Correio B

GASTRONOMIA

Saiba mais sobre o curry e faça deliciosas receitas com ele

Especiaria de origem indiana que atravessa séculos e civilizações conquistando paladares pode transformar um frango de preparo rápido em iguaria dos deuses

Continue lendo...

O sabor em destaque neste fim de semana vem de longe e precisou atravessar oceanos para ganhar o mundo. 

Sim, o curry é uma especiaria de origem indiana que foi criada no século 19 e hoje se tornou item obrigatório, não somente em cardápios sofisticados da cozinha internacional, como também marca presença, com a intensidade do seu gosto peculiar, em pratos do dia a dia de fácil preparo doméstico. 

Conheça um pouco sobre a história desse pó mágico e prepare-se para um delicioso desafio: um frango em cubos bem fácil de fazer.

Mais que uma única especiaria, o curry é uma mistura de dezenas de temperos comuns na Índia – mais de 30, nas receitas mais tradicionais – que garantem seu sabor característico, entre o doce e o picante, sem tanto ardor para espantar os paladares mais tímidos mas encorpado o suficiente para atrair os que não perdem a chance de apreciar as notas apimentadas responsáveis pelo efeito prolongado, e estimulante, que o curry gera durante a degustação. Há quem o chame de “caril” ou “curil”.

Coentro, gengibre, pimenta dedo-de-moça, cravo, cominho, cúrcuma e feno-grego são alguns exemplos de temperos que estão na fórmula matriz da cobiçada especiaria, que também virou um diferencial, e um dos carros-chefe, da culinária típica de outros países, a exemplo da Tailândia e de ex-colônias indo-portuguesas.  

 

DIVINA SAÚDE

Ao lado do açafrão e da cúrcuma, ele ainda é considerado um dos temperos de base mais consumidos no próprio território indiano. Mas vale o alerta dos gourmets andarilhos: se você percorrer a nação de Mahatma Gandhi e da divindade Shiva e pedir curry, muito provavelmente vão te servir outra coisa. 

É que os hindus chamam de curry qualquer tipo de ensopado – com os mais variados tipos de carnes ou de legumes.

Em acréscimo, a iguaria pode tornar-se um aliado poderoso para os glutões que buscam combinar a boa mesa com o hábito de uma alimentação mais saudável, que favorece vários aspectos da saúde humana, já que possui propriedades anti-inflamatórias, auxilia no funcionamento cardíaco e no combate ao câncer, além de conter antioxidantes. 

O curry também ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue, melhora a saúde do cérebro – retardando, inclusive, o Alzheimer – e nos deixa mais saciados.

Um estudo de 2018, disponível no portal da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, revela uma redução significativa da fome e da vontade de comer nos homens que ingeriram, durante as refeições, de seis a 12 gramas de curry em pó em comparação com indivíduos não submetidos à mesma dieta. 

Como leva coentro e cominho, o curry produz efeitos antifúngicos e bacterianos.

 

CURRY FLEX

Apesar de apresentar um sabor forte, o

curry é facilmente customizável em favor do aroma extraído na combinação de diversos alimentos em diferentes etapas das receitas, com os ingredientes ainda crus, pré-cozidos ou em plena panela sobre a chama do fogão. Muita gente até o utiliza como substituto do sal.  

Difícil errar no preparo, seja com cortes bovinos tradicionais, carnes brancas, peixes, molhos ou sopas. Sobremesas, especialmente as com chocolate, também funcionam. 

Com as receitas que levam frutas, doces ou salgadas, a recomendação é apostar em maçãs, peras ou damasco seco.

 

SEM EXAGERO

Se você é neófito no universo do curry, nunca é demais ressaltar: tenha parcimônia ao utilizar e não estrague o seu prato com pitadas exageradas, um erro comum para quem está começando nesse caminho da Índia. 

Para o preparo do frango, receita sugerida nesta página, indicamos outro ingrediente famoso por lá, a manteiga ghee, que, apesar do nome diferente, está disponível em casas de varejo premium de Campo Grande e de outras cidades do Estado.

 

OURO LÍQUIDO

Os laticínios também são uma prova dos encantos culinários do povo indiano. No hinduísmo, os derivados do leite são tidos como elementos que reforçam a espiritualidade. Entre eles estão o raita (molho de iogurte), o panir (de textura entre o requeijão e a coalhada) e a ghee. 

É uma manteiga mais clara, feita de leite de vaca ou de búfala, cuja superioridade nutricional vem sendo posta à prova nos últimos tempos, apesar de comprovadamente atender a quem tem baixa tolerância à lactose.

De qualquer modo, sua patente é alta no mundo gourmet, no qual a chamam de ouro líquido, e é com ela, a manteiga ghee, que você segue por conta própria daqui em diante no preparo do frango com curry. Bom trabalho e um excelente apetite!

Ingredientes

  • 1 kg de peito de frango cortado em cubos;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • Pimenta dedo-de-moça a gosto (sem sementes);
  • ½ pimentão verde em rodelas;
  • 250 ml de leite integral;
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite sem soro;
  • 1 cebola média ou grande ralada;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ghee;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de curry em pó.

