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AGENDA CULTURAL

Teatro, cinema e pré-Carnaval estão entre as opções deste fim de semana

Dupla de atores de "Forrest Gump", Tom Hanks e Robin Wright voltam a trabalhar juntos em "Aqui", longa-metragem que usa tecnologia inovadora para brincar com suas feições

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O renomado diretor Robert Zemeckis retorna às telonas com “Aqui”, uma obra cinematográfica que promete cativar o público com sua narrativa inovadora e elenco estelar. O filme, que estreou nos cinemas brasileiros ontem, reúne novamente Tom Hanks e Robin Wright, a dupla que encantou o mundo em “Forrest Gump”.

Baseado na história em quadrinhos homônima de Richard McGuire, “Aqui” se passa inteiramente em um único local: a sala de uma casa. Por meio desse espaço aparentemente comum, o filme nos leva em uma viagem fascinante pelo tempo, explorando as vidas de diversas famílias ao longo de gerações.

No centro da trama estão Richard (Hanks) e Margaret (Robin), um casal prestes a deixar o lar onde viveram momentos de amor, perdas, risos e memórias. A narrativa se desenrola de forma não linear, transportando os espectadores do passado mais distante até um futuro próximo.

O que torna “Aqui” verdadeiramente especial é a tecnologia de rejuvenescimento digital utilizada para permitir que Hanks e Robin interpretem seus personagens em diferentes fases da vida. A técnica inovadora promete uma experiência visual única, mesclando nostalgia e futurismo.

O elenco de apoio é igualmente impressionante, contando com talentos como Paul Bettany, Kelly Reilly e Michelle Dockery. Suas performances prometem adicionar profundidade e nuances à narrativa central.

Zemeckis, conhecido por sua habilidade em mesclar emoção e tecnologia em filmes como “De Volta para o Futuro” e “O Expresso Polar”, parece ter encontrado o equilíbrio perfeito em “Aqui”. O filme promete ser uma reflexão poética sobre a passagem do tempo, as conexões humanas e a permanência dos espaços em nossas vidas.

À medida que acompanhamos as histórias que se desenrolam nesse lar ao longo dos séculos, somos lembrados de nossa própria mortalidade e da marca que deixamos nos lugares que habitamos.

TEATRO

O Circo do Mato inicia o ano com os pés na estrada – e em nova estreia. É que a trupe está com o inédito espetáculo “Ponto de Partida”, que vai conectar Mato Grosso do Sul ao estado da Bahia neste mês.

O trabalho já tem data marcada para sua estreia: dias 17, 18 e 19 na capital sul-mato-grossense, na sede da própria cia. Com classificação indicativa de 12 anos, o ingresso será 1 kg de alimento não perecível, fraldas geriátricas e/ou material de higiene ou limpeza.

Dirigido por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães, “Ponto de Partida” transcende limites geográficos e temporais.

“Sem dar muito spoiler, é a história de um palhaço já idoso, vindo de uma família tradicional de circo, que está esperando uma carona de um contratante para a sua última apresentação, a qual não chega a acontecer. Esse é o ponto de partida da narrativa, daí a escolha do nome do espetáculo”, explica o diretor.

Em uma viagem dramatúrgica, o enredo busca ainda homenagear os palhaços de todo o Brasil.

“Acompanho a hierarquia do circo de lona, onde o palhaço é o último estágio que alguém pode alcançar. Diferentemente do teatro-circo, em que você pode iniciar como palhaço, no circo tradicional você só se torna palhaço quando é muito velho e já foi mágico, equilibrista, malabarista”, pontua Breno.

O ingresso será 1 kg de alimento não perecível ou outros materiais – doações que serão revertidas para instituições sociais.

“Eles estão pedindo produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, pensando em nossos idosos, que atualmente são 20”, afirma Vilma Gomes, enfermeira responsável pela gestão da entidade Recanto Feliz.

“Tenho a satisfação de ver o olhar do Circo do Mato para a comunidade, porque a arte tem esse olhar sensível e o espetáculo retrata justamente o lugar do idoso no mundo”, detalha a enfermeira.

