Economia

MODALIDADES

Cresce número de pessoas em consórcio de serviços

Cresce número de pessoas em consórcio de serviços

Redação

11/05/2011 - 00h02
Notícia sem imagem

Os consórcios de serviços e os de bens móveis duráveis apresentaram comportamentos opostos no início deste ano. Enquanto o primeiro mais que dobrou o número de participantes, de quantidade de novas cotas e de contemplações, o outro teve retração, de acordo com dados da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), divulgados nesta terça-feira (10).

O número de participantes de consórcio de serviços cresceu 104,5% em março de 2011, na comparação com o mesmo mês de 2010, passando de 4.035 para 8.250 consorciados.

As comercializações de novas cotas, por sua vez, registraram incremento de 142,9%, na comparação do primeiro trimestre de 2010 com o de 2011, de 1.235 para 3 mil. Já o número de consorciados contemplados cresceu 111,7%, passando de 274 para 580, na mesma base de comparação.

Ainda segundo o balanço da associação, ao longo de 18 meses encerrados em março, 29% dos consorciados de serviços usaram os créditos em eventos e festas, 16% em saúde e estética, 9% em viagens e turismo, 5% em educação e 41% em outros tipos de serviços.

Números em queda
Avaliando o comportamento dos consórcios de bens duráveis móveis, como eletroeletrônicos, percebe-se que as vendas de novas cotas caíram 34,6% no primeiro trimestre de 2011 (13,6 mil), na comparação com mesmo período de 2010 (20,8 mil).

Assim como as comercializações, o número de participantes e contemplações também caiu. No primeiro caso, foi atingido o número de 84 mil pessoas em março, o que representa queda de 13,8% frente aos 97,4 mil consorciados do terceiro mês de 2010.

Já as contemplações recuaram 14,6% no trimestre, de 10,3 mil para 8,8 mil.

Considerando todos os grupos – veículos, imóveis, bens móveis duráveis e serviços –, o número de participantes ativos no sistema de consórcio chega a 4,25 milhões em março deste ano.
 

Loterias

Resultado da Loteria Federal 6115-8 de hoje, quarta-feira (04/11)

A Loteria Federal é a modalidade mais tradicional das loterias da Caixa, com sorteios realizados às quartas e sábados; veja números sorteados

04/11/2026 19h07

Bilhetes da Loteria Federal, modalidade de sorteio da Caixa Econômica Federal.

Bilhetes da Loteria Federal, modalidade de sorteio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Posicionamento

CNI aciona STF contra fim da escala 6x1

Entidade pede que a emenda constitucional seja suspensa para as microempresas

04/11/2026 19h00

Confederação Nacional das Industrias

Confederação Nacional das Industrias Foto: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).