Correio B

Cinema

Semana do Cinema: Ainda Estou Aqui é segundo filme mais visto mesmo após 14 semanas desde a estreia

Promoção de ingressos a R$ 10 acaba nesta quarta-feira (12)

Continue lendo...

Apenas no final de semana de abertura, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a Semana do Cinema de 2025 atraiu mais de 2,7 milhões de pessoas ao cinema em todo o Brasil.

A promoção, que segue até amanhã (12), com ingressos a R$ 10, foi responsável pelo maior público registrado no ano até o momento.

Dentre os destaques da programação, segue firme o drama brasileiro Ainda Estou Aqui, que ocupa a segunda posição entre os filmes mais vistos da semana, mesmo após 14 semanas desde sua estreia.

No acumulado, o filme já alcançou mais de 4 milhões de espectadores no Brasil. 

Filmes mais vistos

Os filmes mais assistidos durante a Semana do Cinema de 2025 no Brasil foram:

  1. Mufasa: O Rei Leão - Liderou o ranking com 559,82 mil espectadores.
  2. Ainda Estou Aqui - Atraiu 426,54 mil pessoas.
  3. Acompanhante Perfeita - Estreia da semana, com 283,9 mil espectadores.
  4. O Auto da Compadecida 2 - Levou 261,04 mil pessoas aos cinemas.
  5. Sonic 3: O Filme - Registrou 259,77 mil ingressos vendidos.
  6. O Homem do Saco - Contou com 157,88 mil espectadores.
  7. Moana 2 - Teve um público de 132,62 mil pessoas.
  8. Conclave - Atraiu 124,2 mil espectadores.
  9. Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa - Levou 118,68 mil pessoas às salas de cinema.
  10. Blindado - Fechou o ranking com 102,37 mil ingressos vendidos.

Corrida do Oscar

Dentre as mais de 400 mil pessoas que assistiram o filme protagonizado por Fernanda Torres, que desponta como um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme, durante a última semana estão a funcionária pública Alessandra Albuquerque e sua filha Maria Eduarda.

Para elas, a experiência de ver um pedacinho da história brasileira de forma tão sensível foi maravilhosa. "A expectativa [para o Oscar] já estava grande antes de eu ver o filme. Agora então, quero que ganhe mesmo!", afirmou Alessandra. "Todo o mundo deveria conhecer esse filme", completou Maria Eduarda.

Outra pessoa que aproveitou a promoção para conhecer a obra é a estudante Rafaela Bittencourt. "Eu achei uma das melhores obras brasileiras já feitas. É um filme triste, poético e um protesto contra os crimes cometidos na Ditadura Militar e, consegue expor um lado o qual eu não conhecia da família do Rubens Paiva".

"As minhas expectativas em relação ao Oscar são grandes, tendo em vista que o longa conquistou vários prêmios em importantes festivais do cinema. Espero, ansiosamente, que a Fernanda Torres ganhe o Oscar de melhor atriz, ou pelo menos, o filme receba algum prêmio, porque o Brasil merece ser reconhecido pelo mundo afora", anseia Rafaela.

Rafaela ainda pretende voltar ao cinema no último dia de promoção para assistir a Emília Perez, principal concorrente do filme brasileiro nas diversas premiações internacionais.

Premiações

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, recebeu os seguintes prêmios:

  • Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.
  • Prêmio do público no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda.
  • Prêmio Virtuoso para Fernanda Torres no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, nos Estados Unidos.
  • Melhor Roteiro no Festival de Veneza.
  • Green Drop Award no Festival de Veneza.
  • Prémio SIGNIS no Festival de Veneza.
  • Melhor Atriz Estrangeira para Fernanda Torres no Critics Choice Association Celebration of Latino Cinema & Television.
  • Gala & Apresentações Especiais Prêmio do Público no Festival Internacional de Cinema de Vancouver.
  • Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de drama para Fernanda Torres.
  • Satellite Award de Melhor Atriz em filme de drama para Fernanda Torres.

Além das vitórias já garantidas, o filme ainda concorre aos seguintes prêmios:

  • Oscar: Indicado para Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).
  • Prêmio ICS: Indicado para Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz (Fernanda Torres).
  • BAFTA: Indicado para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
  • Latino Entertainment Film Awards: Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

 Assine o Correio do Estado.

audiovisual

Conheça a relação de moradores de Campo Grande com as árvores

Reconhecida internacionalmente, pela sexta vez consecutiva, como Cidade Árvore do Mundo, Capital ganha documentário, com direção de Lu Bigatão, que retrata a relação de seus moradores com diferentes espécies

18/03/2025 10h00

Nereu Rios e Israel Miranda durante as filmagens

Nereu Rios e Israel Miranda durante as filmagens Divulgação

Continue Lendo...

Dirigido por Lu Bigatão Rios, “Em Cantos Verdes” é um curta-metragem sobre as árvores de Campo Grande. A narrativa procura literalmente desvenda os cantos verdes da cidade pelo olhar de alguns moradores. O filme mescla dois ritmos bem diferenciados: a velocidade do centro urbano, em que tudo passa rápido e a observação das árvores passa despercebida pelos mais desatentos, e o olhar detalhista e cheio de riqueza dos momentos contemplativos imersos em praças e parques.

Na produção documental, a beleza das árvores é o foco do trabalho do fotógrafo Wilmar Carrilho. No documentário, ele destaca que Campo Grande, com seu patrimônio natural, é uma cidade inspiradora. Fernando Cruz, professor e ator, passeia pela cidade de bicicleta e observa a ausência de políticas públicas na manutenção e na criação de parques e praças. A jornalista Cristina Medeiros e seu companheiro Arlindo Fernandes mostram um quintal aconchegante, onde cultivam inúmeras espécies de plantas.

Outra locação do “Em Cantos Verdes” é a Praça da Poesia, em frente à residência da atriz Conceição Leite, que narra a alegria dos moradores ao conviver com as árvores. A ausência da vegetação é o problema dos moradores de uma área de ocupação, como conta Marilza Silva. A professora Sueli Levandoski Paroni reúne seus alunos em uma praça para falar o que as crianças esperam do futuro. O viveirista Nereu Rios chama atenção para a importância das áreas verdes – para amenizar o clima, servir de alimento à fauna, preservar os córregos e para o bem-estar das pessoas.

TREE CITY

Além da beleza e da importância das árvores, o filme aborda alguns desafios da capital sul-mato-grossense, que recebeu pela sexta vez, na semana passada, o título de Tree City of the World, (Cidade Árvore do Mundo, em tradução livre) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), consagrando-a como uma das cidades mais arborizadas do mundo.

O lançamento do curta-metragem será amanhã, na Escola Estadual Padre Franco Delpiano, no São Julião, com sessões às 9h30min e às 15h30min. Outras duas exibições estão programadas para a temporada de estreia: na Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos (Guanandi), nesta quinta-feira, às 19h30min, e na Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa (Vila Margarida), nesta sexta-feira, às 14h.

O documentário, com 15 minutos de duração, é uma realização da Deslimites Teatro e Cinema e, além da jornalista e encenadora teatral Lu Bigatão Rios na direção, conta com roteiro de Rosiney Bigattão, edição de Carlos Diehl, produção de Fernanda Kunzler, narração de Gleycielli Nonato e direção de fotografia e imagens de Israel Miranda. A produção foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) do governo federal, sob a operação da Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

ASSUNTO INESGOTÁVEL

“O desafio do documentário foi falar da diversidade das árvores em 15 minutos. As escolhas que tivemos que fazer para selecionar quais espécies, quais parques, quais ruas entrariam no filme e quais árvores seriam mais representativas para o público”, afirma Lu.

“Nossa opção foi fazer uma abordagem sob o ponto de vista dos moradores da cidade. Convidamos oito personagens com diferentes relações com a cidade e sua flora”, conta.

“Falamos de forma geral sobre as árvores. Mas, nas imagens, temos os ipês, as figueiras da [Avenida) Afonso Pena e [e da Avenida] Mato Grosso, as árvores do Parque das Nações Indígenas, do Parque Prosa e de alguns bairros da periferia”, conta a jornalista, que lançou, em 2023, “Pé de Histórias: Árvores que Guardam Nossas Memórias”, mostrando espécies que marcam a paisagem natural e social de Dourados, Coxim e Porto Murtinho.

“Falar de árvores é um assunto inesgotável. No nosso documentário anterior, abordamos um viés mais histórico, buscando falar de como as árvores ajudaram na construção da identidade cultural do Estado. Agora, a narrativa está mais na relação cotidiana dos moradores com a flora da cidade, de como percebem e convivem com as áreas verdes e como elas ajudam no bem-estar”, diz a diretora.

PAIXÃO DE 30 ANOS

“Trabalhamos com árvores há mais de 30 anos, através do nosso viveiro de mudas, da coleta de sementes que realizamos, da produção de conteúdo para o canal Árvores e Rios, do Instagram, e dos diversos documentários que já produzimos. Vendo o título que Campo Grande ganhou por diversos anos seguidos, como uma das cidades mais arborizadas do mundo, resolvemos desenvolver o projeto”, prossegue Lu.

“Sou apaixonada pelas árvores e suas sementes. Todos os dias estou observando, filmando, pesquisando sobre esse assunto. Não só eu, mas toda a família. A grande influência veio do Nereu Rios, que despertou em nós esse amor. A beleza, suas formas, a importância para todos os seres vivos. Cada árvore é única e vai se modificando a cada estação. Só não ama as árvores quem não as conhece”, declara a diretora de “Em Cantos Verdes”.