“Ponto de Partida”
Data: dias 17, 18 e 19.
Horário: às 20h.
Local: na sede do Circo 
do Mato, que fica localizada na Rua Tonico de Carvalho, nº 263, no Bairro Amambaí.

FIM DE FÉRIAS

O Shopping Campo Grande está com uma rica programação de fim de férias para entreter as crianças enquanto não retornam às escolas.
Amanhã, a garotada poderá participar de aulas de muay thai kids para todo mundo se manter em movimento.

Com duas turmas, a programação tem início às 8h (para os pequenos de 4 a 7 anos) e às 8h30min (para crianças de 8 a 11 anos). Ambas as aulas acontecem na Fórmula Academia – Unidade Shopping Campo Grande.

Já às 15h ocorrerá uma oficina de fantoches pucket na praça central de eventos do shopping. Essa programação é voltada para crianças a partir dos 4 anos.

Outra opção é o parque Mônica Esportes, que oferece um circuito de aventuras com infláveis, piscina de bolinhas, giro radical e espaço multijogos, além de toda a temática do grupo de amigos mais amados dos quadrinhos: a Turma da Mônica. 

O evento é apto para crianças de 2 anos até jovens de 13 anos e tem valores de R$ 60 (até 40 minutos), R$ 70 (até 80 minutos), R$ 80 (até 120 minutos) e R$ 90 (até 160 minutos). A atração está localizada na praça de eventos em curta temporada.

BRECHÓ

Em mais uma edição da feira que reúne os brechós de toda a cidade de Campo Grande, a Garimpasso desta vez será diferente. Marcado para ocorrer no Capivas Cervejaria, o evento terá o preço único de R$ 25 em todas as peças.

Garimpasso
Data: neste domingo.
Horário: das 17h às 20h.
Local: Capivas Cervejaria, que fica localizada na Rua Pedro Celestino, nº 1.079 – Centro.

FÉRIAS BRINCANTES

O Ateliê Ramona Rodrigues, espaço cultural referência em arte para crianças, preparou uma programação especial para levar muita cultura e diversão para as férias da criançada campo-grandense.

Neste fim de semana, às 16h, Edu Brincante e Caramuja apresentam uma sessão especial de histórias com muitas brincadeiras para todo mundo conferir.

Em cena, os artistas e pesquisadores de cultura da infância apresentam com muita música, brincadeiras, bonecos e interação com a plateia alguns contos que fazem parte do imaginário popular brasileiro e da literatura infantil.

A apresentação é um convite para que bebês a partir de um ano, crianças pequenas e suas famílias vivenciem momentos de encantamento, imaginação e felicidade.

Férias Brincantes, com Edu Brincante e Caramuja 
Data: neste sábado e domingo.
Horário: às 16h.
Local: no Ateliê Ramona Rodrigues, que fica localizado na Rua 14 de Julho, nº 1.431, casa 3 – Centro.
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).
Vendas e informações: pelo WhatsApp (67) 98154-1699.

SAMBA

Em um esquenta para a folia do Carnaval 2025, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (Gres) Igrejinha vai fazer amanhã um evento especial com o renomado sambista Emerson Dias.

Gres Igrejinha
Data: neste sábado.
Horário: às 19h30min.
Local: Sede do Gres Igrejinha, que fica localizada na Avenida Presidente Ernesto Geisel, nº 5.982, no Bairro Cabreúva.
Ingressos: R$ 60 (individual) e R$ 120 (mesa).
Vendas e informações: pelo WhatsApp (67) 99258-6595 ou ainda pelo telefone (14) 98195-7542.

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B+: Quer morar nos EUA? Saiba o que mudou após a vitória de Donald Trump

Morar nos Estados Unidos está ainda mais rigoroso. Especialista explica.

08/02/2025 15h30

Morar nos Estados Unidos está ainda mais rigoroso. Especialista explica.

