembro:

  • Nova Alvorada do Sul - (09/11);
  • Rochedo (15/11);
  • Ribas do Rio Pardo (23/11);
  • Sidrolândia (30/11);
  • Campo Grande (7/12).
Divulgação Projeto Vizinhança

Logística

"A equipe de viagem é composta por 8 pessoas e já estamos trabalhando nisso desde agosto. Tivemos que resolver muitas questões logísticas, como definir espaços, falar com prefeituras e garantir a segurança, pois algumas cidades têm estradas complicadas para dirigir à noite. Esse projeto só sai do papel graças ao incentivo financeiro do governo federal, e é muito bacana que possamos levar essa experiência para o público", explicou Lucas.

O projeto ocorre com apoio da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura e Governo Federal, com edital promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Assine o Correio do Estado

Correio B

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data

Tradicionalmente comemorada nos EUA, a festividade vêm sido aderida pelo Brasil, por essa razão, o Correio do Estado preparou uma lista completa com curiosidades e atividades para fazer no dia 31 de outubro

15/10/2024 16h00

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data Divulgação

Continue Lendo...

A data mais "tenebrosa" do ano está chegando! O popular Halloween ou Dia das bruxas, é comemorado no dia 31 de outubro, e em uma mistura de terror com brincadeira, a festividade atrai desde crianças até adultos que se fantasiam de personagens assustadores para pedir doces ou travessuras.

Aqui no Brasil, apesar de não ser tradicionalmente comemorada como nos Estados Unidos e Canadá, existem alguns lugares onde promovem festas dedicadas a esta data, além de comemorações escolares, entre outros. 

Crianças na cozinha: aprenda 3 receitas fáceis e divertidas para fazer com os pequenos.

Mas afinal, o que é o Halloween?

O evento surgiu através de uma celebração que ocorria na Irlanda, realizada pelo povo Celta. O Festival Samahain - como era conhecido por estes povos - era realizado no último dia do verão. Com duração de três dias, este evento cultuava o Rei dos Mortos e as abundantes colheitas do ano. 

Registros apontam que as primeiras comemorações teriam ocorrido há 2,5 mil anos, onde acreditava-se que, no último dia do verão, os mortos e espíritos malignos despertavam para atormentar os vivos. 

Em uma tentativa frustrada de cristianizar o evento pagão, Gregório 3º alterou a data de todos os Santos, comemorada em 13 de maio para 1º de novembro, promovendo a união das datas. 

Devido ao período da Grande fome na Irlanda, em 1845, diversos habitantes do país tiveram de imigrar para os Estados Unidos. Algum tempo depois, em 1870 já se tinha registros da festividade na América.

A palavra se origina da expressão inglesa “hallow evening”, o termo Hallow significa “santo”, enquanto eve quer dizer “véspera”. Isso acontece porque dia 31 é a véspera do Dia de todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

A comemoração leva a população para as ruas, todos fantasiados de personagens aterrorizantes, como Bruxas, Vampiros, Zumbis, personagens de filmes de terror e muito mais. 

O intuito é pedir doces ou travessuras batendo de porta em porta, além de se divertir com as produções inusitadas e ousadas realizadas nessa época do ano. 

Diferente do que muitos acreditam, a data comemorativa não foi criada nos Estados Unidos e sim na Europa. 

Conheça algumas lendas deste Dia das Bruxas:

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data

Bruxa também é personagem do Halloween (Foto: Pixabay)

A Bruxa

Ao longo da história, a bruxa é retratada como uma mulher antiquada, em alguns países essa figura é descrita como uma mulher com nariz grande, encarquilhada, com uma risada terrivelmente assustadora, manipuladora e má.

No dicionário português, bruxa é um substantivo feminino, e se refere a uma pessoa que pratica bruxaria, feitiçaria ou prática de magia que pretende alcançar, por meios ocultos, efeitos sobrenaturais ou extraordinários sem explicação aparente ou razões determinadas pelas leis naturais.

A lenda das bruxas surgiu na Idade Média, quando a Igreja Católica tinha um grande poder na Europa. A associação entre as práticas de cura das mulheres e pactos com o diabo levou ao fortalecimento da figura da bruxa no imaginário popular.  As bruxas eram acusadas de:

  • Manipular ervas e curar doenças
  • Fazer pactos com o diabo
  • Realizar coisas sobrenaturais, como voar 

A crença em bruxas era tão forte que, em 1326, o Papa João XXII autorizou a perseguição às bruxas como se fossem hereges. 

O julgamento mais famoso retratado na história mundial foi o de Salem, no Estado americano de Massachusetts, no século XVII, onde 20 pessoas foram mortas. 

No entanto, pesquisadores apontam que o maior número de execuções de "bruxas" aconteceu na atual Alemanha, estima-se que 25 mil pessoas perderam suas vidas. 

No folclore brasileiro, a bruxaria é algo que nasce com a pessoa, e não é uma escolha. Por exemplo, a sétima filha de uma família com sete meninas é considerada uma bruxa. 

