Correio B

Diálogo

Tudo indica que o novo ano não será agradável, politicamente falando, para... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro (dialogo@correiodoestado.com.br)

Continue lendo...

Clarice Lispector - escritora brasileira

Ando de um lado para outro, dentro de mim. 
[...] Estou bastante acostumada a estar só, 
mesmo junto dos outros”.

FELPUDA

Tudo indica que o novo ano não será agradável, politicamente falando, para uns e outros que exercem cargos em escalões diferenciados. Pelos corredores, ouve-se que a maioria dessas figurinhas teve sua chance para se destacar, mas não foi bem assim. 
A rádio peão tem informado que esse “seleto grupo” seria do time em que se dá duas tartarugas para que cada um deles tome conta e os esforçados barnabés deixam escapar uma delas. Ô maldade!...

De mala e cuia

Quem está mudando de endereço é o chefe de gabinete do vice-governador Barbosinha, Marcos Vinícius Saucedo Perez, conhecido como Markito. Ele vai assumir, em meados de janeiro, a Secretaria Executiva de Gestão Política da Capital, 
da prefeita Adriane Lopes. 

Mais

O órgão é subordinado à Secretaria Municipal de Governo. Ele também é um dos homens de confiança da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, de quem foi chefe de gabinete quando a parlamentar cumpriu mandato de deputada federal.

Augusto Cury Braff e Kamila Motta Stradiotti Braff, que comemoram o primeiro aninho da filha Sara neste domingo (22)

 

Sofia Wagner

Cadeira

Durante 15 dias, a partir de 26 de dezembro, o PSD estará no comando político-administrativo de Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel está com viagem programada para curtir período de descanso, e o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, assumirá a cadeira. Como das outras vezes, a substituição é para dar continuidade aos trabalhos, 
no estilo “tocando o barco”.

Eu

Quem se lançou pré-candidato ao Senado foi o vereador Professor André, em sua despedida da Câmara Municipal de Campo Grande, na terça-feira. Ele chegou a mudar de partido para poder concorrer à prefeitura, mas, na última hora, a sigla, o PRD, decidiu apoiar Adriane Lopes. Na época, alegou ter sido “rifado”. Resta saber se isso não ocorrerá novamente em 2026.

Furacão

A dois anos das eleições gerais, cujas articulações terão início já em 2025, a senadora Soraya Thronicke se vê em pleno furacão, sob suspeita de suposto envolvimento com integrantes da CPI das Bets, da qual é relatora. Eleita na onda bolsonarista em 2018, tornou-se posteriormente adversária do ex-presidente. A parlamentar diz que estariam utilizando seu nome para as falcatruas. Eleitoralmente, há quem afirme que ela terá de ficar dando explicações e “sangrando” publicamente.

