Correio B

Rei do Twitter

Rodrigo Alvarez escreve biografia do padre Fábio de Melo: 'Reveladora'

Rodrigo Alvarez escreve biografia do padre Fábio de Melo: 'Reveladora'

EGO

EGO

30/07/2016 - 13h35
Continue lendo...

Rodrigo Alvarez ouviu falar pela primeira vez do padre Fábio de Melo em um momento inusitado, em 2013. Ele era correspondente da Globo em Jerusalém e estava fazendo no local uma reportagem sobre a escolha do papa Francisco. Entre uma entrevista e outra, uma peregrina brasileira que acompanhava Fábio de Melo no Oriente Médio o parou na rua e "mandou" que ele fosse entrevistar o religioso.

"Disse a ela que o propósito da matéria era outro e que me perdoasse, mas não conhecia o padre de quem ela falava. Estou fora do Brasil desde 2006, com uma passagem rápida por São Paulo e, de fato, estava mal informado sobre os padres que estavam mudando os rumos da religião no Brasil. A peregrina ficou indignada e foi contar a história ao padre Fábio", relembra Alvarez, achando graça, em entrevista ao EGO.

Mal sabia a peregrina - que, por ironia do destino, se chamava Fábia - que aquela "ordem" daria frutos: uma amizade entre o padre e o repórter, e uma biografia que Alvarez está escrevendo atualmente sobre o sacerdote e será lançada no fim deste ano pela editora Globo Livros.

Intrigado com o episódio inusitado, o jornalista foi procurar saber quem era o tal religioso e descobriu que ele era querido não só entre católcos, mas também entre evangélicos e ateus. Tempos depois, Alvarez finalmente o conheceu pessoalmente no hotel mantido pelo Vaticano em frente aos muros da Cidade Velha de Jerusalém.

"Era pra ser uma conversa rápida, pois faríamos em seguida uma matéria para o ‘Jornal Nacional’ sobre a procissão que centenas de católicos brasileiros faziam naquela noite de Pentecostes. Mas nossa conversa durou vinte minutos. Eu estava terminando de escrever o livro 'Maria' (Globo Livros, 2015) e os assuntos religiosos dominaram nossa conversa. Fiquei encantado com as posturas do padre Fábio sobre questões complexas religiosas e humanas. Acho que ele também gostou de ver meus pontos de vista, e ficamos amigos", conta ele, que acaba de ser transferido para Berlim, capital da Alemanha, no posto de correspondente da Globo.

Mais de 100 horas de entrevistas

Para Alvarez, não foi ele quem escolheu escrever a biografia do padre Fábio de Melo e, sim, a vida. "Nosso encontro mostrou que havia uma afinidade muito grande entre nós dois, mesmo ele sendo padre e eu um escritor e jornalista. Poucos dias depois do nosso encontro, mesmo sem saber quase nada da história de vida dele, senti que queria contar aquela biografia", diz.

"Numa conversa pelo WhatsApp, fiz a proposta - de impulso, confesso - e ele aceitou na hora, dizendo que já havia recusado outras propostas, mas que naquele momento estava seguro para aceitar o desafio. E haja desafio! Em alguns momentos foi difícil para ele reviver um passado que nem sempre foi cheio de músicas e alegrias, começando pela vida difícil da família Silva em Formiga, Minas Gerais", entrega.

Segundo Alvarez, a biografia tem como base mais de um ano de conversas com o padre, em mais de 100 horas gravadas. "Algumas vezes dentro de aviões, pois era o que a vida agitada nos permitia, outras numa procissão em Belém, outras num bairro de judeus ultraortodoxos em Jerusalém, outras por Skype ou WhatsApp. E dessas conversas, além das lembranças de tudo o que o padre viveu antes de ser o Fábio de Melo que nós conhecemos, surgiram grandes discussões filosóficas sobre questões humanas e divinas, que vão ser uma parte importante do livro", adianta.'Simpatia e uma força impressionante'

O livro sobre a trajetória de Fábio de Melo merece ser feito, segundo Alvarez, pelo fato do padre ser complexo em sua religiosidade e humanidade. "Querer simplificá-lo, como alguns que o chamam de padre-cantor ou padre-celebridade, é mera ignorância. Para mim o maior mérito de Fábio de Melo é mostrar que é possível ser católico e moderno, sem precisar fechar os olhos ao mundo em que vivemos, sem precisar seguir regras sem sentido", avalia.