 

Modo de preparo  

Doure os dentes de alho amassados e a cebola na manteiga ghee. Acrescente o frango e o curry, misture rápida e suavemente e deixe cozinhar. 

Espere soltar o caldo natural e, em seguida, coloque o pimentão e a pimenta. Ferva durante 10 minutos, até sentir o aroma dos temperos. 

Junte o leite e a farinha de trigo e mexa bem até engrossar.Acrescente o creme de leite e misture delicadamente. Sirva em seguida.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Estaria havendo "ruídos" entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (18)

18/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Margaret Thatcher - política britânica

Não existe dinheiro público. Existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Felpuda

Estaria havendo “ruídos” entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para acompanhar e cobrar providências voltadas ao aprimoramento da regulação de acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de urgência e emergência da Capital e da macrorregião Centro. O procedimento decorre de manifestações do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Este último órgão alertou para potenciais impactos negativos da centralização e que não estaria havendo, segundo documentação, integração efetiva entre Município e Estado.

Mais um

Nos meios políticos, há quem não descarte a possibilidade real do surgimento de um pré-candidato ao governo que possa aglutinar o grupo da direita considerado extremamente conservador.

Mais

Fala-se, inclusive, que essa turma estaria conversando e que o nome para encarar a empreitada seria o do deputado federal Marcos Pollon, que estaria pronto para desembarcar do PL, porque o partido fechou as portas para candidatura própria.

Diálogo

A jornalista Maria Cândida foi a mestre de cerimônia do Araruna Fest, no dia 11, que recebeu, entre outras atrações, Lobão Power Trio. Na foto, Maria e os artistas Willian Paiva, Guto Passos, Lobão e o empresário Patrick Gontier, da 93 Produções. O evento foi realizado no Bosqueexpo e sua segunda edição acontecerá em maio de 2026, com a participação de Frejat.

DiálogoEstener Ananias de Carvalho e Renata dos Santos Araújo de Carvalho

 

DiálogoAnderson Varejão, Luiz Fruet e Aylton Tesch

Dupla

O fim do ano chega com dois nomes colocados como futuros candidatos ao governo do Estado. No caso, Eduardo Riedel (PP), que tentará a reeleição, e Fábio Trad (PT). Até o momento, não há outro nome posto que realmente possa conseguir entrar em campo com partido que tenha força política e estrutura. A direita e a esquerda, portanto, estariam representadas. Resta saber o que vem por aí.

Retroativo

O Senado aprovou na terça-feira projeto que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções e agora segue para sanção presidencial. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.

Para todos

Os pagamentos são referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 e conte com orçamento disponível. Antes da votação, o projeto sofreu alteração: a expressão “a servidores públicos” foi trocada por “ao quadro de pessoal”. Assim, a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por CLT.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Augusto Brandes, 
Marina Mazzini Thomaz,
Rubião Silva Ferraz,
Renata Potrich Dolzan,
David Souza,
Dirceu Roveda Deboni,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
Tânia Maria Lima Miguel,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane aparecida Lino de Almeida,
Maria Cândida Vieira Praxedes,
Lucy Chinzarian,  
Dra. Maria Isabel Dutra,
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Helbert Basso,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Dr. Clério Pereira Ferreira,  
Paulo Tadeu Klidzio,  
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa,  
Jeane Gleice Camargo Barros, 
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes mMiranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Edson Gonçalves de Aguiar,
Carlos Maurício Corrêa da Costa, 
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,  
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Anazuia Guedes Sá Earp,  
Clóvis Sylvestre Sant´ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Valfrido Pereira do Prado,
João Nelson Lyrio Filho,  
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade, 
Maria Clara Machado Almeida, 
Lúcio Mauro Menezes, 
Carlos Henrique Torres Mendes, 
Carolina de Oliveira Barbosa, 
Amanda de Souza Miranda, 
Rosa Helena Lima Gonçalves, 
Telma Barros Costa, 
Luiz Claudio Ramos da Silva.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B

Papa Leão XIV é considerado uma das 55 personalidades mais bem vestidas do ano pela Vogue

A publicação aponta que o pontífice rompeu com os gostos simples do antecessor

17/12/2025 22h00

Papa Leão XIV

Papa Leão XIV Foto; Divulgação

Continue Lendo...

O papa Leão XIV figura na lista das 55 personalidades mais bem vestidas de 2025, segundo lista elaborada pela revista americana Vogue.

A publicação aponta que o pontífice rompeu com os gostos simples do antecessor, mas manteve seu alfaiate e "perpetuou o legado papal de belas vestes litúrgicas".

A revista ainda aponta como melhor traje uma capa de cetim usada na primeira aparição como papa. "Capa de musselina de cetim vermelho e uma estola vermelho-vinho bordada a ouro, combinada com um pingente de cruz e um cordão de seda dourada".

Na avaliação dos especialistas da Vogue, o pontífice tem se "esforçando para modernizar a imagem da Igreja", com destaque para o encontro com astros do cinema ao Vaticano, como Monica Bellucci e Cate Blanchett.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).