Economia

fevereiro

Inadimplência com cheques acelerou 1,83%

Inadimplência com cheques acelerou 1,83%

Redação

21/03/2011 - 08h44
Notícia sem imagem

O volume de cheques devolvidos no País voltou a subir no segundo mês deste ano, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta segunda-feira (21).

A inadimplência com cheques em geral acelerou para 1,83% em fevereiro, alta de 0,13 ponto percentual frente a janeiro. Neste mês, pelas contas da instituição, foram devolvidos 1,49 milhão de cheques.

No mesmo período de 2010, no entanto, o percentual registrado foi de 1,85%. No segundo mês do ano passado, de acordo com a Serasa, foram devolvidos 1,60 milhão de cheques, conforme mostra a tabela abaixo:

 Período  Percent. Devolvidos   Tot. Devolvidos  Tot. Compensados
Fev/11 1,83% 1,49 milhão 82,01 milhões
Jan/11 1,70% 1,44 milhão 84,92 milhões
Fev/10 1,85% 1,60 milhão 86,69 milhões

Preferências Segundo os economistas da Serasa Experian, os cheques sem fundos voltaram a subir em fevereiro 2011, na comparação com janeiro, por conta do maior comprometimento de renda do consumidor com dívidas. Neste período, as compras parceladas no Natal, os gastos nas férias e as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares) pressionam o orçamento familiar e abrem espaço para os cheques sem fundos.

Além disso, a política monetária voltada para o controle da inflação, via elevação dos juros, tem impactado as finanças daqueles consumidores mais endividados, que se financiam com dívidas mais caras, a exemplo do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, deixando menos recursos disponíveis para o pagamento de outros compromissos.
 

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).