Morar nos Estados Unidos está ainda mais rigoroso. Especialista explica. Foto: Divulgação

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O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou a Lei Laken Riley, que endurece a prisão e deportação de imigrantes ilegais acusados de crimes. Assim, a legislação permite ao Departamento de Segurança Interna deter imigrantes sem julgamento formal e amplia a lista de crimes que resultam em deportação imediata.

Além disso, uma série de regras de imigração já ficaram mais rígidas, afetando um território que, segundo o Pew Research Center, tem mais de 11 milhões de imigrantes não autorizados. Leonardo Leão CEO da Leao Group - Global e advogado brasileiro, licenciado pela Ordem dos Advogados do Brasil explica:

Sobre a deportação:

A deportação em massa já era uma promessa clara do presidente dos EUA durante a campanha. Ele ressalta que, após a vitória, Trump reafirmou que o foco seria nos imigrantes ilegais com histórico criminal, o que gera preocupação em alguns casos.

Então, se a pessoa está fora do status ou entrou pela fronteira, naquele processo que muita gente conhece como ‘cai, cai’, entregou-se às autoridades e tem histórico de crime cometido em solo americano, realmente deve se preocupar, porque esse será o foco das deportações em massa.

As regras:

Entre as regras de imigração que ficaram mais rígidas estão as que restringem a cidadania por nascimento para filhos de mães em situação irregular e barram a entrada de nacionais de países que não compartilham dados.

Tropas também serão enviadas à fronteira sul e a admissão de refugiados foi suspensa. Gangues como MS-13 e Tren de Aragua serão classificadas como organizações terroristas.

Cidades-santuário enfrentarão sanções, imigrantes irregulares deverão se registrar e benefícios públicos serão bloqueados e a política “Permaneça no México” voltará a vigorar, exigindo que solicitantes de asilo aguardem fora do país.

Novas medidas:

Diante das novas medidas, há necessidade de atenção às regras de asilo. Já é jurisprudência pacificada que o pedido de asilo não dá status legal para ninguém, ainda que tenha sido feito durante estadia legal.

A pessoa chegou como turista, entrou nos Estados Unidos e foi orientada a pedir asilo. Primeiramente, pode ter, já aí, uma pena grande, inclusive de banimento e cassação do visto, se notarem que ela prestou falsas declarações.

O pedido de asilo, ainda que feito dentro dos seis meses de estadia como turista, não dará à pessoa status legal após o vencimento desse período. Então, a recomendação é de que não utilizem o pedido de asilo para ganhar tempo em solo americano, pois serão considerados fora de status do mesmo jeito.

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Cinema B+: Para fãs de House of the Dragon... Como resolver seu principal problema

Há tantas alterações do conteúdo original que a preocupação é válida.

08/02/2025 13h00

Cinema B+: Para fãs de House of the Dragon... Como resolver seu principal problema

Cinema B+: Para fãs de House of the Dragon... Como resolver seu principal problema Foto: Divulgação

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Em um mês as gravações da penúltima temporada de House of the Dragon vão começar e fãs estão tensos com o que deve vir por aí em 2026. Há tantas alterações do conteúdo original que a preocupação é válida.

Faço parte dos chatos puristas quando se fala de House of the Dragon e apoio as críticas de George R. R. Martin às decisões artísticas da série, especialmente na 2ª temporada. 

Houve muitas adaptações com o trecho escolhido – A Dança dos Dragões – desde a aparência de personagens à idade e relações entre eles, coisas que jamais me incomodaram quando vi Game of Thrones antes de começar a ler os livros, mas me pegaram aqui.

Diferentemente de Canção de Gelo e Fogo, Fogo e Sangue é bem direto, seus capítulos funcionam como potenciais séries com início, meio e fim, cheios de controvérsia e maravilhosamente divertidos.

Por isso não me pareciam necessárias as mudanças como a de criar uma rivalidade entre Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower com detalhes diferentes dos das páginas, mas ok, podemos conviver com elas. No entanto, no caminho FALTOU Maelor Targaryen e agora a encruzilhada da série complicou. Tipo: MUITO.