Vampiro

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data

Vampiros são mortos-vivos que se alimentam de sangue

Os vampiros sugiram no início do século XVIII na fronteira da Áustria com a Hungria. Conforme os primeiros relatos registrados, um vampiro é uma pessoa morta, que volta a vida e se alimenta de sangue humano. 

Fontes afirmam que a palavra "vampiro" foi escrita pela primeira vez em 1725, por um médico do exército do Sacro Império Romano-Germânico. No início, eles eram associados a mortes em pequenas aldeias, atribuídas a essas criaturas quando as causas eram desconhecidas. 

Segundo as histórias contadas, vampiros queimavam quando tinham contato com a luz do sol, desta forma só saiam a noite, durante o dia eles repousavam em um caixão. A única forma possível de matar um, seria com uma estaca de madeira em seu coração. 

Além disso, a criatura teria força descomunal, e agilidade, podendo viver por milhares de anos. 

Com o passar dos anos a história de tais seres começaram a ser retardas em livros, filmes e séries, uma das histórias mais famosas é a do Lord Drácula. 

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data

Múmia (Foto: Pixabay)

A múmia 

Quando falamos sobre múmia, logo pensamos em um morto-vivo de milhares anos, enrolado em faixas brancas. A partir disso, surgiu a lenda da Maldição do Faraó. 

Segundo manuscritos, a crença é de que qualquer pessoa que viole a múmia de um faraó do Antigo Egito cairá em uma maldição, pela qual a vítima morrerá em breve. 

A lenda contemporânea surgiu no início do século XX. Ninguém sabe ao certo quem é o responsável por sua elaboração e propagação.

A lenda da múmia que volta à vida surgiu a partir da Maldição de Tutancâmon, uma crença contemporânea que surgiu no início do século XX. A lenda ganhou força após a morte prematura de vários membros da expedição que descobriu a tumba de Tutancâmon, em 1922. 

Alguns membros da equipe de arqueólogos que desenterraram a múmia do faraó Tutancâmon morreram de causas sobrenaturais na sequência de uma maldição do governante falecido. 

Muitos autores negam que houvesse escrito uma maldição, mas outros dizem que Howard Carter encontrou na antecâmara um óstraco de argila com uma inscrição dizendo: "A morte vai atacar com seu tridente aqueles que perturbarem o repouso do faraó.

Que dia se comemora o Dia das Bruxas no Brasil?

Halloween ou Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro no Brasil, mas a festividade que se espalhou por todo o mundo foi aderida recentemente pelo País.

A comemoração, levada muito a sério por norte-americanos, foi apresentada para a população brasileira através de filmes e séries da indústria cinematográfica, além de escolas de línguas que introduzem a festividade como forma de interação com a cultura estrangeira. 

No entanto, existe uma certa resistência quanto a adesão da comemoração no País. Isto porque algumas pessoas justificam que o Brasil tem o seu folclore e ignorá-lo para celebrar um evento estrangeiro seria desrespeitoso com a nossa própria cultura e valores. 

Foi pensando nessa divergência de opiniões que a lei nº 2.762/2003 foi sancionada, oficializando o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro retratado por um menino travesso que vive na mata.

Quais são os personagens nacionais ? 

No Brasil existem personagens que compõe o Folclore, criatura de regiões de todo o país com poderes especiais, características peculiares e algumas vezes assustadoras. 

Alguns carregam a fama de serem maus, outros são vistos como protetores. Dentre eles estão; 

  • Saci-Pererê, 
  • Cuca, 
  • Curupira, 
  • Lobisomem, 
  • Mula sem cabeça, 
  • Boto, 
  • Negrinho Pastoreiro, 
  • Iara,
  • Boitatá,
  • Matinta Pereira.

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data

Personagens do folclore brasileiro também fazem parte do Halloween nacional (Divulgação)

O que é a brincadeira de Doces ou Travessuras?

Halloween ou Dia das Bruxas ? Veja como comemorar essa data  

A prática de gritar “trick or treats”, na tradução brasileira “doces ou travessuras”, na porta das casas, começou na Grã-Bretanha durante a Idade Média, onde crianças e pobres vestidos de acordo com as tradições do evento na época, batiam de porta em porta se oferecendo para cantar músicas ou realizar orações aos mortos em troca de comida ou dinheiro. 

Com a modernização do evento, ao passar do tempo, músicas e orações não são mais oferecidas. 

Nos dias, as crianças fantasiadas saem com seus sacos e cestas vazias batendo de porta em porta em busca de guloseimas, em caso de o morador da casa negar ou não ter doces para as mesmas, essas poderão fazer uma pequena travessura com o morador. 

A pegadinha mais comum praticada pelos jovens é jogar papel higiênico em árvores da residência.

  • Símbolos do dia das Bruxas?

O primeiro pensamento que nos vem à cabeça quando pensamos em Halloween ou Dia das Bruxas automaticamente são: Bruxas, abóboras iluminadas, espantalhos, zumbis, caveiras e monstros assustadores. 