"O padre que me fez querer escrever minha primeira biografia tem conteúdo de sobra, honestidade, simpatia e uma força impressionante que vem mudando a vida de pessoas dentro e fora do Brasil. O livro vai mostrar isso com muita clareza", aposta o autor dos best-sellers "Aparecida" (2014) e "Maria" (2015).

A preferência de Alvarez por temas religiosos na hora de escrever livros veio de casa. "Nasci em uma família católica, estudei no Colégio Santo Agostinho e na Pontifícia Universidade Católica. Sou culturalmente 100% católico, ainda que não seja uma pessoa religiosa. No período em que estive em São Paulo, fiquei impressionado com a devoção do brasileiro a Nossa Senhora Aparecida, quis saber a história da imagem e senti falta de um livro completo. Como não havia, resolvi escrever", relembra.

Quando havia terminado a pesquisa e começado a escrever o livro, a Globo o transferiu para Jerusalém. "Na Terra Santa, vivendo a 1,5 km do Santo Sepulcro, o lugar onde a tradição diz que Maria ficou de joelhos aos pés da cruz de seu filho Jesus; a 2 km do túmulo onde dizem que Maria foi sepultada; a 5 km de Belém e assim por diante, essa história passou a fazer parte da minha vida. Descobri que ainda vivemos hoje a continuação da história que Jesus viveu. Os lugares são os mesmos. Muitas questões são as mesmas. Descobri que havia uma conexão profunda entre o passado e o presente, mesmo para aqueles que não fossem religiosos, e tentei traduzir isso em palavras. Esses foram os livros ‘Maria’ e ‘Aparecida’", conta.

"Depois disso, me sentindo mais católico do que nunca, ainda que sempre ache importante dizer que sou um católico mais cultural do que religioso, foi natural para mim continuar no tema e escrever a história de um dos padre mais importantes do Brasil. Espero que, ao chegar às mãos dos leitores no fim deste ano, a biografia do padre Fábio de Melo seja tão reveladora quanto tem sido essa experiência incrível que venho tendo o privilégio de ter, ao lado dessa pessoa sem igual que é o padre Fábio", elogia.

TURISMO

Veja um roteiro completo para um superviagem na Amazônia

Conheça opções para uma viagem que vai marcar para sempre toda a família, com direito a museu, a zoológico, a passeio temático sobre o Ciclo da Borracha e à hospedagem bem confortável na zona urbana de Manaus ou no coração da selva

26/11/2024 10h00

Fotos: Divulgação

Continue Lendo...

Férias em família são ótimas oportunidades para fortalecer conexões entre pais e filhos. Quanto mais marcante for o destino, maiores são as chances de criar memórias inesquecíveis. Um bom exemplo é a região da Amazônia brasileira, onde é possível contemplar fenômenos naturais, explorar a fauna e a flora da floresta, provar ingredientes locais deliciosos e ainda ver construções históricas icônicas.

A viagem pode começar por Manaus, capital do Amazonas. A cidade é lar do Bosque da Ciência, onde a criançada consegue ver de perto animais como ariranhas, jacarés e até peixes-boi. Também vale a pena ir ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), conhecido como Zoo de Manaus, que reúne mais de 200 espécies da fauna local, incluindo a famosa onça-pintada.

Outro local que faz sucesso entre as famílias é o Museu da Amazônia (Musa), situado na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Além de reunir exposições com informações e curiosidades sobre a região, o complexo é perfeito para atividades em meio à natureza, já que conta com trilhas, jardins floridos, aquários e viveiros de insetos e borboletas.

