O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não descartou, ontem, que novas medidas possam vir a ser adotadas para conter o fluxo de capital estrangeiro e a valorização do real, mas ressaltou que ainda é cedo para avaliar a eficácia do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% para 4% para capital estrangeiro.
Mantega lembrou que no ano passado o Governo reintroduziu a alíquota de 2% e obteve resultados positivos. “Agora nós fizemos essa medida ainda no período de capitalização da Petrobras. Esperei na verdade também o primeiro turno das eleições para não trazer nenhuma interferência”, afirmou.
“De fato, continua havendo alguma valorização do real. Só não sabemos se é efeito da desvalorização do dólar (no mundo) ou o ingresso de recursos estrangeiros que continua.
E não sabemos quanto o real teria valorizado sem as medidas. Temos de esperar mais tempo para ver a eficácia”, explicou Mantega.
Economia
Economia
Brasil terá medidas para frear real
Brasil terá medidas para frear real
Loterias
Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1339, quarta-feira (04/11): veja o rateio
A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso
05/11/2026 08h36
Compartilhar
Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação
Loterias
Resultado da Dupla-Sena de ontem, concurso 3028, quarta-feira (04/11): veja o rateio
A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso
05/11/2026 08h35
Compartilhar
Confira o rateio da Dupla-Sena Foto: Arquivo
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES