Economia

CONJUNTURA

Mercado prevê inflação maior em 2011 e 2012

Mercado prevê inflação maior em 2011 e 2012

Redação

22/02/2011 - 13h00
Notícia sem imagem

O mercado financeiro voltou a elevar as projeções para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2011, conforme a pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). A expectativa para o dado neste ano subiu de 5,75% para 5,79%, em um patamar ainda mais distante do centro da meta de inflação, que é de 4,50% para o ano. Os analistas também aumentaram e estimativa para a inflação em 2012, de 4,70% para 4,78%. A meta tem margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

As projeções para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 e 2012 não foram alteradas. A pesquisa desta segunda-feira as mantiveram em 4,50%. Já a estimativa para o crescimento da produção industrial neste ano passou de 5,00% para 4,41%. Para 2012, a projeção permaneceu em 5,00%.

Juros e dólar – Apesar da piora na expectativa de inflação, os analistas mantiveram a previsão para a taxa básica de juros da economia (Selic) para o fim de 2011 em 12,50% ao ano. Hoje a taxa está em 11,25% ao ano. A projeção para a Selic em dezembro de 2012 seguiu em 11,25% ao ano.

Por fim, os analistas preveem que o dólar encerrará este ano em 1,70 real, ante o patamar de 1,72 real estimado na semana anterior. A projeção para o câmbio médio no decorrer de 2011 permaneceu em 1,70 real. Para o fim de 2012, a previsão para o câmbio segue em 1,80 real.

(com Agência Estado)

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).