ANIVERSARIANTES

Corah Medeiros Fernandes de Almeida,
José Tadeu Boeira,
Jussara La Picinelli,
Rodrigo Knorst,
Yara Maria Brum Penteado,
Francisco Cassundé Ferreira,
Mário Katsumi Okamoto,
Virgilio Gonçalves de Souza,
Roberto de Almeida Silva,
Juarez Kalife,
Hermas Renan Rodrigues,
Dalvir Pandolfo,
Lauana Taina Nunes da Silva,
Nathalia Oliveira Caetano,
Marcionil França Veloso,
Domiciana Galeano Hasimoto,
Vilmario Nogueira Carvalho,
Renan Ferreira Rodrigues,
Erson Giovaneti Sales,
Breno de Arruda Moraes Ribeiro,
Cirene Ribeiro da Costa Vanni,
Maria Antonia Ribeiro Gonçalves,
Ana Marchitto Jacob, 
Dr. Helder Aparecido Souto, 
Rônnia Martha Moreira,
Rosemeri Lodi,
Elaine Yuri Ono,
Carla Simone Burdzinski,
Aldecir Dutra de Araújo, 
Francisco de Albuquerque Palhano Filho, 
Ana Lúcia Martins Biffi,
José Inácio Schwanz,
Armando Corrente de Souza,
Walter Almeida Santos,
Ronald de Almeida Cançado,
Horcino José de Lima,
Ubirajara Freitas de Souza,
Carlos Natalino Sandim,
Daril José de Oliveira,
Ana Lídia do Carmo Luna,
Romeu Gama do Carmo,
Francisco Ribeiro,
Paulo de Alvarenga Aguiar,
Patrícia Zanovello Roberto, 
Viviane Kodjaoglanian Cardoso,
Vicente Oliva Coelho, 
Dr. Mauro Natel de Oliveira, 
Rodrigo Franzini de Carvalho,
Sônia Regina Saab,
Ival Coelho,
Vera Lucia dos Santos,
Nely Benevides,
Fabiana Ferreira Machado,
Nilva Maria de Souza,
José Alberto Chaves de Souza,
Aristóteles Ferreira Júnior,
José Barbosa Ferreira,
Alci da Costa Leite,
João Sanches,
Anderson Patrik Bordão,
Liduino Vieira da Rocha,
Aparecida Camargo Taborda,
Solange Lopes Félix,
Antonia Duarte da Silva,
Kerolly Cardoso Lopes,
Eliete Forim,
Antônio Geraldo Araújo Ávila,
Luis Alberto Maksoud Rahe, 
Eliane Leiko Goto Bomfim,
Márcia Regina Conde,
Rogério Vasconcelos Caparelli,
Dr. Carlos Orlando Pinho, 
Vivianne Teixeira,
Marcos Joaquim Borges,
Lucas Adriano Chirico,
Edson Mecchi,
Geny Nantes,
Ana Rita Coimbra Motta,
Elisabeth Gomes de Souza,
Rogéria Vieira Nunes,
Tatiana Baraldi Ferreira Pereira,
Luciane Orlandi,
Dilene Miranda Carpes, 
Marileide Pessoa Ojeda,
Elioenai Pereira,
Laciria Luzia Escobar Lescano,
Maria Cinthia Rivero,
Tarso de Oliveira Guimarães,
Darlene Luiza Borges,
Erick Martins Batista,
Rovena Ceccon, 
Floria Niz Reichardt,
Andrea Rodrigues Muller,
José Gildasio Mattos Pissini Neto, Márcia Kenia Durben Rocha,
Elizete Lourdes Pupin,
Alcides José Falleiros,
Gustavo Costa Cação,
Luciene Shirado,
Terezinha Aparecida Lukenczuk,
Thais Tassi,
Jackelyne Marengo Farias,
Regina Marques Romanos 
Felício Gonçalo,
Lauriene Latta Lima Molina,
Carmen Maria Perlin,
Luciana Andrade Viana,
Andrea Mesquita Roese,
Franz Pereira de Paula e Silva,
Rui Cesar Atagiba Costa.

*Colaborou Tatyane Gameiro

José Tadeu Boeira

Cultura

Expressão de Rua, o festival mais alternativo de MS, está programado para este fim de semana

Com diversidade musical, dança, oficinas (graffiti, etc), rodas de conversa, feirinhas alternativas e cultura cigana, Festival Expressão de Rua comemora sua primeira década com dois dias de programação gratuita na Plataforma Cultural

07/04/2025 11h00

Falange da Rima

Falange da Rima Divulgação

Continue Lendo...

“Nas ruas é que me sinto bem/Nas ruas é que me sinto bem/Ponho meu capote e está tudo bem/E está tudo bem”. Os versos iniciais da canção “Nas Ruas”, composta pelo guitarrista Edgard Scandurra e apresentada há quase 40 anos no repertório do segundo álbum do Ira!, “Vivendo e Não Aprendendo” (1986), caem feito uma luva no conceito do próximo festival a ocupar a Plataforma Cultural (Esplanada Ferroviária) neste fim de semana.