Colocar Alicent e Rhaenyra com a mesma idade já complicou a questão dos filhos da Rainha Verde e Viserys I: eram quatro, só vimos três na 1ª temporada. Só que Daeron Targaryen teria grande importância na guerra civil e todos ficaram confusos quando ele foi virtualmente ignorado.

Problema “resolvido” com duas ou três linhas de diálogo, explicando que a criança cresceu longe de King’s Landing. Podemos engolir. No entanto, Helaena e Aegon II criaram outro impasse. O jovem casal – no livro – teria três filhos: o casal de gêmeos e um caçula, mas, na série, só vimos dois: Jaehaerys e Jaehaera. Maelor foi eliminado da trama.

Martin vociferou sua indignação porque isso não apenas mudou a cena mais antecipada da temporada (a de Sangue e Queijo), como criou um conflito para a 3ª parte da história.

O anúncio de James Norton como Ormund Hightower foi celebrado por confirmar mais uma vez que Daeron entrará na guerra (ainda aguardamos o nome do ator que vai interpretar o príncipe), mas a pior das dúvidas permanece: como vão resolver o problema de Maelor?

Para isso, precisamos discutir os detalhes porque, embora ainda fosse uma criança, o destino de Maelor se tornou uma grande questão política e sua ausência em House of the Dragon sugere que a série está fazendo alguns ajustes importantes na história.

Cinema B+: Para fãs de House of the Dragon... Como resolver seu principal problema                         Cinema B+: Para fãs de House of the Dragon... Como resolver seu principal problema - Divulgação

Por que a ausência de Maelor é um grande problema?

O impacto na história de Helaena Targaryen

A vida de Helaena em Fogo e Sangue foi moldada por uma profunda tragédia pessoal, especialmente por causa de seus filhos e, sem Maelor, muda drasticamente seu arco.

No livro, Helaena sugere entregar Maelor para salvar Jaehaerys, mas, quando o primogênito é assassinado, ela fica devastada pela perda e pela culpa de sua escolha. Eventualmente tira a própria vida por isso, após saber dos detalhes da morte de Maelor que foi mais tarde caçado e morto por multidões furiosas.

Não há como emprestar a parte da história dele para Jaehaera (que vai ter um fim triste também, mas chega à vida adulta e é forçada a se casar com o filho de Rhaenyra, Aegon III). Sem Maelor na série, o arco de Helaena pode ser simplificado, talvez focando apenas na perda de Jaehaerys. Isso pode tornar sua história menos complexa e trágica, perdendo um elemento importante da representação do livro sobre seu sofrimento.

O papel político de Maelor

A Casa Hightower e outros Verdes ainda tinham Maelor como o último herdeiro homem de Aegon II, o que faz dele uma figura política crucial durante e após a guerra. Sua sobrevivência poderia ter alimentado o conflito mesmo após a morte de Rhaenyra. No entanto, Maelor foi morto de forma brutal e caótica.

Enquanto viajava para Oldtown em busca de segurança, ele foi pego por uma multidão. Os habitantes da cidade discutiram sobre seu destino — alguns queriam mandá-lo para os apoiadores de Rhaenyra, enquanto outros o queriam morto. A esposa de um açougueiro finalmente esmagou sua cabeça contra uma parede, matando-o.

Essa morte horrível e violenta simbolizou a destruição do legado dos Verdes e ajudou a solidificar a vitória final da facção Negra. Se Maelor tivesse sobrevivido, ele poderia ter sido um ponto de encontro para os Hightowers e prolongado a guerra civil, mas sua morte definiu o fim da Dança dos Dragões.

Com a morte de Maelor, a única filha restante de Aegon II e Helaena era a Princesa Jaehaera, que eventualmente se casou com o Rei Aegon III (filho de Rhaenyra), um casamento que uniu os dois ramos em guerra da Casa Targaryen, ajudando a estabilizar o reino após a devastadora guerra civil.
Se Maelor tivesse sobrevivido, a situação política poderia ter sido muito mais complicada, possivelmente levando a mais conflitos entre os Verdes e Negros sobreviventes.

Por que a série cortou Maelor?

