Economia

Economia

Construção derrubou vagas em Três Lagoas

Construção derrubou vagas em Três Lagoas

Redação

21/01/2010 - 06h00
Notícia sem imagem
Após um salto de mais de 20% na geração de empregos em 2008, Três Lagoas terminou 2009 com saldo negativo em 0,47% – estoque negativo em 103 vagas. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor de construção civil local jogou areia nos índices e teve queda de 58% nas contratações no último ano, demitindo cerca de 1.200 pessoas. O secretário de Planejamento e Finanças da cidade, Walmir Marques Arantes, afirma que a análise do Caged não representa a realidade de Três Lagoas. Segundo ele, não houve redução na oferta de empregos. “O que aconteceu na verdade é que em 2008 houve uma grande demanda de contratações temporárias na área da construção civil por causa das obras de construção das fábricas da International Paper e Votorantim Celulose e Papel, hoje Fibria, com mais de sete mil empregos temporários. Com a conclusão das obras, esses profissionais foram embora”, disse. Conforme o secretário, na realidade, houve um aumento de empregos permanentes, principalmente na área de comércio, prestação de serviços e até mesmo nas fábricas, que contrataram mais de 1.500 novos profissionais. O e c onom i s t a d i s s e ainda que, se for feita uma avaliação no crescimento da cidade, nos índices de exportação, é incoerente dizer que houve redução. “O pior é que o Caged considera os temporários para avaliar emprego e desemprego, mas o IBGE não usa o mesmo critério e o crescimento da cidade não leva em conta os empregados temporários, mesmo que isso dure dois a três anos”, disse. Em 2008, tivemos mais de 13 mil novos trabalhadores na cidade e agora em 2010 esse número tende a se repetir com a chegada dos operários da construção civil, que vão trabalhar nas obras da siderúrgica e da nova fábrica de celulose e novamente vamos registrar um “boom” de empregos. Outras cidades Campo Grande seguiu as características do Estado e cresceu 3,2% na geração de empregos, apresentando saldo positivo de 5 mil vagas. A indústria criou 2.084 novos postos, 12,8% a mais que em 2008. Já a geração de empregos em Dourados cresceu 8,2%, com saldo positivo de mais de 2 mil vagas. A contratação no setor de serviços teve alta de 13%, enquanto a agropecuária recuou 1% na geração de empregos.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).