Anunciado como “o festival mais alternativo de Mato Grosso do Sul”, o Expressão de Rua completa 10 anos de trajetória em 2025 e a edição comemorativa da primeira e frutífera década do evento será realizada neste sábado e domingo, das 14h às 23h, com uma programação extensa, variada e marcada por muito engajamento e descontração. Todas as atividades terão acesso gratuito.

MÚSICA

Entre as atrações musicais estão previstas as presenças dos sul-mato-grossenses Falange da Rima, Engenheiro Edson, A Insana Corte, MC Cachorrão, Patrick Sandim, Samba do Caramelo, Projeto To’kaya e Dupla Permanência. O grupo musical convidado de fora do estado é o Nazireu Rupestre, banda de rasta-punks da zona leste de São Paulo (SP), que pela primeira vez vai se apresentar em Campo Grande.

TGB E FNK

Haverá ainda oficina de graffiti, roda de conversa, performances artísticas e oficinas culturais com Coletivo Enegrecer e DJ TGB, além da Feira São Chico, a Feira Rota Cigana e a Tenda da Comunidade Cigana, com apresentações do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Cigana (Ibacc). O grupo de dança Espaço FNK também marcará presença no line-up de atrações.

TIA EVA E SANTA SARA

O Expressão de Rua terá duas homenageadas nesta edição: Tia Eva e Santa Sara Kali. Haverá uma roda de conversa sobre a Tia Eva, a primeira liderança feminina afrodescendente de Campo Grande. Em novembro de 2026, completam-se 100 anos de seu falecimento. O festival também vai homenagear Santa Sara Kali, a santa preta venerada como padroeira da comunidade cigana.

Realizado pelo Movimento Quem Luta Vence e Instituto Ìmolé, o Expressão de Rua tem o apoio do Ministério da Cultura e governo federal, da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), da Prefeitura de Campo Grande e do deputado federal Vander Loubet.

NAZIREU RUPESTRE

Banda da região leste de São Paulo, conhecida como os rasta-punks, deixa sua marca com uma presença de palco única e músicas autênticas. Formada em 2004, tiveram a primeira oportunidade de se apresentarem em 2007, no quilombo da Praia de Camburi das Pedras, em Ubatuba (SP), onde moraram por oito anos.

Desde então foram muitos réveillons nesse lugar. Daí em diante, começaram a se apresentar por todo estado de São Paulo, com passagens por estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Paraná.

Depois de três álbuns, os rastas lançaram como quarto trabalho o álbum “Os Tempos São Cruéis” (2014), que conta com três videoclipes e músicas veiculadas em emissoras de rádio FM de São Paulo e nas maiorias das web rádios de todo o País, com boas visualizações nas plataformas digitais e milhares de cópias de CDs vendidas de forma independente.

PETER TOSH

O grupo assina um projeto paralelo chamado Tosh Attack, apresentado a partir de 2016. Trata-se de um tributo a Peter Tosh, com quatro vídeos no YouTube e apresentações ao vivo com figurino da época e músicos convidados. E a mais recente obra, o álbum “Rasta Punk”, é considerado pelos integrantes um divisor de águas na trajetória da banda.

“Um som pesado, sincero e revelador. No começo [da trajetória da banda], violão e tambores. Hoje, guitarras distorcidas e linha de baixo e bateria se fundem às harmonias de teclados e mensagens marcantes”, anunciam os integrantes do Nazireu Rupestre nas redes sociais do grupo.

Serviço

FESTIVAL EXPRESSÃO DE RUA EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 10 ANOS

SÁBADO (12/4)

14h – Feira São Chico, Exposição de Arte e Cultura Negra, Feira Rota Cigana e Tenda da Comunidade Cigana;
14h – Oficinas artísticas com TGB, Coletivo Energrecer e Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Cigana;
16h – Espaço FNK;
18h – Abertura oficial;
18h20min – MC Cachorrão;
19h10min – Dupla Permanência;
19h30min – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Cigana;
19h50min – Projeto To’kaya;
20h30min – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Cigana;
20h50min – A Insana Corte;
21h30min – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Cigana;
21h50min – Falange da Rima.