MERCADO E TEATRO

A área próxima ao porto também é ideal para passeios. É ali que fica o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, ideal para provar ingredientes típicos e pouco encontrados em outras partes do País, como tucupi, jambu e guaraná.

Ao percorrer as ruas do destino, os viajantes ainda conseguem contemplar construções em estilo europeu que remetem ao período histórico do Ciclo da Borracha (1879-1912/1942-1945). A principal delas é o Teatro Amazonas. Construído em 1896, o prédio com fachada neoclássica ostenta uma belíssima cúpula feita com milhares de escamas de cerâmica esmaltadas nas cores da bandeira do Brasil.

Bem em frente ao suntuoso teatro, que abriga de shows a apresentações de música clássica e de ópera, o Juma Ópera Hotel, por exemplo, desponta como uma das boas opções de hospedagem para famílias.

Além de ter um restaurante que serve pratos típicos, sucessos da gastronomia internacional e receitas especiais para o paladar dos pequenos, o hotel boutique conta com acomodações confortáveis e muito bem equipadas.

BARCO E ÁRVORE

Se a escolha for por uma imersão intensa em ambientes em que a natureza fala ainda mais alto, há também o Juma Amazon Lodge, hotel de selva para turistas de todas as idades. O caminho para chegar ao empreendimento, que fica em Autazes, a três horas de Manaus, já é uma atração por si só, já que o trajeto é feito de barco e permite avistar o fenômeno natural mais famoso do pedaço: o encontro dos rios Negro e Solimões.

O ecolodge recebe os viajantes em charmosos bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores – o Bangalô Família, por exemplo, tem espaço para um casal e até três crianças. Ali, a proposta central é se conectar com as pessoas, a natureza e a cultura local. Há redário, piscina de rio (a única do Brasil), restaurante e até um pequeno museu a respeito da Amazônia.

LENDAS

O grande atrativo, contudo, são os passeios que o hotel organiza pela região. Adultos e crianças podem participar de trilhas pela mata, palestras com nativos que falam sobre os costumes e as lendas dos ribeirinhos, passeios de canoa a remo e até visitar uma enorme sumaúma, árvore que pode atingir 40 metros tanto de altura quanto de diâmetro.

Para encerrar as férias em família da melhor forma possível, vale a pena se aventurar na experiência de escalada nas árvores. Disponível para pessoas a partir de três anos, a atividade é conduzida por profissionais experientes e propõe que os participantes subam ao topo das árvores mais altas para apreciar vistas diferenciadas da floresta.

Mais informações: https://www.amazonastur.am.gov.br/; https://www.instagram.com/amazonastur/; ou (92) 2101-8181/8152.

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (26/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

26/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A vibração do dia pede dinamismo e coragem para seguir em frente. Os planetas sugerem oportunidades e desafios que podem exigir ações rápidas. Confira o que os astros dizem para você hoje.

Áries

Parcerias e relacionamentos ficam tensos hoje, Áries. A Lua pede encerramento de ciclos e Vênus em Capricórnio traz um tom mais sério. Reavalie quem está do seu lado. Não force decisões, mas também não ignore desconfortos. Conflitos podem ser mais sobre valores do que sobre o presente. Respire fundo, ariano! 

Touro

No trabalho, é hora de encerrar pendências e ajustar a rotina, touro. A quadratura com Vênus pede seriedade nas escolhas profissionais. Conflitos entre cuidar de si e as demandas do trabalho também podem surgir. Reflita sobre o que precisa de mais equilíbrio no seu dia a dia para manter a produtividade sem se sobrecarregar.

Gêmeos

Gêmeos, relações amorosas e projetos criativos podem enfrentar desafios hoje. O que parecia leve agora pede comprometimento. É o momento de encerrar ciclos amorosos ou revisitar projetos que exigem mais estrutura, geminiano. Não é hora de superficialidade. A energia de Capricórnio pede que você foque no que realmente vale a pena.

