Correio B

GASTRONOMIA

Saiba quais são os noves tipos de óleos e como utilizá-los no cardápio

Conheça cada um, seus benefícios para a saúde e como utilizá-los no cardápio em diferentes ocasiões do dia a dia; Confira ainda duas receitas bem práticas e saborosas para tornar o fim de semana ainda mais agradável

Continue lendo...

Essenciais para a culinária tradicional, os óleos são utilizados em frituras, como tempero e em alimentos refogados. Além disso, contam com nutrientes que ajudam a produzir hormônios e transportar vitaminas e auxiliam no processo de cicatrização e na resposta do sistema imunológico.

Apesar das inúmeras qualidades e variedades, ainda existem muitos mitos sobre qual o óleo mais saudável ou qual se adapta mais a dietas, deixando os consumidores confusos.

Para eliminar tantas dúvidas e ajudar na escolha das várias opções disponíveis de óleo, a nutricionista Tamiris Pitana desvenda quais são os diferentes tipos desse insumo, os benefícios e as adaptações em cada receita.

Confira a seguir, revise o seu cardápio e não deixe de tentar o preparo das receitas deste fim de semana: panqueca doce com banana e doce leite e um hambúrguer bem especial.

ÓLEO DE SOJA

O mais comum nas cozinhas, extraído a partir dos grãos da soja, o óleo se comporta bem em receitas de altas temperaturas, como frituras e cozimentos. É rico em vitamina E, e ômega-3 e ômega-6, sendo um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

ÓLEO DE GIRASSOL

Extraído das sementes de girassol, recomendado no preparo de refogados e para temperar saladas, o óleo de girassol é fonte de ômega-6 e vitamina E, diminuindo a ação de radicais livres no corpo e retardando o envelhecimento das células, além de ser um ótimo antioxidante.

ÓLEO DE LINHAÇA

Com um sabor bem diferente dos outros tipos de óleo e não podendo ser utilizado em pratos quentes, o óleo de linhaça é obtido por meio da prensagem do linho.

É rico em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos, que são gorduras saudáveis com ação anti-inflamatória, e antioxidantes, contribuindo com a diminuição do colesterol e dos triglicerídeos, além de produzir energia e ajudar na saúde ocular. Com lignanas, um composto bioativo em sua composição, o óleo de linhaça ajuda também a aliviar os sintomas de TPM e da menopausa.

AZEITE DE OLIVA

Extraído da azeitona e presente na gastronomia de diferentes lugares do mundo, o azeite é fonte de gordura monoinsaturada – que reduz o colesterol – e das vitaminas A, E e K. Para receitas que são levadas ao fogo, o recomendado é o azeite virgem, mas também pode ser usado em pratos frios ou para temperar saladas.

ÓLEO DE MILHO

Auxiliando no crescimento celular, o óleo de milho é rico em ômega-6 e ácidos graxos, como linoleico e linolênico, que ajudam na saúde cardiovascular e da pele e são poderosos antioxidantes. Ele é extraído do gérmen do milho. Essa é uma ótima opção para frituras ou refogados.

ÓLEO DE COCO

Podendo atuar até como antifúngico em infecções, o óleo de coco ajuda a diminuir o colesterol e a regular os níveis de glicose no sangue, além de ser utilizado para fins cosméticos. Em razão da grande quantidade de gorduras saturadas, resiste a altas temperaturas, sendo perfeito para frituras. Esse óleo é extraído da polpa do coco.

ÓLEO DE CANOLA

O óleo de canola é obtido por meio da extração da semente da flor de canola e é conhecido como um dos mais saudáveis, por reduzir o colesterol e proporcionar vitaminas como E e K, que evitam o aparecimento de acne e de manchas na pele. Ideal para refogar e grelhar alimentos.

ÓLEO DE ALGODÃO

Muito comum nas cozinhas de restaurantes, por conta da cor clara e por não passar odor para o alimento, o óleo de algodão é extraído do caroço do algodão, tem um sabor semelhante ao da castanha e é fonte de vitamina E, além de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Pode ser utilizado em frituras, no preparo de massas e até para fins cosméticos.

ÓLEO COMPOSTO

Diferente dos outros tipos, o óleo composto é uma mistura de azeite e óleo de soja, milho ou girassol, não sendo tão saudável quanto as outras opções por conta da composição com mais gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol LDL.

Lembrando que essa opção deve ter a composição escrita no rótulo da embalagem, para que os consumidores se informem sobre qual mistura foi feita. Esse tipo se adapta bem a preparações quentes ou frias.