Ainda é incerta a razão pela qual Ryan Condall excluiu Maelor da narrativa. Se for, como foi dito, para simplificar porque há muitos personagens como está, o drama que muitos consideravam o mais marcante (o arco de Helaena) será condensado e seu declínio, em vez de lento por meio de múltiplas tragédias, se concentrará no assassinato de Jaehaerys.

Por outro lado, ter um ator de prestígio como Ormund Hightower sugere que acompanharemos mais os conflitos que cercaram a morte de Maelor.

Ormund Hightower, Lorde de Oldtown, uma das cidades mais ricas e poderosas de Westeros, foi um dos principais apoiadores de Aegon II e comandou um forte exército pelos Verdes. No entanto, ele foi morto em batalha por Lorde Roddy, o Ruin na Segunda Batalha de Tumbleton. Sua morte enfraqueceu a posição militar dos Verdes, mas a Casa Hightower ainda tinha influência.

Após a morte de Aegon II, a família sobrevivente e os apoiadores de Ormund viram o Príncipe Maelor como a única chance para os Verdes manterem qualquer reivindicação ao trono.

A decisão de enviar Maelor para Oldtown

Depois que Aegon II foi envenenado, os Negros assumiram o controle de Porto Real e por isso os Verdes restantes precisavam proteger Maelor, já que ele ainda era tecnicamente o herdeiro de Aegon II. Eles decidiram mandá-lo para Vilavelha, a sede da Casa Hightower, onde ele estaria sob a proteção da família e dos apoiadores de Ormund.

Se Maelor tivesse chegado a Vilavelha, os Verdes poderiam ter continuado sua resistência sob seu nome, possivelmente até desafiando o governo de Aegon III.

Mas, na viagem, Maelor foi interceptado em Ponteamarga — uma cidade que havia sofrido muito durante a guerra. O povo da cidade estava furioso com os Targaryens porque sua cidade havia sido devastada por ambos os lados durante a guerra e quando os habitantes da cidade souberam que Maelor era o último filho sobrevivente de Aegon II, ficaram divididos sobre o que fazer.

Alguns queriam enviá-lo aos apoiadores de Rhaenyra como prisioneiro e outros queriam matá-lo para evitar qualquer chance dos Verdes retomarem o poder.

No meio da discussão, a esposa de um açougueiro resolveu o problema com as próprias mãos. Ela agarrou Maelor e esmagou sua cabeça contra uma parede, matando-o instantaneamente. Este ato chocante garantiu que nunca haveria um herdeiro homem de Aegon II para desafiar o novo governo Negro. Com a morte do príncipe, os Verdes perderam toda a legitimidade e foram forçados a aceitar Aegon III como rei.

Mas o principal problema de excluir Maelor da trama vão além da derrota dos Verdes. Seu assassinato não foi apenas brutal, mas também profundamente simbólico porque seus traumas mostram como a guerra tinha ido longe demais, levando à morte até de crianças inocentes. 

Mais ainda, todo caos político da transição terá menor peso. Mais ainda, porque com a morte de Maelor, a Casa Hightower perdeu sua última chance de manter influência no Trono de Ferro. Efetivamente, depois, nunca mais alcançou o mesmo prestígio.

Como Martin escreveu em um post agora deletado, “Maelor sozinho significa pouco. Ele é uma criança pequena, não tem uma linha de diálogo, não faz nada de importante além de morrer… mas onde, quando e como, isso importa. Perder Maelor enfraqueceu o final da sequência de Sangue e Queijo, mas também nos custou a cena de Bitterbridge com todo seu horror e heroísmo, minou a motivação para o suicídio de Helaena, e isso por sua vez enviou milhares para as ruas e becos, gritando por justiça para sua rainha ‘assassinada’.

Nada disso é essencial, eu suponho… mas tudo isso serve a um propósito, tudo ajuda a unir as linhas da história, então uma coisa segue a outra de uma maneira lógica e convincente,” ele se queixou.

É possível contar boa uma história que já é sangrenta por si só sem nenhum dos detalhes mencionados, como a MAX alegou defendendo a escolha de Ryan Condall. Mas que é uma pena, ninguém pode discordar.

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