Correio B

Correio B+

Saúde B+: Desintoxicação capilar - Entenda a relação entre alopecia e androgenética

Cientistas da Universidade Nacional de Pusan descobriram uma relação entre a quantidade de álcool consumida e a perda de cabelo.

Continue lendo...

Sentir sono, dores de cabeça, mal-estar e cansaço podem ser problemas comuns após uma ressaca da noite passada. Mas, segundo especialistas, o álcool também é um fator prejudicial à saúde dos cabelos, o que pode ser razão da queda capilar de muitas pessoas. 

Cientistas da Universidade Nacional de Pusan descobriram uma relação entre a quantidade de álcool consumida e a perda de cabelo. Pessoas que bebem regularmente têm 1,4 vezes mais chances de sofrer de alopecia androgenética, segundo pesquisadores.

“Indivíduos que consomem álcool podem ter uma probabilidade ligeiramente maior de sofre de alopecia androgenética em comparação com os que não bebem”, revela o professor Yun Hak Kim, que liderou a pesquisa.

Só aqui no Brasil, aproximadamente 22,1% dos adultos consomem álcool de forma abusiva. Isso significa beber quatro ou mais doses em uma ocasião (no caso das mulheres) ou cinco ou mais (no caso dos homens) - de acordo com dados de 2023. Isso indica mais de 35 milhões de adultos brasileiros que se enquadram nesse padrão, considerando a população estimada do país.

Sobre o consumo excessivo de álcool

Especialista em transplante capilar e ciências capilares, Dr. Iago Carega, fala do consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de alopecia androgenética por diversos fatores:

Deficiência nutricional: O álcool pode interferir na absorção de nutrientes essenciais, como zinco, ferro e vitaminas do complexo B, que são cruciais para a saúde capilar. 

Desidratação: O álcool desidrata o corpo, incluindo o couro cabeludo, impactando a qualidade e o crescimento dos fios.

Danos hormonais: O consumo excessivo de álcool pode alterar os níveis hormonais, incluindo o aumento de di-hidrotestosterona (DHT), um dos principais fatores associados à alopecia androgenética.

Estresse oxidativo: O álcool aumenta a produção de radicais livres, que podem prejudicar os folículos capilares.

“A alopecia androgenética é a forma mais comum de queda de cabelo, caracterizada pelo afinamento progressivo dos fios. Ela afeta os homens com a queda de cabelo na linha frontal e no topo da cabeça, e nas mulheres apresentam um afinamento difuso no topo e na coroa, raramente levando à calvície total.”, explica.

Segundo o doutor, as causas podem ser diversas: “Desde causas genéticas, por tendência hereditária a ser mais sensível à ação da DHT (hormônio derivado da testosterona), causas hormonais, encurtando o ciclo de crescimento dos fios e encolhendo os folículos capilares - resultando em cabelos mais finos e frágeis, até a fatores secundários, como estresse, hábitos de vida como o consumo do álcool, dieta e condições médicas que podem agravar o quadro.”, detalha.

A boa notícia é que, se deixada de lado a bebida, os fios podem voltar a ser saudáveis. Com isso, o Dr. Iago Carega separou 5 benefícios para o seu cabelo após o fim do álcool e a nova fase dos fios. Confira!

5 benefícios para o seu cabelo após o fim do álcool, segundo o especialista:

Crescimento saudável dos fios: Com a interrupção do consumo de álcool, o corpo absorve melhor vitaminas e minerais essenciais, como biotina, zinco e ferro, favorecendo o crescimento saudável dos fios.

Cabelos mais hidratados: O couro cabeludo mantém-se mais hidratado, prevenindo o ressecamento e a quebra dos fios.

Proteção dos fios: A diminuição dos radicais livres ajuda a proteger os folículos capilares contra danos.

Cabelos mais fortes: A interrupção do álcool pode contribuir para a regulação dos níveis hormonais, reduzindo o impacto da DHT nos folículos capilares.

Crescimento capilar: A regeneração do corpo em geral, com melhores hábitos de vida, promove o crescimento, fortalecimento e a espessura dos fios.

