Economia

ESTUDO

Brasil deve continuar com maior juro real do mundo

Brasil deve continuar com maior juro real do mundo

Redação

19/01/2011 - 18h30
Notícia sem imagem

O Brasil deve se manter no topo do ranking de países com a maior taxa de juro real do mundo nesta quarta-feira (19), dia em que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anuncia a decisão sobre a taxa de básica de juro, a Selic. A maioria dos analistas aposta em uma elevação de 0,5 ponto percentual (p.p.) na taxa.

Assim, caso a Selic suba para 11,25% ao ano, a taxa de juros reais, descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses, seria de 5,5% ao ano. Se o aumento fosse ainda maior, de 0,75 p.p., a taxa anual iria para 5,8%. No caso de aumento de 0,25 p.p., a taxa de juros reais ficaria em 5,3% ao ano.

Os dados são do Ranking Mundial de Juros Reais, que é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo, elaborado pelo analista internacional da Apregoa.com – Cruzeiro do Sul, Jason Vieira, com a colaboração do analista de mercado da Weisul Agrícola, Thiago Davino.

Para deixar o topo
De acordo com a análise, a inflação de commodities continua trazendo um peso diferenciado em algumas projeções de preços mundo afora, principalmente em economias emergentes, o que alterou diversas projeções de índices de preços e, consequentemente, algumas colocações no ranking.

No mercado doméstico, o que os analistas ressaltam é que “o recente aumento dos índices de inflação tende a levar a um posicionamento mais retracionista de política monetária do Banco Central em 2011 e a perspectiva de continuidade do crescimento econômico renova a possibilidade de elevações de juros no Brasil”.

De acordo com os dados, para sair da primeira colocação do ranking, seria necessário que a Selic caísse dos atuais 10,75% a.a. para 7,25% a.a., ou seja, um corte de 3,5 pontos percentuais.

Juros nominais
Outra lista elaborada, que também conta com 40 países, contém as nações com maiores taxas nominais de juros. Nela, o Brasil está na segunda posição, atrás da Venezuela. Na tabela abaixo, estão exemplificados os cinco primeiros e os cinco últimos colocados. Veja:

Taxas nominais
Posição País Posição País
1º Venezuela
(17,98% ao ano)
36º Inglaterra
(0,50% ao ano)
2º Brasil
(10,75% ao ano) 37º EUA
(0,25% ao ano)
3º Argentina
(9,93% ao ano) 38º Suíça
(0,25% ao ano)
4º Rússia
(7,75% ao ano) 39º Japão
(0,10% ao ano)
5º Indonésia
(6,50% ao ano) 40º Cingapura
(0,04% ao ano)
 

Loterias

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1339, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h36

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de ontem, concurso 3028, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h35

Confira o rateio da Dupla-Sena

Confira o rateio da Dupla-Sena Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).