CAMPÃO É HEXA

O anúncio veio na quarta-feira. Campo Grande recebeu pela sexta vez o título de Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo), consolidando-se como hexacampeã mundial em arborização urbana. O feito coloca a cidade como a única capital do Brasil a receber o reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day por seis anos consecutivos.

“Continuar sendo referência é a nossa missão. Esse reconhecimento coroa o resultado de todo o cuidado que temos com nossa cidade. Cada árvore plantada, cada área verde preservada, é um passo em direção a um futuro com mais qualidade de vida. Reforçamos nosso compromisso em priorizar o desenvolvimento sustentável”, afirmou a prefeita Adriane Lopes ao receber a notícia do hexa, com orgulho.

A cidade se destaca por suas avenidas arborizadas e políticas públicas que envolvem desde o plantio de novas árvores até a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental. Para receber o título, as cidades precisam atender a critérios como a existência de um órgão dedicado à gestão das árvores, a criação de leis específicas para o manejo da arborização, a realização de eventos de conscientização e investimentos contínuos em plantios e manutenção.

A arborização urbana oportuniza uma infinidade de serviços ecossistêmicos, proporcionando benefícios tangíveis para a população, como a redução das ilhas de calor, a melhoria da qualidade do ar e a promoção do bem-estar físico e mental. A participação da comunidade também tem sido fundamental, com mutirões de plantio e iniciativas de adoção de áreas verdes em diversos bairros.

O TÍTULO

O programa Tree City of the World foi criado para reconhecer cidades que se destacam no manejo sustentável de suas florestas urbanas. Atualmente, 210 cidades em 24 países fazem parte da rede, que busca promover boas práticas e incentivar a troca de experiências entre os municípios.

No Brasil são 34 cidades reconhecidas, que abrangem uma população de 27.210.133 pessoas. Em Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, Três Lagoas também recebeu o título.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Ostentação com dinheiro público, como "jantinha" ao custo de R$ 500 mil em... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (18/03)

18/03/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Franklin Roosevelt - estadista americano 

Nem sempre podemos construir o futuro 
para nossa juventude, mas podemos 
construir nossa juventude para o futuro”
.

FELPUDA

Ostentação com dinheiro público, como “jantinha” ao custo de R$ 500 mil em cidade turística de MS, marco que custaria valor idêntico, construção de obra faraônica e outras cositas más, deverá ficar no passado e, óbvio, entrará para a história de como foi tratado o erário de certo poder. Quem está chegando sinalizou que colocará um freio nisso tudo. Afinal, como se dizia em tempos não tão distantes, “dinheiro não aceita desaforo”. Principalmente quando se trata do meu, do seu, do nosso dinheirinho...

Elas

O Serviço Militar Inicial Feminino atraiu 431 jovens interessadas em servir às Forças Armadas de forma voluntária em três cidades de Mato Grosso do Sul. De 1º de janeiro até 5 de março, 327 jovens fizeram o alistamento para servir na Capital. 

Mais

No mesmo período, foram 90 inscritas em Corumbá e outras 14 em Ladário. As inscrições das jovens nascidas em 2007 ficam abertas até o dia 30 de junho. O alistamento pode ser realizado de forma presencial ou on-line, por meio do site alistamento.eb.mil.br.

Diálogo

Instalada na orla da Praia de Ponta Verde, em Maceió, capital de Alagoas, desde 2022, a Cadeira Gigante continua sendo uma grande atração e se tornou um símbolo na paradisíaca cidade. Enormes filas se formam todos os dias, de turistas de várias partes do Brasil e do exterior, que fazem questão de registrar em foto e vídeo a passagem pelo monumento. O sucesso da cadeira foi imediato, e para se ter uma ideia, quando de sua instalação, mídias espontâneas de moradores e visitantes geraram, só nos primeiros dias, estimativa de 10 milhões de views, segundo a prefeitura.

DiálogoMariana Cervan e Dr. Fernando Novaes

 

DiálogoPriscila Fantin e Bruno Lopes

Na toada

A “limpa” que ocorreu no ano passado, quando alguns caronistas no nome do ex-presidente Bolsonaro (PL) foram mandados para casa, poderá se repetir neste ano. É que poucos são aqueles que realmente estão defendendo pautas mais sérias, preferindo buscar holofotes com ações consideradas mais bizarrices do que projetos importantes. Seguem o mesmo caminho circense da esquerda festiva.

Golpes

O alerta é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS): golpes vêm sendo aplicados por organização criminosa, com atuação em diversos estados do País, utilizando de dados de processos em trâmite no Poder Judiciário estadual. Os golpistas se fazem passar por advogados para praticar os crimes. O TJMS reforça que não entra em contato com as partes, seja via WhatsApp, seja por mensagens ou por meio de chamadas, solicitando dados bancários de partes dos processos.