BBB 25

Antes de Gracyanne e irmã, MS já teve seis representantes no BBB

De eliminados na Casa de Vidro a campeão que venceu com 92% dos votos, o Estado do Pantanal já teve todo tipo de representação no reality show

11/01/2025 12h00

Gracyanne Barbosa e Giovanna Jacobina

Gracyanne Barbosa e Giovanna Jacobina Reprodução / Rede Globo

Continue Lendo...

Após sete anos de ausência, Mato Grosso do Sul volta a ter representantes no Big Brother Brasil. E agora, a participação é especial: pela primeira vez o estado é representado por uma Camarote.

As irmãs Gracyanne Barbosa, de 42 anos, e Giovanna Jacobina, de 26, ambas de Campo Grande, foram confirmadas como participantes do BBB 25, que estreia na próxima segunda-feira (13). 

Antes delas, outros seis sul-mato-grossenses já haviam passado pelo reality show mais famoso do Brasil. Relembre:

Os pioneiros

Gracyanne Barbosa e Giovanna JacobinaDilsinho Madmax, no BBB 3

O primeiro participante de MS no BBB foi Dilsinho Madmax, no BBB 3 em 2003. Ele ficou conhecido por ser o primeiro a desistir do confinamento na história do programa. Atualmente, Dilsinho trabalha como tatuador em Campo Grande.

Gracyanne Barbosa e Giovanna JacobinaDaniel Gevaerd, na Casa de Vidro do BBB 9

Na sequência, Daniel Gevaerd participou da primeira Casa de Vidro do BBB 9, mas não foi selecionado para entrar no confinamento. Hoje, Daniel é casado, pai de dois filhos e mora em Campo Grande. Ele é publicitário e ufólogo, filho de Ademar José Gevaerd, fundador da revista UFO.

MS no pódio

Gracyanne Barbosa e Giovanna JacobinaPriscila Pires, no BBB 9

Priscila Pires foi vice-campeã do BBB 9 em 2009, perdendo por uma diferença de apenas 0,24% dos votos. Após o programa, Priscila se formou em jornalismo, nutrição e biomedicina, além de atuar como influenciadora digital.

Gracyanne Barbosa e Giovanna JacobinaFael Cordeiro, vencedor do BBB 12

O grande vencedor sul-mato-grossense foi Fael Cordeiro, campeão do BBB 12 em 2012 com 92% dos votos, a maior porcentagem de aprovação da história do programa. Fael investiu o prêmio em duas fazendas e mantém uma vida discreta longe dos holofotes.

Participações mais recentes

Gracyanne Barbosa e Giovanna JacobinaIlmar "Mamão", no BBB 17

Ilmar "Mamão" participou do BBB 17 em 2017. Advogado e professor, ele foi o último representante de MS no programa antes da atual edição. Recentemente, Ilmar foi nomeado assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.

Gracyanne Barbosa e Giovanna JacobinaRenata Furtado, na Casa de Vidro do BBB 20

A última participação de MS no BBB foi de Renata Furtado, na Casa de Vidro do BBB 20 em 2020. Professora de educação física, Renata não foi selecionada para entrar na casa.

Nova geração

Agora, Gracyanne Barbosa e Giovanna Jacobina representam MS no BBB 25. Gracyanne, conhecida musa fitness, brincou sobre sua dieta. "Só não posso ir para a xepa, como 40 ovos por dia". Já Giovanna, médica veterinária e influenciadora digital, considera a irmã como uma mãe.

Com a entrada das irmãs campo-grandenses, Mato Grosso do Sul volta a ter destaque no reality show, prometendo agitar a nova edição do programa. Nas redes sociais, Gracyanne é um dos nomes mais comentados entre os participantes, saindo na frente dos adversários em relação à torcida.

Assine o Correio do Estado

Culinária

Confira 10 receitas "preguiçosas" para manter a dieta no dia a dia

Praticidade é a chave para manter a rotina nos eixos

11/01/2025 10h30

Salada caprese

Salada caprese Reprodução / Pixabay

Continue Lendo...

