Economia

PROCESSAMENTO DE FRUTAS

Ivinhema aumenta produção de goiaba

Ivinhema aumenta produção de goiaba

Redação

09/05/2011 - 00h01
Notícia sem imagem

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Arário (MDA), município construiu uma fábrica de processamento de frutas. A mini indústria deve ajudar a evitar o desperdício e os produtores aguardam a expedição da licença ambiental do Imasul para que possa haver a inauguração da obra.

"Nós só temos que agradecer. A nossa produção está uma maravilha. Estou cultivando goiaba há quatro anos e não perdi nada”. Estas são palavras do agricultor José da Silva, 53 anos. Ele, que possui uma pequena propriedade localizada na Gleba Azul - no Município de Ivinhema, fala entusiasmado como este tipo de cultura tem lhe sido útil. Segundo o produtor, desde quando iniciou essa atividade, a sua renda familiar aumentou significativamente. “Aqui trabalha eu e mais meus dois filhos. A renda é muito boa e dá pra se manter tranqüilo”, disse o agricultor.

Outro produtor que compartilha a mesma ideia é o senhor Luiz Samarrenho que cultiva goiaba desde 2006 em Ivinhema. “Antes tinha um pedaço de terra que não dava lucro nenhum, daí veio a possibilidade de plantar goiaba e a coisa ficou dez. É muito mais rentável que várias outras culturas. Estou satisfeito”, disse Samarrenho.

Os dois produtores citados acima são bons exemplos de como a cultura da goiaba tem rendido bons frutos. Tanto que a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura incentiva o plantio. Atualmente, no município de Ivinhema atualmente estão plantados cerca de sete pés de goia e a previsão é que esse número aumente para 8,5 mil ainda neste ano.

Técnicos da Agraer de Ivihema apontam que os produtores que cultivam goiaba e também participam dos projetos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, executado pela Prefeitura e Agraer, têm conseguido resultados favoráveis.

O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.

A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.

E com a finalidade de viabilizar ainda mais a produção local, a Prefeitura, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário já construiu uma fábrica de processamento de frutas. “Já foi adquirido os equipamentos desta fábrica, com exceção de uma esteira e um compressor que estão em processo de licitação. Estamos aguardando somente a licença do Imasul (Instituto de Meio Ambiente), que autoriza o funcionamento da fábrica”, destacou Edson Correa, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ivinhema,

O prefeito Renato Câmara não mede esforços para motivar a diversificação agrícola. Para isso um caminhão utilitário, com um compartimento de carga especial, também está sendo adquirido pela Prefeitura de Ivinhema. O caminhão será entregue aos produtores de goiabas e estes vão poder colocar seus produtos no mercado a custos mais baixos.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).