Chororô

Petistas de Dourados estão em pé de guerra com governador Riedel, chegando ao ponto de divulgarem uma nota em que, entre outras coisas, classificam como “marginalização política” do partido e “relação complexa e ambígua” do chefe do Executivo com o PT , embora a sigla tenha o comando de uma secretaria e nove subsecretarias. Tudo porque o cerimonial do governo teria ignorado os deputados estaduais e federais petistas quando de evento na cidade, com a presença de três ministros de Lula, no dia 14.

ANIVERSARIANTES

Rubenio Silverio Marcelo, 
Rommy Schneider Pereira Nasser, 
Luis Pedro Nassar Scalise,
Milena Menezes Palhares Corrêa, 
Dr. Marco André Nogueira Hanson,
Raquel Pertinhes Macerou,
Eliane Ritcher,
Antonio Clemente Neto,
Carlos Alberto Moraes,
Fernando Luiz de Souza,
Geraldo Moraes,
Milton Luares Lima,
Danilo Magalhães Martiniano da Silva, 
Miguel Ferreira de Arruda,
Maria Conceição de Oliveira Rocha,
Cesar Luiz Brasil Ovelar,
José Luiz Schiavinato,
Paulo Gomes Ormond,
Evney Costa Soler,
Emilia Gabriela Molina Teodoro,
Eduardo Luis Figueiredo de Lima,
Nery Temistocles,
Amélia (Amelinha) Chaves Ouriveis, 
Fernanda Ferrari Miguita, 
Gisele Barros,
Raquel Arruda, 
Tiago Sena Borgo,
Paula Vasconcelos,
Pe. Gildásio Mendes,
Dr. José Carlos Garcia Bueno, 
José Pagnussato,
Dr. Roberto Votto Braga, 
Geórgia Raja Ratier Catanante, 
Helder Rodrigues Baréa,
Augusto Márcio Salomão,
Vander Ferrugio Turini,
Luís Carlos Acordo Filho,
Antonio Andayr D’Amigo Startari, 
Gilson Luiz Vilacqua, 
Antonio Nadra Jaha Filho,
José Armando Fratari,
Hagner Santos Silva,
Joilce Gabriela de Figueiredo Sanches, 
Dirce Gomes do Prado, 
Dr. Norival Vitório Valente, 
Dra. Eliana Patricia Maldonado Pires, 
Ana Carolina Razzini Kanezaki, Rosângela Lemes de Brito,
Daltro Lopes, 
João Carlos Peres, 
Fátima Socorro Espírito Santo, 
Marlene Pithan Rodrigues,
Rosa Tamar, 
Vicente Dolores Brito,
Liliane Cabral de Almeida,
Nilza Barbosa de Almeida Lopes,
Rejane Felix de Oliveira,
Dormevil Ramos dos Santos,
Luciana Costa Cardacci,
Valdir dos Santos Ribeira,
Maria Aparecida Monteiro Lucio,
José Moreira Salvian,
Lucas Dourado Mattos,
Benedito Silveira Coutinho,
Heitor Havedutti Filho,
José Flávio Coutinho,
Dr. André Martins de Oliveira, 
Aparecida Isaac Puccinelli, 
Maiza Ribeiro de Oliveira,
Antonina Soares, 
Maria Helena Ambrosio da Silva,
Adriano Stefani,
Mercedes Espirito Santo de Campos,
José Aparecido Maia dos Santos,
Ivete Wilhelm,
Ilma Yonamine Dias,
Ana Luiza Martins Escobar,
Jaime Martins Fernandes, 
Luiz Carlos Oliveira Reis,
Marisi Carpes Espíndola, 
Eduardo Agnello Ferreira,
Danuzia Ziemann de Oliveira,
Sávio Roney Simões,
Cirilo Ramos Junior, 
Edmar Marins de Souza, 
Antonio Claudio Maximiano,
Gabriela Bogarim Ojeda,
Meire Simabuco Abdala, 
Marly Miyaguchi Lossovaro, 
Eric de Souza Fossati,
Jorge Yamada, 
Alfredo Vasques da Graça Júnior, 
João Marcos Rocha Sanches,
Alexandre Egidio Ferreira, 
Orides Jeanete Kades de Oliveira, 
Aida Escudero Leite,
Luciano Chacha de Rezende, 
Gabriel Garcia Aranda,
André de Aguiar Justino da Cruz,
José Teodoro Barbosa, 
Thiago Pereira Vieira,
Fagner Ribeiro Cândido,
Luciana de Oliveira Dreyer,
Sérgio Carlos de Abreu,
Cecilia Dornelles Rodrigues,
Katiany Jacinto de Oliveira,
Paulo Belarmino de Paula Júnior,
Lúcia Helena Menezes Santos.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).