Adicionou "se tornar mais saudável" ou algo do gênero às suas metas de Ano Novo para 2025? Se a resposta para essa pergunta for positiva, é crucial cuidar da alimentação. Mas manter a dieta não precisa ser complicado ou consumir muito tempo.

Para te ajudar a alcançar seus objetivos, seguindo firme com a alimentação saudável, o Correio B separou 10 receitas preguiçosas, cheias de sabor e com poucos ingredientes. Aproveite essas opções práticas e deliciosas!

1. Omelete de micro-ondas

Ingredientes:

  • 2 ovos

  • 1 colher de chá de água

  • Sal e pimenta a gosto

  • Queijo ralado (opcional)

  • Ervas finas a gosto

Instruções:

  1. Em uma tigela, bate os ovos com a água, sal e pimenta.

  2. Adicione o queijo ralado e as ervas.

  3. Leve ao micro-ondas por 1-2 minutos.

2. Smoothie proteico

Ingredientes:

  • 1 banana

  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim

  • 1 xícara de leite (ou leite vegetal)

  • 1 colher de sopa de linhaça

Instruções:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.

  2. Sirva gelado.

3. Salada de grão-de-bico

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido

  • 1 tomate picado

  • 1/2 cebola roxa picada

  • 1 colher de sopa de azeite

  • Sal e pimenta a gosto

Instruções:

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela.

  2. Tempere com sal, pimenta e azeite.

4. Iogurte com frutas

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural

  • 1/2 xícara de frutas picadas (morango, banana, manga, etc.)

  • Mel a gosto

  • Granola ou chia para finalizar

Instruções:

  1. Misture o iogurte com as frutas picadas.

  2. Adicione mel e finalize com granola ou chia.

5. Wrap de frango

Ingredientes:

  • 1 tortilha integral

  • 1 filé de frango grelhado

  • Folhas de alface

  • 1 colher de sopa de maionese light

  • Tomate fatiado

Instruções:

  1. Monte o wrap com todos os ingredientes.

  2. Enrole e sirva.

6. Abobrinha recheada com ricota

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas

  • 1 xícara de ricota

  • Sal e pimenta a gosto

  • Folhas de manjericão (opcional)

  • 1 colher de chá de azeite

Instruções:

  1. Corte as abobrinhas ao meio e retire parte do miolo.

  2. Recheie com ricota, tempere com sal, pimenta e manjericão.

  3. Coloque um fio de azeite e asse no forno por 20 minutos a 180°C.

7. Salmão assado

Ingredientes:

  • 1 filé de salmão

  • Sal e pimenta a gosto

  • Suco de 1 limão

  • 1 colher de chá de azeite

Instruções:

  1. Tempere o salmão com sal, pimenta e suco de limão.

  2. Asse em forno preaquecido a 180°C por 15-20 minutos.

8. Tapioca de frango com queijo

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca

  • 1 filé de frango desfiado

  • 1 fatia de queijo magro

  • Sal e pimenta a gosto

Instruções:

  1. Aqueça a goma de tapioca em uma frigideira.

  2. Adicione o frango desfiado, queijo, sal e pimenta.

  3. Feche a tapioca e sirva quente.

9. Salada caprese

Ingredientes:

  • 2 tomates

  • 1 bola de mussarela de búfala

  • Folhas de manjericão

  • Azeite e sal a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto

Instruções:

  1. Fatie os tomates e a mussarela.

  2. Arrume alternadamente em um prato.

  3. Adicione as folhas de manjericão.

  4. Tempere com azeite, sal e pimenta.

10. Abacate com ovo

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro

  • 1 ovo

  • Sal e pimenta a gosto

  • Cebolinha picada

Instruções:

  1. Corte o abacate ao meio e retire o caroço.

  2. Quebre o ovo dentro da cavidade do abacate.

  3. Tempere com sal, pimenta e asse no forno a 200°C por 15 minutos.

  4. Finalize com cebolinha.

Essas receitas são ideais para quem quer manter-se saudável sem passar horas na cozinha. Práticas e nutritivas, elas provarão que é possível se alimentar bem até nos dias mais corridos. Qual delas você vai experimentar primeiro?

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).