Câncer

Tensões em casa pedem um ponto final hoje, câncer. A Lua minguante em Libra quer equilíbrio, mas Vênus em Capricórnio exige praticidade e maturidade. Questões familiares ou estruturais da casa também podem precisar de ajustes. Reavalie como você cuida do seu lar e da sua base emocional. Evite conflitos e foque em harmonizar relações, ok?

Leão

A comunicação pode ficar meio truncada hoje, leonino. Evite discussões superficiais com irmãos ou colegas, pois a quadratura com Vênus pede mais seriedade nas trocas. Reflita sobre como você está se expressando. Talvez seja hora de encerrar certas conversas e focar em diálogos mais construtivos, especialmente em projetos de longo prazo.

Virgem

Virgem, dinheiro e valores podem ser fontes de tensão e gatilho para você hoje. A Lua minguante pede que você encerre gastos desnecessários, enquanto Vênus em Capricórnio sugere maior responsabilidade financeira. Questões sobre autoestima e como você valoriza seu trabalho também podem surgir. Reflita sobre o que realmente importa no campo material.

Libra

A Lua minguante em seu signo vai trazer reflexões sobre sua identidade, libra. Com a quadratura de Vênus em Capricórnio, você pode sentir uma tensão entre seu desejo por paz e equilíbrio e a necessidade de ser mais prático(a) e realista. Não se cobre demais, mas reavalie quem você é e como quer se mostrar ao mundo. Hora de amadurecer!

Escorpião

Questões inconscientes pedem atenção hoje, escorpião. A Lua minguante te convida a soltar velhos padrões emocionais, mas a quadratura com Vênus pede que você faça isso com responsabilidade e reflexão. Fique atento(a) aos seus medos e bloqueios. Esse é um momento poderoso para encerrar ciclos internos e preparar terreno para novos começos. Aproveite! 

Sagitário

As amizades podem ficar meio tensas hoje, sagitariano. A Lua minguante pede que você encerre ciclos sociais que já não tem mais lógica, enquanto Vênus em Capricórnio exige que suas conexões tenham objetivos mais claros. Reflita sobre quais amizades te fortalecem e quais já não fazem sentido. Priorize relações mais maduras e comprometidas. 

Capricórnio

A sua carreira pode enfrentar desafios hoje, capricórnio. A Lua minguante sugere encerrar projetos ou papéis que já não fazem sentido, enquanto Vênus em seu signo pede responsabilidade e foco. Reavalie seus objetivos de longo prazo e ajuste sua postura profissional. Momento de amadurecer e definir prioridades para sua imagem pública.

Aquário

Crenças e estudos podem entrar em conflito na sua mente hoje, aquário. A Lua minguante pede que você deixe para trás velhas ideias ou cursos que não fazem mais sentido, enquanto Vênus em Capricórnio exige seriedade na busca pelo conhecimento. Questões filosóficas podem gerar dúvidas, então busque refletir com pragmatismo e maturidade. Hora de repensar!

Peixes

Assuntos profundos e transformações pessoais serão o foco de hoje, pisciano. A Lua minguante vai pedir que você finalize questões emocionais pendentes, enquanto Vênus em Capricórnio exige responsabilidade ao lidar com finanças compartilhadas ou intimidade. Reflita sobre o que precisa ser resolvido em suas conexões mais profundas e mude com maturidade. 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Chegou o temido MR: Mercúrio fica retrógrado no signo de Sagitário, e isso pode deixar as coisas um pouco confusas, né? A gente sabe que Mercúrio retrógrado geralmente traz mal entendidos, problemas de comunicação e até atrasos. Sagitário é bem expansivo, então a vontade de viajar, aprender ou se aventurar pode ser forte, mas cuidado com promessas que você não consegue cumprir. Minha dica é: aproveite essa fase para refletir sobre suas crenças e objetivos. O que realmente faz sentido pra você? Revise seus planos, mas sem pressa de agir. É um bom momento para reavaliar e reorganizar suas ideias. E se surgir algum desentendimento, tente ser flexível e aberto ao diálogo. Mantenha a calma e use essa energia para crescer internamente. Boa sorte para nós!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).