Economia

PRODUÇÃO

Com 1,2 milhão de litros/dia setor leiteiro de MS quer expansão

Com 1,2 milhão de litros/dia setor leiteiro de MS quer expansão

Redação

24/04/2011 - 08h00
Notícia sem imagem

Com produção de 1,2 milhão de litros por dia, o setor leiteiro de Mato Grosso do Sul ainda tem um longo caminho pela frente para elevar a produção. A atividade que reúne cerca 23 mil produtores no Estado necessita principalmente ampliar a produção de matéria-prima, que hoje sequer atende a demanda das 85 indústrias existentes. E mais somente um novo laticínio que está sendo construído em Terenos vai consumir nada menos que 600 mil litros/dia. 

O rebanho quase que eminentemente Nelore de MS e a falta de políticas específicas voltadas para a cadeia leiteira ajudam a formar este quadro da produção de leite estadual. Mas esta realidade parece estar mudando.

Um dos passos neste sentido, foi a criação, no ano passado do Conselho Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite). A iniciativa é uma ação conjunta das instituições do setor e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite. Com a implantação do Conselho é possível traçar um valor de referência do produto a partir de pesquisas de preço. Esse preço ninguém é obrigado a seguir, mas acaba se tornando uma referência.

O programa define as características do leite-padrão, em termos de qualidade e volume e, a partir dele, um leite de qualidade inferior (com deságio de 10%) e um leite de qualidade superior (com ágio de 15%). Segundo o presidente Edgar Rodrigues Pereira a implantação do Conseleite veio para fortalecer o setor lácteo de Mato Grosso do Sul, pois irá fornecer os fundamentos básicos para a implantação e a condução de um processo de autogestão do setor para a formação de preços da matéria-prima.

Veja a entrevista:

 

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).