Em começos de anos, é comum que estejamos mais empolgados para cumprir algumas metas e uma delas que costuma aparecer em muitas listas é a de ler mais livros ao longo do ano. Pensando nisso, a reportagem do Correio do Estado listou algumas bibliotecas de Campo Grande que estão abertas ao público, seja para empréstimo de exemplares ou apenas para consulta no local.
Um desses locais com acervo extenso e disponível ao público da Capital é a Biblioteca Estadual Isaías Paim, que possui em seu acervo mais de 10 mil livros disponíveis para empréstimo da população.
Conforme divulgado pelo Governo do Estado, apenas em 2022, cerca de 20 livros foram emprestados por dia de funcionamento da unidade da Fundação de Cultura.
A biblioteca fica localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, e está aberta ao público de segunda a sábado das 7:30 as 17:30.
O empréstimo de obras é totalmente gratuito, sendo necessário apenas fazer uma carteirinha, levando um documento com foto e comprovante de residência.
Em divulgação recente da Fundação de Cultura, eles listaram os livros mais emprestados no ano de 2022, são eles: Diário de Um Banana, 1984, A Revolução dos Bichos, Admirável Mundo Novo, Jogos Vorazes, O Pequeno Príncipe, O Príncipe, A Elite, Mangás e Ensaio sobre a Cegueira.
Outro local que funciona da mesma forma é a Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos, localizada no centro de Campo Grande, Rua Francisco Cândido Xavier, s/n - Horto Florestal.
Para realizar algum empréstimo, basta realizar cadastros com documento com foto em mãos e comprovante de residência.
Recentemente, a biblioteca divulgou, por meio das redes sociais, que está aberta a doações para complementar o acervo.
Além disso, recorrentemente, a biblioteca oferece oficinas gratuitas, umas das mais recentes foram de xadrez e origami, aberta para qualquer pessoas que tenha interesse. As divulgações costumam ser realizadas pelo perfil do Facebook da biblioteca, disponível neste link.
A Biblioteca do Sesc Cultura em Campo Grande, localizada na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande, também é aberta para visita e empréstimos.
Conforme divulgação, a biblioteca do Sesc Cultura é única no Estado com conteúdo dedicado exclusivamente à cultura e às artes.
Além disso, seu espaço conta com exemplares adquiridos pelo projeto American Corner (Esquina Americana), com livros da literatura em inglês e livros acadêmicos e de proficiências dos EUA.
Para realizar o empréstimo, basta realizar a carteirinha do Sesc.
Para trabalhadores do comércio, é possível realizar a credencial mediante apresentação de documento de identidade (RG), CPF, carteira de trabalho, e contracheque mais recente. Esta modalidade oferece diversos benefícios.
Para pessoas que não se enquadram nas categorias de beneficiários, o Sesc oferece a credencial na categoria “atividades”, que dá acesso somente a determinados serviços, entre eles o acesso à biblioteca.
Apenas consulta
Existem outras bibliotecas que estão abertas ao público em geral, mas apenas para consulta ao acervo no local. É possível utilizar o espaço para leituras, mas não é permitido levar exemplares para casa. São elas:
- Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 06h30 às 22h. Sábados das 07h às 12h, na Av. Costa e Silva, s/n - Universitário.
- Biblioteca Pe. Félix Zavattaro da Universidade Católica Dom Bosco, aberta ao público em geral das 7h20min às 21h de segunda à sexta feira, na Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário.
- Biblioteca Central Ivone Coelho de Souza Campus I, da Universidade Anhanguera Uniderp, aberta para visitantes de segunda à sexta, das 7h35 às 16h45, e sábado, das 8h às 13h, localizada na Av. Ceará, 333.
- Gibiteca, localizada na R. Sacramento, 800 - São Francisco, aberta de segunda à sexta, das 8h às 17h, o local é especializado em histórias em quadrinhos, que possui um espaço apropriado para quem quer reunir os amigos para ler gibis e participar de oficinas.