Correio B+

Beleza B+: Os segredos dos cabelos das famosas: Como elas cuidam dos fios com megahair

Quais são os cuidados que essas famosas têm para manter os fios sempre bonitos?

19/10/2024 17h00

Aline Campos, Paula Amorim e Gabi Lopes

Aline Campos, Paula Amorim e Gabi Lopes Foto: Reprodução Instagram

Continue Lendo...

Muitas celebridades já aderiram ao MegaHairInvisível, uma técnica inovadora de alongamento capilar que promete volume e comprimento naturais sem prejudicar os fios. Entre as adeptas estão nomes como Gabi Lopes, a ex-BBB Paula Amorim e Aline Campos, que compartilham nas redes sociais seus cabelos sempre impecáveis e com aquele brilho que desperta a curiosidade de seus seguidores. Mas afinal, quais são os cuidados que essas famosas têm para manter os fios sempre bonitos?

Tati Cordeiro, criadora do método MegaHairInvisível e referência em alongamento capilar no Brasil, explica que, além de um bom procedimento, o segredo para manter os cabelos deslumbrantes está nos cuidados diários. "O MegaHairInvisível é uma técnica que preserva a saúde dos fios e do couro cabeludo, mas é essencial que as clientes sigam uma rotina de cuidados, especialmente com a hidratação e o uso de produtos específicos para alongamento", comenta Tati.

Uma das adeptas, Gabi Lopes, ama a praticidade do MegaHairInvisível. "Ela costuma dizer que se sente mais confiante e preparada para qualquer evento com o cabelo perfeito. E o mais interessante é que ela pode usar diferentes estilos de penteados sem que o alongamento fique visível", revela Tati.

Paula Amorim, ex-BBB e empresária, também já apostou na técnica para manter seus fios sempre volumosos e com movimento. "Paula faz hidratações semanais e usa óleos específicos para evitar o ressecamento das pontas, que é um cuidado importante quando falamos de mega hair. Além disso, ela tem uma preocupação especial com a proteção térmica, sempre usando produtos para proteger os fios antes de usar secador ou chapinha", destaca a criadora do método.

Aline Campos, influenciadora e também ex-participante de reality shows, cuida de seus fios com o MegaHairInvisível de forma bastante disciplinada. "Ela segue à risca todas as recomendações para manter o cabelo saudável. Um ponto chave é a manutenção regular, que garante que os fios não sofram com o desgaste do tempo e das lavagens", explica Tati.

O MegaHairInvisível é conhecido por seu acabamento natural, com a aplicação praticamente imperceptível. "A grande vantagem é que as famosas conseguem fazer fotos de perto, vídeos, usar os cabelos presos e soltos, e ninguém percebe que estão com mega hair. O segredo é um método que respeita a textura e o volume natural dos fios", finaliza Tati Cordeiro.

Correio B+

Saúde B+: Anemia: médico explica o que é, como identificar e como tratar

Confira 5 dicas de sintomas comuns da anemia

19/10/2024 15h00

Saúde B+: Anemia: médico explica o que é, como identificar e como tratar

Saúde B+: Anemia: médico explica o que é, como identificar e como tratar Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A anemia é uma condição em que o sangue tem um número menor de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio adequadamente para o corpo. "Isso pode causar diversos sintomas, como cansaço, palidez, falta de ar e tontura", explica Dr. Juan Valenciano, Diretor Médico do Centro Médico Pastore (RJ).  

O diagnóstico da anemia é feito através de exames de sangue, como hemograma completo. "Outros exames podem ser necessários para identificar a causa da anemia", alerta o médico.  

"O tratamento da anemia depende do tipo e da gravidade da doença, que geralmente inclui a reposição da substância deficiente (ferro, vitamina B12 ou ácido fólico), transfusões de sangue ou medicamentos", detalha Dr. Juan Valenciano. 

Para alertar sobre a identificação do problema, o médico indica 5 sintomas comuns quando se tem anemia:

  • Cansaço e fraqueza: é o mais comum, deixando você sem energia para as atividades do dia a dia. 
  • Falta de ar: principalmente ao se esforçar, como subir escadas ou caminhar. 
  • Palidez: na pele, nas palmas das mãos e dentro da boca. 
  • Tontura e vertigem: por causa da baixa oxigenação no cérebro. Dor de cabeça frequente e pulsátil. 
  • Unhas quebradiças e cabelos fracos: por falta de nutrientes.

"Lembre-se: consulte um médico para ter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado. Siga as orientações médicas sobre alimentação e medicação. Tenha hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e evitar fumar", alerta o diretor médico do Centro Médico Pastore (RJ).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).