DOMINGO (13/4)

14h – Feira São Chico, Exposição de Arte e Cultura Negra, Feira Rota Cigana e Tenda da Comunidade Cigana;
14h – Roda de conversa: 100 anos sem Tia Eva;
14h – Oficinas artísticas com TGB e Coletivo Energrecer;
17h – Samba do Caramelo;
19h – DJ TGB com participação de DN MC e Martins MC;
20h – Patrick Sandim;
21h – Engenheiro Edson;
22h – Nazireu Rupestre (SP).

Assine o Correio do Estado

Correio B+

Como manter e ganhar massa muscular após os 50 anos

Com a combinação certa de treinamento, nutrição e acompanhamento médico, é possível preservar e fortalecer os músculos para um envelhecimento mais ativo e saudável.

07/04/2025 10h00

Saúde B+: Dia Mundial da Saúde: Como manter e ganhar massa muscular após os 50 anos

Saúde B+: Dia Mundial da Saúde: Como manter e ganhar massa muscular após os 50 anos Foto: Freepik

Continue Lendo...

Hoje, 7 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde, um momento oportuno para refletir sobre a importância da saúde muscular, especialmente após os 50 anos.

O Dr. Adriano Leonardi, referência em Ortopedia do Joelho e Medicina do Esporte no Brasil, falou ao B+ sobre o alerta que a perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia, pode comprometer significativamente a qualidade de vida e a longevidade, mas há estratégias eficazes para preveni-la e revertê-la.

A importância de um treinamento orientado

"A partir dos 40 anos, começamos a perder entre 0,5% e 1% da fibra muscular por ano e de 1% a 3% da força, o que leva à sarcopenia. Esse quadro se agrava na ausência de atividade física e na presença de doenças crônicas", explica o Dr. Leonardi. Fatores como o uso de corticoides, remédios para colesterol, sedentarismo e perda hormonal aceleram essa deterioração muscular.

De acordo com o especialista, a chave está em um treinamento bem estruturado. "O planejamento deve incluir treinos de força, aeróbicos, equilíbrio, flexibilidade e mobilidade articular ao longo da semana. Além disso, exames médicos regulares, como ergometria e ergospirometria, são fundamentais para acompanhar a performance e adaptar os exercícios", orienta.

Uma boa nutrição

Outro pilar essencial é a nutrição. "A alimentação precisa acompanhar o aumento do gasto energético, garantindo a reposição proteica adequada para maximizar os resultados", acrescenta o ortopedista.

A sarcopenia tem influência genética, mas o impacto pode ser minimizado com um estilo de vida ativo. "A perda muscular reduz o metabolismo e a produção de miocinas, hormônios que protegem contra doenças como Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes e problemas cardiovasculares", afirma o Dr. Leonardi. "Além disso, indivíduos com pouca reserva muscular tendem a ter menor resistência durante internações hospitalares, aumentando o risco de complicações e até óbito."

É fundamental que o treino de força seja adaptado conforme a idade, sexo e nível prévio de atividade física. Além disso, exames cardiológicos, como eletrocardiograma e ultrassonografia de carótidas, ajudam a garantir a segurança do treinamento.

A nutrição adequada complementa o treinamento de força. "A ingestão proteica deve variar entre 0,8 a 1,2 gramas por quilo de peso corporal. Além disso, a creatina, em doses de 3 a 5 gramas ao dia, e suplementos como Coenzima Q10 e Beta-alanina podem auxiliar na manutenção da força muscular", recomenda o Dr. Leonardi.

"Se alguém deseja investir para o futuro, além da aposentadoria financeira, deve investir em músculo. Quanto mais massa muscular, melhor a qualidade e a expectativa de vida", finaliza o ortopedista.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).