Quem nunca pensou em ficar rico imprimindo o próprio dinheiro? É exatamente esse o plano do Professor (Álvaro Morte) ao recrutar oito criminosos sem nada a perder para assaltar a Casa da Moeda da Espanha. Com um enredo eletrizante, a série “La Casa de Papel”, uma produção do canal espanhol Antena 3 cujos direitos de distribuição mundial foram comprados pela Netflix, logo se tornou um fenômeno no Brasil e na América Latina, apesar da estreia sem muitos alardes. Os treze primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming desde dezembro e os seis que completam a temporada estão datados para o dia 6 de abril.
A série é narrada por Tóquio (Úrsula Corberó), uma dura e impulsiva criminosa procurada pela polícia espanhola após um roubo malsucedido que resultou na morte do seu grande amor. Ao ser salva de uma emboscada por um homem misterioso que se intitula como Professor, decide juntar-se a ele para executar aquele que seria o maior assalto da história do país ibérico. Junto com outros sete vigaristas de habilidades singulares, Tóquio passa cinco meses numa casa no interior estudando meticulosamente o plano: imprimir 2,4 bilhões de euros diretamente da Casa da Moeda espanhola.
No entanto, apesar das regras estabelecidas pelo Professor, que determinavam o uso de nomes de cidades para se identificarem e a proibição de qualquer interação emocional entre eles, tornando tudo o menos pessoal possível, a relação entre Tóquio e o hacker Rio (Miguel Herrán) pode ameaçar todo o esquema. Agora, após invadirem a Casa da Moeda e renderem mais de sessenta pessoas, incluindo a filha do embaixador inglês, a expulsão de um dos assaltantes irá comprometer mais uma vez os planos do Professor, obrigando-o a usar sua influência na investigadora Raquel (Itziar Ituño), com quem mantém uma relação amorosa, para não acabar preso.
O sucesso fora da Espanha se deu principalmente pelo ritmo que a Netflix introduziu na série. A dinâmica de uma plataforma de streaming era o que faltava para “La Casa de Papel”. Ao reeditar os nove primeiros episódios em treze com cinquenta minutos cada, a narrativa ficou mais leve e intrigante, o que torna quase impossível não ver tudo num dia só.