A famosa abóbora esculpida com um rosto não muito amigável é um tradicional e importante símbolo do evento. A luminária é uma adaptação da lenda Jack O` Lantern, um homem mesquinho que quando morreu não pode ir para o céu e nem para o inferno, tendo que ficar perambulando pela terra segurando um nabo com uma brasa dentro para iluminar seu caminho.

O nabo esculpido com um rosto se tornou um símbolo de proteção contra almas como a de Jack.

Quando a tradição do evento chegou nos Estados Unidos, o alimento mais abundante era a abóbora motivo da substituição.

Os mortos vivos, mais conhecidos zumbis, são os seres que voltam a terra em busca de vingança. 

As bruxas ocupam o lugar do misticismo e da magia. Sendo um importante produto da agricultura norte-americana, o milho foi incluído na festividade e espantalhos usados para dispersar os pássaros das plantações eram usados como componentes decorativos. 

Lendas urbanas criadas para assustar crianças relata que, ao anoitecer, os bonecos ganham vida própria.

Dicas para o Halloween

Filmes de Terror 

Produções cinematográficas de terror ganham visibilidade nessa época do ano. É pensando nos sustos que você pode passar o dia curtindo um filminho.

Preparamos uma lista especial para os nossos leitores, confira:

  • A Hora do Pesadelo:

Onde assistir: Max

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança.

  • Annabelle: 

Onde assistir: Max

Em Anabelle, John (Ward Horton) encontrou o presente perfeito para sua futura esposa, Mia (Annabelle Wallis): uma rara boneca antiga com um lindo vestido. Porém, sua animação com a boneca não duraria muito tempo. Certa noite, sua casa é invadida por membros de uma seita que, buscando completar um ritual, atacam violentamente o casal e são detidos. O que o casal não contava é que, mesmo depois de um tempo, as consequências dessa invasão continuariam a aterrorizar suas vidas, principalmente a vida de Mia.

  • A Profecia:

Onde assistir: Prime Vídeo

O embaixador americano e a esposa querem muito ter filhos. Quando ela dá à luz um bebê morto e um padre sugere que adotem um recém-nascido saudável e órfão, ele aceita sem contar à mulher. O que ele não sabe é que o bebê é o anticristo.

  • Cadáver

Onde assistir: Netflix

A chegada de um cadáver assombrado no turno da noite transforma o trabalho de uma ex-policial em um verdadeiro pesadelo.

  • Halloween: 

Onde assistir: Netflix, Prime Vídeo, Disney e Telecine

Em Halloween, após quatro década de ter conseguido escapar do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

  • Livrai-nos do Mal

Onde assistir: Max

O policial Ralph Sarchie se depara com dois casos perturbadores em uma semana. Intrigado, ele começa a investigar as pessoas responsáveis e descobre uma verdade assustadora com a ajuda de um padre especializado em demonologia.

  • Mama:

Onde assistir: Netflix

Duas meninas vão morar com o tio após a morte da mãe, mas logo fica claro que elas não foram sozinhas.

  • Poltergeist: 

Onde assistir: Max e Prime Video

Uma família da Califórnia precisa lidar com acontecimentos estranhos e assustadores quando espíritos começam a se comunicar com eles através de um aparelho de TV. Os fantasmas parecem amigáveis no começo, mas ficam cada vez mais ameaçadores quando a filha mais nova do casal desaparece. 

Maquiagens de Dia das Bruxas

Próximo a data comemorativa, todos buscam inspirações de como entrar na brincadeira. Sejam makes profissionais ou feitas em casa, todas elas tomam conta das redes sociais. 

Atividades para as crianças no Dia das Bruxas

Pedir doces é legal, mas com o passar dos anos, brincadeiras foram criadas para deixar essa época do ano ainda mais divertida como:

Contando histórias: A brincadeira é realizada em um círculo com todos os participantes, uma primeira pessoa escolhe o tema para criar uma história assustadora, cada participante deve contribuir com uma parte, até que todos tenham falado. 

O último da roda é quem encerrará a história, quanto mais personagens e coisas estranhas, melhor a brincadeira se torna. 

Frankenstein: Dê as crianças revistas, cola, cartolina e tesoura. O objetivo é montar um frankenstein com recortes de diferentes pessoas, o dono da melhor colagem ganha um doce.

Verruga de Bruxa: Em um papel pardo desenhe uma bruxa com a altura das crianças que estiverem participando da brincadeira, em seguida, dê goma de mascar para as crianças. A criança que conseguir colar o chiclete no nariz da bruxa recebe um prêmio. 

Conclusão

O Halloween ou Dia das Bruxas é um evento de história, descontração e união. As alterações na comemoração ao longo do tempo é o resultado da imigração da cultura por diversos países. 

Nos Estados Unidos o dia é considerado feriado nacional e gera forte impulsionamento na economia do país, ultrapassando a páscoa em 2019. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).